Com novo despacho de Moro, começa a ser desenhada a segunda sentença de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Uma nova sentença contra Lula começa a se desenhar. De novo, sem que fique claro como as imputações feitas pelo Ministério Público têm ligação com a Petrobras. De novo, com o juiz impedindo produção de provas que ajudariam a elucidar as dúvidas. De novo, com a delação de um réu interessado em cair nas graças das autoridades, ainda que sem acordo formal
 
 
Jornal GGN – Sergio Moro proferiu um despacho nesta terça (19) que aparentemente blinda a mais nova história contada por Glaucos da Costamarques contra Lula – já é a quinta versão dos fatos, nas contas da defesa.
 
Os advogados de Glaucos – dono de um apartamento que a Lava Jato diz que foi comprado para Lula com recursos da Odebrecht – pediram a Moro que intime, novamente, o Sírio Libanês a levantar dados que comprovem que o advogado Roberto Teixeira esteve no hospital para tratar do pagamento do aluguel do imóvel a partir do final de 2015.
 
Foram solicitadas até as imagens de vídeo para que se possa eventualmente detectar se Teixeira entrou no hospital sem ter registrado sua presença oficialmente.
 
A solicitação foi negada sob dois argumentos curiosos: o primeiro dá a entender que Glaucos trocou de defesa e que o pedido dos novos advogados foi feito em momento inoportuno, já que o processo está na reta final. O segundo motivo cria uma série de empecilhos para que as imagens não sejam analisadas:
 
“Quanto aos vídeos, nada garante que o hospital mantenha até hoje os registros de vídeo de ingresso no estabelecimento de 2015, nada garante que todas as entradas eram filmadas, nada garante que as gravações sejam de boa qualidade e, mesmo se obtidos os vídeos, ainda seria necessário examinar todas as gravações na expectativa de identificar Roberto Teixeira ingressando no loca. Não esclarece a defesa quem iria realizar esse exame”, anotou Moro.
 
Em tese, seria de interesse da Lava Jato que a prova solicitada por Glaucos fosse deferida. Afinal, se ele diz a verdade, provavelmente Roberto Teixeira poderia ser visto em alguma gravação.
 
Mas e se Teixeira não for visto nas imagens e a nova versão de Glaucos parecer tão frágil quanto as anteriores?
 
A SENTENÇA GANHA FORMA
 
Tudo indica que a fórmula “condenar com indícios acima da dúvida razoável” vai ser reciclada no segundo processo ao qual Lula responde sob a batuta de Moro, por suposto recebimento de vantagem indevida da Odebrecht. 
 
A missão dos procuradores de Curitiba era provar que os recursos que foram empregados na compra de um imóvel nunca usado pelo Instituto Lula e de um apartamento que pertence a Glaucos da Costamarques sairam de desvios praticados na Petrobras, que envolvem 8 contratos.
 
Muito distante disso, a Lava Jato, com ajuda da grande mídia, transformou a complexa ação penal de Lula em uma celeuma sobre o aluguel do apartamento de Glaucos. 
 
O que a imprensa esqueceu de informar é que documentos da Receita Federal mostram que Glaucos recebeu empréstimos milionários de seus filhos nos últimos anos, num total aproximado de R$ 8 milhões. De onde viriam esses recursos? A Lava Jato ameaçou investigá-los? Teria sido este o motivo de Glaucos ter mudado o depoimento que prestou à Polícia Federal para incriminar Lula?
 
Os problemas da Lava Jato começaram quando a defesa de Lula apresentou os recibos e comprovou, após submetê-los a perícia técnica, que eles não foram fraudados materialmente.
 
Glaucos, o dono do apartamento, ficou em silêncio durante semanas. No primeiro depoimento que prestou a Moro, jamais havia falado em recibos, muito menos sobre a hipótese de ter falsificado os documentos para ajudar Lula. Glaucos só se preocupou em derrubar mais uma prova que conta a favor do ex-presidente: o fato de que declarou, ano a ano, o recebimento do aluguel à Receita. Justamente a prova que já era de conhecimento dos procuradores, ao contrário dos recibos.
 
De volta a Curitiba para novo depoimento, Glaucos se comportou novamente como um delator informal e ajudou a Lava Jato a encampar a tese dos “recibos ideologicamente falsos”. Ele admitiu que assinou os documentos, mas afirmou que só o fez porque precisava espelhar a declaração de imposto de renda de Lula: se o petista informava que pagava, o primo de Bumlai tinha que informar que recebia, para não levantar suspeitas.
 
Uma nova condenação de Lula começa a se desenhar, a partir da tese da falsidade ideológica. De novo, sem que fique claro como as imputações feitas pelo Ministério Público têm ligação com a Petrobras. De novo, com o juiz impedindo produção de provas que ajudariam a elucidar as dúvidas. De novo, com a delação de um réu interessado em cair nas graças das autoridades, ainda que sem acordo formal.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A canoa vai virar

    Desespero é a palavra do momento que começa a atormentar os golpistas. Como nas grandes tempestades que se aproximam, há no ar uma mudança clara nos ventos que até agoram empurravam o barco dos insensatos de vento em poupa. Há um movimento ainda tênue mais que vai se transformando numa tempestade que irá varrer esses canalhas do mapa é só uma questão de tempo. Tem muita gente mudando de lado e acordando para a situação grave que o país chegou independentemente de que partido pertençam. Em toda sociedade há uma misto de espanto e revolta e os golpistas já estão percebendo essa mudança. Os argentinos vão ter que rever o que disseram. Mais cedo ou mais tarde. Isso aqui sim, hermanos, é o Brasil.

    1. Parabéns pela coloção, muito

      Parabéns pela coloção, muito boa. Parte dos poderes estão abusando da bondade e soberania de um povo. Também acho que em breve ou pouco mais adiante essa canoa vai virar. É aí que começa a restauração das instituições…

    2. Nos ultimos dias vimos um

      Nos ultimos dias vimos um NOVO regime ser proposto  ..um processo de 250 MIL páginas contra um ex presidente ser analisado em SEIS DIAS por um dos juízes  ..o desmonte do Estado com privatarias pouco ou nada divulgadas sendo tocadas  ..processos que envolvem os GOLPISTAS ou caindo por decurso de prazo ou sendo transferidos de vara ..vi ainda o PIG ignorar aontecimentos PROMÍSCUOS que envolvem os principais personagens da LAVA JATO

      desculpe  ..não vi nada que justifique este seu otimismo  ..vejo sim uma RARA possibilidade dum pedido de vistas que adiaria por mais alguns dias a sentença pré determinada e..

      ..e se o povo ainda insistir nessa “bobagem” de manter o regime e/ou reconduzir parte da turma que antes do golpe nos governava, ainda vislumbro a intervenção do LADO NEGRO das Forças Armadas pra que todos nós sejamos calados nem que na marra

    3. A sabedoria do povo brasileiro o impede de reagir!

      Muitos perguntam porque o povo não reage a toda a iniquidade que se configura no nosso país nos dias atuais, é um executivo completamente ocupado em saquear a nação, um legislativo que a maioria quer ajudar a tarefa do executivo no saque e uma parte pequena que movidos por interesses mais legítimos esconde-se atrás das tribunas e não saem as ruas para divulgar uma luta contra todos. Além disto temos um judiciário em que 99,87% (dados tabulados individualmente) não cumprem o básico, a constituição. Temos uma polícia que serve aos poderosos, dando mais segurança ao patrimônio do que a vida da população. Temos uma imprensa totalmente venal que a cada instante revela o seu programa de esconder o máximo possível o que as Oligarquias fazem e tentam desmoralizar aqueles que o povo apoia.

      Poderíamos ponto a ponto mostrar a putrefação de todo o Estado brasileiro bem como os Capitalistas que os apoiam e que por traz das cortinas MANDAM em todos as superestruturas que comandam o Estado. Porém isto não é necessário, pois todos sabem.

      Agora vem a pergunta só tem uma resposta: Porque o povo brasileiro não saias ruas contra todas estas iniquidades?

      – Simplesmente porque este mesmo povo é extremamente sábio!

      Mas a onde está a sabedoria de um povo em conviver com toda esta iniquidade e não sair às ruas para protestar?

      O povo é sábio por dois motivos, primeiro que ele sabe que só haverá uma chance que se perdida nas próximas décadas não haverá outra. Segundo, e mais importante, é que o povo saindo às ruas tudo que simboliza a sua opressão deverá ser sumariamente eliminado, bancos, grandes empresas opressoras, jornais e demais órgãos de imprensa, judiciário, legislativos, executivo principalmente nos seus órgãos armados para a repressão.

      O que chamamos de “criminalidade” que lota as cadeias brasileiras não é nada mais nada menos do que um sintoma de toda a revolta latente que há na sociedade brasileira, é um sintoma que aparece com aqueles que estão sem esperança e acham que, da mesma forma do que operadores do mercado que querem enriquecer a qualquer custo, a saída individual é a única possível. Os que não tem freios sociais e são ricos, se enriquecem cada vez mais com as grandes jogadas e falcatruas econômicas, o mesmo tipo de pessoa que são pobres tentam o sonho de riqueza através do crime de baixo impacto econômico, os primeiros matam retirando o dinheiro dos mais pobres, o segundo matam simplesmente para tirar o dinheiro de quem aparece na sua frente. Qual é o mais criminoso? É difícil dizer, pois um mata de forma difusa e geral e outro de forma concentrada e local.

      Em resumo, quando o povo sair às ruas tudo que está reprimido rapidamente se expressará, e isto não será plástico nem bonito, será feio e sangrento. O país acumulou uma disparidade que será a revolta de quem não come regularmente contra quem tem todas as refeições garantidas em qualquer dia.

      As próprias principais candidaturas mostram a polarização popular, Lula representa uma tentativa de voltar a um momento em que uma fração da economia era dada ao povo e os poucos direitos do mesmo eram respeitados, Bolsonaro é a representação do ódio e revolta pura e simples, porém a medida que seus simpatizantes se dão conta que ele representa o que já existe, mas com ódio, sua popularidade vai se esvaziando.

      Parece um contrassenso, mas não é. O povo brasileiro sabe perfeitamente que as distorções na sociedade brasileira são tamanhas que qualquer começo de reação popular levará este país a um verdadeiro banho de sangue, uma reação seria simplesmente através da destruição de todas estas instituições, ou seja, a desfragmentação de todo o quadro institucional.

      O povo brasileiro é sábio, por enquanto que houver uma alternativa que reverta este quadro de iniquidade sem um banho de sangue ele optará por ela, porém se todos os caminhos forem bloqueados, teremos este povo como um animal que se encontra bloqueado por duas paredes e só tem uma saída, atacar.

  2. O GGN sacou tudo quando disse

    O GGN sacou tudo quando disse que o direito no brasil virou um bacanal, um suruba. Pois é isto que qualquer cidadão com o lm´nimo de decência vê quando acontece uma pornografia desta das ditas autoriddades como a descrita neste post. Obrigado, GGN por nos esclarecer. 

    1. Falta de me olhar no espelho….

      Quando ví as  atitudes  dos  juizes de Hondruas e  do Paraguai  nos  casos do Zelaya  e  do Lugo, pensei:  – Mas que justiçazinha de mierda tinha  estes  países !!

      Agora, dou a  mão à  palmatória:  – Tamo junto !!!   pqp…que  justiçazinha  de merrda  esta nossa !!!

       

  3. Fim-de-ano ou fim-de-feira?

    Nassif, quando relançam as “suspeitas” sobre a corrupção dos governantes tucanos paulistas (Rodoanel, metrô, obras viárias superfaturadas e nunca concluídas) e ameaçam prender até Paulo Maluf, fica clara a tentativa de aparentar isenção ou imparcialidade, para tornar mais palatável a condenação imediata de Lula. É claro que Serra-Alckmin-Goldman-Kassab nada tem a temer, como temer, mas a ênfase do JN sobre a seriedade do judiciário antecede a legitimação da sentença, assim como a transferência de todos os processos de Moro (contra Cunha, Geddel, Rocha Loures) para Brasília demonstram que nosso juiz camisa negra mussolinista está prestes a concluir sua perseguição e partir para os Estados Unidos por tempo indeterminado. Afinal, aqui não é a Argentina – muito embora o presidente Macri tenha contado com a consultoria e assessoramento de tucanos paulistas em sua campanha eleitoral…

  4. Sem disfarces

    Esta turma dos procuradorinhos e do moro perdeu completamente qualquer resquício de vergonha: não se preocupam mais em esconder o absurdo… Um efeito disto, que pode ser muito interessante, é o de que sua farsa fica a cada dia mais e mais evidente.

  5. Obviamente

    Quem acreditar nesta farsa, acredita  em bicho papão etc….,  ou não acredita, mas isto é o que quer. Porque perder tempo em produzir provas da inocência, se nem acusação existe.

  6. muito mais que desenhada…

    está sendo preenchida,

    pois maioria das decisões, está sempre e diretamente ligada às impossibilidades…………………..

    Lula será, como já foi na sentença anterior, a única pessoa no mundo a ser condenada pela impossibilidade de se obter provas cabais

    e a sentença certamente virá também em linguagem informal, como assim para bons entendedores

    ou quase familiares……………………….

    isso nunca foi justiça. É corredor polonês em família

     

    1. eu estive no sertão da Bahia

      eu estive no sertão da Bahia e Vale do Jequitinhonha recentemente  ..passeando  ..diversas foram as vêzes em que conversando com as pessoas elas me diziam da gratidão de hoje poderem ter GELADEIRA e estocarem alimento

      Andei por “estradas” de areia, no meio da caatinga, e ao meu lado nenhum bode ou cabra  ..mas a presença constante de postes de luz que, como vasos, irrigava aquelas terras de energia que hoje estão PONTILHADAS de CISTERNAS

      OLHA, felicidade maior só foi quando eu visualisei o tamanho da Universidade Federal em Diamantina  ..enooooorme  ..ali fui parado por um comando  ..provoquei o guarda dizendo se aquilo era obra de LULA  ..e ele disse que sim, mas que “já estavam em greve” (caracas, pensei  ..parece que alguns nunca se dão por satisfeitos)

      ..aqui falo como depoimento, não como propaganda de qq governo (aliás, até hoje não entendo a tomada de 3 pinos aprovada naquele período) 

      ..espero mesmo que aquele povo, se TIVEREM CHANCE de eleger alguém, que ao menos saibam reconhecer estas obras (tipo como a transposição) que em tão pouco tempo, um MITO como LULA fez acontecer

      em tempo – leio que a duplicação da BR 116 que liga SP-RGS foi finalmente duplicada  ..atrasada vdd  ..mas projetada, licitada, licenciada. iniciada e tocada quase que na totalidade por LULA e DILMA  ..será que os suiistas saberão ver, ou darão tal obra como sendo realização destes GOLPISTAS ?

      1. Aonde vc esteve aqui no vale
        Aonde vc esteve aqui no vale do Jequitinhonha irmão? Esse depoimento seus só cabe pra pessoas sem cultura como vc, tenho 28 anos e na minha casa sempre teve geladeira, e tbm na casa de amigos e conhecidos. E tudo foi conquistado pelo suor de meus pais, político nenhum nunca nus deu nada. Se vc não sabe, a pobreza ela existe no país inteiro e é devido a esses políticos corruptos que vc anda fazendo marketing aí, contando um monte de mentiras para os bobos.

        1. não existe desprazer pior do

          não existe desprazer pior do que falar com CRETINOS como vc que sequer conhece o interlocutor e já passa a por em  duvida o que lê  ..vamos lá 

          LEIA  ..e vê se entende …falei da área RURAL  ..de postes e cisternas NOVAS  ..de cabras e bodes  ..eu vi, fotografei, bnão foi de ouvir dizer

          Estive em Porteirinha, Diamantina e arredores  ..em Lençois, Palmeiras e Mucugê  ..fiquei uns dias em Rio dos Pires pq meu carro quebrou

          Numa vila em Mucuge encontrei o povo que diz que esta se mantendo por causa do BOLSA FAMILIA (em V.de Guiné)

          na viagem encontrei uma floresta de ENERGIA EOLICA na cidade fronteira entre MG e BA, de CAETITE  ..vai lá pra ver o fio_duma_égua

          Em todos estes lugares VI SIM instalações novas e um povo agradecido 

          nota – em RIo dos Pires encontrei um cara que tava PUTO com Gedel (vai ver é o seu caso)  ..isso pq ele deu dinheiro pro cabra e logo depois descobriram as caixas cheias de grana

          antes que me esqueça  ..vai a merda

          passar bem

      2. tomada três pinos

        Pra ajudar a entender, já que essa é uma das mentiras amplamente difundidas para desgatar o PT e o governo Lula, que têm seus próprios defeitos, não precisam de defeitos inventados:

        1. NÃO foi “obra do governo Lula, embora possa ter seus méritos;

        2. A Associação Brasileira de Normas Técnicas foi responsável por formular a norma com este modelo de tomada. Esta norma ficou em consulta pública por vários meses até ser finalizada em 1998. No ano 2000, o Inmetro informou através de uma portaria publicada que o mercado tinha um prazo de 10 dias para adotar esta padronização.

        3. Países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Arábia Saudita são alguns dos que também utilizam o padrão de tomada 3 pinos.

        4. Você lembra quem presidia o país entre 1998 e 2000?

        5. Como teria dito Goebbels: “uma mentira mil vezes repetida torna-se verdade”. Mesmo essa atribuição a Goebbels parece não ser verdadeira ou indubitável – uma prova extra do peso da repetição de mentiras.

        Fonte das informações sobre o pino polêmico:

        https://www.mundodaeletrica.com.br/tomada-de-tres-pinos-brasil-unico-pais-a-adotar-este-padrao/

  7. Mais um vexame e crime da ORCRIM Fraude a Jato

    Até o mundo mineral já sabia que o conluio entre os o juiz de 1o grau, da 13a VJF curitibana e seus duplos no TRF4, esse tribunal de exceção, com a anuência do STJ e do STF, foi urdido para inabilitar políticamente o Ex-Presidente Lula. Os lavajateiros do MPF-PR são comparsas dos delegados aecistas, aqueles que gampeiam ilegalmente presos e funcionários da própria PF e que usam as redes sociais para fazer campanha para Aécio e para difamar e caluniar uma Presidenta da República e um Ex-Presidente.

    Sérgio Moro e ldemais lavajateiros do MPF e PF do núcleo curitibano da Fraudea a Jato são criminosos em série, contumazes. eles agem em parceria, como perseguidores do Ex-Presidente Lula, descumprindo a Lei, forjando delações, coagindo, ameaçando e torturandopessoas, de modo que elas incriminem Lula. Além disso, oscriminosos do sistema judiciário negam a Lula e a outros o direito de apresentar provas que desmonta de forma cabal as acusaões fajutas que a turma do MPF faz contra o Ex-Presidente. Assim como ocorreu em julho, a sentença de condenação, tanto do segiundo processo,, quanto a de segundo grau, confirmando aqule, já estão prontas. Aliás, Lula já estava condenado antes mesmo do processo formal; restava atribuirlhe crimes e encontrar ou forjar provas. As provas que surgirama até agora, TODAS, atestam a inocência do Ex-Presidente.

    Como tenho dito, as ORCRIMs midiáticas e judiciária, assim como outras quadrilhas golpistas da política e do poder econõmico, têm nas maõs todo o aparato de Estado; por isso consumaram o golpe. Mas histórica, social, moral, ética, política e jurídicamente o golpe e os golpistas estão sendo fragorosamente derrotados.

  8. Não sei porque tanto

    Não sei porque tanto auê.

    Lula será condenado ( no mínimo ) 6 x.

    Depois da segunda, os petistas se acostumam  e deixam de fazer bagunça.

     

  9. Isso não é notícia, são

    Isso não é notícia, são fatos.

    Notícia seria Lula mudar de estatégia e reconhecer que errou nas indicações aos tribunais e a PGR.

    O resto é resto.

  10. Com certeza

    a quadrilha de curitiba, capitaneada pelo amigo do traficante, esposo da ladra e vendedor de sentenças, lê o GGN

    Vocês serão reconhecidos mundialmente por serem criminosos.

    E a Lei do Retorno é implacavel.

    Tenho pena de seus filhos

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador