Por Alfeu Esf
Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo
Seguir no Google
EUA e dono do eBay financiaram oposição ucraniana, indicam documentos
Documentos vazados pelo site de notícias PandoDaily mostram como o governo dos Estados Unidos e Pierre Omidyar, dono do eBay e do site jornalístico The Intercept, ajudaram a financiar os oposicionistas ucranianos. O governo dos EUA doou dinheiro aos ucranianos por meio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). Já a outra parte do dinheiro veio do bilionário norte-americano, que já trabalhou com o governo dos EUA.
Ou seja, numa reviravolta, Omydiar passa de financiador de projetos para desmacarar governos a apoiador de iniciativas políticas capazes de causar instabilidade numa região do globo. De modo algum os documentos vazados pelo PandoDaily atestam um golpe de Estado apoiado pelos EUA, mas como o financiamento externo impulsionou muitos dos grupos envolvidos na derrubada do presidente Viktor Yanukovych.
Além disso, não pode ser desprezado da direita neo-nazista ucraniana na crise. Mas muito do poder político envolvido no processo está nas mãos de políticos pró-União Europeia, como Oleh Rybachuk. Ribachuk era o braço direito de Viktor Yuschenko, líder da chamada Revolução Laranja – movimento contra fraudes eleitorais e corrupção ocorrido em 2004.
Em dezembro, o jornal britânico Financial Times mostrou como a New Citizen, ONG fundada por Rybachuk desempenhou importante papel nas manifestações contra o governo de Yanukovych. Além da New Citizen, outras ONGs como a Centre UA, Chesno e Stop Censorship alvejaram aliados de Yanukovych em campanhas no interior do país antes de desembocar nos massivos protestos na capital Kiev.
Carlos Latuff: Ucrânia, a guerra dos mundos
A articulação dessas ONGs foi tão forte ao ponto do governo ser acusado de “jogo sujo” para impedir os protestos, segundo reportagem do jornal Kyiv Post. Essas organizações tiveram força – e isso significa dinheiro, sublinha a reportagem do PandoDaily – para resistir aos ataques do governo. Qual é a fonte desse dinheiro?
Cerca de US$ 180 mil, 36% do orçamento de 2012 da Centre UA vieram da Omidyar Network, empresa de Pierre Omidyar. Outros US$ 220 mil do orçamento de 2012 da Centre UA vieram da USAID. Ou seja, 90% dos recursos utilizados por uma das principais forças oposicionistas ucranianas vieram dos EUA. Já em 2011, Omidyar doou US$ 335 mil para a New Citizen, a ONG liderada por Rybachuk.
Omidyar sempre falou com orgulho sobre a New Citizen: “usando mídia e tecnologia, a New Citizen coordena esforços de membros da sociedade civil preocupados com o país, aumentando suas possibilidades de moldar e definir políticas públicas”, diz o texto no site da ONG. “Com apoio da Omidyar Network, a New Citizen vai aumentar seus esforços em trazer mais transparência e engajar cidadãos em assuntos importantes para eles”.
Rybachuk segue um roteiro comum nas ex-repúblicas soviéticas: de bem-relacionado com a KGB (serviço secreto da antiga URSS) a lobista pró-neoliberalismo nas repúblicas independentes. Ele chefiou o departamento de relações internacionais do Banco Central da Ucrânia sob as ordens de Yuschenko. No governo, Rybachuk comandou a privatização das estatais ucranianas. Nesse período, o futuro líder de ONG estabeleceria contatos com governos ocidentais e instituições de ajuda financeira internacionais. Na época, um dos doadores para ONGs na Ásia Central era o investidor George Soros.
Logo, se instalou um conflito de interesses para Omidyar: ao mesmo tempo que trabalha ao lado do governo dos EUA para derrubar governos estrangeiros e financiar a queda de um regime democraticamente eleito, o empresário investe em um grupo de jornalistas independentes para investigar as ações do governo dos EUA dentro e fora do território ianque. No mínimo, contraditório.
Ao contratar Greenwald e outros jornalistas independentes, Omidyar ganhou elogios e nenhum criticismo por parte da imprensa, de acordo com o DailyPando. A história sobre o financiamento da oposição ucraniana foi levantada por Marcy Wheel, uma das estrelas do jornalismo investigativo contratadas por Omidyar. No Twitter, Marcy perguntou quem estaria financiando a segunda revolução laranja na Ucrânia. A ironia foi ela descobrir que um dos patronos da insurgência era seu próprio chefe.
alessandroduarte
2 de março de 2014 4:04 pmNenhuma novidade no front
Nenhuma novidade no front
alessandroduarte
2 de março de 2014 4:11 pmhttp://pando.com/2014/02/28/p
http://pando.com/2014/02/28/pierre-omidyar-co-funded-ukraine-revolution-groups-with-us-government-documents-show
Ivan de Union
2 de março de 2014 4:09 pmGente, da pra parar de
Gente, da pra parar de prestar atencao na Ukrania? Eh teste de poder, so isso:
Se ta certo a Russia oficialmente interferir no pais vizinho deles, ta certo os EUA oficialmente interferirna Amerlca Latina.
Esse eh o golpe.
Marcos Antônio
2 de março de 2014 4:15 pmE o G1 TOTALMENTE PRÓ EUA,
E o G1 TOTALMENTE PRÓ EUA, falam da invasão Russa…
Zanchetta
2 de março de 2014 5:10 pmMas, peraí, tropas russas
Mas, peraí, tropas russas entraram no território da Ucrânia!!!
Você chama isso o quê? Mantendo a orderm?
Diogo Costa
2 de março de 2014 8:48 pmNão é só o G1…
Aqui neste blog também tem uma pessoa que apoia de forma entusiasmada todas as ações dos EUA, e que condena de forma acintosa toda e qualquer ação da Rússia. E para tanto, nem se importa em ter que cerrar fileiras com nazistas e fascistas da Ucrânia. É um cidadão aí que se acha o “rei do combate à homofobia”. É um reacionário de quatro costados, defensor inconteste do imperialismo norte-americano e pretenso ‘porta-voz’ dos Direitos Humanos (o que não é e nunca foi). E la nave va.
MarcoPOA
2 de março de 2014 5:14 pmAlguma duvida?
Hoje, sempre que me apresentam aquele tipo de manifestação que vimos na Ucrania e que estamos vendo na Vezenuela, sempre me lembro da ‘stars ‘n bars’!
A mais tranquila infiltração já feita pela ‘America”!
Cheers to ‘Social Networks’ and ‘American Tecnology’!
C. Acácio
2 de março de 2014 5:20 pmObama ainda tem a cara de pau
Obama ainda tem a cara de pau de ligar para o Putin e pedir que retire o exército russo , para enão ferir a soberania ucraniana . Alega razões humanitarias e ameaça com sanções da ONU … se atrapalhar o golpe em andamento.
Rafaellllllllllllllllllll
2 de março de 2014 5:26 pmCuidado com o Pando…
Nao eh fonte das mais confiaveis, principalmente quando o assunto eh Glenn Greenwald e possoas relacionadas. A repercussao desse caso aqui nos EUA foi zero, por um bom motivo. Nassif, solicito a adicao de um “disclaimer” nesse post.
Rafaellllllllllllllllllll
2 de março de 2014 5:28 pmA proposito, O nome da jornalista eh Marcy Wheeler
I blog dela – emptywheel – eh sensacional, principalmente a cobertura dA NSA.
Ed Döer
2 de março de 2014 5:33 pmLogo, se instalou um conflito
Logo, se instalou um conflito de interesses para Omidyar: ao mesmo tempo que trabalha ao lado do governo dos EUA para derrubar governos estrangeiros e financiar a queda de um regime democraticamente eleito, o empresário investe em um grupo de jornalistas independentes para investigar as ações do governo dos EUA dentro e fora do território ianque. No mínimo, contraditório.
Não querendo bancar o advogado, tentando defender o Omidyar dessa grave acusação mas acho que o ponto aqui é outro. Em função do patrocínio do fundador do Ebay para o novo site Intercept, num primeiro momento se pensou que o objetivo dele fosse a construção de uma mídia com mais independência e credibilidade. Mas diante desse novo fato, talvez o objetivo final dele não seja esse. Em ambos os casos, apoiar o trabalho do Greenwald e nesse financiamento da oposição ucraniana existe algu em comum, o alvo é o governo (mesmo que local). E não é de hoje que grandes capitalistas não morrem de amores pelo Estado, já que o mesmo pode interferir e limitar os seus negócios.
Valdez
3 de março de 2014 1:04 amGreenw
Exato! Muito estranho mesmo…Com essa agora o The Intercept comechou a cheirar mal, E o Glen Greenwald e o Snorden fiquei alertas.
Miguel A. E. Corgosinho
2 de março de 2014 5:46 pmEsse sistema capitalista é a verdade que não passa
Esse sistema capitalista é a verdade que não passa.
Basta de dizer que o capítalismo financia o satâ do mundo, EUA, porque a soma da especulação de ambos é uma negação que eles fazem com os países para que saiam do presente e comprem este de um passado e de um futuro.
Suprima-se a situação atual dos países e só restará a eles o tempo objetivo no passado ou o futuro.
A espionagem antecipa a posição futura de poder do capitalismo com encontros combinados dos tempos que estão em nossa existência, o que imaginamos que poderemos produzir pelo relógio, mas não medimos a representação com o nosso próprio tempo da capitalização da realidade na economia.
Dá pra eles BACEN o que é nosso, a temporalidade com o nome de titulos púbicos, sujeito da duração de tudo.
peregrino
2 de março de 2014 7:54 pmboa tarde, Miguel……..muito interessante e lógica sua visão
…”Suprima-se a situação atual”…
mas no sentido de zerar todas as contas, no negativo e no positivo, ou no sentido de substituiição de todos os governos estratégicos para os credores?
Miguel A. E. Corgosinho
2 de março de 2014 9:02 pmQuais são os criadores de
Quais são os criadores de valor do presente na Ucrânia?
Fica obvio que é o sentido de suprima-se o presente governo pro ajuda da Rússia, o que faz a política na atualidade nada será, com o desaparecimento do seu futuro, de passagem para um outro governo; mas é inconsistente para eles tornar-se da UE.
A não ser transformados pela proprio valor da humanidade, como este país pode fazer o seu mundo, que seria sua concepção, através de fatos do homem = investimento externo se esse futuro continuo só tem valor na condição de escoar o presente?
Logo, a duração do presente para todo governo é déficit público (um tornar-se nada = suprima-se a situação atual) que pertence ao passado.
peregrino
2 de março de 2014 10:21 pmmuito obrigado, Miguel…
tentando entender a ligação das manifestações com as ambições dos políticos da oposição, ante uma Ucrânia independente……………….ou dividida?
com relação ao tempo, seria como dividir outra vez para beneficiar outros, nunca ela
acredito que para certos países, futuro será de saqueadores materializando um capital que nunca existiu
Miguel A. E. Corgosinho
2 de março de 2014 11:08 pmExatamente peregrino
o capital que nunca existiu, ante a alienação da produção, temos que aceitar na morte presumida do homem para a sua justificação pelo dinheiro.
Se tivessemos uma vida depois da morte poderiamos responder a questão que diz respeito aos poderes conversiveis dos EUA de se constituir com a morte da vida alheia.
Pedro II
2 de março de 2014 5:51 pmQue novidade!!!!!
Nos ultimos 80 anos aproximadamente, os EUA organizam, planejam, executam golpes, atos terroristas, tumultos, guerras e qualquer tipo de barbaridade para fazer prevalecer os seus interesses, não se importando com as consequências no tocante a vidas humanas envolvidas, e no sangue que vai correr. É lamentável que as pessoas principalmente nos brasileiros tenhamos tanta alergia a boa leitura, pois a verdadeira história a respeito de praticamente tudo estão nos livros, e estes não estão a disposição nas bancas de revistas ou mesmo nas sicilianos da vida, pois são verdadeiros demais para se tornarem de domínio publico. Um dia o povo vai entender para sempre que INFORMAÇÃO leva ao CONHECIMENTO e este leva ao PODER . Esta TRILHA quando descoberta e praticada pelo ser humano certamente o levará ao pote de ouro no fim do arco-iris, que hoje sabemos que existe mas a grande maioria VAI e VEM sem sequer se aproximar dele, seu nome? LIBERDADE E FELECIDADE…
Ivan de Union
2 de março de 2014 9:35 pm“Nos ultimos 80 anos
“Nos ultimos 80 anos aproximadamente, os EUA organizam, planejam, executam golpes, atos terroristas, tumultos, guerras e qualquer tipo de barbaridade para fazer prevalecer os seus interesses”:
Quais sao os “interesses” desse puteiro NA MINHA CASA?
Foi a algum ponto de 2010 que eu reclamei aqui no blog que estava sendo monitorado ao vivo enquanto escrevia. Tambem reclamei de suspeitas sobre a camera do computador. Ja em 2011 eu nao tinha duvida nenhuma: passei 2011, 2012, 2013 INTEIRINHOS reclamando dessa putada nas minhas costas.
Nao sairam ate hoje. Porque sao trairas em serie: nasceram escorpioes e vao morrer escorpioes.
peregrino
2 de março de 2014 10:52 pmdeve ser porque a palavra de ordem deles é “exponha-se”…
quem não obedece sempre desperta estranheza pela ousadia, no entender deles
peregrino
2 de março de 2014 10:55 pmtens kubook?
se não tens, não estás explicado para eles
Flics
2 de março de 2014 6:38 pmO comandate em chefe da
O comandate em chefe da marinha ucranianam – recém nomeado pelo “novo governo” – vem de prestar fidelidade ao regime pró-russo da República Autonoma da Criméia.
http://www.youtube.com/watch?v=Zt9efnLV4UY
Como diz um comentarista do jornal Liberation”
“L’U.E. entrainée par la Pologne et les U.S.A. a mis le feu aux poudres et soudain on s’aperçoit que l’armée Ukrainienne est composée de 180.000 soldats Russes.”
“A União Européa, arrastada pela Polonia e os U.S.A colocaram fogo na rastilho de pólvora e de repente descobrem que as forças armadas ucranianas são compostas de 180.000 soldados russos”
Luís2014
2 de março de 2014 6:50 pmEUA financiou golpe na
EUA financiou golpe na Ucrânia aliado aos neonazistas e agora quer que Rússia fique em silêncio. Rússia não é a Líbia ou Síria.
Adamastor
2 de março de 2014 7:12 pmEUA x Rússia
“Impotentes para usar a força, os EUA ficam ameaçando a Rússia com sanções, que nem a Alemanha topa. Neste momento a UE (pelo gás) e os EUA (Síria, Ira, Afeganistao), dependem mais da Rússia do que a Rússia deles.”
Emir Sader no Facebook
Bode do Lula
2 de março de 2014 7:37 pmA Rússia ao invadir apenas
A Rússia ao invadir apenas exerce o seu direito de proteger seu cidadão, esteja onde estiver
peregrino
2 de março de 2014 7:36 pme não apenas ajuda financeira…
também tiveram filtros em quase todas as ferramentas de busca dos manifestantes excluindo automaticamente tudo que fosse contrário ou capaz de interromper os protestos
segue tática de sempre:
manifestantes são levados até o ponto ideal para quem financia, quando então ficam sem saber o que fazer após a morte de alguns por ordem de agentes de alta patente infiltrados no governo
objetivo principal era atrair a Ucrânia para UE completamente quebrada e sem governo, além de sem a ajuda financeira que tinha sido prometida visando um aprimoramento industrial para que ela pudesse atender o novo e gigantesco mercado europeu
quebrada e sem governo entrariam na fase do quem dá mais para resolver este ou aquele problema, ou mais ou menos como aconteceu no Brasil do FHC
mas Rússia é Rússia, e para sair numa boa, sem guerra ou em vantagem, basta fechar as válvulas de gás
junior50
2 de março de 2014 7:40 pmA Turquia entra no “rolo”
As defecções da Marinha Ucraniana, não se restringiram apenas ao Alm. Berezovsky, mas tambem a seus navios.
O navio capitanea da Marinha Ucraniana, a fragata classe Krivak III, “Hetmann Schaidachiny”, que estava em operações da NATO/UE ( Ope. Atalanta), contra a pirataria no golfo de Aden, cruzou Suez e entrou no Mediterraneo em 26/02, demandando a Base de Sebastopol, sob o comando do VAlm Tarasov, e este comunicou ao atual governo ucraniano, que apesar de não arriar o pavilhão nacional, levantou no principal e no de popa, junto ao ucraniano, a bandeira da “cruz de Santo André” ( bandeira de “guerra” da armada russa).
Hj. o 1oMin Yatsenyuk, recorreu ao 1oMin turco R. Erdogan, para que este “feche” o Bósforo, e impeça a passagem deste navio, para o Mar Negro, evitando que ele se junte a Frota do Mar Negro russa, e os demais navios (poucos operacionais), que desertaram da Marinha Ucraniana. É um “pepino” para a Turquia, pois o Tratado de utilização do Bósforo – Dardanelos, de 1936 – corroborado pela Conf. dos Estreitos e Mares adjacentes de 2004, referente ao Mar Negro, não contemplam em seus textos artigos que possam impedir este trafego, a não ser em situações de guerra aberta.
Ivan de Union
2 de março de 2014 8:21 pm(Porque meu comentario de
(Porque meu comentario de mais de 4 horas atraz nao foi postado?!)
Gão
2 de março de 2014 8:56 pmTalvez não haja nenhuma contradição
Ele pode contratar esses caras simplesmente para mantê-los sob controle, o “dotô roberto” fazia isso, cuidava dos “seus comunistas.”
peregrino
2 de março de 2014 11:01 pmvou lá ver se está tudo muito bem preparado…
para o meu Salgueiro passar bonito e feliz
junior50
2 de março de 2014 11:34 pmUm pouco de geografia
Para a Criméia, da Ucrania, existe por via terrestre, apenas um acesso, o istmo de Perekop, que em sua largura máxima, chega a 10 mn, e facilmente é bloqueado, como já o foi pelas unidades russas, que inclusive já desarmaram as possiveis forças ucranianas da região (eram poucas, e em sua maioria russófonas, e recrutadas na area).
A outra forma de controle da Criméia, são os aeroportos, que desde sempre foram controlados pelos russos, e seu porto, Sebastopol, sede da Frota Russa do Mar Negro e do Comando Maritimo da Republica da Ucrania (que se bandeou para os russos, o outro porto militar ucraniano é Odessa (sem navios ou tropas organicas, somente possui uma academia naval) que tambem recusou o novo governo.
O outro acesso a Criméia, é preferencial a Russia, a Peninsula de Kerch, cujo controle maritimo e terrestre, é factivel apenas com a dominação do porto de Feodósia e região adjacente, e ontem (01/03/14) satélites da NATO, identificaram o desembarque em Feodósia, de Fuzileiros Navais russos ( 810a Bgd) e o “estacionamento” no porto, de uma embarcação classe Zubr, com unidades navais de apoio ao largo, portanto Kerch, encontra-se “fechado”, e em contato direto, com o DM-Sul russo.
Aos que pensam que os russos estavam despreparados, é interessante observar o movimento de duas embarcações de sua Marinha, ambas da Classe Ropucha II ( navios de desembarque de tropas e material), o “Minsk” e o “Kalinigrad”, que estavam em cruzeiro para Tartus (Siria) até o dia 27/02, quando cruzaram o Bósforo para o Mediterraneo, deram meia volta, e retornaram, em 28/02 pelo mesmo caminho, demandando, não se sabe ainda; Sebastopol ou, se a crise se agravar, Odessa.
Outras movimentações importantes, segundo os satélites de vigilancia NATO, são: 1. Frota do Mar Negro + unidades ucranianas de Sebastopol, em forte amplitude de infravermelho. 2. Os submarinos russos desta frota ( 4 – 5), desatracaram. 3. A região de contato Kerch – Fed. Russa – Rostov-on-Don (sede do DM-Sul) aumentou em muito, mais de 150% seu espectro eletromagnético, combinado a interferencia ECM/ESM ( o que pode identificar envio de tropas, com silencio eletronico). 4. Forte interferencia radar (SLAR) e ESM/ECM/ECCM, acompanhadas de bloqueio C4I, na região leste ucraniana ( cinturão Kharkov – Donets – Dniepropretovsk – Tartul – Donbass – Odessa) 5. constantes violações de espaço aereo leste ucraniano, com interferencia eletronica que impede a interceptação satisfatória, pelos SU-27/Mig29 da Força Aerea Ucraniana – não recebem “vetores”.
Glossário ou tradução:
ECM: Contra medidas de guerra eletronica
ECCM: Contra-contra medidas de guerra eletronica
ESM: Medidas de suporte de guerra eletronica
C4I: Comando,controle,comunicações,computadores, inteligência
SLAR: side looking airborne radar – um radar aerotransportado lateral que possibilita vigilancia eletronica alem fronteiras, tanto terrestre, quanto aerea e de comunicações.
Amplitude de infravermelho: quado aumenta em relação a um parametro pré-estabelecido, siginifica que o navio, ou qualquer vetor, ligou seus sistemas e foi totalmente tripulado – ele “esquenta”.
Aumento do espectro eletromagnético: o trafego em varias frequencias (radar,celular,radio,televisão,internet,intranet etc..) podem ser detectados por satélites, vants, aviões especializados, denotando que mensagens estão sendo transmitidas, em varias frequencias, comprimentos de onda aleatórios ou codificados.
Marcos Antônio
3 de março de 2014 12:45 amA direita está agindo
A direita está agindo MASSIVAMENTE no twitter!
Todos contas que visito tem uma mensagem pró-barbosa ou contra Socialismo…
Que causa é essa que não seja DINHEIRO?
Zanchetta
3 de março de 2014 1:06 amEsta é de hoje!!! Mas, como
Esta é de hoje!!! Mas, como no PIG, não passa nos blogs…
¡SE LLENÓ! Así está Chacaito, Caracas (FOTOS)
in Actualidad, Destacado, Nacionales, Protestas 5 horas ago 0 1 Views
Djijo
3 de março de 2014 2:33 amO PESSOAL DOS 150,00 QUEREM ISSO AQUI TAMBÉM!
DESABAFO DE UM SOLDADO QUE PARTICIPOU DA OCUPAÇÃO NO IRAQUE COM AS TROPAS AMERICANAS. MENSAGEM PARA OS BLACK BLOCS QUE QUEREM TRAZER PARA ESTE CONTINENTE A MESMA TRAGÉDIA, POR DINHEIRO (150,00).
[video:https://www.youtube.com/watch?v=f7D3Tpzj6io%5D
SÃO VÁRIOS VÍDEOS DO GÊNERO.
Djijo
3 de março de 2014 3:05 amGlobo tenta enrolar filho de Bin Ladem
[video:http://www.youtube.com/watch?v=DaEnvH42Lzo%5D
jns
3 de março de 2014 5:01 pmJogos de Guerra
Cadê o justiceiro do mundo?
Obama queria, há pouco tempo, trucidar a atribulada Síria, de qualquer maneira, porque seria fácil operar satélites, mísseis, drones e despejar, impiedosamente, helicópteros de ataque apache sobre Damasco e vizinhança.
Qualquer outra potência que se envolvesse, militarmente, na Criméia, já estaria recebendo a fulminante retaliação da armada americana sob as bênçãos da OTAN e da ONU, prá variar.
Agora a conversa mudou de tom, porque encarar a Rússia ou a China não é um jogo de guerra que, certamente, fica barato e Putin não é Yeltsin.
jns
3 de março de 2014 7:49 pmGeorge ‘Madre Teresa’ Soros
Várias organizações não governamentais americanas, como a National Endowment for Democracy e a Freedom House, estão participando da revolução na Ucrânia.
Entre as ONGs ‘progressistas’, acusadas de alimentar a revolução violenta no país, estão as Fundações Open Society que têm laços com George Soros.
[video:http://youtu.be/BfkN4lp9Ams%5D
Casoares
4 de março de 2014 11:56 amO que a Ucrânia tem?
Uma importante pergunta que deve ser feita é: o que a Ucrânia tem que interessa tanto ao EUA?