Se Israel invadir Rafah ‘explodirá’ negociações, diz Hamas

Netanyahu ordenou aos militares que desenvolvessem plano para evacuar Rafah e destruir quatro batalhões do Hamas que dizem estar lá.

David Lisbona

Se houver qualquer ofensiva terrestre israelense em Rafah, na fronteira de Gaza, as negociações de troca de reféns estarão comprometidas, disse o canal de televisão Aqsa administrado pelo Hamas, citando alto líder do Hamas. Foi dito que ofensiva israelense ‘explodirá’ negociações de troca de reféns.

Benjamin Netanyahu ordenou aos militares que desenvolvessem plano para evacuar Rafah e destruir quatro batalhões do Hamas que dizem estar estacionados lá.

À medida que as forças israelenses expandiram as operações terrestres na guerra em Gaza nos últimos quatro meses, Rafah – situada na fronteira com o Egito e onde antes da guerra viviam cerca de 280 mil pessoas – tornou-se o último refúgio para mais de metade da população da faixa, de 2,3 milhões.

Os militares de Israel ordenaram que os civis fugissem para o sul antes dos ataques anteriores às cidades de Gaza, mas agora não há nenhum lugar para onde ir e as agências de ajuda humanitária disseram que muito mais pessoas poderiam morrer.

Netanyahu rejeitou categoricamente esta semana os termos de uma proposta do Hamas para um cessar-fogo e troca de reféns e prisioneiros após o sucesso de uma trégua de uma semana no final de novembro. Ele também rejeitou a pressão dos EUA, dizendo que não poderia haver solução para as questões de segurança de Israel, exceto uma “vitória absoluta”.

Ele disse numa conferência de imprensa televisionada que “render-se às condições delirantes do Hamas”, que incluem um apelo a um cessar-fogo de 135 dias em troca da libertação dos cerca de 130 reféns restantes, “levaria a outro massacre e a uma grande tragédia ”sobre Israel que ninguém estaria disposto a aceitar”.

Com informações do The Guardian

Leia também:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador