Comissão de Ética diz que defesa de Cardozo a Dilma é legítima

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Jornal GGN – A Comissão de Ética Pública da Presidência rejeitou por unanimidade a representação da OAB do Distrito Federal contra o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. A seccional da Ordem pedia a demissão dele por ter assumido defesa “verborrágica e claramente política” na nomeação do ex-presidente Lula para o Ministério Casa Civil.

A OAB tentou enquadrar Cardozo por desvio ético. Mas de acordo com a comissão que analisou a denúnica, presidentes e ex-presidentes da República, e também titulares e ex-titulares dos três poderes e servidores públicos podem ser defendidos pela AGU quando algum ato deles, no exercício dos cargos, for questionado.

A Comissão de Ética entendeu que a atuação de Cardozo foi “plenamente regular” e não houve “afronta aos ditames éticos”.

Da Advocacia Geral da União

Comissão de Ética Pública diz que atuação da AGU em defesa de Dilma é legítima

Por Filipe Marques 

Por unanimidade, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) rejeitou e arquivou o processo motivado por representação da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. 

A seccional da OAB pedia a demissão do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) por supostamente ter assumido defesa “verborrágica e claramente política” na nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado da Casa Civil e na tramitação do processo de impeachment da presidenta da República.

Para a CEP, contudo, não houve “violação ética” por parte de Cardozo. Os membros da comissão confirmaram que a representação judicial e extrajudicial de agentes públicos pela AGU está fundamentada no artigo 22 da Lei nº 9.028/95, norma que define as atribuições institucionais da Advocacia-Geral. 

De acordo com o dispositivo, não só os presidentes e ex-presidentes da República, mas também titulares e ex-titulares do três poderes e servidores públicos podem ser defendidos pela AGU quando algum ato deles, no exercício dos cargos, for questionado. Os critérios que autorizam a atuação da advocacia pública nos processos estão disciplinados pela Portaria 408/2009 da AGU.

Adams

Em outubro de 2015, a CEP arquivou um processo semelhante contra o então advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Na época, o pedido foi protocolado sob a alegação de que Adams teria infringido o Código de Conduta da Alta Administração Federal ao pedir a suspeição do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. No entendimento dos membros da comissão, porém, a atuação foi “plenamente regular” e não houve “afronta aos ditames éticos”.

Redação

Redação

View Comments

  • OAB do DF

    quando Gilmar Mendes era AGU do governo FHC, esta OAB existia???

    qual era sua posição??

  • A OAB protagonizando esse

    A OAB protagonizando esse papel vexaminoso de ficar contra a democracia. Vai pra historia ou eles pensam que daqui a alguns anos, os historiadores vão tratar esse golpe, como ?

  • A OAB não tem mais nenhuma moral

    Trata-se de um órgão usado politicamente contra a democracia, contra o povo e contra o Estado de Direito.

    Um conluio de oportunistas.

    Não tem moral nem nenhum papel relevante na sociedade.

    É apenas um cartório de carteiras para o exercício da advocacia. Se perderem a licença do cartório desaparecem.

    Para o conjunto da sociedade a OAB se pronnciar e um asno defecar é rigorosamente a mesma coisa. E cheira igual.

  • Será que Dilma não poderia

    Será que Dilma não poderia contar com um jurista renomado, um cabra da peste, daqueles que intimidam os imbecis, para defendê-la na comissão do Senado?

    Esse Eduardo Cardoso não convence. Pelo contrário, é até menosprezado e ridicularizando por muitos.

  • Apesar de Kadhafi ter

    Apesar de Kadhafi ter recebido aperto de mão caloroso de Obama, ter discursado na ONU e tudo mais... foi morto friamente pelos americanos. A não ser que a ONU tenha mudado alguma coisa nos ultimos tempos... pouco adiantará o discurso da Dilma. O melhor seria encontrar jornalistas estrangeiros, pensadores... o máximo de pessoas de respeito do exterior para que faça uma pressão. Sem esquecer do discurso na ONU é claro. E se realmente o impedimento for um golpe... entrar com ações nas cortes internacionais.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

13 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

15 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

15 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

16 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

16 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

19 horas ago