Primeiro-ministro do Sri Lanka promete renunciar após multidão invadir palácio presidencial 

O país atravessa uma crise econômica, com escassez de combustíveis, e convive com protestos há alguns meses

Reprodução/Redes sociais

da Sputnik Brasil

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, disse que está pronto para deixar o cargo e dar lugar a um “governo de todos os partidos”, relata a agência de notícias do país Newswire, neste sábado (9), citando o gabinete da autoridade.

Mais cedo neste sábado (9), milhares de pessoas invadiram o palácio oficial do presidente do país, Gotabaya Rajapaksa, e outros prédios do governo, em Colombo. O país atravessa uma crise econômica, com escassez de combustíveis, e convive com protestos há alguns meses.

“O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe disse aos líderes do partido que está pronto para deixar o cargo de primeiro-ministro e abrir caminho para um governo de todos os partidos. Ele diz que está tomando essa decisão devido ao fato de que a distribuição de combustível em toda a ilha deve ser retomada nesta semana”, disse o gabinete em nota oficial, conforme a agência Newswire.

Os manifestantes, porém, pedem a renúncia também do presidente. Segundo fontes do Ministério da Defesa, Rajapaksa já não estava na residência oficial desde sexta-feira (8), por motivos de segurança. De acordo com a mídia local, ele pode ter deixado o Sri Lanka de avião.

Militares e policiais tentaram impedir a invasão dos edifícios, mas não conseguiram, e os manifestantes arrombaram os portões dos prédios do governo. Além da residência presidencial, eles entraram na secretaria presidencial e no Ministério das Finanças, segundo a mídia local.

URGENTE: Manifestantes do Sri Lanka invadiram o palácio presidencial.

Sri Lanka… a insurreição se completa com um mergulho na piscina presidencial.

Autoridades médicas cingalesas informaram que ao menos 40 pessoas ficaram feridas como resultado dos protestos, incluindo dois policiais.

O Sri Lanka vive uma das piores crises econômicas após sua independência, em 1948. Atualmente, a dívida externa do país está estimada em US$ 51 bilhões (R$ 268 bilhões).

Desde a pandemia de coronavírus, com impactos no setor de turismo, importante fonte de receitas, o governo do Sri Lanka foi perdendo a capacidade de importar combustíveis.

Além disso, há escassez de alimentos, medicamentos e gás, entre outras necessidades básicas. Muitas regiões do país têm enfrentado ainda constantes quedas de energia.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabemos que ninguém protesta sozinho quando se trata de política.
    Esses protestos tem “cara de primavera” e financiamento pesado.Considerando-se a posição estratégica que o Ceilão (hoje Sri Lanka) ocupa no mapa, em especial quanto ao desenvolvimento da rota da seda, essa crise pode trazer grande instabilidade à região permitindo que o ocidente se posicione perigosamente. A Índia que se cuide.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador