Transposição do Rio S.Francisco: a verdade vou dizer!, por Djacy Brasileiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Padre Djacy Brasileiro, em sua página no Facebook

TRANSPOSIÇÃO: A VERDADE VOU DIZER!

São muitas inverdades quanto à execução do projeto de transposição de água do rio São Francisco, sobretudo neste tempo de campanha eleitoral. E essas mentiras não deixam de ter cunho politico-ideológico. Afinal, para os que são acostumados com a cultura da má- fé, a mentira torna-se, indubitavelmente, trampolim para a conquista dos seus ideais.

Eis, então a grande pergunta, pergunta dos doze milhões de nordestinos que pungentemente clamam pelas águas do Velho Chico: esse projeto de transposição está, de fato, sendo executado? Está saindo do papel? Suas obras estão sendo tocadas? Eu também, como sertanejo, fiz várias vezes estas mesmas perguntas.

Como cidadão e Padre católico, assumo toda a responsabilidade nesta minha afirmação peremptória: o projeto de transposição está sendo executado a todo vapor. Eis a grande VERDADE.
Digo isso baseado na visita que fiz, nesta quarta-feira, dia 27, aos dois lotes (6 e 7) que ficam na região de São José de Piranhas, sertão paraibano.

Fiquei felicíssimo e muitíssimo esperançoso quando vi as obras da transposição aceleradas, executadas com toda força. Presenciei dezenas de máquinas, inúmeros operários trabalhando num ritmo aceleradíssimo. Confesso que fiquei emocionado.

Não só presenciei o trabalho como também conversei com muitos dos que estavam lá. Não perdi a oportunidade de também conversar com os moradores da comunidade Boa Vista. Essa comunidade fica ao lado do lote sete.

Eis o que disseram alguns funcionários que lá estavam:

-Padre, aqui ninguém para. Estamos trabalhando pra valer.
-Estamos trabalhando sem parar. Como o senhor pode ver agora. As máquinas não param.
-Bom, essa obra será concluída no ano de 2015. É por isso que nosso trabalho é pra valer.
-Aqui neste lote, há mais ou menos três mil operários.

O que ouvi de alguns moradores da comunidade Boa Vista:

-Eita Padre, agora vai. A gente nunca viu tanta gente trabalhando. Não para mesmo.
-são muitas máquinas trabalhando, é pra lá e pra cá. Nunca vi tanta maquina na minha vida.
-Do jeito que vai, seu padre, essa obra vai ser concluída logo.

Queridos nordestinos, eis a verdade. Sou testemunha ocular. A esperança de recebermos água do rio São Francisco está mais viva do que nunca. Aliás, tenho a absoluta convicção que, em 2015, esse sonho será uma realidade. Não tenho nenhuma dúvida.

O cristão que disser que as obras da transposição estão paradas está mentindo. E quem mente está na contramão de Jesus Cristo que falara somente a verdade.
Fui e vi. A verdade tem que ser dita!
Vejam as fotos tiradas por mim.
Padre Djacy Brasileiro, em 28 de agosto de 2014.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TRANSPOSIÇÃO

    DÁ-LHE DILMA, DÁ-LHE LULA. O SERTÃO É TERRA VIRGEM A SER EXPLORADA. IRRIGÁ-LA VAI MUDAR O PANORAMA DA REGIÃO TRANSFORMANDO-A EM UMA POTÊNCIA PRODUTIVA, APESAR DA RESISTÊNCIA DAQUELES QUE CONTAM COM A MISÉRIA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.

  2. Para Quem tiver dúvidas dos relatos…

    Baixe o Goolge-Earth e acompanhe as obras por satélite. Esta ferramenta é excelente fonte de informação para as campanhas eleitorais. Mas os assessores da Presidenta Dilma são incompetentes demais. Marcar as obras concluídas e em execução pelo GPS e comprar as fotos do satélite Americano de alta resolução. Programa eleitoral concluído. Aí fica passando todos os dias na TV para o povo ver.

     

    1. Pois é. Eu já tinha pensado

      Pois é. Eu já tinha pensado no Google -Earth, não teria como refutar.

      Mas parece que os “aspones” não se mexem mesmo…

      1. Escreva google-earth no site de busca do google…

        Vai aparecer um link de download. É só baixar no seu computador.

        É um programa muito utilizado por quem precisa ver imagens por satélite, no meu caso propriedades rurais.

        Quando vc abrir o programa vai aparecer o planeta terra, aí é só aproximar a imagem do satélite no local desejado.

        Aviso antecipadamente que as fotos são atualizadas a cada 5 anos, em alguns lugares as fotos foram atualizadas por solicitação de alguém (paga-se para isto, e caro), portanto poderá haver sobreposição de imagens e construções recentes podem não aparecer no local. No caso da transposição do Rio São Francisco algumas fotos são novas e outras antigas dificultando a visualização e localização. Achei o local na marra e teimosia. As imagens também não possuem boa resolução se vc aproximar muito.

        Por isto afirmei que a equipe de campanha da Dilma é incompetente, contrate um agrimensor e demite o resto.

        https://earth.google.com

        1. Coordenadas geográficas

          Estas coordenadas ficam no lado esquerdo e abaixo da tela. Quando movimentar o mouse também mudará as referidas coordenadas. É apenas procurar os locais.

          Coordenadas UTM:

          Transposição eixo Norte: 449856 E; 9055460 S

          Transposição eixo leste: 567812 E; 9028146 S

          Se o Google earth estiver configurado para graus:

          Transposição eixo Norte: 32° 39. 43 S; 39° 27 20.73 O

          Transposição eixo leste: 8º 48 00.73 S; 38° 23 43.77 O

          Boa procura!

          1. Rapaz, eu não sei que diabos

            Rapaz, eu não sei que diabos deu que esse trecho Norte foi parar lá em Cancun quando digitei as coordenadas.

      2. Seria ótimo!

        Há alguns meses atrás, um colega aqui do Blog colocou impressionantes e maravilhosas fotos dessa obra. Não me recordo  quem foi. Seria ótimo um post com essas fotos e, que fosse elevado, pois só assim sei compartilhar. 

    2. Concordo plenamente.

      O Google Earth não é uma ferramenta complexa, de difícil manuseio. É ferramente de profissionais e estudantes. Até para observações visuais de ruas nunca visitadas , num eventual planejamento de trajeto. Há a barra de cronologia, onde podemos ver variações urbanas. Onde haviam casas, hoje edifício. Onde havia uma pista de avião em saibro, hoje uma pista preparada e asfaltada com o dinheiro do povo mineiro em terras particulares, hihihi…  Sua dica é IMPERATIVA e obrigatória para quem quer ver a VERDADE, deixando esse monte de seca-pimenteiras da direita morimbunda para trás, mostrando que as obras estão de vento e popa. Agora, sobre o termo “agora vai”, nada mais do que certo. D. Pedro II já rolava na cama pensando nisso, os demais, nem rolavam na cama pensando nisso e alguns nem sabiam onde fica o S.Francisco. Agora sai mesmo e está saindo.

  3. Típico padre de

    Típico padre de passeata!

    Interessante um depoimento recolhido: “Eita Padre, agora vai”.

    Cuma??? Agora??? Então antes não estava indo??? Ato falho, padre???

     

    1. Ato falho

      Taques não cadastrado,

      Você certamente não mora na região que será beneficiada pela transposição, e muito menos a visitou. Caso a obra estivesse apresentando problemas pelo lado do contratante, já teria sido notícia de ponta no JN – A propósito, quantas vezes você viu matéria sobre a obra gigantesca (sobre isto, não deve haver questão) naquele programa ?

      Se morasse lá, e tivesse um pingo de curiosidade, saberia na ponta da língua os motivos que trancafiaram aquela megaconstrução por cerca de dois anos. Ato falho, só prá desinformado.

       

    2. Nada de ato falho, é que o

      Nada de ato falho, é que o sertanejo que disse tal frase tem muito mais discernimento que você. Ele sabe, por exemplo, que desde D.PedroII essa obra é prometida e nunca acontecia

      O termo “agora” é apropriado quando se considera 200 anos de espera por tal obra (que não tem comjo ‘brotar’ da noite pro dia…)

    3. Esse “agora” pode fazer

      Esse “agora” pode fazer referência aos governos anteriores. Já pensou nisso?

      A transposição foi promessa de campanha de FHC, mas depois de eleito, ele disse que não dava para fazer.

      Não duvido que tenha sido promessa de campanha de outros presidentes, anteriores a FHC.

      Mas só um presidente realmente iniciou a obra: Lula. E Dilma está dando continuidade.

    4. É sim um padre de passeata

      É sim um padre de passeata sim. Passeata para melhorar a vida de seu povo, que briga pelos direito à vida, que vê no pobre sofrido a imagem de Cristo. Diferentemente de pessoas como você que deve protestar contra “tudo o que está aí”sem saber ao menos o que é este “tudo” e que acaba sabendo de nada, o famoso maria-vai-com as outras. Não sou nordestino, não tenho problema com falta d’agua e tampouco preciso de favores de alguém mas não é por isso que vou desmerecer o trabalho de alguém que tenta do seu jeito melhorar a condição de vida das pessoas. Parabéns pelo seu trabalho padre.

  4. Comparar

    Iniciar cada programa informando grandes obras ( usinas, portos, universidades, aeroportos, mobolidade, estradas, navios, pronatec, mais médicos ) numerando cada um e disponibilizando na internet.  Que o povo compare realizações com os outros postulantes. Mostrar as  promessas e realizações do últimos 8 anos do Psdb.

  5. É lindo ver um padre católico

    É lindo ver um padre católico comprometido com a verdade sem interesses políticos. Afinal, se comprometer com a verdade é se comprometer com o evangelho.

    Quem dera a Igreja tivesse em sua maioria pessoas assim.

    1. Sr. Alexandre, bom dia,

      Sr. Alexandre, bom dia, parabéns pelo comentário ao relato do Padre. Sou evangélico, Igreja Batista, e no momente que vejo tantos evangélicos, pastores à frente, falando tantas asneiras, mentindo, acusando candidatos contrários, fico feliiz com a atitude daquele padre e com a sua observação sobre a verdade:

      “Afinal, se comprometer com a verdade é se comprometer com o evangelho”

      Esse evangelho que não é meu, nem seu. Esse evangelho que Cristo nos deixou que não é, também, da Igreja Batista e nem da Igreja Católica, é de Cristo.

       

  6. A palavra TRANSPOSIÇÃO é

    A palavra TRANSPOSIÇÃO é inapropriada para essa obra. Transpor é mudar de lugar, o Rio São Francisco não está sendo mudado de lugar.

    A expressão certa é CANAL, como existem pelos mundo exatamente iguais, há canais de rios por toda a Europa, no Rio Colorado nos EUA,  no Elba, no Sena, no Reno, e um braço ARTIFICIAL que sai do rio sem alterar seu curso principal.

    É que transposição parece mais importante e canal parece algo simplezinho.

     

  7. Quantos?

    Quais as Capitanias que serão beneficiadas? 

    Quatro ou talvez 5 Donatários?

    Continuamos a fazer beneficios privados com dinheiro público?

    Não se devia ter feito antes uma pequena reforma agraria na região?

    Por favor alguem me diga que estou completamente errado.

    1. Perfeito. A distorção contra

      Perfeito. A distorção contra aqueles que foram contra o projeto faraônico destinado substancialmente a elite produtiva (lembramo o atlas do nordeste com propostas muito menos faraõnicas, mais baratas e rápidas e adequada para combate a falta d’água? claro que não né!!!) desde o início é lamentável. Muitos não percebem mas a tática PHA é a memíssima do PIG. se é pra dizer amém a tudo que o governo faz, vamos votar na Marina logo, que de bíblia ela conhece.

      Força Dilma!!!! Há de ganhar, mas é mais fácil ganhar com a verdade com suas realizações e não com bravatas PHAceanas e sua claque. Acorda militância feicebuquiana, que de fotinho de adversário com dedo no nariz e piadinha com a Marina, a moça já tá na frente no 2º turno e com apoio do LGBT nassifiano!!!!!

  8. Que o PT divulgue isso no seu

    Que o PT divulgue isso no seu programa de governo.

    E aquele outro padre que se juntou com uma atriz global para para ciriticar a obra.

    Ele disse que ia fazer greve de fome. 

    Será que já morreu ?

    Não é o que desejo, é claro.

    Mas será que já foi por inanição ?

  9. acredito que a obra esteja andando sim, nunca duvidei

    mas como o padre pode fazer juizo de valor quanto a velocidade da obra, só olhando os trabalhadores um dia??

      1. presunção pouca é bobagem,

        de onde tu conseguiu tirar a idéia de que seja contra o projeto??

        o fla flu eleitoral tá atrapalhando o raciocínio da galera.

    1. Frederico;
      Além do padre ter

      Frederico;

      Além do padre ter constatado pessoalmente ele buscou testemunhos de funcionários e principalmente de moradores vizinhos.

      Isto basta?

      Seria oportuno você primeiramente questionar o ” juizo de valor” que os meios de comunicação fazem permanentremente desta magnífica obra, que ela está abandonada e se deteriorando.

      Mesmo morando aqui no sul me interesso muito por esta obra, e tento me manter informado sobre o seu andamento, porém conversas com pessoas de bons propósitos,  fico espantado que elas repetem os mesmos argumentos negativos  desta midia maquiavélica.

      abraços.

      Genaro

       

      1. não creio que baste

        falar é fácil. podia ter citado quantos metros de duto ficam prontos por dia, ou algum outro dado, por exemplo que estejam trabalhando 24 h/dia, só uma entrevista me parece muito fraco. até porque os prazos já ficaram para trás.

        mas tudo bem espero que um dia realmente fique pronto, para ajudar o povo sofrido do sertão que já conheci.

  10. O problema é de gestão

    Não sou engenheiro especializado no assunto, mas sou gestor, e como tal tenho alguns comentários sobre essa obra:

    – Sempre que um projeto á grande demais, as boas práticas mandam que você divida em várias etapas, para ter algo pronto para mostrar e poder garantir seu patrocínador. Etapas grandes demais dão a impressão que nada está sendo feito, e os próprios envolvidos acabam perdendo o foco. Se já tivessem inaugurado um pedacinho que fosse, teriam garantido o sucesso do projeto, e funcionaria até como estímulo para os trabalhadores e empresas envolvidas. Mesmo que executando em partes saia um pouco mais caro, ainda á mais barato do que o projeto ser abandonado em uma mudança de governo e perder tudo o que já foi feito. Se uma parte já estiver funcionando, a pressào popular vai garantir a continuidade, mesmo que um governante não queira.

    – Uma das piores práticas de gestão de projetos é prometer o que não pode cumprir. Por diversas vezes já foram anunciadas datas para o término da obra que nunca são cumpridas, o que tira totalmente a credibilidade e reforça a impressão de que não existe nada sendo feito.

    – De resto, para variar o maior problem do governo é a comunicação. Eu mesmo, que não sou de todo mal informado, não tenho idéia de como estão as obras. Relatórios de andamente regulares são a base da gestão de todo projeto, e nesse caso deveriam ser publicados na mídia, mesmo que como matéria paga, e de preferência em um formato que permita a maioria das pessoas entender o andamento.

    Sou gestor de TI e posso dizer de cadeira que esse é um problema bastante comun: somos treinados para executar as tarefas técnicas e de engenhria com perfeição, mas não sabemos nada sobre vender (no bom sentido) nossos projetos, e acabamos sem patrocinador porquê não conseguimos mostrar o andamento de forma apropriada.

    1. Mas já foram feitas

      Mas já foram feitas inaugurações de trechos das obras, tanto com Lula, quanto com Dilma.

      Em maio deste ano, por exemplo, Dilma inaugurou o Túnel Cuncas II, da Meta 3N da Transposição do rio São Francisco em São José de Piranhas.

      O problema é tentar saber disso a partir do PIG.

  11. O criminoso pig

    O que dizer de uma imprensa que consegue “esconder” uma obra como a Transposição do São FRancisco? Quando estes caras vão para a cadeia?

    O pig desinforma e nisso comete um crime, sem dúvida um crime. Pode fazer oposição, tudo bem, mas pelo menos informe a população do que está acontecendo de importante. O menor dos crimes do pig é que ele desrespeita seus leitores, coitados.

  12. Não acreditem na imprensa

    Não acreditem na imprensa facista que ameniza os sucessos e acentua os insucessos. Vamos ver o resultado do que está sendo feito dentro de alguns anos ou talvez apenas alguns meses. Espero que se dê chance de continuar o avanço e nunca se dê oportunidade ao rettrocesso.

  13. O criminoso pig

    Querem outra notícia que o pig nunca dirá e esconderá enquanto puder: a geração de energia elétrica pelos ventos, geração eólica suplantou a geração nuclear. Com a volta da manutenção da usina Angra II voltamos a gerar 1990 Mw, geração máxima, enquanto a partir deste mês de agosto estamos gerando 2100 Mw de energia eólica (ver site da ons). Para se ter uma idéia, se fosse uma usina hidroelétrica seria a 6a maior do país, acima de Itumbiara.

    Temos uma imprensa para esconder fatos e notícias. São bandidos. 

    Transposição, energia, pac com 1 trilhão de investimentos, milhões de alunos formando no Pronatec, etc, etc, tudo escondido.

    1. Demitir toda a equipe de campanha…

      E contratar um Engenheiro Agrimensor, comprar fotos em alta resolução do Goolge-Earth e ficar mostrando o que fez no programa eleitoral.

      Parar de reclamar do PIG, o PIG é o PIG!

      Mostra as imagens e pronto, o povo que escolha.

  14. TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO -SOU TESTEMUNHA.

    Sou cearense de Juazeiro do Norte-ce, minha cidade dista pouco mais de 80 Kms de Mauriti-ce na fronteira da Paraiba, posso afirmar que visitei as obras dos canais dos Cuncas cavado sob ochas e ví a grandeza dessa obra. A transposição tem 11.000 homens trabalhando em tres turnos e mais de 1600 máquinas é uma coisa monumental, só não vê quem não quiser ou quem for mau caráter como muitos da oposição.

    1. Obras x eleição

      Sávio,

      acho que o melhor que o povo nordestino pode fazer neste momento é votar na presidente Dilma dia 05 de outubro. Caso contrário acho que haverá um retrocesso não só na região de vocês mas em todo o país. Que Deus ilumine os brasileiros.

    1. Criminoso

      Aqui em SC um criminoso paralisou as obras de duplicação da BR101 assim que assumiu o cargo, ele só ordenou o bloqueio da verba já liberada pelo governo anterior, desde então a obra vem se arrastando por quase 12 anos.

  15. até que enfim um homem com

    até que enfim um homem com  fé na concretude do real.

    já pensou se a sacral marina interromper as obras baseado numa  repentinamente canonizada perereca agonizante?

    brochante.

  16. E vamos nós, apesar deles…………….

    Com eles ou semd eles a abra será concluída, para desgosto dos ue sempre  apostaram contra o Brasil!!!

    Mas o Brasil é maior que eles, e projetos como este, ficarão na lembrança, para sempre, dos injustiçados que não possuiam nem água para beber.

    Dá-lhes LUla, continue dando-lhes Dilma, e o Brasil só tera a ganhar!!!!!

  17. Beneficios privados com dinheiro público?

    Quais as Capitanias que serão beneficiadas? 

    Quatro ou talvez 5 Donatários?

    Continuamos a fazer beneficios privados com dinheiro público?

    Não se devia ter feito antes uma pequena reforma agraria na região?

    Por favor alguem me diga que estou completamente errado.

    1. Mesmo que haja…

      E mesmo que beneficie a iniciativa privada, se houver interesse público e benefícios para a população, não vejo problema. Eu nunca imaginei que um dia teria qu explicar a alguém que todo investimento público tem como destinatário indireto o interesse privado para alcançar os verdadeiros destinatários.

      No seu mundo o emprego cai do céu no colo do trabalhador e o estado mínimo, aquele que não funcionou lá no liberalismo, não pode interferir, tem que deixar que empresários e trabalhadores se matem para alguma tentativa de desenvolvimento, enquanto o governo “coça o saco”.

      Típico de neo-liberalista, por isso São Paulo está sem água, porque ninguém governa, espera que as coisas aconteçam por si.

  18. Se não tomarmos cuidado, o

    Se não tomarmos cuidado, o Rio São Francisco corre sério risco de secar. Aqui em Minas, onde o rio nasce, tá uma coisa triste de se ver…Ai não há transposição que dê jeito…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador