Rússia interrompe fornecimento de gás à Letônia, alegando violações de contrato

A decisão ocorre três dias após a empresa Gazprom ter diminuído a capacidade da entrega de gás à União Europeia

Reprodução

da RFI

A gigante russa Gazprom anunciou neste sábado (30) ter cortado o fornecimento de gás à Letônia, acusando o país de ter violado as condições do abastecimento, mas sem precisar quais. A decisão ocorre três dias após a empresa ter diminuído drasticamente a capacidade da entrega de gás à União Europeia através do gasoduto Nord Stream. 

“Hoje a Gazprom suspendeu suas entregas de gás à Letônia (…) em razão da violação das condições da provisão de gás”, indicou a a Gazprom em um comunicado divulgado no Telegram. 

Na véspera, a empresa de energia letã Latvijas Gaze declarou que paga pelo gás russo em euros e não em rublos, como exige o presidente Vladimir Putin. A Letônia é o sexto país penalizado por Moscou por se recusar a fazer o pagamento do produto na moeda russa.

A Gazprom já havia reduzido na quarta-feira (27) a capacidade do gasoduto Nord Stream – entre a Rússia e a Alemanha – de 40% a 20%. Segundo Moscou, a diminuição se deve a problemas técnicos em uma turbina do local que não pode ser reparada devido às sanções impostas pelos países da União Europeia. Vários líderes europeus rejeitam a justificativa, afirmando que Putin utiliza o gás para chantegear os países dependentes do produtos.

Pagamento em euros

Os países bálticos pararam de importar gás russo no último 1° de abril, segundo a empresa de estocagem letã Conexus Baltic Grid. No entanto, a operadora Latvijas Gaze indicou ter retomado a compra do produto originário da Rússia, sem precisar seus fornecedores e garantindo que o pagamento é feito em euros.

Segundo dados oficiais sobre o fluxo de gás contabilizados pela empresa Conexua, as entregas do gás russo por meio do gasoduto letão aumentaram desde 21 de julho, antes de sofrer um corte brusco na sexta-feira (29). 

Para tentar prevenir um risco de escassez de gás nos países da UE durante o outono e inverno no Hemisfério Norte – quando boa parte das residências e empresas europeias utilizam o produto para o aquecimento – os 27 países-membros do bloco alcançaram um acordo na última terça-feira (26). O principal objetivo é reduzir o consumo de gás em 15% entre agosto deste ano e agosto de 2023.

No total, 45% do gás usado na União Europeia vem da Rússia. Muitos países são extremamente dependentes deste fornecimento, principalmente os países do leste europeu. 

(Com informações da AFP)

Apoie o lançamento do novo documentário da TVGGN sobre a ameaça eleitoral bolsonarista e os esquemas da ultradireita mundial. Saiba mais aqui!

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

A atuação das mineradoras no financiamento da ultradireita

A formação das milícias bolsonaristas

Em perguntas ao TSE, militares estudaram caminhos para anulação das eleições

Como a Cibersegurança do Exército serviu para ataque de Bolsonaro às urnas

NRA, a Associação Nacional de Rifles, o aliado preferencial do bolsonarismo

Centro de Inteligência do governo atua longe de qualquer controle

Xadrez do homem que inventou o Cambridge Analytica

Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O verão está indo pros finalmente e o inverno vai chegar no Hemisfério Norte. Agora a conversa vai começar a ficar animada e vamos ver até onde vai a valentia da Otan e da UE sem o gás russo. Vai sobrar sorvete e gelo na Europa!!!

  2. Putin, você é um lesado e atrasado mesmo !!! Deveria ter feito como o Brasil dos anos 1990 de FHC e Lula: “Privatiza que melhora”. E não é qualquer Privatização pulverizando estas AÇÕES entre seu legitimo DONO, o POVO BRASILEIRO !! É entre PRIVATARIAS !! Então estaria depois de 30 anos analisando se poderia fazer estas manobras com seu Petróleo e seu Gás, sem pedir a permissão do Mercado e da Bolsa de Valores de NY!!! Mas Putin, você não teve a Genialidade de PSDB e PT?! Não sabe o que está perdendo?! Só este semestre mais de R$ 88.000.000.000,00 em Dividendos distribuídos entre S/A’s e Off-Shore’s capitaneadas em NY !! É por isto que gasta tanto dinheiro inútil em Armamentos de última geração, Tecnologia de Ponta em todas Áreas de Conhecimento, Centros Tecnológicos, Programa Espacial, Internet de ponta, nacional e autônoma e tantas outras besteiras. Poderia estar produzindo sofisticada e avançada URNA ELETRÔNICA de Voto Obrigatório. Rússia como você é atrasada mesmo !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador