Israel escondeu explosivos em pagers vendidos ao Hezbollah

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Autoridades norte-americanas afirmam que pequenas quantidades de explosivos foram implantados em equipamentos vendidos ao grupo libanês

Foto: IRNA – Islamic Republic News Agency

Israel escondeu material explosivo dentro de um lote de pagers comprados pelo grupo libanês Hezbollah junto a uma empresa de Taiwan, segundo autoridades que foram informadas sobre a operação.

Segundo o jornal The New York Times, o grupo libanês encomendou quatro tipos de pagers junto à Gold Apollo, e eles foram adulterados pelos israelenses antes de chegar ao país.

Mais de 3 mil unidades foram encomendadas da empresa taiwanesa, e o grupo libanês entregou os pagers aos seus integrantes em todo o Líbano, mas aliados no Irã e na Síria também receberam os aparelhos.

O material explosivo foi colocado próximo à bateria de cada pager, e um interruptor foi incorporado para detonar os explosivos de forma remota. Os equipamentos foram programados para emitir um sinal sonoro pouco antes da explosão.

Os usuários dos pagers receberam uma mensagem que seria da liderança do Hezbollah, mas que na verdade acabou por ativar os explosivos que mataram pelo menos nove pessoas e feriram mais de 2,8 mil pessoas.

Os equipamentos foram adotados como forma de comunicação pelos líderes do Hezbollah, que evitaram o uso de telefones celulares desde o início das operações de Israel na região da Faixa de Gaza, em outubro de 2023.

Leia Também

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador