O Irã não deseja a expansão da guerra no Oriente Médio, mas ele está totalmente preparado para isso – e eventuais mudanças potenciais na doutrina nuclear iraniana seguem sendo uma possibilidade, principalmente se uma “ameaça existencial” for encontrada.
Em entrevista ao site libanês Al Mayadeen, o chefe do Conselho Estratégico de Relações Exteriores do Irã, Kamal Kharrazi, articulou a posição do Irã sobre as tensões regionais, enfatizando a preparação da nação para responder a qualquer escalada, ao mesmo tempo em que expressou o desejo de evitar mais guerras.
Diante de tal contexto, Kharrazi destacou que o Irã deixou claras suas capacidades de dissuasão por meio da Operação True Promise II, quando centenas de mísseis foram lançados contra Israel.
Segundo o diplomata, fica a cargo de Israel: caso escolham manter suas operações militares, o Irã irá responder de acordo.
Ambições militares, religião e política
Questionado sobre possíveis mudanças na doutrina nuclear iraniana, Kharrazi destacou que tais mudanças são possíveis principalmente se uma “ameaça existencial” for detectada.
Além disso, o alto funcionário iraniano destacou que as mudanças se aplicariam a projéteis, mas ressaltou as capacidades técnicas do país para a produção de armas nucleares, e não encontra obstáculos consideráveis a esse respeito.
Porém, a Fatwa emitida pelo líder iraniano Sayyed Ali Khamenei serve como a única restrição que impede o Irã de buscar armamento nuclear.
No momento, o foco atual do Irã está nos alcances dos mísseis usados até agora, nos quais os iranianos consideraram as preocupações dos ocidentais
Por outro lado, o alto funcionário destacou que as nações ocidentais não reconhecem as preocupações do Irã, especialmente sobre sua soberania e integridade territorial, o que deve levar o país a desconsiderar as preocupações ocidentais, abrindo a possibilidade de desenvolver e estender o alcance dos mísseis.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.