21 de maio de 2026

Democracia e economia preocupam eleitores nos EUA

Aborto é grande questão entre mulheres, e homens se preocupam com imigração; no geral, dados mostram um país mais pessimista
Foto de Element5 Digital via pexels.com

O estado da democracia e da economia dos Estados Unidos foram os principais pontos observados pelos eleitores na eleição deste ano, segundo pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora norte-americana NBC News nesta terça-feira (05).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Dentre os eleitores entrevistados, 35% colocaram a democracia como o ponto mais importante em seu foto, enquanto 31% apontaram a economia como uma questão importante. Os próximos pontos de referência foram o aborto (14%) e a imigração (11%), enquanto apenas 4% nomearam a política externa.

Duas em cada 10 mulheres entrevistadas disseram que o aborto era mais importante, ante 8% dos homens ouvidos. Quanto a imigração, sua classificação foi mais alta entre os homens (12%) do que entre as mulheres (10%).

Ao mesmo tempo, pelo menos três em cada quatro eleitores consideram que a democracia norte-americana está ameaçada, e cerca de dois em cada três eleitores afirmaram que a economia não é boa ou ruim.

Segundo a NBC News, as prioridades das questões refletem grandes preocupações do eleitorado, mas os resultados da pesquisa de boca de urna podem mudar conforme mais entrevistas são realizadas e mais votos são contados.

Quando se avaliam os eleitores de cada candidato, a grande maioria dos eleitores de Kamala Harris mostrava grande preocupação com o estado da democracia, seguido pelo aborto, economia, política externa e imigração.

Na outra ponta, metade dos eleitores de Donald Trump considerava a economia como a questão mais importante em seu voto, seguida por imigração (20%), democracia (12%), aborto (6%) e política externa (4%).

De um modo geral, os dados mostram um país mais pessimista: cerca de três quartos dos eleitores em todo o país têm sentimentos negativos sobre a maneira como as coisas estão indo no país, com 43% dizendo que estão insatisfeitos e 29% dizendo que estão com raiva.

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados