Cármen Lúcia turbina gabinetes com juízes e funcionários para priorizar Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, turbinou o gabinete dos ministros com 36 funcionários e 10 juízes auxiliares, para dar conta do volume de processos derivados da Operação Lava Jato após a delação da Odebrecht. 
 
Os magistrados receberam diversos pedidos de abertura de inquérito que não têm relação direta com a Petrobras. Segundo o jornal O Globo desta quarta (29), “vários ministros reclamaram do excesso de trabalho imposto a suas equipes”.
 
No mês passado, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, ganhou cinco funcionários no gabinete. Ele tinha, até então, 79 inquéritos e seis ações penais sobre o caso.
 
“Os novos funcionários devem ser remanejados da presidência do STF — portanto, não significarão mais despesas para os cofres públicos. Cada gabinete deve receber ao menos três funcionários e um magistrado nos próximos 15 dias. Os juízes serão transferidos de tribunais de todo o país, conforme a escolha de cada ministro”, apontou O Globo.
 
Ainda de acordo com o jornal, Fachin é o único ministro que hoje tem a ajuda de três juízes auxiliares no gabinete. “Agora, terá quatro. Outros ministros do STF têm apenas dois juízes auxiliares. Passarão a ter três. As exceções são Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, que não contam com esse tipo de ajuda, por opção pessoal. Embora eles tenham direito à ajuda dos juízes, devem continuar abdicando dessa prerrogativa.”
 
Marco Aurélio discordou da medida. Segundo ele, a iniciativa de Cármen Lúcia “prejudica a prestação judicial em outras partes do Brasil”. “É cobrir um santo pra descobrir outro”, disse. 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. STF é golpista

    Não acredito na justiça do Brazil. Principalmente o STF.

    Tinha a missão de ser o guardião, mas traiu o povo e ajudou a rasgar a Constituição. 

     

  2. Dona carmén, como amanhã tem

    Dona carmén, como amanhã tem depoimento do Tacla  na cpi, o Juix de primeira nstância provavelmente vai querer desviar a atençaõ dos alucinados desta pobre nação prendendo o Zé Dirceu. Claro que o stf não vai fazer nada contra o deus das araucárias e vai deixar a pornochanchada lavatense correr a solta. Como disse o Miguel do Rosário a lavajato é globo que é temer que é aécio que é cunha que stf . Tudo a mesma coisa.
     

  3. As preocupações de Carmencita.

    Dra. Carmencita está preocupada de graça.

    Agora é só separar os processos da quadrilha do Temer e os da quadrilha do PSDB, declara-los sob segredo de justiça e manda-los para as calendas.

    Só vai sobrar aqueles contra os petistas, e neste caso não é necessário que os juízes leiam os processos, pois como disse o desembargador do TRF4: “Eu não li, mas é perfeito, dobro a pena e está resolvido.

    Portanto não é necessário aumentar o número de juízes, vocês podem continuar pensando em como destruir o país mais rápido sem ter que se preocupar com justiça.

  4. Caro Nassif
    Como a justiça,

    Caro Nassif

    Como a justiça, sempre foi seletiva, e para isso foi criada, o projeto de desmontar o Brasil, está acabando com certos setores empresariais. Para que os mesmo ganhem logo sua tornozeleira, há que se apressar, os ditos julgamentos.

    Por isso o turbinamento.

    Saudações

  5. Com certeza a preclara dona

    Com certeza a preclara dona carmencita, com isso, está desrespeitando diversas regras sobre o aproveitamento – com despesas de diárias e o escambau – de juízes auxiliares. É só verificar o regulamento.

    De outro lado, como sempre, o país de merrecas é apenas a tal vazajato e o restante dos jurisdicionados, ó, que se estrepem aguardando os juizetes voltarem dos convescotes stfezianos. 

    Haja saco.

  6. Pedras cantadas…

    Todo mundo sabe o que eles estão falando…

    Todo mundo antecipa o que eles podem fazer…

    Todo mundo tem uma idéia dos motivos…

    E eles, mas eles, para espanto geral – fazem tudo o que foi previsto!

  7.  
    Assim, cada ministro forma

     

    Assim, cada ministro forma um supremo à parte, 10 juízes auxiliares mais o ministro titular (presidente?) – Há, portanto, pelo menos 11 supremos num só STF.

  8. Vergonhoso!

    Todas essas medidas com o objetivo de acelerar a lava jato visam atender o cronograma montado pela rede globo para inviabilizar a candidatura Lula e destruir o PT antes das eleições. A Carmen Lúcia age como preposta dos setores que promoveram o golpe. Estão forjando o ambiente de caos político para repetir o mal estar generalizado com o objetivo de repetir a conjuntura das eleições muncipais de 2016 e impor derrotas ao PT e a esquerda.

    Podem ter certeza, vão acabar condenando o PT ao pagamento de multas bilionárias para inviabilizar a legenda a tempo. Assim como condenar as principais lideranças progressistas, como tem ocorrido com decisões exdrúxulas contra a Gleisi Hoffmann, Fernando Pimental, o Antoni Garotinho e sua esposa Rosinha Garotinho. Nesse clima de marcartismo generalizado chegaram até a condenar a perda de mandato do prefeito de Sobral, o irmão do Ciro Gomes para prejudicar a candidatura presidencial do ex-ministro.

    O judiciário está empenhado em intervir nas eleições de 2018 e impedir a vitória de candidatos progressistas. A Cármen Lúcia é peça central nesse jogo político comandado pela Globo.

    1. Alguém ainda acredita no Judiciário ?

      No caso do irmão do Ciro Gomes, informa-se que o juiz condenou apesar do promotor ter pedido a absolvição por absoluta falta de provas.

      O sistema judiciário é membro ativo do golpe colonialista e escravocrata liderado por criminosos (Temer, Aécio, etc).

  9. Judicialização do Brasil

    Brasil já supera a marca de 1 milhão de advogados registrados na OAB. O numero de faculdades de direito em Brasil supera todo o conjunto do restante do mundo. Como se não bastasse, acredita-se que entre 3 e 5 milhões de bacharéis deambulam na interface, e que ainda poderiam dar exame e ingressar na OAB. Estamos falando de uma cidade como Rio de Janeiro ou um Estado completo da federação formado apenas por advogados ou bacharéis.

    Os maiores exércitos do mundo somados: China, Índia, Rússia, Coréia do Norte e Estados Unidos, não conseguem juntar tantos soldados como advogados e bacharéis há no Brasil.

    Brasil se está preparando para outro tipo de guerra? Fogo amigo? Lutas entre vizinhos; desafetos; quadrilhas; bicho; bingos; trafico; partidos políticos; matrimônios; patrão/empregado; direitos autorais, trabalhistas e previdenciários; dividas; patentes; e etc. sem considerar o serviço público meritocrático, recheado por esta casta. Brasil é um campo de mercado que gera para sim mesmo tantos problemas quanto existam advogados que precisam trabalhar. São milhões de processos circulando por centenas de tribunais e instancias para recorrer e continuar ganhando honorários.

    Como médico ganancioso que incursiona na cirurgia plástica, os advogados procuram hoje as atividades mais lucrativas e agora, no grande novo nicho das delações premiadas. Havendo tanto advogado sobrando alguns ainda conseguem abocanhar fortunas, estimulando que outros jovens brasileiros procurem o equivocado caminho da judicialização do Brasil.

    Como oficina mecânica que torce para que o carro do povo estrague, advogados semeiam no Brasil a discórdia e a judicialização de qualquer mal entendido ou disputa entre os cidadãos. Pessoas ricas contratam advogados para evitar o constrangimento de ter que mentir diante de um Juiz.

    https://blog.advogadocorrespondente.com/existem-quantos-advogados-no-brasil/

    https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/02/Por-que-o-Brasil-tem-tantos-advogados

    Em compensação

    As engenharias se consolidaram como uma das carreiras mais atrativas nos últimos anos no Brasil. Em 2000, o número de profissionais formados no país foi de quase 18 mil; em 2014, esse número saltou para quase 68 mil (efeitos de Lula e Dilma), de acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC). Apesar do aumento expressivo, quando comparado com outros países, nota-se que o Brasil ainda enfrenta um déficit em relação à formação desses profissionais.

    Segundo dados do Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Rússia foi o país que mais formou engenheiros em 2015, com 454.436 profissionais. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 237.826, e o Irã, em terceiro, com 233.695 (sim, o Irã!!). A Coreia do Sul, quinto lugar no ranking, apresenta números impressionantes em relação à formação de engenheiros. Nos anos 1980, o país reestruturou seu sistema educacional de modo a estimular a formação desses profissionais. Em 2015, o país formou 147.858 engenheiros.

    http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/03/17/uma-engenharia-mais-ampla/

    Modelo de País

    Pobre o país que possui tantos advogados e tão poucos engenheiros. Isso ilustra bem o caminho que percorremos. Advogados levando fortunas para Miami e o engenheiro está hoje dirigindo UBER. Não é o Brasil que precisa de tanto advogado, mas sim é a quantidade de advogados que fazem que o Brasil inteiro trabalhe em função disso. É o produto mandando no mercado.

    Um país em crescimento requer de outro tipo de profissionais, aqueles que conjugam o verbo “fazer”, com obras de infraestrutura, com ferrovias, com aço, com a recuperação da Santa Matilde (trilhos, vagões, locomotivas) com a volta dos estaleiros em plena produção e etc.

    Brasil “temeroso” avança hoje ao sabor do “mercado” externo e interno, adaptando-se aos desejos da classe dominante. Em 2018 devemos recuperar não apenas a nação, mas também a soberania suficiente para decidir o que queremos dela.

  10. Prioridade

    Por que ela e os seus pares não dão prioridade ao Brasil? Por que assistem, impávidos, como se nada estivesse a acontecer, a quadrilha que ajudaram a por no poder pilhar as nossas riquezas? Por que, quando chamados a intervir, apoiam (Dona Carmen à frente) os desmandos da quadrilha? E acha ela que a Lava Jato ainda não terminou o trabalho de destruição da nossa economia e resolveu apressá-lo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador