Eleição presidencial já: “O povo decide”, por Roberto Requião

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Eleição presidencial já: “O povo decide”

por Roberto Requião

Todos estamos preocupados com a situação que se encontra o nosso país.

Não quero fazer mais uma análise do que aconteceu. Sabemos que há graves problemas jurídicos na justificativa do impeachment. Sabemos também que o discurso de campanha da presidente Dilma não tem nada a ver com as medidas que ela toma na economia. Ela adotou políticas neoliberais apoiadas pelos candidatos derrotados por ela nas eleições. A política recessiva, agravada pela crise internacional, arrochou empresas que estão fechando, milhões de empregos estão sendo eliminados.

Sabemos que houve também pecados do PT no governo, pecados similares aos de outros partidos antes dele, pecados cometidos pela política brasileira de forma generalizada. Por exemplo, são os mesmos do governador Beto Richa no Paraná.

Mas os erros não nos abonam a cometer novos erros. O pedido de impeachment, segundo a Constituição, requer crime de responsabilidade. Em relação ao orçamento, do ponto de vista legal, essa história de “pedaladas” não configura crime de responsabilidade.

Mas existe é uma insatisfação generalizada do povo brasileiro em relação ao governo da Dilma. Essa insatisfação, de uma forma ou de outra, manifestou-se na votação do impeachment na Câmara Federal. Ninguém discutiu crime de responsabilidade, mas 71,6% dos deputados pediram impeachment da presidente. Errados ou não, isso significa que a grande maioria da Câmara não apoia mais o governo da presidente Dilma, isto inviabiliza o governo. Como pode governar sem o parlamento?

Eu não tenho dúvida, pelo que sinto, que o impeachment passa também no Senado. É evidente que pode haver também uma resistência, é evidente que pessoas como eu, por exemplo, jamais votariam pela existência de um crime inexistente. Marcarei minha posição segundo meus princípios, mas parece que sou minoria.

Daí qual é a consequência? A consequência é que o vice-presidente da República assume o poder. Assume o governo como? Com que compromissos? Com que programa?

Sem perguntar às bases do PMDB, os “mandachuvas” da Fundação Ulisses Guimarães encomendaram uma proposta de governo a economistas ligados aos bancos e ao mercado financeiro e o batizaram o tal programa de “Ponte para o Futuro”.

A proposta é horrível. Ela acaba com a aposentadoria dos brasileiros, acaba com o salário mínimo, ela entrega a Petrobrás e o Pré-Sal, acaba com empresas públicas, ameaça a existência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do BNDES. Acaba com instrumentos para a realização de um governo que viabilize o projeto da nação brasileira. É uma proposta que primariza a economia Brasileira e nos entrega ao domínio do capital financeiro e aos países dominantes do mundo.

A presidente Dilma inviabilizou-se por falta de confiança da maioria da população brasileira. Mas é muito mais estranho e ilegítimo termos um novo governo que assume sem compromissos com o povo. Sem dizer explicitamente para onde vai. Sem o consenso popular. A desaprovação do governo da Dilma contamina também um futuro governo. Na verdade, é muito pior. Não há quem o defenda entre os cidadãos comuns.

Só há uma solução: uma nova eleição. A proposta é que a presidente da República mande ao Congresso Nacional uma emenda constitucional antecipando as eleições, por exemplo, para outubro deste ano. Daí os partidos se mobilizam, teremos candidatos e os candidatos vão ter que dizer o que pretendem fazer. Vão ter que propor um programa, assumir compromisso com o povo.

Assim a sucessão deixa de ser um negócio feito às escuras, entre banqueiros e donos do capital financeiro, com exclusão absoluta do povo brasileiro e da opinião do cidadão a respeito dos rumos do nosso país. A eleição obriga a reabertura de uma discussão, nós queremos o fim do Banco do Brasil? A entrega do petróleo? Queremos doar às potências estrangeiras o petróleo que foi objeto de uma luta de gerações? Nós queremos que o Brasil seja transformado em uma república bananeira, primarizada, subordinada a interesses de países economicamente mais poderosos?

Só uma eleição e uma grande discussão advinda dela podem restabelecer a participação do povo brasileiro nesse processo. E mais, essa emenda constitucional deveria prever um referendo, o chamado recall. O recall permite que um governo que não adote o programa para que foi eleito seja submetido a um referendo, para o povo decidir se ele permanece ou não no cargo.

Nós não podemos é admitir que nas madrugadas, nas sombras, nas salas da direção dos bancos, no escondido dos interesses do capital financeiro, os destinos da nação sejam decididos. Sem a participação do povo.

Se Dilma tem um voto de desconfiança do Brasil, e isso parece evidente pelas pesquisas e pelo resultado da votação na Câmara, cabe a ela enviar um projeto de emenda constitucional ao Congresso antecipando as eleições. Daí é o povo que vai dizer, o que quer para o Brasil. Assim não seremos tungados por um acordo entre banqueiros, interesses internacionais, grupos rapinantes do petróleo que esmagam o povo, a previdência, o trabalho e as empresas brasileiras. Minha gente, o povo decide! Eleição já!

Roberto Requião é Senador da República em seu 2º mandato. Foi governador do Paraná por 3 vezes, prefeito de Curitiba e deputado estadual. É graduado em direito, jornalismo e pós graduado em urbanismo e comunicação.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não ainda

    Até o STF dizer claramente: Há ou não crime de responsabilidade nos atos cometidos por Dilma e Temer (este último enquanto foi Presidente).

    Falta isso ainda. Não podemos continuar com esses funcionários do STF se omitindo.

    Depois disso, discutiremos opções. Nunca antes, pois seria reconhecer uma derrota antes de ter ocorrido o gol do adversário.

  2. Mais uma vez, eu friso a

    Mais uma vez, eu friso a absoluta importância de fazer uma eleição geral para substituir deputados, senadores e o STF. Não vai adiantar nada substituir apenas o presidente, não enxergaram o óbvio? Não se deram conta ainda que é o seu congresso inteiro que está corrompido até os ossos, senado e STF inclusos?

    Como um novo presidente vai governar tendo que pedir a “permissão” do Eduardo Cunha e do Gilmar Mendes? Como ele iria governar com um congresso que foi obviamente comprado e pago? E vocês não podem fazer concessões, os atuais deputados, senadores e membros do STF têm que sair ou a situação vai continuar a mesma. Trocar apenas o presidente seria como dar uma aspirina para um paciente com câncer terminal.

  3. Casuísmo contra casuísmo

    Eu sinceramente não sei qual é o maior casuísmo: o impeachment ou essa proposta tresloucada e desesperada de eleições antecipadas.

    Se o impeachment padece de inconsistência intrínseca, essa outra proposta padece da sofreguidão moral da inconsistência oportunista.

    Isso parece mais um atestado de desespero de quem sabe que já perdeu a guerra.

    Deveriam ter mais pundonor e reconhecer que perderam a guerra, sobretudo por causa dos próprios erros estratégicos.

    Isso passa a imagem de crianças birrentas que não se conformam com o fato óbvio de terem sido derrotados. E isso coloca os defensores do mandato Dilma em situação ainda mais constrangedora que o fato de Dilma ter traído fragorosamente quem votou nela.

    Esse pessoal deveria, antes, é fazer uma revisão de consciência para entender por que foram derrotados por um golpe de Estado bananeiro e caricato.

    1. É isso mesmo Ricardo.
      Não

      É isso mesmo Ricardo.

      Não estou compreedendo bem os blogs mais a esquerda, como esse daqui, darem guarida a esse tipo de proposta, que não tem viabilidade prática alguma.

      Estão muito fora da realidade. Jà deveriam estar discutindo o Páis, o futuro Governo Temer ou quem sabe os erros estratégicos do Governo Dilma.

  4. Essa tese de novas eleições

    Essa tese de novas eleições não tem sentido lógico e muito menos viabilidade prática.

    Dilma foi golpeada lá atrás, quando deixou que as instituições se “autoregulassem” e autoescolhessem seus chefes, coisa que não existe em País algum do mundo.

    Ela perdeu o controle do País e a economia parou. Houveram erros economicos também , mas foram menores que esses erros políticos.

    E como não existe vácuo de Poder, é claro que apareceu um grupo de oportunistas e tomou (tomará em breve) o lugar dela.

    Interessante é que quando o Governo e o PT estava bem, eles empurravam o PSDB para a extrema direita. Agora está ocorrendo o contrário. Temer e o PSDB estão indo para o centro e empurrando o PT para a extrema esquerda.

    O partido está involuindo. Lula e Dilma estão com um discurso atrasado e errado, que não levará a lugar algum, apenas ao seu isolamento. Nâo agiram quando deveriam, agora não adianta esse discurso.

     

     

     

    1. Perfeito!

      Assim como a Globo, o PMDB é “incompatível com a democracia”, pois ambos foram peças fundamentais na “legitimação” do golpe de 64 e da ditadura infame que se seguiu, golpe que tentam repetir agora, embora por outros caminhos. 

  5. Eleições gerais já
    Porque apenas eleição pra presidente senador? o que garante que o sucessor de Dilma vá governar? o Lula seria boicotado do mesmo jeito, o Ciro igualmente. querer antecipar eleição apenas pra presidente é uma proposta hipócrita e o senador sabe muito bem disso. Existem pelo menos uns 300 corruptos na câmara, antecipar eleição APENAS pra presidência só vai favorecer eles.
    O que o Brasil precisa é de eleições gerais, Dilma deveria mandar uma Pec pedindo isso ao congresso, o STF afastaria o Cunha e os movimentos sociais poderiam pressionar o Renan e a câmara pra eleições gerais, depois caberia a esquerda eleger um legislativo decente pra fazer as reformas necessárias

  6. REFORMA POLÍTICA JÁ!!!! FUSÃO

    REFORMA POLÍTICA JÁ!!!! FUSÃO DOS 35 PATIDOS POLÍTICOS EM 5 OU 10 E PROIBIÇÃO DE CRIAÇÃO DE MAIS PARTIDOS SÓ ASSIM DIMINUI O PODER DE ACHAQUE DO PMDB E O EXEXUTICO.

  7. Se o golpe passar o PT vai se
    Se o golpe passar o PT vai se fazer de vítima pra sempre, não vai reconhecer os erros e a auto crítica nunca virá. O PT precisa reconhecer que o Lulismo ( conciliação de classes ) falhou. O PT precisa expulsar os tucanos infiltrados no partido (Haddad, Pimentel etc) o partido foi tomado pelo campo que não sabe viver sem o governo.
    O PT da era Lula já acabou, tem que deixar o PT do Rogério Correia surgir

  8. Só se o impeachment for inevitável

    valeria tentar “remendar” o desastre total de um governo Temer… É muito complicado, porque o certo mesmo seria também eleger uma nova câmara. Ou será que a rejeição á câmara é menor do que à Dilma? Duvido! Sabemos que muito da rejeição à Dilma vem da maciça panfletagem midiática es a câmara nem precisa de propaganda negativa extra… 

    Tem um ponto também muito ruim que é um novo governante ainda teria que lidar com estes **** deputados.

  9. Carta enviada aos senadores
    Senador, veja o resultado da mais recente pesquisa do IBOPE (que ninguém sério pode acusar de ser pró-governo), segundo o qual 87% dos brasileiros são CONTRA o impeachment da presidente Dilma, divididos entre 62% que preferem que ela e o Temer renunciem e sejam convocadas novas eleições e 25% que querem que ela continue no governo. Apenas OITO POR CENTO apoiam o impeachment (coincidentemente, o mesmo número de pessoas que, segundo o Datafolha, votariam no Bolsonaro). 

