Absolvida por Moro, Cláudia Cruz agora é condenada em 2ª instância

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em maio de 2017, o juiz Sergio Moro decidiu absolver Cláudia Cruz, esposa de Eduardo Cunha, no âmbito de um processo da Lava Jato por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Moro apenas bloqueou cerca de 176 mil francos suíços de uma conta no exterior e deu um puxão de orelha na jornalista pelos gastos de valores vultosos em lojas de grife e viagens internacional, mas entendeu que ela não sabia que a origem dos recursos era ilícita.

Agora, a sentença de Moro foi reformulada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que anunciou nesta quarta (18) que Cláudia foi condenada por não ter declarado o dinheiro às autoridades competentes. Com isso, a esposa de Cunha ainda conseguiu, na segunda instância, desbloquear o valor sequestrado.

Apesar da condenação em segundo grau, Cláudia Cruz está longe de ter a prisão decretada. Isso porque os desembargadores entenderam por bem impor 2 anos e 6 meses de reclusão em regime inicialmente aberto, que depois será substituído por uma pena restritiva de direitos (como serviços comunitários, por exemplo).

Diferente de Moro, a 8ª Turma do TRF-4 não viu provas de que os recursos na conta no exterior, de fato, eram fruto “de ilícitos perpetrados anteriormente” pelo deputado cassado. 

Ainda de acordo com a assessoria do TRF-4, no processo foi reformada a sentença de Moro em favor da absolvição do empresário português Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira, que agora foi condenado a 12 anos e 8 meses por corrupção ativa e lavagem.

“(…) também apelaram o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada e o lobista João Augusto Rezende Henriques. A 8ª Turma deu provimento ao apelo do Ministério Público Federal (MPF) e aumentou a pena de Zelada de 6 anos para 8 anos, 10 meses e 20 dias por crime de corrupção passiva, com base no pedido de recálculo feito pelo MPF. Henriques, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teve a pena aumentada de 7 anos para 16 anos, 3 meses e 6 dias de reclusão, porque o colegiado entendeu que houve concurso material, quando as penas são somadas, e não concurso formal, quando os crimes ficam associados, com uma pena maior para o segundo.”

Ainda cabem recursos de embargos de declaração e de embargos infringentes no TRF-4.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Claudia Cruz

    Essa justiça é uma vergonha. Essa mulher roubou descaradamente, junto com o marido bandido, e ganha de brinde, uma pena comunitária.Esse crime é de lavagem de dinheiro claro.Essa mulher teria que ter o mesmo destino do Cabral e esposa: Bangu II. Enquanto isso, Lula continua numa solitária. É revoltante.

  2. Condenação é de brincadeira.

    Pelo que entendi ela está condenada  a ficar livre e talvez  prestar serviços comunitários e ainda tem a liberação do dinheiro bloqueado.

    Mais um capítulo das crônicas do Absurdo.

    PS: Marisa Letícia deve estar espumando de indignação e raiva lá em cima.

     

    Encontrei o Eremildo o Idiota, que me disse que Isto prova que não há conluio entre o TRF4 e Moro. 

  3. Lula Livre da boca pra fora

    Lula Livre virou uma frase da moda politicamente correta, mas, vergonhosamente inócua para livrar o presidente da cadeia. Falar Lula Livre é fácil, dá status, moral, mais o que  parece é que as pessoas no fundo não entendem o que é ficar preso numa solitária sabendo-se inocente com seus direitos cassados ainda mais tendo 72 anos de idade ainda mais num espaço hostil à sua pessoa. Quando vejo nesses protestos as pessoas rindo, conversando animadamente ouvindo seus cantores favoritos que participam dos shows, fico pensando no que passa na cabeça daquele que está encarcerado. Assim o nosso maior líder continuará por muito tempo na cadeia enquanto seus “defensores” aqui fora se divertem pra valer nas passeatas.

  4. fala sério.

    É palhaçada ou não é ? Os caras condenaram a fulaninha à liberdade para liberar a grana surrupiada. Mas antes disso um dos picaxus pediu vistas de mais de mês… E por falar nisso, onde anda o kúnha ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador