Trump acha que ficará melhor à medida que as coisas piorarem, por Timothy Snyder

Quatro anos atrás, ele conscientemente se aproveitou da interferência estrangeira na campanha. Naquela época, os americanos se perguntavam se a intervenção russa era sobre Trump ou sobre o caos. Tratava-se de ambos.

(Leah Millis/Reuters)

The Washington Post

Trump acha que ficará melhor à medida que as coisas piorarem

por Timothy Snyder

A Convenção Nacional Republicana pintou um quadro surpreendentemente negativo dos Estados Unidos. Orador após orador evocou imagens sinistras de turbulência – todas parecendo indiciar o homem que foi responsável pela execução das leis nos últimos três anos e meio.

O presidente Trump parece acreditar que provocar a “carnificina americana” o beneficia. Ele imagina que ficará melhor à medida que as coisas piorarem para o resto de nós. Essa é uma estratégia vencedora?

Seria um erro superestimar a ética de Trump (inexistente) e subestimar seu talento político (considerável). Ele derrotou o establishment republicano e derrotou um oponente favorito em 2016. Quatro anos atrás, ele conscientemente se aproveitou da interferência estrangeira na campanha. Naquela época, os americanos se perguntavam se a intervenção russa era sobre Trump ou sobre o caos. Tratava-se de ambos.

O caos era o plano. Quanto pior para a América, melhor para a Rússia.

Hoje, Trump enfrenta nesta campanha uma situação totalmente diferente da que enfrentou em 2016, e ele sabe disso. Quatro anos atrás, ele não precisava vencer. Se ele tivesse perdido, ele poderia ter reivindicado a vitória, zombado de Hillary Clinton no Twitter e abrir caminho para a aposentadoria. A atitude despreocupada que ele demonstrou naquela época está notavelmente ausente hoje. Os conselheiros de 2016 agora são criminosos condenados ou acusados ​​de crimes. A esta altura, o próprio Trump foi investigado exaustivamente e os promotores estão se alinhando. Só o gabinete da presidência o salva, segundo ele entende.

Como todos os autoritários, ele almeja morrer em uma cama confortável, e não na prisão. Ele não suporta perder e é inteligente o suficiente para saber que está perdendo. Já que não pode navegar e esperar a vitória, ele tem duas opções: a democrática, de melhorar as coisas para atrair votos, e a sem lei, de cortejar contendas.

Ele certamente não está tornando as coisas melhores. Ele deixou o covid-19 espalhar-se na lógica de que pouparia “seu povo”, mas não faz nada agora, embora esteja matando seus eleitores. Ele poderia salvar incontáveis ​​vidas sendo um modelo de boa higiene, mas não o fará. Ele poderia melhorar a economia insistindo em um seguro-desemprego significativo, mas não o fará. Um político democrático trabalharia contra a peste e a depressão; Trump entende que a raiva pode ser redirecionada.

Quanto pior, melhor: dos leninistas aos putinistas, uma tática tirânica permaneceu a mesma – deixar as pessoas sofrerem, transformar a raiva em matança, culpar uma conspiração invisível por seus próprios atos e então tentar juntar os pedaços.

Do Salão Oval, é fácil piorar as coisas desafiando dois propósitos básicos do governo democrático. Uma é garantir eleições justas. Mas agora vemos o presidente (e seu procurador-geral) minando a infraestrutura necessária e questionando os resultados com antecedência, repetindo os memes da propaganda russa o tempo todo. Ao comutar a sentença de Roger Stone, um intermediário entre a Rússia e a campanha de Trump da última vez (e um daqueles muitos criminosos), Trump deu a Moscou um sinal claro de que também dá as boas-vindas à sua interferência desta vez.

O governo também deve garantir o Estado de Direito. Nosso presidente tentou usar os militares contra os manifestantes, intensificou deliberadamente o conflito e agora incentiva os extremistas de direita a matar. Especialistas têm nos alertado que o terrorismo doméstico de direita é uma ameaça muito maior do que qualquer variedade estrangeira. O Departamento de Segurança Interna, que antes aceitava essa realidade, agora a ignora.

O presidente espera que o caos favoreça os mais implacáveis, ou seja, ele mesmo.

A aplicação da lei tem um problema quando o presidente fica do lado dos terroristas. Os oficiais terão de resistir a uma lógica que os leva a quebrar as próprias regras que eles deveriam impor. Como sabemos pela história da Alemanha nazista, o terrorismo político vence quando os paramilitares e a polícia se fundem a serviço de um líder que se opõe à lei. Os cidadãos devem votar e estar prontos para defender seus votos. Os americanos devem falar com seus vizinhos que discordam deles, mesmo que não haja esperança de persuasão: esse ato de contato humano é um ato de resistência à espiral mortal do “pior, melhor”.

Aqueles que apoiam a democracia e o Estado de direito devem estar prontos para se mobilizar. O protesto quebra o encanto da paranoia e nos lembra que juntos podemos ter um futuro muito melhor. Nesse clima, devemos reconhecer que Kamala D. Harris e Joe Biden mostraram coragem pessoal ao concordar em concorrer a um alto cargo. Eles vencerão se puderem oferecer uma visão clara de um futuro americano mais brilhante, uma imagem que brilha na escuridão escolhida por Trump.

“Quanto pior, melhor” significa pior para todos os outros e melhor para um homem. Derrotar o homem e sua tática é o primeiro passo para fugir da tirania.

Timothy Snyder é o professor de história na Universidade de Yale e autor de “On Tyranny: Twenty Lessons from the Twentieth Century “. Seu livro mais recente, “Nossa doença: Lições de liberdade em um diário de hospital”, será publicado em 8 de setembro.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este autor é do time da russofobia. Preferi não ler. Nada mudará nos EUA e nem no mundo numa eventual vitória de Biden pois não há diferença entre republicanos e democratas. Todos eles acreditam no inacreditável “destino manifesto”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador