21 de maio de 2026

Restrições chinesas elevam temor de falta de semicondutores

Bloqueio na venda de metais compromete cadeia de suprimentos e possível escassez de chips preocupa fabricantes e consumidores no Ocidente
Foto de Vishnu Mohanan na Unsplash

A China adotou uma série de restrições para a exportação dos principais metais semicondutores, o que não apenas gerou atrasos na cadeia de suprimentos como alimenta o temor de empresas e consumidores ocidentais sobre uma possível escassez de chips.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A preocupação está concentrada na comercialização de gálio e germânio, dois metais amplamente usados em chips, equipamentos de comunicações e em tecnologia militar.

Segundo a Euronews, a China foi a maior produtora global de gálio em 2022, com mais de 98% da produção global, com a Rússia em segundo lugar com apenas 0,81% da produção global. Os chineses também respondem por 60% da produção global de germânio.

A China passou a restringir a exportação de minérios em agosto de 2023, fazendo com os preços disparassem no mercado internacional, em especial na Europa. As exportações de grafite e antimônio, usado em munições, também foram restringidas.

Embora os chineses digam que a medida busca proteger os interesses e a segurança do país, especula-se que também é uma resposta aos controles de exportação dos Estados Unidos sobre a venda de semicondutores avançados e equipamentos de produção para empresas chinesas como a Huawei.

As autoridades norte-americanas também deixaram claro que tais restrições de exportação foram estabelecidas para limitar o acesso chinês a semicondutores para uso militar e de inteligência artificial.

Empresas europeias possuem estoques de gálio para manter suas atividades no curto prazo, mas a incerteza de ampliar a produção nacional do metal com rapidez faz com que os prognósticos de longo prazo sejam incertos.

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Silvio de Barros Pinheiro

    28 de agosto de 2024 8:07 pm

    O Ocidente capitalista é estúpido. Acha que pode encarar a China e a Rússia. Está cagado de medo de perder o almoço grátis e vai acabar partindo pra ignorância. O mundo vai no embrulho.

Recomendados para você

Recomendados