Infraestrutura deve ser o motor do crescimento econômico

Jornal GGN – Ontem (22), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, participou de um evento na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no qual defendeu o foco do governo federal em investimentos de infraestrutura para estimular o crescimento econômico.

Segundo ele, é vantajoso investir nessa área por diversos motivos. Além de atrair investidores estrangeiros, por representar investimentos lucrativos, o setor de infraestrutura resolve gargalos, reduz os custos de transação, melhora a prestação de serviços e reduz o impacto sobre o orçamento de concessões. Ele afirmou que o programa de concessões de infraestrutura deve gerar investimentos de R$ 100 bilhões por ano.

Na ocasião, Holland negou que haja um represamento dos preços administrados pelo governo e citou os aumentos recentes na energia elétrica, correios, lotéricas e produtos farmacêuticos. Afirmou que os preços acumulam alta de 5% nos últimos 12 meses de acordo com o último Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O secretário afirmou ainda acreditar em uma melhora no cenário externo e que, ao atravessar o período de crise com consequências menos graves do que no exterior, o país mostrou que tem uma economia resistente e bons fundamentos.

Ele disse que 70% das desonerações concedidas pelo governo federal nos últimos anos tiveram o objetivo de diminuir os custos de investimento e de produção, e que o país está no caminho para vencer a guerra fiscal entre estados, travada na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Com informações da Agência Brasil

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Outra indústria.

    Empregos irão migrar da “combalida” indústria para as obras de infraestrutura e para os projetos da Petrobras.

    A roda não irá parar. Mas alguns “empresários” devem ficar atentos às novas oportunidades que se abrem. E seria uma boa alternativa pensar em mudar de ramo.

    Ficar “chorando”, lembrando dos tempos que não voltam mais, não vai adiantar. Novas indústrias irão surgir ante as oportunidades geradas pelas obras de infraestrutura e pelo projetos da Petrobras.

    É hora de mudarem, empresariado, se não ficaram obsoletos. Ou então, uma nova leva de empreendedores estrangeiros irá aportar por aqui, como já aconteceu nos tempos quee não voltam mais.

  2. Vencer guerra fiscal?

    Bem, se não disser claramente o que vai levar ao fim dessa guerra, eu não acredito!

    Quanto a gastar na infraestrutura: a falta de infraestrutura é grande problema e uma oportunidade maior ainda.

    Talvez a maior que temos neste momento.

  3. os programas de 

    os programas de  infra-estrutura

    desenvolvidos pelo governo federal

    preparam o país para um salto qualitativo

    quase incomensurável, eu diria…

    além  do que, é o fato que permite

    manter o pleno emprego em vários setores

    e  a economi em crescimento, embora moderado.

     

  4. Eu gostaria de ver

    Eu gostaria de ver empresários brawsileiros (pode ser até com parceiros estrangeiros) criando empreendimentos ferroviários de transporte de passageiros para aproveitar as novas ferrovias e mudar o perfil das nossas rodovias. Queria ver também os sonos de “cengonhas” começarem a usar essas ferrovias para levar os carros das fábricas para os mercados consumidores. Mas parece que eles sâo cegos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador