Indicação de Dilma Rousseff para o Banco dos Brics é cada vez mais certa

Camila Bezerra
Jornalista

Lula deve confirmar a ex-presidente até o fim do mês; em março, Dilma integrará a comitiva presidencial à China.

Dilma foi alvo de diversas ofensas machistas durante processo que a afastou da presidência. | Foto: Roberto Stuckert Filho

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) vai assumir o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), mais conhecido como Banco dos Brics, de acordo com integrantes do governo petista. A indicação de Lula deve ser feita até o fim do mês e já foi aprovada por dirigentes da Rússia, China, Índia e África do Sul após sondagem informal de assessores da presidência.

O embrólio agora é o destino do ex-diplomata Marcos Troyjo, que atualmente responde pelo comando da instituição e foi indicado por Jair Bolsonaro (PL). Caso deixe o NDB, Troyjo deve fazer parte da gestão de Tarcísio Freitas (Republicanos), no governo de São Paulo.

Preparo

Integrantes do governo federal revelaram à CNN que Dilma manifestou interesse no comando da instituição financeira, criada em 2015, durante o seu governo. Ela deve acompanhar o presidente Lula em viagem a Pequim, em meados de março, para que sua presença pressione a saída de Troyjo.

A ex-presidente também já estaria se preparando para a função, de acordo com a CNN. Além de conversar com aliados especialistas em países asiáticos, Dilma está estudando a história do desenvolvimento econômico da China, tema que sempre foi de seu interesse.

LEIA MAIS

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aí a mídia só fala no salário que ela vai receber…

    Minhas críticas são justas, ela não fala russo, nem chinês, nenhuma das 13 línguas da Índia,e das 11 da África do Sul fala só o inglês …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador