Depois da explosão devastadora de Beirute, o trauma se instala

Aqueles que sobreviveram à explosão que devastou a capital libanesa lutam com incertezas, perdas e paralisia.

O trauma da explosão em Beirute acumulou problemas para uma população cansada da crise [Timour Azhari / Al Jazeera]

Beirute, Líbano – Caminhando pelos escombros de seu bairro na semana passada, Sabine Salameh avistou um carro esmagado sob os blocos de arenito amarelo de um antigo edifício histórico.

O sedan prateado estava achatado, coberto de poeira e obviamente nunca mais funcionaria.

“Eu pensei, é exatamente assim que me sinto agora”, diz Salameh.

Ela trouxe uma lata de spray para perto da carroceria amassada e escreveu “Mood” em letras maiúsculas e pretas. Mais tarde, o escritor freelance de 27 anos descobriu que o carro pertencia a um amigo – uma prova, ela concorda, de quão pequena Beirute é e quão inextricavelmente ligados são tantos de seus habitantes.

Uma explosão feroz atingiu a capital libanesa em 4 de agosto, matando mais de 170 pessoas, ferindo mais de 6.000 e deixando cerca de 300.000 desabrigados. Ela também percorreu as conexões que cruzam a cidade, sacudindo até mesmo aqueles que não corriam risco imediato da onda de choque em si.

Humor do carro de Beirute [Timour Azhari / Al Jazeera]
‘É exatamente como me sinto agora’, disse a moradora de Beirute, Sabine Salameh, sobre o sedã prateado achatado e coberto de poeira [Azhari / Al Jazeera]
Cerca de 10 dias depois, enquanto o som do vidro sendo retirado diminui atrás do clamor dos martelos e dos exercícios de reconstrução, muitos estão lutando para ver um caminho a seguir – o trauma da explosão no porto de Beirute empilhou problemas para as pessoas já cansadas depois um ano biblicamente ruim.

Em outubro, os primeiros incêndios florestais em décadas foram rapidamente seguidos por uma revolta sem precedentes que exigia uma reforma do sistema político. Então, a crise econômica mais profunda de todos os tempos empobreceu milhares. Em seguida, o coronavírus.

“E agora isso”, diz Salameh. “Estamos constantemente tentando reconstruir nossas vidas e então algo mais acontece.”

“Você sente que não há lugar para colocar os pés no chão, não há lugar seguro”, acrescenta.

“Não nos sentíamos seguros nas ruas e a revolução nos devolveu – conquistamos a esquina, depois a praça. Aí o corona nos mostrou que a segurança só está dentro de nossa casa, e isso quebrou tudo: nossa casa não é nem mesmo segura.”

‘Somos um lixo em uma terra devastada’

Ghalia Alwani, uma escritora síria radicada em Beirute, tinha acabado de abrir a porta de sua varanda, de frente para o porto, quando o céu ficou cinza e um tsunami no ar atingiu sua casa.

Desde então, a jovem de 25 anos só conseguiu passar uma noite em sua casa no bairro de Mar Mikhael, um bairro cosmopolita onde estrangeiros de origens variadas vivem lado a lado com libaneses.

O barulho de caminhões passando por suas janelas sem vidro a acorda à noite. “Estou literalmente com medo da minha cama”, diz ela.

O som de água corrente no chuveiro se transforma em uivos de sirenes de ambulâncias e pessoas gritando. Através de sua visão embaçada, uma barraca de frutas à beira da estrada se contorce em cadáveres, incluindo um casal ensanguentado que ela viu enquanto tentava escapar.

Ela era vegana antes da explosão. Agora, ela come McDonald’s “todos os dias”. Sua colega de quarto estava se recuperando de um longo período de alcoolismo. Já não.

Todas as memórias são agravadas pelo fato de que, como muitos libaneses, Alwani tem pouca confiança de que a investigação local sobre a explosão trará justiça para as vítimas.

“Nós somos um lixo em um terreno baldio”, disse ela. “Sempre senti, através da minha experiência com a Síria, que os árabes são dispensáveis. Talvez as pessoas aqui se sintam um pouco mais especiais por causa dos bares da moda, da vida e da arte, mas somos todos desperdiçados – pessoas que morrem e isso não importa . “

Alwani  para, estremece ao som de um baque forte e continua: “Não é normal que não possamos encontrar alegria em coisas bobas como a última tendência do TikTok porque literalmente vimos a morte. Eu não quero ser um sobrevivente árabe-vítima pelo resto da vida. Mas eu sou, está feito. “

Reiniciar Centro Beirute [Timour Azhari / Al Jazeera]
O Restart Center, especializado na reabilitação de vítimas de guerra, montou uma barraca no bairro de Mar Mikhael, em Beirute [Timour Azhari / Al Jazeera]
A explosão foi tão violenta que psicólogos treinados para ajudar vítimas de guerra e tortura foram às ruas, indo de porta em porta para fornecer cuidados de saúde mental de emergência.

 

“No momento, podemos falar sobre estresse agudo, pessoas com medo, temendo que isso aconteça novamente e muita raiva, estamos vendo muita raiva”, Joelle Wehbe, psicóloga clínica do Restart Center, especializada em reabilitação de vítimas de guerra, disse a partir de uma tenda montada no bairro de Mar Mikhael.

Ela exorta os sobreviventes a falar sobre o que viram, ouviram e sentiram, em vez de empurrar para baixo, o que apenas “amplificaria os sintomas”.

‘Qual é o próximo?’

Muitos acham que tudo o que podem fazer é enterrar os horrores.

Mohamad Soliman, 27, estava assistindo Netflix e bebendo chá verde quando a explosão jogou ele e seu cachorro contra a parede de sua casa.

Em estado de choque, ele atravessou a rua passando por mortos. Um, ele lembra, estava sem sangue, mas estava apoiado sem vida contra uma parede, como “a alma foi arrancada dele”.

Ele seguiu para a casa de sua vizinha. Ela estava presa no quinto andar, cega por cacos de vidro.

Soliman subiu a escada cheia de destroços e limpou seu rosto ensanguentado. Um de seus olhos estava aberto. Ele diz que disse a ela que era poeira e estremece com a memória. 

O egípcio de 27 anos perdeu tudo na explosão – seu apartamento, um bar que ele possui e um restaurante popular no qual ele participa. Ele também perdeu amigos; o chef de uma lanchonete local, o garçom de um pub, Rawan, uma garçonete de 19 anos.

“O que vem a seguir? Não sei. Levanto-me e tento fazer algo útil para não pensar. Dê-me caixas para carregar ou garrafas para mover”, diz ele, antes de balançar a cabeça.

“Não posso tomar nenhuma decisão na vida ou pensar no futuro quando toda a minha comunidade se for.”

Como o Líbano lidará com a explosão devastadora de Beirute?

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador