26 de junho de 2026

Crise do peso e eleições norteiam mercado financeiro da Argentina

Incerteza no cenário político, investidores locais e especulações sobre ajuda americana impulsionam oscilação do mercado
Foto de Paul na Unsplash

O mercado financeiro da Argentina voltou a registrar grande oscilação por conta de uma série de fatores internos e externos, que vão da atuação de investidores locais até as expectativas com as eleições de meio de mandato e um possível socorro do Tesouro norte-americano ao governo de Javier Milei.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Reportagem da Bloomberg destaca a valorização que os papéis argentinos apresentaram na última semana, depois que o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, reiterou ajuda para a Argentina, e a queda vista em seguida quando ficou claro que o pacote de socorro não incluiria novos recursos.

Em meio às incertezas, o valor do peso argentino caiu mais de 7% ao longo de cinco sessões de negócios, levando o governo Milei a retomar os controles cambiais e realizar intervenções que somam US$ 650 milhões no mercado à vista.

Outro ponto de incerteza é o desempenho do partido de Milei nas eleições legislativas programadas para 26 de outubro, uma vez que a capacidade do governo de manter sua política cambial e as reformas econômicas seguem em debate.

A expectativa com o pleito aumenta principalmente após a grande derrota sofrida nas eleições realizadas na província de Buenos Aires em setembro, uma disputa considerada termômetro para a votação esperada para o fim do mês.

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados