Apesar de brechas na legislação, Empiricus é investigada pela CVM e MPF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Publicidade da Empiricus, durante o governo Dilma Rousseff
 
Jornal GGN – A consultoria Empiricus, que se caracteriza como “a famosa casa de análises independente do País” e que iniciou uma campanha contra a reeleição de Dilma Rousseff em 2014, dirigida ao mercado, levando como bagagem métodos polêmicos de “consultoria” após a associação com grupos norte-americanos, agora é processada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e investigada pelo Ministério Público Federal (MPF).
 
Aberto em novembro de 2014, o processo administrativo da CVM rendeu uma multa de R$ 7,2 mil a Rodolfo Cirne Amstalden e Felipe Abi-Acl de Miranda, sócios da Empiricus, e foi reaberto após novas denúncias de investidores de que a chamada “consultoria” cometia os mesmos abusos.
 
A Comissão analisa as atividades de análise e consultoria de valores mobiliários e também estuda a possibilidade de punir a Empiricus com base na legislação atual. A informação é do jornal O Valor, que teve acesso ao processo administrativo original, que corre em segredo de Justiça.
 
Na mesma linha do que fez durante a disputa à reeleição do governo Dilma Rousseff, com a campanha “Se proteja se a Dilma ganhar”, com o objetivo de assustar economistas e o mercado, outras do mesmo molde foram criticadas por analistas de mercado da CVM.
 
De acordo com reportagem do Valor, em relatório anexado ao processo no dia 10 de fevereiro deste ano, o analista Guilherme Aiex Proença descreve a “linguagem simples e direta em frases curtas na apresentação de resultados passados com retornos muito acima do mercado, omissão de riscos e convidando o aplicador a aderir a estratégias sem ressalvas, como se estivessem vendendo ‘segredos infalíveis’ e não consultoria em aplicação de risco”, aponta o jornal.
 
Em agosto de 2014, o GGN revelou que a estratégia da Empiricus nasceu com a associação junto ao grupo norte-americano Agora Inc, do promotor Mark Ford, ambos alvos de investigação da SEC (Securities and Exchange Commission ou Comissão de Valores Mobiliários) dos Estados Unidos, por manobras no mercado de capitais.
 
A reportagem “Processado pela SEC, sócio dos EUA inspirou marketing anti-Dilma de consultoria” traz o histórico de algumas polêmicas envolvendo a consultoria e Mark Ford.
 
Agora, é a vez da própria Empiricus ficar sob a mira da Comissão de Valores Mobiliários no Brasil. O problema, aponta a reportagem do Valor, é que a consultoria conta com brechas na legislação para se ver impedida de sanções. 
 
Isso porque a atividade que atua, a de consultoria, é regulamentada desde 1985 por legislação sucinta. Entre elas, a instrução 400 da CVM, que aponta que materiais publicitários devem ter linguagem serena e moderada e advertir sobre riscos, entretanto não é suficiente para sustentar ações.
 
Entretanto, ainda assim, a Empiricus está sob a mira da fiscalização. De acordo com o presidente da Apimec Nacionar, Ricardo Tadeu Martins, a entidade pode suspender ou tirar o certificado (CNPI) de um analista, dependendo da agressividade dos textos e a recorrência. “A questão da comunicação precisa ser muito objetiva no sentido de atender a sua função, que é mostrar um trabalho baseado em premissas que são realistas”, disse ao Valor.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem se acostuma com carniça, desaprende a caçar.

    Se não existe este ditado eu o patenteio:

    “Quem se acostuma com carniça, desaprende a caçar.”

    A tal de Empiricus é uma ave carniceira e não uma ave de rapina, só sabe trabalhar na magnificação das crises e na estabilização das mesmas ela fica sem saber o que falar.

    Ou seja, para diagnosticar a onde vai ser o pior eles são mestres, verdadeiros Urubus ou Abutres da análise financeira, porém em qualquer situação de estabilidade em nível alto ou baixo eles simplesmente procuram agravar o cenário que estão acostumados a agir e se não conseguem se transformam em péssimos consultores financeiros.

    Quem vai acabar com a Empicurus não vai ser o MP ou a CVM vai ser o próprio mercado que a medida que verificarem que são uma verdadeira consultoria de um Samba de uma nota só, vão chutar a bunda destes abutres.

  2. Já disse uma vez aqui

    Minha esposa investe na bolsa há dois anos. Isso exigiu dela fazer cursos, assinar publicações especializadas, acompanhar fatos relevantes de mercado diariamente. De segunda a sexta, ela passa 2 horas pela manhã e outras 2 à noite lendo notícias em sites especializados, acompanhando vídeos e podcasts de analistas, lendo relatórios enviados pela corretora dela. Dá trabalho, exige dedicação e esforço.

    Quem acha que vai ganhar dinheiro lendo esses textos da Empiricus na base do “seus problemas se acabaram!” é o perfeito otário coxinha, que tem preguiça de pensar e se associa por osmose a qualquer coisa que odeie o PT. Só cai no papo da Empiricus quem quer, ou a coxinhada que se habituou a pensar em binário. Só um idiota pra fazer o raciocínio linear de “Dilma é ruim, esses caras são contra a Dilma, logo eles são bons”.

    Esse pessoal da Empiricus surfa no discurso de que o PT quebrou o Brasil, logo qualquer coisa antipetista é boa, dá grana, é legal… Aí fazem isso do jeitinho que o otário direitista gosta, sem raciocinar muito, com chavões e frases-feitas. Modelo Organizações Tabajara mesmo. Direitista é burro, tem preguiça de pensar, e esses caras da Empiricus sabem certinho como fisgar essa otariada.

     

  3. Incrivel ainda estarem no

    Incrivel ainda estarem no mercado recomendavam as empresas X com lote de açao  nas alturas e pessoas sérias como ex socios de Eike apontavam que eram mais seguro  investirem em loteamentos em solo lunar do que nas emresa X , levaram aos incautos antipetistas a perderem bilhoes na soma total apareceram ate no reclame aqui e nas postag5ens do facebook eram frequentemente escracpados a ponto de nao conseguirmos ler os comentarios .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador