Justiça

A insanidade do presidente mitômano já é manifesta, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A insanidade do presidente mitômano já é manifesta

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Há quase um ano, vários cidadãos renomados protocolaram no STF uma petição requerendo a interdição do presidente Jair Bolsonaro. O processo foi autuado como PET 9657. Na oportunidade, requeri minha admissão aos autos na qualidade de Litisconsorte dos Autores.

Referida PET 9657 está conclusa com o Ministro Gilmar Mendes desde 14/05/2021. Muita coisa aconteceu desde então, mas nenhuma das extravagâncias e insanidades presidenciais foram noticiadas nos autos.

Hoje resolvi anexar vários documentos ao pedido de interdição de Bolsonaro, pois tudo indica que a insanidade dele está se tornando mais e mais manifesta e potencialmente perigosa. O presidente brasileiro continua incentivando a população a ser armar para poder interferir no processo eleitoral. Ele está dividindo a população em campos antagônicos irreconciliáveis e armados. Isso não é apenas inconstitucional. Na verdade, o comportamento presidencial pode em tese justificar a incidência da Lei 13.260/2016 e Lei 14.197/2021.

Mesmo sendo assessorado por juristas, Bolsonaro insiste em transformar a eleição numa guerra verdadeira, com mortos e feridos, para garantir o sucesso nas urnas, ou pior, sua perpetuação no poder apesar do resultado da eleição. Ele faria isso se estivesse de posse de suas faculdades mentais? O requerente entende que não.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Bolsonaro é uma figura canhestra, bestial e violenta. Um ser humano deformado pela ideologia que torturou o Brasil nos anos 1970. Todavia, o que está ocorrendo nesse momento é uma novidade, um indício claro de que o presidente perdeu o contato com a realidade e está disposto a mergulhar o Brasil numa guerra civil para preservar o cargo. Nunca é demais lembrar que durante a disputa eleitoral de 2018 ele se limitou a distribuir Fake News e a surfar na onda política de anti-petismo que foi criada pela Lava Jato com ajuda da imprensa brasileira. O que ele faz agora é muito diferente e potencialmente explosivo.

O presidente brasileiro já conspira abertamente para provocar uma ruptura da legalidade com o intuito de permanecer no poder a força mesmo que seja derrotado. Isso pode ser considerado um indício claro de insanidade mental. A possibilidade de um golpe de estado patrocinado por milícias armadas com apoio de contingentes policiais e militares já é abertamente admitida por jornalistas brasileiros e pelo Departamento de Estado dos EUA.

Não compete a mim dizer o que o STF deve fazer. Apenas cumpri meu dever de cidadão de informar no processo o que está ocorrendo, provando os fatos que foram aqui sumariamente narrados.

Fábio de Oliveira Ribeiro, 22/11/1964, advogado desde 1990. Inimigo do fascismo e do fundamentalismo religioso. Defensor das causas perdidas. Estudioso incansável de tudo aquilo que nos transforma em seres realmente humanos.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br. peticao-de-juntada-12-05-2022-assinada

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Morre Amália barros, deputada federal do PL, aos 39 anos

Vice-presidente do PL Mulher, Amália era próxima de Michelle Bolsonaro e foi eleita pelo MT…

8 minutos ago

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

17 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

18 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

18 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

19 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

20 horas ago