Após 4 anos de abusos de Moro e Dallagnol, STF esboça reação, aponta Janio de Freitas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Gazeta do Povo

Jornal GGN – A lei já diz em que condições a condução coercitiva pode ou não ser utilizada durante investigações, mas o Supremo Tribunal Federal ter de parar para se debruçar sobre o tema é sintomático. Mostra um esboço de reação contra abusos da Lava Jato, especialmente em Curitiba, depois de mais de 4 anos de um “direito paralelo” praticado sem nenhum pudor ou freios por Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outros. É o que avalia Janio de Freitas em artigo na Folha, neste domingo (17).
 
Segundo Janio, STF reforçou as limitações da condução coercivita “porque o Tribunal Regional Federal do Sul, o TRF-4, aceitou a arbitrariedade de Sergio Moro; o Conselho Nacional de Justiça concedeu impunidade à violação do Código por Sergio Moro; o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal substituíram o direito pela demagogia, a lei pelo agrado à opinião ignara, e o dever pela sujeição. Da segunda à última instância da Justiça, tornaram-se todas confrontadas pelo direito paralelo criado por Moro, Deltan Dalagnol, alguns outros procuradores, e absorvido por parte do TRF-4.”
 
Segundo Janio, pelos mesmos 4 anos e 3 meses, a Lava Jato “eximiu-se do ônus da prova. Transferiu-o ao próprio inquirido, exigindo-lhe a autoincriminação, forçada de duas maneiras”: com prisões preventivas sem perspectiva de término, com o intuito de forçar acordos de delações premiadas. “Não mais nem menos do que suborno. Feito em nome da moralidade e da justiça.”
 
Para Janio, a Lava Jato combateu corrupção praticando corrupção em muitos casos, pois “como a lei é arma de combate à corrupção, violá-la é uma forma de corromper o combate à corrupção.”
 
O colunista encerra dizendo que “o momento [do STF impedir um direito paralelo em Curitiba] não devia ser necessário jamais, já chegou há muito tempo e percebe-se que ainda sensibiliza só seis ministros – é o que indica a vantagem de um só voto, na derrota por 6 a 5 da combinação ilegal de arbitrariedade e coerção em nome da Justiça.”
 
Leia a coluna completa aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. JA FEZ O QUE TINHA QUE FAZER!

    O objetivo, com as bencãos do stf era arrancar a esquerda do poder para entregar as riquezas nacionais não renováveis aos GRINGOs ( em maiúsculo porque somos pelegos e temos que respeitá-los ). JA FEZ O QUE TINHA QUE FAZER! Agora, pra não punir alguém que “Não Pode ser Punido”, deve acabar. A entrega já está a ser feita! VIVA!!!!!!!!

    Conceito de brasil – BRASIL = “GRINGO’S ETERNOS PELEGOS” !

    Definiçao de brasil – BRASIL + ” UMA GRANDE PORÇÃO DE TERRAS BOAS COM UM AMONTOADO GENTE “!!!!!

    Que Deus tenha piedade dos bons brasileiros!!!!!!!!

  2. Justiça, que troço é esse?

    Nassif: você sabe que sempre leio Janio com reservas. Ele e seus patrões. Não são lá flor que se cheire. Principalmente os patrões. Mas nesse artigo não posso deixar de dar-lhe alguma razão.

    No sul o Judiciário, salvo raríssimas exceções, parece muito mais um bando político-partidário que uma instituição da Justiça. Junto com os Gogoboys dos Pinhais, são a vergonha do Direito e da moral jurisprudencial. 

    E o alarmante é a conivência da OAB-sul, especialmente com a conivência do presidente da entidade, que mais parece barata tonta. Alias, desde seu discurso de posse. Lembra o que Cunha fez com seu pedido de impedimento da presidenta deposta pelo golpe? Mesmo agora, esboçando uma de Madalena-arrependida, talvez para não afetar sua candidatura, vem apresentando pífia reação aos desmandos dos Verdugos e seus asseclas.

    Voltando ao texto, o CNJ e os Superiores, agora que o MelianteMor (versão Judiciário) já tá em cana as coisas, como cantou a bola o Dr. Ives Gandra (pai), tende a normalizar-se. Sentiu que até as ações contra o trio maldito (PSDB/DEM/PPS+) estão, aos pouco, sendo “extintas”? A profecia do Delcídio tá na toda.

    E seria de anotar a fidelidade do bando Judiciário sulista aos princípios estrangeiros a quem estão a serviço.

    Infeliz a Nação que tem seus pilares institucionais como antro de falcatruas e rapinagem. Com o apoio e participação maciça de sua “grande mídia” e os auspícios de seus soldados.

  3. Será , Jânio ?

    Como São Tomé , eu quero ver mais,  para crer !

    Perderam totalmente a compostura e a dignidade, em nome do dinheiro ? em nome da fama ? tornando ainda pior o nome do Brasil em todo o mundo, “com Supremo e tudo”, Como se não bastasse o golpe , participam com toda a cara de páu, na extinção de um partido nascido do próprlo povo, diferentemente de quase todos os demais, burlando ou deixando que se burle a constituição cidadã do dr. Ulisses.

    Nada espero desses cidadões e cidadãs de quinta categoria e sem amor ao país ! Só um milagre mesmo !

  4. Corrupção onde que que ela esteja (e seja descoberta )

    Jânio,com todo respeito,é parcial(a neutalidade e imparialidade não existem em seres humanos).Queria ver uma coluna,um artigo claro,didático sobre por que (por qual) motivo a Lava-Jato é o melhor fenômeno que surgiu nunca antes na história desse país… Abusos,arbitrariedades,autoritarismos,soberbas há demais no judiciário,na Força Tarefa,na Lava-Jato que outros juízes e delegados (com abusos e imperfeiçõeos)estão se mexendo.Em conjunto,deve-se louvar a Lava-Jato,ne o feitiço virou contra o feiticeiro(por soberba,vaidade humana,por ser quase entronizado e adorado como líder de quase seita). Renovação dói.

  5. FATO – o golpe esta em pleno

    FATO – o golpe esta em pleno andamento e vigor, O DESMONTE da Construção dum Estado Social e duma Nação Soberana esta se dando em tempo recorde pelas mãos do titere Temer.

    LULA continua enjaulado, longe da família, sem crime determinado, e a OAB e AMB se calam

    Não há nada de normalidade. O arbítrio e aversão pela democracia permanecem. As eleições de 2018 não empolgam. O desafio pra qq eleito será DANTESCO. A intervenção ainda é uma sombra MUITO PRESENTE

    Isso são apenas aparas em exageros impossíveis de sustentar, ainda mais pra quem tem amigos na fila de espera

    NT – esta difícil de ler jornalistas que se dizem isso e aquilo mas que vivem se propagando “sensatos” pelas páginas do PIG (coniventes ou co partícipes, no mínimo)

  6. A imprensa conseguiu…62%

    A grande imprensa conseguiu…

    A esquizofrenia agora é total…

    E tende a piorar se conseguirem torrar o petróleo do pré-sal…

    A grande imprensa diz para odiar e prender quem luta pelo povo e amar aqueles que querem nos esfolar vivos…

    62% dos jovens querem sair…

    Ninguem quer lutar…

    Entenderam de forma objetiva ou subjetiva que a luta é uma luta desigual contra o poder da informação, do grande capital e interesses estrangeiros!

    O fato concreto é que a esperança – essa coisa fugidia – não floresce mais e o que é de pasmar…

    São a conivência e os interesses sombrios das instituições!!!!

    Nenhuma se salva!

    O povo olha e vê que até aqueles que deveriam lutar pelo nacionalismo, por nossos recursos naturais permanecem inertes…

    Quem vai querer morrer por uma pátria que não os ama, que não os trata com carinho…

    O barroso não entende isso, ele quer desmamar o povo do governo, mas só o povo, por que o STF ainda protege da extinção muitos tucanos, mas que deverão ser extintos somente pelos votos…

    Se as forças armadas não entenderem que estamos sendo atacados numa guerra híbrida, ai só resta sair…

    E podem ficar com a rede globo, com o judiciário com tudo…

    1. O povo tem sua parcela de

      O povo tem sua parcela de culpa. Deixaram tirar a Dilma, prender o Lula, ficaram só observando a espera de um milagre. Agora vão assistir a Copa, vão torcer para os mercenários da CBF-Globo. Nesse momento se reunem em bandos pra encher a cara de cerveja, se empaturrar de churrasco e ouvir a voz de hiena do GB narrar os gols do Brazziiiillll. Agora querem fugir do  país, nem sabe que lá fora são mal vindos, ninguém quer recebê-los. Vão ter que ficar aqui mesmo, nesse país de merda que ajudaram a construir a partir daquelas manifestações patéticas de 2013. Aliás, o MPL ainda existe?

    2. beleza de comentário, parabéns…

      permita-me acrescentar apenas

      recentemente conversei com meu filho que está prestes a receber uma aceitação de residência permanente no Canadá, com trabalho e estudo, e caí na real…………………………………………………………………..

      foi meu último suspiro de esperança de tê-lo mais perto da gente, eu e esposa amada e companheira de toda vida,

      e ele me disse simplesmente o seguinte:

      Pai! Eu não quero que o meu futuro dependa de bandidos, juízes e de políticos traidores e golpistas

       

  7. Indignação
    Nosso país afundado na lama dos abusos e corrupção com um poder judiciário cúmplice e você vem falar do DD Dr Sergio Moro e sua equipe? Ta bom pra você? Tá péssimo pra nós, aqui embaixo. Gente como você e eles envergonham o Brasil. Fazem do Brasil o “paiseco, republica das bananas” de Gleisi. Outra sem noção que não quer ver que ela é uma dos que causam o caos.

  8. Indignação
    Nosso país afundado na lama dos abusos e corrupção com um poder judiciário cúmplice e você vem falar do DD Dr Sergio Moro e sua equipe? Ta bom pra você? Tá péssimo pra nós, aqui embaixo. Gente como você e eles envergonham o Brasil. Fazem do Brasil o “paiseco, republica das bananas” de Gleisi. Outra sem noção que não quer ver que ela é uma dos que causam o caos.

  9. Indignação
    Nosso país afundado na lama dos abusos e corrupção com um poder judiciário cúmplice e você vem falar do DD Dr Sergio Moro e sua equipe? Ta bom pra você? Tá péssimo pra nós, aqui embaixo. Gente como você e eles envergonham o Brasil. Fazem do Brasil o “paiseco, republica das bananas” de Gleisi. Outra sem noção que não quer ver que ela é uma dos que causam o caos.

  10. bom post.

    Janio corretissimo.

    Não se pode esperar nada do judiciario brasileiro. 

    Porque deveriam fazer o que é sua obrigação constitucional se: 

    1-têm o povo que aceita tudo sem reagir,

    2-têm a midia a favor com afagos e premios,

    3-têm salarios e privilegios vitalicios,

    4-têm um congresso cheio de gente com processos.

    5- têm um executivo que nem é bom falar.

    6- têm a maior liderança popular na prisão e eles sabem como em em que condições isso aconteceu.

    Porque fariam algo diferente do que fizeram?

  11. Não tem reação

    Não tem reação nenhuma….

     

    Os tribunais superiores endossaram todas as arbitrariedades cometidas, por ação ou omissão, permitiram e participaram de todo o circo de horrores que se instalou no pais. 

    O problema é que se deixar chega neles e na curriola que protegem……….

    Vejam, não tem ninguém do judiciario envolvido, ninguem do sistema financeira, ninguém da midia (amiga, porque do outro lado tá cheio de jornalistas que sofrem perseguiçoes)…..são todos santos……..

  12. O DOJ ja atingiu seu objetivo
    O DOJ ja atingiu seu objetivo que era dar o golpe…
    prender Lula e entregar o patrimonio nacional..

    piada Moro enquadrado se o que mais Moro quer no momento eh fechar a Lava Jato e jogar fora a chave da sua Guatanamo onde nao tem tucano preso….chegou a hora de prender tucano ele se disse cansadinho…o.presidente se chama miShell e a PGR Raquel DOJ..

    …..hum…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador