New York Times publica detalhes das declarações de impostos de Donald Trump

As revelações ameaçam prejudicar a reivindicação repetida de Trump de ser um empresário de sucesso e, portanto, um administrador capaz da economia dos Estados Unidos.

Trump pagou apenas US $ 750 em imposto de renda federal em 2016, 2017 – de acordo com uma investigação do New York Times. Fotografia: Brendan Smialowski / AFP / Getty Images

Donald Trump, um autoproclamado bilionário, pagou apenas US $ 750 em imposto de renda federal no ano em que foi eleito presidente dos Estados Unidos, de acordo com uma impressionante investigação do New York Times que pode abalar a eleição presidencial.

“Os impostos de Trump mostram perdas crônicas e anos de evasão fiscal”, foi a manchete do banner no site do jornal no domingo. As declarações de impostos do presidente há muito são o Santo Graal do jornalismo político americano.

O presidente “pagou US $ 750 em imposto de renda federal no ano em que ganhou a presidência”, relatou o jornal, acrescentando que “em seu primeiro ano na Casa Branca, ele pagou outros US $ 750.

“Ele não pagou nenhum imposto de renda em 10 dos 15 anos anteriores – principalmente porque relatou ter perdido muito mais dinheiro do que ganhava.”

Ao todo, disse o jornal, Trump não pagou imposto de renda federal em 11 dos 18 anos que seus repórteres examinaram. Muitos de seus negócios, incluindo seus campos de golfe, registram perdas financeiras significativas – o que o ajudou a reduzir seus impostos.

O Times também disse que os documentos que obteve “incluem informações que o Sr. Trump revelou ao IRS, não as conclusões de um exame financeiro independente. Eles relatam que o Sr. Trump possui centenas de milhões de dólares em ativos valiosos, mas não revelam sua verdadeira riqueza. Eles também não revelam quaisquer conexões anteriormente não relatadas com a Rússia. ”

O jornal informou que não publicará os documentos, a fim de proteger sua fonte.

 ‘Notícias falsas’: Trump nega reclamações fiscais do New York Times – vídeo

Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca no domingo, Trump fez acusações violentas sobre conspirações contra ele e sobre Biden, com quem ele debaterá pela primeira vez na terça-feira. Eventualmente, ele descartou a reportagem do Times como “notícia totalmente falsa”.

Ele disse: “Passamos pelas mesmas histórias, você poderia ter me feito as mesmas perguntas há quatro anos, eu tive que litigar e conversar sobre isso.”

“Notícias totalmente falsas, não. Na verdade, eu paguei impostos. E você verá que, assim que minhas declarações de impostos – estão sob auditoria, elas estão sob auditoria há muito tempo. A [Receita Federal] não me trata bem … me tratam muito mal. Você tem pessoas no IRS – eles me tratam muito mal. ”

O presidente acrescentou: “O New York Times tentou, a mesma coisa, eles querem criar um pouco de uma história. Eles estão fazendo tudo o que podem. Isso é o menos. As histórias que leio são tão falsas, são tão falsas. ”

Pressionado sobre por que um bilionário pagou apenas algumas centenas de dólares no ano em que conquistou a presidência, Trump insistiu: “Em primeiro lugar, paguei muito e paguei muito imposto de renda estadual também. O estado de Nova York cobra muito e eu paguei muito dinheiro no estado. Tudo será revelado. Vai sair, mas depois da auditoria. ”

As revelações ameaçam prejudicar a reivindicação repetida de Trump de ser um empresário de sucesso e, portanto, um administrador capaz da economia dos Estados Unidos.

O Times também disse que ele usou “medidas questionáveis” para reduzir sua conta de impostos. Ele enfrentou um possível golpe de “mais de $ 100 milhões” se perdesse “uma batalha de auditoria de uma década com o IRS sobre a legitimidade de uma restituição de impostos de $ 72,9 milhões que ele reivindicou e recebeu, após declarar enormes perdas”.

Ele prometeu mais histórias nas próximas semanas, acrescentando: “As declarações de impostos que o Sr. Trump lutou por muito tempo para manter privada contam uma história fundamentalmente diferente daquela que ele vendeu ao público americano”.

Trump enfrentará Joe Biden nas urnas em 3 de novembro. Ele resistiu por muito tempo às demandas de oponentes políticos e da mídia para divulgar décadas de informações fiscais. Ele é o primeiro presidente desde os anos 1970 a manter suas declarações de impostos ocultas.

“Mesmo ao declarar perdas, ele conseguiu desfrutar de um estilo de vida luxuoso ao fazer deduções fiscais sobre o que a maioria das pessoas consideraria despesas pessoais, incluindo residências, aeronaves e US $ 70.000 em cabeleireiro para televisão”, relatou o Times no domingo.

“Ivanka Trump, enquanto trabalhava como funcionária da Trump Organization, parece ter recebido ‘honorários de consultoria’ que também ajudaram a reduzir a conta de impostos da família.”

O jornal acrescentou: “Nas últimas duas décadas, Trump pagou cerca de US $ 400 milhões a menos em impostos federais combinados do que uma pessoa muito rica que pagou a média por aquele grupo a cada ano.”

Alan Garten, advogado da Trump Organization, disse ao Times que “a maioria, senão todos, os fatos parecem ser imprecisos”.

Ele disse: “Na última década, o presidente Trump pagou dezenas de milhões de dólares em impostos pessoais ao governo federal, incluindo o pagamento de milhões em impostos pessoais desde o anúncio de sua candidatura em 2015”.

O jornal apontou que “impostos pessoais” pareciam cobrir outros impostos federais, incluindo previdência social e Medicare.

O relatório gerou críticas instantâneas. Ryan Thomas, um porta-voz da organização de defesa progressista Stand Up America, disse: “Quatro anos atrás, Donald Trump quebrou décadas de precedentes quando se recusou a liberar suas declarações de impostos para o público. A cada vez, desde então, ele tentou proteger seus registros financeiros do público – mesmo enquanto os investigadores do Congresso e criminais analisam como ele lucrou com a presidência e suas décadas de esquemas fiscais fraudulentos.

“Há anos exigimos a declaração de impostos de Trump porque o povo americano merece saber o que ele está pagando – e a resposta parece ser muito pequena. Um homem que usa esquemas fiscais duvidosos para evitar pagar impostos ou mentir ao público sobre suas finanças não tem lugar no Salão Oval.”

“Este é apenas mais um motivo pelo qual devemos votar para despejá-lo.”

 O título deste artigo foi alterado em 28 de setembro de 2020 para remover a sugestão de que o New York Times publicou as declarações fiscais reais.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador