
A imagem ao lado mostra uma parte da realidade do sertão nordestino. A falta de chuvas marca a paisagem de 70% do território da região, trazendo problemas de sobrevivência para a economia e para a vida dos brasileiros que lá habitam.
Durante anos essa realidade nunca foi encarada de frente no Brasil. Os governos Dilma e Lula mudaram isso.As obras de integração do rio São Francisco impressionam pela grandiosidade, empregando, na fase atual, mais de 10 mil pessoas diretamente em mais de 470 quilômetros de construção.
O Nordeste tem 28% da população brasileira, mas a disponibilidade de água é de apenas 3%, a maior parte dela oriunda do São Francisco. Durante anos, o Brasil adiou a solução desse problema, com alegações que iam do preço alto dos projetos à impossibilidade de engenharia para uma obra de tamanha envergadura.
Mas hoje a integração do São Francisco é uma realidade. As obras já mudaram o retrato das regiões por onde passam os canais que levarão água, no semiárido do Nordeste, beneficiando 390 cidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.
Leia abaixo um resumo da bela série de reportagens sobre a integração do São Francisco feita pela Agência PT de Notícias:
PROJETO EMPREGA 10 MIL NO NORDESTE

A maior e mais importante iniciativa na área de infraestrutura hídrica do governo federal melhorou a vida de muitas famílias. O projeto de Integração do Rio São Francisco gerou emprego e renda nas regiões alcançadas pelas obras. Até agora, mais de 10 mil empregos diretos ao longo dos 477 quilômetros de construções foram criados. A maior parte desses trabalhadores pertence às regiões beneficiadas.
Clique AQUI para ler a matéria completa.
INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO LEVA ÁGUA E DESENVOLVIMENTO AO SERTÃO

O Nordeste tem 28% da população brasileira, mas a disponibilidade de água é de apenas 3%, toda ela oriunda de uma única fonte: o rio São Francisco, o Velho Chico. O maior rio navegável do País nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e percorre 2,7 mil quilômetros pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde, finalmente, encontra o Oceano Atlântico. Para garantir a segurança hídrica dessa região, o governo federal desenvolve o Projeto São Francisco que beneficiará cerca de 400 cidades, segundo o Ministério da Integração, responsável pela iniciativa.
Clique AQUI para ler a matéria completa.
PROJETO SÃO FRANCISCO MELHORA A VIDA DOS TRABALHADORES DO INTERIOR NORDESTINO

Em pouco mais de um ano, a vida de Emilson Gonçalves Pereira mudou. Pai de dois filhos, ele já não conseguia sobreviver em meio à seca que castigou sua roça, principalmente em 2012. Foi quando surgiu uma nova oportunidade na vida do lavrador, com o início das obras da integração do São Francisco. Emilson trocou o trator com o qual arava a terra seca de suas terras por uma das mais de 3,2 mil máquinas pesadas que auxiliam na construção do canal que vai levar água a outros estados, por meio da transposição do Rio São Francisco.
Clique AQUI para ler a matéria completa.
PROJETO CRIA OÁSIS NO SERTÃO

Salgueiro (PE) sedia a coordenação do Projeto São Francisco. A cidade é uma das que mais recebem investimentos na região e tornou-se um oásis no sertão nordestino, graças aos maciços investimentos do governo federal na região. No ano passado, por exemplo, ganhou um grande shopping e uma fábrica de cerveja, entre outros muitos investimentos de menor porte, tudo graças ao aumento da circulação de dinheiro na cidade. O pequeno comércio local também cresceu gerando empregos formais e informais.
Clique AQUI para ler a matéria completa.
A ESPERANÇA ESTÁ EM OBRAS NO NORDESTE

O Projeto de Integração do São Francisco tem mais de 470 quilômetros de construção linear, orçadas em R$ 8,2 bilhões. O Eixo Norte começa em Cabrobó (PE), onde está a embocadura do rio. Lá, já estão sendo instaladas duas das oito bombas, com 100 toneladas cada, da Estação de Bombeamento (EB). A obra está em fase de conclusão. As instalações tem a altura de um prédio de 12 andares. Dentro está a sala de controle, considerada o coração da estação. Outras duas obras semelhantes estão em Salgueiro e Terra Nova.
Clique AQUI para ler a matéria completa.
Under_Siege
29 de agosto de 2014 11:21 ammundo cor-de-rosa denunciado por Marina e Aécio
belas fotomontagens do que seria a transposição do São Chico…
Mas, como TODOS sabemos, Marina e Aécio já deixaram BEM CLARO que isto que vemos acima é FARSA, não existe… afinal, nem passou no JN…
Brasil, Brasil… ACORDA, Brasileiro!!!
Raymundo Júnior
29 de agosto de 2014 11:29 amSó vês..
O Senhor(a) só vê a Globo.
pois passou na Band http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/serie.asp?idS=898493&id=15132577&t=saiba-como-vivem-moradores-desalojadas-pela-transposicao-do-rio
Francy Lisboa
29 de agosto de 2014 12:18 pmRaymundo..conheces ironia?
Raymundo..conheces ironia?
Raymundo Júnior
29 de agosto de 2014 12:55 pmMuita perspicácia…
Díficl quando se está somente teclando. Nada supera o olho no olho.
Raí
29 de agosto de 2014 2:21 pmSe…
Francy, se o comentário postado lá em cima, era ironia, fica o dito, pelo não dito.
Tio Almir da Bahia
29 de agosto de 2014 11:29 amincluso…
Nao existe crise hidrica em Sao Paulo. Os reservatorios estao garantidos ate a copa de Dubai em 2020……
walter araujo
29 de agosto de 2014 11:30 amDuas grandes matérias
Duas grandes matérias jornalisticas.
Uma é a integração do rio São Francisco.
walter araujo
29 de agosto de 2014 11:33 amDigo, transposição.
Digo, transposição.
Sta Catarina
29 de agosto de 2014 12:04 pmFantástico
Obra simplesmente fantástica e maravilhosa. Imagino o povo nordestino sorrindo, tendo acesso à essa preciosidade que é a água para sua sobrevivência. Parabéns aos governos LULA e DILMA. Isto já entrou para a história como um marco da administração pública brasileira.
Francy Lisboa
29 de agosto de 2014 12:17 pmIsso tudo eh uma miragem,
Isso tudo eh uma miragem, mais uma empulhacao do Governo Comunistaboliavrianistachavistacheguevarista. Pegaram fotos de obras no Estado do Arizona nos EUA e colocaram na propagando eleitoral. Esse pessoal nao tem jeito mesmo.
emerson57
29 de agosto de 2014 12:22 pmbom dia tio
bom dia Professor Hariovaldo Almeida Prado.
Raí
29 de agosto de 2014 2:19 pmNão escreva bobagens !
Prezada, tire seu bundão da confortável poltrona, de onde provavelmente você está escrevendo tantas bobagens, e vá conhecer a obra de perto, antes de cair no ridículo, de escrever tantas asneiras, típicas de quem não só é cega, porem é aquela cega, que não quer ver.
Desde 1889, que os diversos Presidentes da nossa República, prometeram construir esta obra, porem o coronelismo da região, e as dificuldades em remanejar recursos dos orçamentos, para esta obra, que certamente não daria visibilidade política a quem a construisse, foi deixando os planos apenas nos papéis e nas maquetes, porem agora está sendo finalmente entregue.
evandro condé de lima
29 de agosto de 2014 3:01 pmSei não
Posso estar enganado, mas fizeram uma brincadeira e você embarcou.
Lionel Rupaud
29 de agosto de 2014 5:05 pmFrancy, a turma nestes tempos tristes de
criacionista despontando como favorita para a presidência da república do Brasil, tem uma clara dificuldade em entender a ironia.
Portanto, da próxima vez escreve “IRONIC MODE ON”, se não vai dar um tiroteio inócuo.
Demarchi
29 de agosto de 2014 1:21 pmTransposição : A verdade vou dizer !
https://jornalggn.com.br/noticia/transposicao-do-rio-sfrancisco-a-verdade-vou-dizer-por-djacy-brasileiro
Por Padre Djacy Brasileiro, em sua página no Facebook
TRANSPOSIÇÃO: A VERDADE VOU DIZER!
São muitas inverdades quanto à execução do projeto de transposição de água do rio São Francisco, sobretudo neste tempo de campanha eleitoral. E essas mentiras não deixam de ter cunho politico-ideológico. Afinal, para os que são acostumados com a cultura da má- fé, a mentira torna-se, indubitavelmente, trampolim para a conquista dos seus ideais.
Eis, então a grande pergunta, pergunta dos doze milhões de nordestinos que pungentemente clamam pelas águas do Velho Chico: esse projeto de transposição está, de fato, sendo executado? Está saindo do papel? Suas obras estão sendo tocadas? Eu também, como sertanejo, fiz várias vezes estas mesmas perguntas.
Como cidadão e Padre católico, assumo toda a responsabilidade nesta minha afirmação peremptória: o projeto de transposição está sendo executado a todo vapor. Eis a grande VERDADE.
Digo isso baseado na visita que fiz, nesta quarta-feira, dia 27, aos dois lotes (6 e 7) que ficam na região de São José de Piranhas, sertão paraibano.
Fiquei felicíssimo e muitíssimo esperançoso quando vi as obras da transposição aceleradas, executadas com toda força. Presenciei dezenas de máquinas, inúmeros operários trabalhando num ritmo aceleradíssimo. Confesso que fiquei emocionado.
Não só presenciei o trabalho como também conversei com muitos dos que estavam lá. Não perdi a oportunidade de também conversar com os moradores da comunidade Boa Vista. Essa comunidade fica ao lado do lote sete.
Eis o que disseram alguns funcionários que lá estavam:
-Padre, aqui ninguém para. Estamos trabalhando pra valer.
-Estamos trabalhando sem parar. Como o senhor pode ver agora. As máquinas não param.
-Bom, essa obra será concluída no ano de 2015. É por isso que nosso trabalho é pra valer.
-Aqui neste lote, há mais ou menos três mil operários.
O que ouvi de alguns moradores da comunidade Boa Vista:
-Eita Padre, agora vai. A gente nunca viu tanta gente trabalhando. Não para mesmo.
-são muitas máquinas trabalhando, é pra lá e pra cá. Nunca vi tanta maquina na minha vida.
-Do jeito que vai, seu padre, essa obra vai ser concluída logo.
Queridos nordestinos, eis a verdade. Sou testemunha ocular. A esperança de recebermos água do rio São Francisco está mais viva do que nunca. Aliás, tenho a absoluta convicção que, em 2015, esse sonho será uma realidade. Não tenho nenhuma dúvida.
O cristão que disser que as obras da transposição estão paradas está mentindo. E quem mente está na contramão de Jesus Cristo que falara somente a verdade.
Fui e vi. A verdade tem que ser dita!
Vejam as fotos tiradas por mim.
Padre Djacy Brasileiro, em 28 de agosto de 2014.
https://jornalggn.com.br/noticia/transposicao-do-rio-sfrancisco-a-verdade-vou-dizer-por-djacy-brasileiro
Demarchi
29 de agosto de 2014 1:43 pm“Gente que nunca fez, desanda a cobrar de quem fez.”
No vídeo abaixo, a fala de Dilma começa por volta do 16º minuto .
https://www.youtube.com/watch?v=AtqN37GmW5w
Demarchi
29 de agosto de 2014 1:48 pmVídeo de fevereiro 2013
https://www.youtube.com/watch?v=NzHFMZUaS1Y
Demarchi
29 de agosto de 2014 1:51 pmE o Eixão das Águas, alguém viu no JN ?!
VÍDEO :
https://www.youtube.com/watch?v=Pkgk58tMBWg
evandro condé de lima
29 de agosto de 2014 3:09 pmE tem mais.
1) Pombas, bem que poderia constar o prazo e custo estipulados e no que se transformou – já que suponho não era fazer mera propaganda.
2) Os engenheiros de plantão poderiam dizer se é viável o que segue (sei que um dos problemas que aparecem é a evaporação nos canais, há como minimizar?):
http://en.wikipedia.org/wiki/Canal_Solar_Power_Project
Ricardo Pereira
29 de agosto de 2014 4:23 pmFrancis é Dilma, ele mesmo ja declarou!
E assim, fica obvio a brincadeira, né nao?
Em relaçao a questao levantada pelo Evandro, creio que é algo a se pensar e existem diversas formas de minimizar a evaporaçao sem aumento significativo dos custos. Mas um outro fator me preocupa mais: a falta de cuidado com os afluentes do S.Francisco pode comprometer a quantidade de agua a ser escoada. Ja vi uma reportagem relatando o desmatamento do cerrado na regiao mineira e o assoreamento do rio é preocupante. É fundamental desenvolver politicas de reflorestamento e proteçao aos mananciais para garantir que esta obra continua a beneficiar nosso povo por milenios…
altamiro souza
29 de agosto de 2014 9:10 pmaho que essa é um das mais
aho que essa é um das mais impoortantes obras das muitas e muitas nesses últimos doze anos do governo trabalhista,
mas se só ela fosse feita já seria o bastante pra “canonizar” lula no nordeste,
espero que a santa da vez não interfira com suas reles abstrações nessa fundamental concretude….