Comissão anuncia que irá visitar Lula e quem tentar impedir cometerá crime

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Comissão criada para verificar condições da prisão do ex-presidente Lula – Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Após a força-tarefa da Operação Lava Jato tentar impedir a visita da ex-presidente Dilma Rousseff a Lula, na prisão da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, e a intenção do ex-presidente de receber outras lideranças, parlamentares e aliados tentarão o respaldo judicial e empenhar forças políticas para permitir o contato de Lula com as visitas.
 
É a terceira semana que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se preso pela Operação Lava Jato. O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, anunciou que como presidente da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, criada para vistoriar a Superintendência e as condições em que se encontra preso Lula, os parlamentares irão a Curitiba visitá-lo nesta terça (24).
 
Para tanto, a Comissão notificou a juíza de execução penal Calorina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba: “Nós já notificamos a juíza, terça-feira, às 11h a comissão estará aqui em Curitiba, nós vamos entrar na Superintendência, vamos inspecionar a Superintendência, vamos falar com o presidente Lula, e quem tentar nos impedir vai ser responsabilizado pelo crime que vai cometer”, anunciou o deputado.
 
A indignação teve início quando 11 governadores e três senadores foram à Superintendência visitar Lula e não puderam, tendo o acesso negado pela juíza, no dia 11 de abril. Na última atuação da Comissão, Paulo Pimenta conta que a juíza encaminhou a decisão dos parlamentares ao Ministério Público Federal (MPF), pedindo uma posição, que foi contrária. 
 
“Nós comunicamos ela (juíza) que terça-feira, às 11h da manhã a comissão estará aqui. E nós vamos entrar na Polícia Federal. E nós vamos visitar o presidente Lula. E se ela, o procurador, o delegado ou qualquer agente público tentar nos impedir, vai cometer um crime, contra a prerrogativa que a Constituição nos dá”, ressaltou.
 
Para isso, um ofício foi enviado à Justiça com cópia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além de Pimenta, integram a comissão os deputados André Figueiredo (PDT/CE), Bebeto (PSB/BA), Benedita da Silva (PT/RJ), Jandira Feghali (PC do B/RJ), José Mentor (PT/SP), José Guimarães (PT/CE), Ivan Valente (PSOL/SP), Orlando Silva (PC do B/SP), Paulo Teixeira (PT/SP), Wadih Damous (PT/RJ), Weverton Rocha (PDT/MA) e Silvio Costa (Avante/PE).
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FINALMENTE irão tomar a

    FINALMENTE irão tomar a atitude correta que é prender esses juízes criminosos? Vocês não devem obedecer ordens de juízes criminosos que decidem o que é “lei” ao bel prazer deles, está mais do que na hora de vocês fazerem valer a constituição do país.

  2. Esse pessoal da lava jato estão se desmoralizando sozinhos…

    Esse pessoal da lava jato estão se desmoralizando sozinhos. A cada decisão polêmica contra o ex-presidente, mais vitimizam o Lula e mais fortalecem a tese de perseguição. As arbitrariedades gratuitas chegam ao conhecimento da população e do mundo inteiro. Com isso, os responsáveis pela operação são expostos. Até as eleições o Lula estará no centro do debate nacional e pautará as eleições.

    Hoje os maiores cabos eleitorais do Lula são o juiz Moro e a força tarefa da Lava Jato. A campanha pela liberdade do Lula está forçando o PT a se mobilizar e resgatar sua base social. Quem mais está capitalizando com as polêmicas envolvendo a prisão do Lula é o próprio PT. Até outubro o partido terá oportunidades de sobra para intensificar as mobilização e se aproximar da população.  

  3. Falta gente aeh

    Que tal convidar o Gilmar Mendes?

    No país do avesso onde os juízes celebridades  estão na entrada da casa da luz vermelha, é vale-tudo, puxão de cabelo, dedo no olho e chute nos huevos.

    Com povo e com tudo!

  4. mm

    Parece que a toga desperta o títere e liberta os instintos mais primitivos.

    Dá uma taça de vinho ou o poder à uma mente mal-formada e verás.

  5. a sentença à Lula é tão verdadeira quanto uma nota de R$ 3,00

    Se alguém tinha dúvida que a Lava Jato antes e durante o processo perseguia o Presidente Lula, hoje depois da prisão, se confirma que Lula é um preso político. Por que o temem tanto, que tem que exilá-lo dentro do país?

  6. a sentença à Lula é tão verdadeira quanto uma nota de R$ 3,00

    Se alguém tinha dúvida que a Lava Jato antes e durante o processo perseguia o Presidente Lula, hoje depois da prisão, se confirma que Lula é um preso político. Por que o temem tanto, que tem que exilá-lo dentro do país?

  7. PROIBIÇÃO GERA O SENTIMENTO MAIOR DE LULA LIVRE.

     

     

                         Caro Nassif, essa proibição por parte do MP gera um sentimento maior de LULA LIVRE. Esses idiotas estão esquecendo que no tocante a comunicação, não estamos na década de 60 e com o advento das redes sociais, as informações chegam ON LINE para o Brasil e para o mundo. Outro fato relevante, é que a grande imprensa (PIG) não consegue mais fazer a cabeça dos seus seguidores (claro que excessão se faz aos cochinhas juntamente com a turma do 1%) e principalmente a cabeça das classes menos favorecidas, pois lembram dos dias de Bonanza dos Governos Progressistas de LULA/DILMA, e essa lembrança, mesmo tentando calar o seu maior líder, com certeza será levada até a Urna nas proximas eleições. Tenho 65 anos, não sou filiado a nenhum partido, porem tenho uma simpatia enorme pelo modelo progressista no mundo inteiro. Sempre votei em governos direcionados para esse modelo (Arraes/Brizola/Lula/Dima/etc.) . Votarei em LULA LIVRE e em que ele indicar (HADDAD/AMORIM/WAGNER/MANOELA;BOULOS/ETC..). 

  8. Uma juiza que consulta o MP

    Esta é uma situação curiosa, onde de fato o rabo abana o cachorro. Mas neste surrealismo que vivemos,  Barroso provavelmente vai elogiá-la.

    E enquanto isto um ser humano condenado injustamente, continua em prisão solitária, pelo crime de ter sido o presidente que foi.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador