O indiciamento do ex-presidente Donald Trump pela Justiça de Nova York deve gerar novas tensões nos Estados Unidos, que espera por manifestações acaloradas seja de republicanos como de democratas.
Por um lado, os republicanos voltaram a criticar o promotor distrital de Manhattan, Alvin L.Bragg, que recentemente criticou os deputados que tentaram interferir no caso.
Segundo o jornal The New York Times, é provável que o ex-presidente seja indiciado na próxima terça-feira, quando as acusações contra ele serão oficialmente reveladas – e um advogado de Trump afirmou estar preparado para um julgamento.
Trump tem mais de 24 acusações contra si, mas as acusações exatas que levaram ao seu indiciamento são desconhecidas até o momento. Além disso, não está claro se o caso de Nova York será o primeiro a ir a julgamento.
Um promotor da Georgia está finalizando uma investigação sobre as tentativas de Trump de tentar influenciar as eleições no estado, e um procurador especial federal está conduzindo duas investigações após as tentativas do republicano seguir na presidência após sua derrota em 2020, e sobre a posse de documentos confidenciais após deixar o cargo.
O caso não só deve colocar à prova o Estado de Direito e as instituições norte-americanas, como também terá efeito sobre a eleição presidencial de 2024. Vale lembrar que Trump é o favorito entre os republicanos para a disputa e já realizou comícios em estados conservadores, como o Texas.
Deixe um comentário