    Está claro que eleições antecipadas são a única saída viável para a crise. Aos olhos da imensa maioria da população, um governo Temer, mesmo provisório, nasceria sob o signo da ilegitimidade, marcado pelo estigma do oportunismo e da traição; e o seu programa declarado e proclamado é o caminho mais curto para uma conflagração social de consequências imprevisíveis. Portanto, a aprovação da admissibilidade do processo enviado ao Senado pela Câmara é um caminho sem volta, que entrega o país nas mãos de uma camarilha que a maioria da população vê como uma quadrilha, cujo histórico de atuação na Câmara e programa anunciado de governo são um ataque frontal às conquistas mais elementares do povo brasileiro. A Dilma, por outro lado, por incompetência e inapetência políticas, colocou a si mesma em uma posição insustentável, reprovada pela ampla maioria da população e enfrentando-se a um congresso insubordinado, e não tem condições de seguir governando nem nos sonhos mais delirantes dos seus partidários incondicionais. 

    A Dilma pode ser convencida, pela força das circunstâncias e pelos seus próprios aliados, a enviar ao Congresso uma PEC propondo eleições antecipadas para presidente e vice coincidindo com as eleições municipais de outubro deste ano, que teria o apoio da imensa maioria dos brasileiros. O Temer e os seus aliados, que já deram amplas mostras de falta de escrúpulos no seu assalto ao poder e sabem que não têm nem o apoio ou sequer o respeito da população, já estão anunciando aos quatro ventos que eleição antecipada é golpe, e usarão toda a sua caixa de truques para impedir que ela aconteça. 

    A escolha é clara, senador. A aceitação da admissibilidade do impeachment equivale a fechar as portas à possibilidade de uma solução política pacífica, abrindo o caminho para uma crise ainda mais devastadora. Espero (não falo em nome de ninguém) que Sua Excelência tenha em mente o interesse dos seus eleitores na hora de votar.

    1. Dilma pode enviar a PEC que

      Dilma pode enviar a PEC que quiser, que nem vão dar bola.

      Simplesmente porque ela não tem mais PODER algum.

      Em duas, no máximo três semanas, ela estará fora do cargo para sempre.

      Terá sorte se não for presa, como estão dizendo que Lula será (precisam tirar ele de 2018).

      O republicanismo de Lula e Dilma mandou a conta. Tardou mas não falhou.

      A única chance de Dilma não sair do cargo agora, seria via Forças Armadas, igual em 1956 na posse de JK, quando o Lott mostro a que veio e garantiu a ordem democrática.

      Mas como ela não tem nenhuma aliança naquele setor, essa chance é remotíssima.

      Faria melhor ela renunciar e tentar fazer algum acordo com o novo PODER para que ela e Lula tentem escapar da prisão.

       

      1. Dilma pode enviar a PEC que quiser

        Ela jamais faria isto porque é uma mulher de caráter.Foi eleita pelo povo e só deve satisfação a este mesmo povo. A Cãmara já tirou a máscara. Vamos ver o Senado….

  10. O povo já decidiu

    O povo já decidiu e votou em Dilma.

    Mas a oposição não se conforma.

    O golpe vem travestido de “democracia” e “constitucionalidade”.

     

    O pobre Brasil não tem instituições à altura para enfrentar a crise.

    O congresso nacional articula o golpe.

    O Supremo lava as mãos e se abstém.

     

    Então resta aos que votaram em Dilma lutar contra o golpe.

    E ensinar às nossas instituições o que é democracia.

     

    Novas eleições ou renúncia é capitular frente aos  golpistas.

  11. Eleição? Quer dizer então que

    Eleição? Quer dizer então que não foi golpe? Não estou entendendo mais nada. Coitada da Dilma, coitado desse país de oportunistas.

    1. Você ainda tem esperanças que

      Você ainda tem esperanças que Dilma passe pelo senado ou pelo STF?

      Depois que sofrer o impeachment não adianta fazer mais nada! Não tem volta!

      Uma eleição agora em outubro acaba com a alegria dos golpistas. Estão todos na lava jato, não se elegem nem com a globo ajudando.

      Vê se eles gostaram da ideia… Disseram que “fugir” não é correto. Claro, eles querem ela na cruz e os cargos que Temer lhes prometeu.

      1. Como assim acaha com a

        Como assim acaha com a alegria dos golpistas? Você acredita mesmo que o PT tem alguma chance nas eleições agora? Alguns golpistas vão ficar tristes mas outros, os verdadeiros mentores do golpe junto com o PIG, ficarão muito felizes. Os petistas oportunistas e aloprados vão tirar Temer e colocar o cheirador de Liechtenstein no lugar. Com isso, trocarão seis por meia dúzia e ainda darão de bandeja ao PIG um ar de legitimidade para o golpe.

  12. Recall

    Melhor seria uma Emenda Constitucional instituindo um  recall para Câmara e Presidência a partir do 2º ano do mandato. Não seria casuístico como a emenda de eleição, tornando-se uma inovação democrática à nossa Lei Magna.  Permitiria à Presidência uma voz para se defender. Também implicaria no julgamento da Câmara, envolvida diretamente na crise.

  13. LAMENTO… MAS JÁ ROLOU O

    LAMENTO… MAS JÁ ROLOU O IMPEACHMENT.. QUALQUER ESPERANÇA CONTRÁRIA É DEVANEIO..

    O GOLPE ESTÁ ARMADO HÁ TEMPOS.. É A CÂMARA, O SENADO, O STF, O STE, A PGR,  O TCU..

    NÃO HÁ NADA MAIS A FAZER.. ENTÃO ESSA PROPOSTA DE ELEIÇÕES É O CONTRA-GOLPE QUE O BRASIL PRECISA..

    INFELIZMENTE, CONTRA A FORÇA NÃO HÁ RESISTÊNCIA.. 

    A DILMA SAI DE CABEÇA ERGUIDA SABENDO QUE CUMPRIU O SEU DEVER A FAVOR DO POVO..

    PARA MIM, COM O APOIO DIRETO DO LULA:  OS CANDIDATOS PROGRESSISTAS SERIAM CIRO GOMES E REQUIÃO..

     

    É COMO VOTO.

     

  14. É muito complicado…

    A Dilma infelizmente está rodeada de pessoas inimigas, traíras, oportunistas, achacadores, invejosos, ladrões, golpistas, canalhas, dissimulados, hipócritas, mídias condenatórias, golpistas e oportunistas, uma justiça de goiabeiras, um MP que faz grampos e abusa do poder que tem um PGR que está na mesma linha do MP. O PT afrouxou no inicio, ficou apanhando quieto e veio reagir tardiamente. Mesmo que ela passe pelo impeachment, precisamos ser realistas… Como ela vai governar e aprovar a medidas que tem que ser aprovadas com um demônio na cadeira da presidência da câmara? Só tem um jeito de tirar Cunha, acabar com Temer e fazer uma limpa na câmara e no senado, dar um jeito nessas mídias porcas e oportunistas, substituir o Moro por outro juiz e nomear outro PGR, só uma eleição daria jeito nessa baixaria e começar do zero de forma organizada, e se tiver alguém dando pit como fez Aécio, cortar o barato logo de cara.

  15. Bombas no bananal

    A constituição não vale porra nenhuma nem para os golpistas nem para esses mercadores de novas eleições. A ralé evangelizada pelo PIG caga e anda para tramoias de espertalhões. A saída, se houver, exigirá bombas no bananal.

  16. E ……………….

    Não estou entendendo o Requião que considero um político sério, mas vir com esta proposta ………..

    Nem ele nem os outros que estão propondo isto!

    Se votamos e elegemos a Dilma, e agora por oportunismo a querem tirar, que garantias teremos ao eleger qualquer outro para o cargo?

    Este precedente se aberto, será uma aberração sem conta, e sinceramente, seria validar as instituições que faliram em garantir o estado de direito!!!

    Finalizo dizendo que seria uma grande palhaçada, pois se querem realmente fazer algo correto, que façam a reforma politica, mas….., os p……….. do congresso a fariam?

    Claro que não !!!!!!!!!!!!!!

    Então…………………… 

  17. Alguém pode me explicar?

    Os discursos são muito bonitos.

    Mas ele é senador e é do PMDB.

    O Temer e o Cunha, entre outros líderes golpistas, são do PMDB.

    Todos os deputados do PMDB do Paraná votaram a favor do Impeachment.

    Não é muito estranho?

    Quer dizer que no Paraná o ilustre senador não controla nadinha de nada do partido?

    Por que ele continua no PMDB?

    Dá a impressão de que os discursos dele são demagogia em estado puro.

    Senadores não perdem o mandato quando trocam de partido.

    E ele? Vai continuar lá jogando para a platéia?

     

  18. Proposta indecorosa

    Estão legitimando um golpe. 

    E convidando o povo e Dilma para uma nova derrota. Esta PEC idiota baseada em leis da ditadura não seria votada por nenhm senador pró-impeachment. Pior se fosse. Lula seria impedido rapidinho e Blá-blarina iria ser presidente do país. 

    Esta palhaçada serve para minar os esforços dos movimentos populares. 

    É uma bela desculpinha para quem torce pelo impeachment mas tem vergonha de mostrar.

    E o bobo do PHA,  Cruvinel e Paim caindo nessa onda golpista. 

    Até bloqueiro sujo está virando golpista???? 

    O mundo tá acabando.

     

     

  19. Que idéia mais tosca, se for

    Que idéia mais tosca, se for pra ter eleição, que seja de todos até de deputados e senadores. Mudar presidente pra que, pra entrar um presidente de esquerda e essa mesma câmara e senado tirar pelo mais ridiculo motivo com a benção do STF? Essa idéia que esses blogueiros e politicos compraram é só tirar de reto quem jogou o país nessa zona. E outra, tão achando mesmo que uma câmara com Cunha vai aceitar “de boa” uma PEC dessas? Vocês estão utópicos demais.

  20. Às vezes acho que Requião tem

    Às vezes acho que Requião tem ligações fortes demais com o PMDB. Muito mais do que deveria.

    Dilma pedir novas eleições pra que? Pra dizer pro povo: votem direito, em mim nunca mais.

    Pra terminar o golpe que esses corruptos começaram? Me admira o senhor, um membro do ….PMDB….ops!

    Se ainda fossem eleições gerais, pra renovação de todo o Congresso: Câmara e Senado

    Mas isso ninguém vai querer. A tropa corrupta se vendeu caro, agora o Temer e o Cunha têm que entregar o que prometeram, senão….ora senão…. a casa cai.

    É preciso impedir o Cunha de ser preso, condenado, porque ele faria uma delação absolutamente apocalíptica. 

    Eu tento acreditar que ele será preso, gostaria muito disso mesmo.

    Mas novas eleições, Srenador? Por favor, contenha-se.

  21. tem  de ir até aos 49 do

    tem  de ir até aos 49 do segundo tempo nessa renhida luta contra

    o impeachment para ver no que dá…

    de preferencia nas ruas, coim os movimentos sociais em ação,

    como essa do mst em mariana…

    essa saída menos dolorosa proposta pelo grande requião talvez

    nem passe no congressso, que já deu o golpe, pelo menos a camara já deu….

  22. “De uma forma geral os

    “De uma forma geral os brasileiros não têm as ‘garantias’ de um Daniel Dantas, de um Abdelmassi, de um Caranguejo. Um dia isto muda!”

    (Roberto Requião)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador