A preocupação com a saúde do presidente norte-americano Joe Biden tem norteado muitas conversas nos bastidores do Partido Democrata, colocando em xeque inclusive a possibilidade de ele estar sendo cada vez mais manipulado ao longo de seu mandato.
Segundo pessoas entrevistadas pela CNN norte-americana, Biden foi “menos convincente do que o normal” em evento para arrecadação de fundos em Los Angeles no mês passado.
Alguns participantes chegaram a afirmar que o candidato à reeleição parecia completamente diferente de um evento para arrecadação realizado em Nova York no mês de março, quando Biden esteve ao lado dos ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton.
Ao mesmo tempo, a reportagem destaca a existência de muitos sinais indicando que Biden está sendo cada vez mais conduzido, com seus assessores apresentando a ele listas de pontos de discussão, nomes de questionadores e desenhos apontando por onde ele deve caminhar.
Outra prática recorrente é que os assessores recebam com antecedência perguntas e pontos de discussão relevantes que os funcionários do gabinete pretendam apresentar a Biden em eventuais reuniões.
Aos 81 anos, Biden é o presidente mais velho em exercício na história norte-americana, mas seu desempenho abaixo das expectativas no debate presidencial realizado em junho foi um choque para boa parte do governo – e muitos dos entrevistados culpam o círculo íntimo de conselheiros e familiares do presidente pelo que, segundo eles, se tornou uma operação coreografada para evitar que ele fique em ambientes improvisados por longos períodos de tempo.
Desde o debate, Biden tem sofrido uma pressão cada vez mais maior para deixar a corrida presidencial de 2024, e a expectativa é que os pedidos aumentem conforme mais e mais autoridades sinalizem por sua saída.
O quadro é considerado tão preocupante que, nos bastidores, cresce o temor de que a candidatura do partido como um todo seja comprometida, com impactos na corrida pela maioria na Câmara e na manutenção da maioria no Senado.
Leia Também
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.