Justiça

A polêmica em torno do bloqueio do Telegram

O bloqueio do aplicativo Telegram por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi um dos temas da TV GGN Jurídico desta sexta-feira.

Na visão do jornalista Luis Nassif, um dos pontos que ficaram claros foi o fato de o Telegram não ter respondido a nenhuma das intimações do STF – e foi preciso ameaçar o bloqueio do aplicativo para que o CEO da empresa, Pavel Durov, emitisse um comunicado a respeito.

“Esse russo aí do Telegram é um desorganizado – onde ele lamenta não ter montado uma representação”, diz Nassif. “Ele diz que o problema do Supremo é que o Supremo mandou a intimação para um e-mail errado… É uma coisa que mostra o caos que é o Telegram”.

Contudo, Nassif ressalta que o principal “é que você precisava ter a preponderância do Estado sobre o aplicativo, não tem lógica (…)”.

O aplicativo em si terminou por não ser suspenso por conta de todo o procedimento necessário para tal, como lembrou o jornalista Marcelo Auler.

Entre os processos, estão a retirada do aplicativo das lojas da Apple e do Google, impedindo o acesso para novos usuários, além do impedimento por parte das telefônicas e outros provedores de internet.

Grupos de extrema-direita chegaram a considerar o uso de conexões alternativas para burlar o bloqueio mas, segundo Nassif, “se você bloqueia nos grandes provedores, a capacidade de multiplicar de notícias, de fake news, fica prejudicada”.

Bolsonarista revelou bloqueio

Marcelo Auler lembra que o caso sobre o bloqueio do Telegram só veio à tona devido a um vazamento da decisão de Moraes.

“A decisão do Alexandre de Moraes foi ontem (17/03), mas era em segredo. E vazaram – e ele mandou instaurar um inquérito para apurar – aí ele tornou a decisão pública, já que vazaram”, pontua o jornalista.

A decisão inclusive envolve a apuração do perfil de um bolsonarista identificado como Edvan TI no Twitter, que foi responsável por vazar o inquérito nas redes sociais.

Contudo, Auler afirma que a reação do ministério da Justiça seria cômica, se não fosse preocupante. “O Anderson Torres (ministro da Justiça) saiu dizendo que está mandando os órgãos do Ministério tomarem todas as providências para restabelecer o funcionamento do aplicativo Telegram no Brasil”

Além de ser uma decisão de puxa-saquismo puro do presidente Jair Bolsonaro, Auler afirma que a decisão de Anderson Torres o compromete, “porque a decisão do Alexandre de Moraes foi tomada a pedido de um delegado da Polícia Federal, que exerceu sua função independentemente, e o ministro não sabe de nada”.

“Agora, o ministro quer ir contra uma decisão de um ministro do Supremo, diz que é ‘monocrática’ (…) Ele vai derrubar? Então derruba primeiro, e depois fala”, afirma Auler.

Veja mais sobre o assunto na íntegra da TV GGN Jurídico. Clique abaixo e confira!

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • Boa noite! Tenho algumas considerações a fazer: A maior parte da Esquerda está tendo a mesma atitude da direita em relação ao Lula, nós processos da Lava-Jato. Em que o importante era destruir o Lula e o PT, não importando se ele era inocente ou não. Agora a esquerda na ânsia de derrotar o bolsonarismo, apoiarem medidas excepcionais. O mesmo discurso do presidente do TRF-4. Nenhuma manifestação por parte da classe política em relação ao bloqueio por parte do YouTube às plataformas russas. A direita só pensar em vender o patrimônio público e a esquerda em defender pautas identidarias.

  • CENSURA. FASCISMO. ARBITRARIEDADE. DITADURA AGORA É POLÊMICA !!!! POBRE PAÍS RICO. MAS DE MUITO FÁCIL EXPLICAÇÃO.

Recent Posts

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

27 minutos ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

1 hora ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

2 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

2 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

3 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

4 horas ago