Uma pesquisa divulgada neste domingo (23) aponta que o partido de ultradireita Reunião Nacional (RN) tem 35,5% das intenções de voto para as eleições gerais da França, convocadas para o dia 30.
No entanto, a ultradireita não deve conquistar a maioria absoluta no parlamento e, consequentemente, não deve eleger o próximo primeiro-ministro.
No segundo lugar da preferência dos franceses está a aliança de esquerda Nova Frente Popular, com 29,5% das intenções de voto. O grupo governista do atual presidente, Emmanuel Macron, soma 19,5% das intenções.
A pesquisa indica que Macron perdeu popularidade. Nas últimas eleições legislativas, o centro recebeu 38% dos votos, enquanto a esquerda conquistou 31% do eleitorado. Na época, a ultradireita ficou em terceiro lugar na disputa, com 17% dos votos.
As eleições francesas foram convocadas no último dia 9, pelo presidente, quando os governistas perderam a eleição no Parlamento Europeu para a ultradireita.
Independente do resultado do pleito, Macron sinalizou que não vai renunciar e deve permanecer no governo até o fim do mandato, em 2027.
LEIA TAMBÉM:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.