O ex-presidente norte-americano Donald Trump atacou as audiências realizadas pelo Congresso no dia 06 de janeiro, colocando-as como um “acordo manipulado” e “caça às bruxas unilateral”.
Em reunião de conservadores religiosos realizada no Tennessee, Trump também negou as alegações de que intimidou o vice-presidente Mike Pence para derrubar as eleições de 2020.
“Mike Pence teve a chance de ser ótimo, ele teve a chance, francamente, de ser histórico. Mike – e digo isso com tristeza porque gosto dele – mas Mike não teve coragem de agir”, disse Trump, afirmando que não chamou o vice de “covarde”.
Em sua primeira aparição pública desde o início das sessões televisionadas, Trump não apresentou provas, mas afirmou que o painel da Câmara fez uso de vídeos adulterados e editou os depoimentos de testemunhas de forma criminosa.
Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente.
Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn
Como lembra o jornal britânico The Guardian, as tentativas de Trump de seguir no poder após a derrota para Joe Biden voltaram aos holofotes por conta do comitê que está investigando o ataque ao Capitólio ocorrido em 06 de janeiro.
O painel argumenta de forma metódica que o ataque realizado ao Capitólio norte-americano foi uma tentativa de golpe, e que Donald Trump estava no centro da conspiração.
Em meio à apresentação de imagens e depoimentos de assessores mais próximos e familiares, soube-se que o ataque colocou a vida de Mike Pence em risco – o que pode levar o Departamento de Justiça a abrir um processo criminal contra Trump.
Leia Também
Extrema-direita republicana ganha influência nos EUA
Elogios de Biden a Bolsonaro são ofensa a quem defende florestas, diz HRW
Deixe um comentário