Lava Jato e a Conta de Padaria, por Motta Araujo

Conta de Padaria

Por Motta Araujo

De boas intenções o inferno está cheio, é o velho ditado português. As boas intenções das ilhas de poder autônomo que não respondem ao Estado, situação única no planeta, não há Ministério Publico ou Polícia independente que faz o que quer sem limite do Poder eleito, as ilhas de poder são braços do Estado, não são Reinos.

Nos EUA, democracia sólida,  procuradores são nomeados sem mandato pelo Presidente e podem ser demitidos a qualquer momento,  vão levar o País a uma crise politica e econômica 500 vezes mais cara que as grandes propinas da Lava Jato. As prisões, os bloqueios de capital de giro, os confiscos de ativos, tudo isso produz mega efeitos.

1. PERDA DO VALOR CORPORATIVO E DE MERCADO DA PETROBRAS – Se a empresa se salvar será um pária corporativo, processada por todo lado, gastando suas energias, atenção da diretoria e esforços da gerência para manter a cabeça acima da água, a primeira grande dificuldade será captar dinheiro para rolar a divida de US$130 bilhões, a segunda conseguir dinheiro para o plano de investimentos, US$45 bilhões por ano, a terceira gerenciar os projetos que estão sendo desenvolvidos, há clima para isso? Veremos mas acho difícil.

Ao liquidar com diretores por tabela liquidam com a empresa, está ai para quem quiser ver, imagem corporativa é mais delicada do que reputação de mulher, trincada é difícil colar, a Petrobras virou a Geni da vez.

2. DESTRUIÇÃO DE EMPRESAS FUNDAMENTAIS – Ao prender com estardalhaço diretores, confiscar ativos financeiros, bloquear contas e principalmente QUEIMAR A REPUTAÇÃO DE EMPRESAS DE ENGENHARIA, que não são fábricas de camisas, são empresas que vivem da reputação e do currículo, a Lava Jato queima na fogueira boa parte da engenharia nacional e seu acúmulo de capital técnico de 80 anos. As empresas fustigadas construíram as PRINCIPAIS USINAS HIDROELTRICAS, REFINARIAS, PONTES, RODOVIAS, METRÔS, ESTALEIROS, AEROPORTOS, PORTOS do País.

Tudo jogado na fogueira da Lava Jato, esse patrimônio empresarial não se refaz facilmente.

3. O CLIMA DE TERROR ROBESPIERRANO AFUGENTA OS EMPREENDEDORES DE NOVOS PROJETOS – Os empresários nacionais estão aterrorizados com a condução dessa operação. SÓ PRENDARAM EMPRESARIOS, nenhum político.

Ninguém quer mais se arriscar em disputar um edital de obra, de concessão ou de PPP. Dia seguinte pode ser preso.

O terror é um sentimento emocional, irracional, pode não acontecer mas o empresário vê seus pares presos por tempo indefinido, ninguém sonha mais em se arriscar e se puder vai embora do País.

Quanto isso vai custar ao País é incalculável, uma cicatriz que não vai colar facilmente.

4. A IMAGEM DO PAÍS FICA MANCHADA PELO MENOS POR UMA DÉCADA – Empresas estrangeiras estão tirando o Brasil da lista de países a se considerar para investimento. A Lava Jato fixou a percepção de que aqui é igual aos piores países africanos. As seguradoras não mais seguram  risco compliance Brasil. A mídia ajudou a criar essa imagem ruim do País, a mídia estrangeira deita e rola ao mostrar o Brasil como um covil de bandidos empresariais.

5. O CLIMA DE PESSIMISMO CRIA DESÂNIMO E PERDA DE CONFIANÇA NO PAÍS PELOS BRASILEIROS – A forma inquisitorial das prisões deixou um gosto amargo na comunidade empresarial, que é quem faz o País crescer.

Não é a turma do concurso público que faz o País levantar o voo do crescimento, são os empresários, muitos não são santos mas SÃO eles que correm o risco dos empreendimentos, sem eles não há desenvolvimento, empregos, impostos. Pense em um País onde só existem funcionários públicos, todos salvacionistas, corretos e patriotas, eles e o povão, sem o dinamismo dos negócios que sempre tiveram irregularidades nas arrancadas, Brasília jamais existiria se esses salvacionistas da moral prendessem os empreiteiros que construíram a capital, avôs dos da Lava Jato.

Os empresários fugiram, não querem mais correr o risco de ficar aqui, o Brasil acaba e isso pode acontecer.

O terror da Lava Jato é um mau negocio para o Pais que está paralisado enquanto a operação heróica não tem data para terminar. Robespierre no auge do Terror do Comité de Salvação Pública dizia que as punições não tinham data para acabar, ele era o mais puro e o único honesto, cortou a cabeça de 13.000 impuros, quase acaba com a França.

O Brasil pela herança portuguesa tem grande predileção por fogueiras inquisitoriais, os AUTOS-DA-FÉ que queima pecadores. É uma danação de nossa cultura, o povo que assistia com prazer as fogueiras queimarem os impuros era a versão primeira da mídia moralista de hoje esquecendo que os impuros têm pecados, mas também tem sua longa lista de realizações que beneficiaram o País, cada empresa punida tem no mínimo 500 obras no acervo, já os salvacionistas de terno, gravata e cabelo curto terão com dificuldade construído uma churrasqueira no quintal.

Nos EUA na época da construção das ferrovias, a maioria dos empresários eram escroques e malandros, mas sem eles os Estados Unidos não existiriam, todas as arrancadas para o crescimento tem um ambiente de aventureirismo, golpes, jogadas, nenhum País cresceu a base de santarrões e santelmos, é preciso se arriscar muito e para assumir riscos não se acham moços limpinhos e de vida reta, por toda a História quem se aventura não é santo.

Os americanos são mais práticos. Quando se ia iniciar o processo para criminalizar o ex-Presidente Nixon, o seu sucessor Gerald Ford baixou Ordem Executivo (Decreto) ANISTIANDO o Presidente Nixon. O processo foi arquivado.

Por quê? Porque o processo iria paralisar o País, não valia a pena, perdeu-se a vingança contra Nixon, mas é melhor sepultar o pecado e ir em frente. No caso Lava Jato, multe-se, mudem-se as regras, mas o excesso punitivo custará infinitamente mais caro ao Pais do que o dano que esse clima causa na alma brasileira que precisa de energia positiva para enfrentar os grandes desafios de criação de empregos que não estão nos cartórios, mas sim nas empresas.

Redação

105 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E sobre o comportamento da

    E sobre o comportamento da mídia nativa, Motta, o que o tem a dizer?

    Porque a ambiguidade parece que alcançou novo patamar nestas bandas.

    Ao mesmo tempo há um tópico sobre as jogadas da velha mídia e o principal comentarista do blog é também o maior defensor da Rede Globo.

    Tá meio confusa a coisa…

  2. “Roubam, mas fazem”.  Eu

    “Roubam, mas fazem”.  Eu passo.

    Deixemos os empresarios se virarem com os politicos que eles compraram entao e que nao foram nem vao ser presos.

    A ultima coisa que o Brasil precisa eh outro desfecho como o da Satiagraha, no qual ate mesmo a propria PF fechou o bico e nunca mais se pronunciou a respeito.

    1. E não é solida? 239 anos com

      E não é solida? 239 anos com a MESMA CONSTITUIÇÃO, se a Democracia não fosse sólida não bancaria a moeda reserva do mundo, porque todos confiam nas leis americanas, até os russos e chineses, tanto que guardam seu dinheiro lá e não em seus paises.

  3. Poderes autônomos

    Brilhante análise. É preciso acabar já com  a “independência” dessa gente que usa os cargos para objetivos pessoais. Para não entrar em questões políticas, como a Lava Jato, vamos lembrar do juiz que prendeu a agente de trânsito quando dirigia um carro completamente irregular,do outro juiz  que chegou atrasado ao aeroporto e prendeu os funcionários da empresa aérea, do juiz que acabou com o horário noturno de um hipermercado para que não passassem caminhões em sua rua. Por que não copiamos as coisas boas dos Estados Unidos?

  4. Alias, xou adicionar uma

    Alias, xou adicionar uma coisa que passou batido ate aquino blog:  o juiz da Lava Jato teve que se cercar de precaucoes pra NAO deixar o caso ir pro supremo, e Janot acabou de decidir que DEPOIS do dia 1 de fevereiro ele comeca tudo na primeira instancia para que nenhuma parte da Lava Jato termine de cara no supremo brasileiro.  Uma vez que isso aconteca, todo mundo ja sabe o que vai acontecer!

    Eh preferivel deixar todo mundo na incerteza por anos e anos a fio -ou ate a proxima eleicao, que eh o que vai acontecer?  A nivel pessoal eu adoraria ver isso acontecer. Mas a nivel corporativo, vai continuar sendo um massacre.  Minha opiniao pessoal:  eh pra ser mesmo.

  5. Sim, já ouvi essa

    Sim, já ouvi essa argumentação antes.

    A mulher estuprada é a culpada pelo estupro.

    E o pior de tudo, pegaram o estuprador e prenderam o coitado.

     

  6. Ahhhhh…

    Como esconder seus reais interesses atrás de boas assertivas?

    Pergunte ao Motta…

    Até ontem, quando o exército de Torquemadas lascava o PT e os seus aliados, nada demais…Silêncio respeitoso do Senhor Motta.

    Agora que os reservoir dogs começam a morder a mão de quem os alimentou, vem a grita!

    Dilma? Ganhou!

    Petrobrás? Sobreviverá, como sempre!

    Mas por que tanto alarde?

    Empresas e sua expertise? Ora, pilordas, vamos e convenhamos que é bem mais fácil substituí-las (salve deus mercado e oração dos concorrentes) que recuperar a institucionalidade de governos, estatais e da própria confiança na política.

    Mas se tudo já para o ralo, por que parar agora…

    Deixa arder…

    Ou vamos discutir a hipertrofia do MP e do Judiciário pelos motivos certos, não para proteger os iô-iôs da Casa Grande…

    1. Fui aqui neste Blog o MAIOR

      Fui aqui neste Blog o MAIOR DEFENSOR dos reus do Mensalão, com mais de 140 posts, alguns  reproduzidos em mais de 50 blogs, não preciso provar minha independencia e isenção, defendi o PT sempre nesse processo nefasto ao Pais.

      1. Sei.

        Sim, mas fazer a “defesa” dos réus da maior farsa jurídica encenada neste país qualquer um de caráter o faria. E não me consta que lhe falte caráter.

        Falta é sensatez de querer defender os corruptores, justamente aqueles que movimentam o esquema de aprisionamento dos sistemas representativos em nome de alguma proeficiência e expertise em obras públicas.

        Foi justamente construindo a noção de que esta expertise privada era indispensável (e que portanto, justificaria qualquer deslize) que chegamos até aqui.

        O capital compra a política e depois a achincalha em praça pública.

        Parece que desta vez não deu certo.

        Eu não choraria tanto pelos tubarões empresariais. Creio que como “bons cabritos” não vão berrar. O dinheiro tá na Suíça e outros paraísos fiscais, e não há nada que longos processos e memória institucional fraca não resolvam, e claro, com um poquinho de terapia em caros consultórios ou festinhas tipo vale-tudo.

        Passada a tromenta dos Torquemadas, tudo volta ao normal.

        Em tempo, caríssimo: Não há regra que dê conta do apetite do capital, nem aqui, nem na Alemanha(vide Siemens), nem na França (vide Alstom), nem nos EUA (vide subprime, Enron, etc).

        A única possibilidade de controle do capitalismo é o seu fim.

  7. Belissimo texto Motta.apesar

    Belissimo texto Motta.apesar de discordar da sua visão totalmente empresarial,achar que você deveria ter se aprofundado mais no papel da mídia nesse processo inquisitório.

    Muito bom seu espiríto de exaltação das grandes realizações da nossa engenharia e mostra de forma contundente,que o zelo com a imagem do País e o compromisso com o desenvolvimento está acima de esquerda,direita,politicagem rasteira,justiceiros de meia pataca e falso moralismo.

  8. Se você for … grande demai$… ou…

    “importante” demai$…

    PODE ROUBAR… o seu status político-empresarial garante a sua safadeza…

    O Araújo o teu espírito de corpo, ou melho de porco, empresarial é repugnante!

    Estão presos e sendo processados devido a existência de evidências… 

    Tá com medo?

    1. Nada a ver. O tema aqui é a

      Nada a ver. O tema aqui é a relação CUSTO BENEFICIO de uma operação que atinge o sistema empresarial.

      Não estou falando de justiça ou vingança, estou falando sobre OS PREJUIZOS REAIS ao Pais pelo circo armado

      para escrachar empresarios e empresas, vale a pena? Essa é a questão.

  9. Erro em alguns itens:

    ITEM 1- ok

    ITEM 2-  “…são empresas que vivem da reputação e do currículo…”

    Relativo. A reputacao quanto as relacoes com o Estado sao conhecidas por qq adolescente e SEMPRE foram a de um bordel. A reputacao quanto a competencia tecnica continua. Isto é o que importa. NEnhuma plataforma nacional afundou, ou hidroeletrica foi  rompida.

    ITEM 3- “CLIMA DE TERROR …AFUGENTA OS EMPREENDEDORES” – Na Russia nunca afugentou. Na epoca dos mensalao nao afugentou. O capital internacional continua ai…

    ITEM 4: “Empresas estrangeiras estão tirando o Brasil da lista de países a se considerar para investimento” De onde tirou isto ??

    ITEM 1- nao sei… Este clima de terror é estimulado ha 12 anos e tem tido sucesso sim, mas nao a ponto do Brasil entrar em crise. Daqui p frente, pode ser verdade ou nao. A ultima pesquisa deu que Dilma combate a corrupcao…

     

  10. Eu concordo com o autor

    Eu concordo com o autor quando condena o pré-julgamento como ato imoral e improdutivo. Mas não concordo quando ele enverada por um tipo de argumento que quer limpar a barra geral de todo o empresariado.

  11. Erro em alguns itens:

    ITEM 1- ok

    ITEM 2-  “…são empresas que vivem da reputação e do currículo…”

    Relativo. A reputacao quanto as relacoes com o Estado sao conhecidas por qq adolescente e SEMPRE foram a de um bordel. A reputacao quanto a competencia tecnica continua. Isto é o que importa. NEnhuma plataforma nacional afundou, ou hidroeletrica foi  rompida.

    ITEM 3- “CLIMA DE TERROR …AFUGENTA OS EMPREENDEDORES” – Na Russia nunca afugentou. Na epoca dos mensalao nao afugentou. O capital internacional continua ai…

    ITEM 4: “Empresas estrangeiras estão tirando o Brasil da lista de países a se considerar para investimento” De onde tirou isto ??

    ITEM 1- nao sei… Este clima de terror é estimulado ha 12 anos e tem tido sucesso sim, mas nao a ponto do Brasil entrar em crise. Daqui p frente, pode ser verdade ou nao. A ultima pesquisa deu que Dilma combate a corrupcao…

     

    1. O mensalão não tem comparação

      O mensalão não tem comparação com a Lava Jato, esta ultima teve como alvo empresarios, o mensalão era um cafezinho perto da Lava Jato, o mensalão tinha começo, meio e fim , a Lava Jato infunde o terror porque não se sabe quando acaba e até onde vai., aliás o desenho da Lava Jato é para infundir terror e demonizar as empresas.

  12. Olhos saltaram!

    Antes de qualquer comentario precisamos deixar claro que EUA é EUA e Brasil é Brasil.

    Comparar apenas partes destes paises só pode nos levar a sofismas.

    Procuradores nos EUA nao sao procuradores no Brasil. Ponto.

    Regras nos EUA se aplicam aos EUA. Regras Brasileiras sao aplicadas no Brasil. Ponto

    O maximo que alcancamos pode ser via TRATADO internacional ratificados pelos dois paises e que mesmo assim, nao garantem , efetivamente, o respeito por parte dos paises.

     

    Dito isso, vamos às infelizes ponderacoes do autor. Vejamos

    Nao cabe especular se a petrobras vai ou nao se salvar. Ela vai se salvar! Este é o primeiro pensamento POSITIVO que o autor deveria ter defendido.

    Realizacoes meritosas  passadas em nada  ou quase nada  podem servir de justificativas para CRIMES ATUAIS. Talvez, um abrandamento da pena por bons antecedentes. Ou por ser primário. Coisas do tipo.

    O resto é aplicacao da lei. Ora, estamos num Estado democrático de direito. V.Sa sabe o que isso significa?

    Ninguém em sa consciencia e com conhecimento razoavel deseja que o mundo acabe, ou que pessoas honestas cumpram pena, ou mesmo que pessoas desonestas sejam condenadas em tribunal de excecao.

    Deseja-se que aqueles se conduziram de forma tipicamente criminosa  possam se defender amplamente, apresentar contraditórios , com provas e nao especulacao,  enfim, tudo devidamente processado para a sua defesa ou condenacao.

    Porém, vencida esta etapa e chegando-se a conclusao que os acusados SAO CULPADOS entao SO CABE aplicar-lhes a pena que , por sinal, já esta previamente definida.

    Portanto, é , no mínimo, incrível como alguém pode especular em defesa de empresarios , ou quem quer que seja, que , acusados sejam  efetivamente  culpados( se for o caso)  .

    A defesa ocorre ANTES meu caro autor. Para isso, terá todo o aparato para se defender apresentando provas etc.

    Eu, por razoes muitos diferentes destas apresentadas por V.Sa, espero que nossos grandes empresários NAO SEJAM CULPADOS E CONDENADOS. Todavia se isso acontecer, ai sim, será muito ruim para o país  saber que nossa `meritocracia` do topo  nao passa de um conluio abominavel!

    Será ruim por um lado, mas pode ser muito bom por um outro lado. Vejamos.  

     

    Diante da condenacao transitada em julgado, so posso pensar que o condenado deve cumprir EFETIVAMENTE SUA PENA, perdendo os bens se for o caso, ou melhor, devolvendo, por exemplo,  os bens que nunca foi de propriedade privada, mas sim, PUBLICA!

    Portanto, pelo lado bom da coisa, é exatamente em prol da propriedade privada, da meritocracia, da resiliencia, do espirito animal que se espera um ESTADO ATUANTE para manter padroes justos de CONCORRENCIA , condenando via due process of law, com ampla defesa e contraditório todo aquele que  invade o quadrado do outro, negando a liberdade ja defendida por Adam Smith!

     E isso é bom ate mesmo para possibilitar aos novos aspirantes ao  risco( no fundo com aversao a ele) uma ascensao meritocratica com a  consequente mobilidade social!

    Visao liberal nao?

    Enfim, com o devido respeito, sua argumentacao acima foi  absurdamente fraca.

    Este blog-sítio, certamente, nao é habitado por leitores desavisados.

     

     

    Saudacoes

     

     

  13. EnergyWhy Citigroup Sees 94%
    EnergyWhy Citigroup Sees 94% Upside In Petrobras (PBR) Stock

    Why Citigroup Sees 94% Upside In Petrobras (PBR) Stock

    Citigroup has assigned a Buy rating on Petrobras stock, with a target price that represents 94% upside on the current share price. Report published by Citigroup analyst discusses the positive aspects and risks associated with Petrobras stock

    By: Micheal KaufmanPublished: Dec 18, 2014 at 6:49 am EST  Citigroup Inc (NYSE:C) analyst Pedro Medeiros has maintained a Buy rating on Petroleo Brasileiro Petrobras SA (ADR) (NYSE:PBR) stock, with a target price of $13.00, according to a report issued on Monday.The report indicates a 94% expected return on Petrobras share price as per yesterday’s close yesterday. The announcement was made following the press release of Petrobras on Friday. The company released limited, unaudited financial information for the third quarter. There are several key points that can be derived from the research report.Firstly, the company generated a positive free cash flow amounting to $1.9 billion. It was much higher than analysts’ estimate of negative $2.8 billion. Secondly, the management proposed and approved plans to trim down capital expenditure (capex) and operational spending, and improve working capital. This is particularly good news as the company had previously committed to spending an extraordinary $220 billion in the face of plunging oil price.Furthermore, Petrobras expects to publish third-quarter audited results by January 2015. The analyst mentions the Rio de Janeiro-based company’s approval of actions taken to improve governance, and the formation of an independent compliance department. The new compliance department will lead an internal investigation after the company and its former executives were charged with bribery, corruption, and money laundering. Brazilian Prosecutor General Rodrigo Janot has publicly appreciated the company’s coordination with federal prosecutors in the investigation.The Buy rating has been reiterated as the cash flow outlook looks positive. The reduction in capex and non-recurring gains in net working capital ought to take the company a step closer to its objective of achieving positive free cash flow for 2015. There had been some concerns last week about the cash flow of the company but the sale of assets worth $2.2 billion and announcement by Centrais Electricas Brasileiras SA (ADR) (NYSE:EBR.B) to repay $3.5 billion, with the first monthly installment due in February 2015, will address the cash flow concerns. 





     

      

  14. Empresas

    O currículo dessas empresas não se perde de jeito nenhum. As obras estão aí, outras continuam sendo feitas.

    O governo tem medo sim de que isso leve às empresas a desistirem de licitações. 

    Agora, esse negócio de cartel de empresas pra combinar quem ganha e quem perde pra ganhar na próxima tem mesmo que acabar.

    Esse cartel foi organizado durante o governo FHC, sob o comando de Sérgio Motta. Virou uma sacanagem institucionalizada. Porque essas empresas não podem competir entre sí, com melhor projeto, melhores preços.

    Tem cartel do cimento, indústria química, carnes, bancos, seguradoras, etc…

    Tem que ser tudo cartelizado mesmo?

    Trabalhei muito tempo com algumas dessas empreiteiras. Dois dos que foram presos conheci, a certa distância. Não valem nada. Se ficarem presos muito tempo não farão falta.

    1. O curriculo se perde sim

      O curriculo se perde sim senhor. Uma empresa com excelente curriculo de obras se FECHAR o curriculo vale o que?

      Quatro dessas NOVE empresas açoitadas pode fechar, eu sei quais são mas não vou dizer, o mercado todo sabe.

  15. concordo em termos

    Perfeito o Motta quanto ao puritanismo deletério capitaneado pela mídia. Entretanto a diferença entre o malandro americano e o malandro brasileiro é que o primeiro aplica seu dinheiro em wallstreet, enquanto o segundo manda o dinheiro para paraísos fiscais. Penso que os métodos “heterodoxos” do empresariado estão inoculados em nossa cultura, e apesar de toda pirotécnia, esta lava a jato não deve dar em nada, melhor serventia teria a mídia se usasse o esforço para alavancar a bolsa de valores. 

    1. Marcelo,
      trabalho bastante

      Marcelo,

      trabalho bastante com documentação de empresas estrangeiras investindo no Brasil e posso te dizer que de 10 empresas americanas que vem prá cá 8 tem sua “Matriz – holding” em paraíso fiscal – Bahamas, Luxemburgo, Cayman, Jersey,…

      1. a globalização é americana

        Caro Jean, penso que eu e o Motta nos referimos ao mesmo fenomeno dos pioneiros americanos. Depois que criaram a meca do capitalismo, qualquer paraíso fiscal tem como referência Wallstreet. Hoje os americanos prescindem do patriotismo dos pioneiros e de certa forma tem o mundo como seu quintal. Toda grande empresa do mundo tem ações em NY, toda transação do mundo é feita em dolares. O mínimo que espero de um “malandro brasileiro”, é um pouco de patriotismo. 

  16. Mas,o psdb já disse que o

    Mas,o psdb já disse que o único corrupto do partido,deve ser punido com todo o rigor da lei,duela a quien duela.Mas,tem um detalhe,o anão corrupto já está com mala e cuia morando no céu e por mais poderosa que seja,a VARA do Doutor Moro não poderá alcança-lo.Allalûyãh!

      1. Caro Jorge,todo TUCANO nasce

        Caro Jorge,todo TUCANO nasce santo,vive santo e morre santo portanto o céu é o lar dos TUCANOS,se é que você me entende.Jorge,meu caro em toda a sua vida já vistes um TUCANO preso?

        1. Como é que petista poderia

          Como é que petista poderia ser corrupto e até ser por dirieto, se todo tucano nunca sequer tivesse colado na escola? O que se precisa é ter uma ideia do que já roburam desse país em todo o passado para que o petismo não ultrapsse muito esse valor, e ficar dentro do moralmente aceitável

  17. PF manda recado

     

    ‘A Dilma não comprou os delegados da Polícia Federal’

    Delegado diz que não vai deixar que a instituição ‘vire poeira’

    No almoço em homenagem a equipe de policiais que compõe o quadro que investiga a roubalheira dentro da Petrobrás na operação Lava Jato, como o cartel de trens, em uma churrascaria em São Paulo, a Polícia Federal disse que não vai permitir que a instituição ‘ vire poeira’ . E mandou um recado bem direto: ‘bateu, tomou.’ Foi dado o grito de guerra pela Polícia Federal contra os que querem barrar sua atuação, paralisar o seu trabalho. “Não podemos deixar que a Polícia Federal vire poeira , como querem nossos adversários. 2014 foi o ano do bateu , tomou. Aqui é assim  a gente trabalha, a gente lê os inquéritos, né? Agente trabalha: bateu, levou.” Enfatizou o Dr. Edson Fábio Garuti Moreira, delegado que faz parte do quadro da Delegacia de Combate a Ilícitos Financeiros(Delefin) da Polícia Federal em São Paulo. O evento teve como objetivo prestar homenagem aos delegados que são responsáveis tanto pela operação Lava Jato como do Cartel dos Metroviários.

  18. Práticos são os chineses.

    Uma hora dessas já tinha gente cantando La Traviata de trás prá frente só prá ver se se livrava da bala (Em tempo, no Japão fosse teríamos uma onda de suicídios)

  19. tá sendo varrido nada

    a China tem centenas de empresas de porte e muita grana para investir nas obras de infraestrutura do Brasil, que EEUU e Europeus que se lixem se não quiserem vim ganhar dinheiro aqui..

  20. A Entrevista

     

    Como a gigante Sony está sendo destruída por hackers

    Se o mundo parece estar se tornando mais chato com a ditadura do politicamente correto e do cerceamento ao humor, empresas devem, por sua vez, observar com imenso cuidado onde estão pisando.

    Cartaz do filme "A Entrevista", que causou o ataque dos hackers

    Empresas são responsáveis pelo que vendem, pelo que fazem, pelo que dizem. E hoje as reclamações dos descontentes não se limitam a ligações ao SAC, ao 0800 ou algo que o valha. Ataques cibernéticos em prol de uma causa (seja ela justificável ou não) provocam um imenso desgaste na imagem da companhia e pode afundá-la com a velocidade do Titanic.

    Para sonhar, criar, projetar e colocar nas mãos do consumidor algo inovador como o Walkman, que eleve a empresa ao nível de visionária e “do bem” leva-se décadas. Para desmoronar basta uma piada.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-gigante-sony-esta-sendo-destruida-por-hackers/

  21. O mota também odeia a Petrobrás

    Fã de carteirinha do robert fields o mota, assim como o pig, odeia a Petrobrás.  Tenta piorar a situação propositadamente. Só isso.

    A Petrobrás só ainda existe porque soube passar pelo seus inimigos. Vai continuar sendo grande.

    1. Voce viu algum pedido

      Voce viu algum pedido Judicial que condenava o uso da marca Petrobrás associada a corrupção? Se houve não tenho os links. Poderia informar?

    2. Porque odeio a Petrobras? De

      Porque odeio a Petrobras? De onde vc tirou isso? Quando tinha industria fui um dos grandes e pioneiros fornecedores da Petrobras, que respondia por 15% de meu faturamento, conheci a Petrobras do começo e desenvolvi produtos a pedido deles, o problema de hoje é o BAIXO NIVEL da governança, é mais incompetencia do que corrupção.

      1. Neste ponto discordo, poucas

        Neste ponto discordo, poucas empresas publicas sobreviveram ao desmonte neliberal, arrisco dizer que pelo menos 40% do expetise.

        Vale, Embraer, Telebras, BB que o digam, o que perdemos de tecnologia dos anos 80 para agora foi lamentavel.

        Outro problema da petrobras é o crescimento acelerado da empresa, pessoas novas e que tem sido treinadas. 

         

         

        1. O BB nunca foi privatizado, a

          O BB nunca foi privatizado, a EMBRAER se expandiu mundialmente depois da privatização, é hoje a terceira maior industria eronautica do mundo, a TELEBRAS foi vendida na hora certa, hoje não valeria 5% do que o governo arrecadou com a venda, as eletrica privatizadas valem hoje nem 10% do preço da privatização, as distribuidoras vendidas a peso de ouro hoje não valem nada.

  22. O problema da Petrobras não é

    O problema da Petrobras não é a propina, é o petróleo

    18 de dezembro de 2014 | 18:52 Autor: Fernando Brito

    shale

    O petróleo Brent, na Europa, caiu hoje abaixo do mínimo de 60 dólares o barril de três dias atrás.

    O West Texas, mercado americano, a pouco acima de 54 dólares, também o mínimo.

    39% e 41% abaixo dos preços de 1° de outubro, um mês e meio atrás.

    Ou quase a metade do que valiam em junho, há apenas seis meses.

    Há muitas complicações nesta história, que não é explicada apenas pelo crescimento da produção de petróleo shale nos Estados Unidos, nem o desejo americano de desestabilizar, de uma só tacada, Rússia, Irã e Venezuela, seus desafetos.

    Há dois interesses da Arábia Saudita (e dos seus aliados petroleiros, Qatar, Bahreim e Kuwait) em jogo.

    Um deles, geopolítico, o de enfraquecer o Irã, que vinha assumindo ares de potência regional há anos.

    Ou outro, do qual cada vez mais se suspeita, é o de estar  forçando uma crise na produção de shale oil e shale gas americana, cujos custos de produção, que anda pouco abaixo de US$ 70 por barril, ficaram maiores que o preço de venda de seu produto,.

    Isso não é problema para  grandes empresas maduras, o que não é o caso das que extraem óleo e gás do xisto.

    São investimentos recentes, cujos custos de amortização são altos (compra de terras, licenças, instalação de poços e complexos de processamento) e a estabilidade da produção de seus poços ainda está por ser conhecida, além de todos os questionamentos ambientais que sofre.

    Sua produção saltou de praticamente zero, em 2007, para perto de dois milhões de barris diários este ano e por aí você calcula o nível de endividamento destas empresas.

    A Bakken e a Eagle Ford, duas das maiores do segmento, experimentaram perdas de quase 50% no valor de suas ações, nos últimos dias.

    As grandes petroleiras convencionais, que também têm bilhões investidos no setor, ficam de bico calado para não reduzirem a pó suas inversões nesta área do xisto.

    Desde Rockfeller, a indústria do petróleo é marcada por um banditismo econômico com pouco ou nenhum limite. A dinastia da Casa de Saud na Arábia Saudita não tem métodos muito suaves, todos sabem.

    Nesta história, podem crer, bandidecos como Paulo Roberto Costa não vão nem para nota de rodapé.

    Por mais que tenha roubado, isso é uma migalha perto do que está em jogo para o país e que, usando este “ladrão de carreira” querem nos roubar dizendo que o pré-sal “já não é tão bom assim”.

    É uma rematada tolice tratar, portanto, o desabamento dos preços do petróleo como algo que, desde já, esteja para ficar  aí por um longo tempo. Um estalo na indústria do shale americano – o que não é nada impossível – reverte, ao menos em boa parte, o quadro de baixos preços.

    Como diz aquele anúncio chato: “sabe de nada, inocente!”

  23. Discordo!

    “4. A IMAGEM DO PAÍS FICA MANCHADA PELO MENOS POR UMA DÉCADA”…

    A imagem da Itália ficou manchada com a Operação Mãos Limpas?

    Muito contrário! Isso mostra que a corrupção está sendo combatida!

    E pela 1ª na história do Brasil o CORRUPTOR está sendo investigado, processado e preso!

    Quem está “aterrorizado” pela Operação Lava Jato são os empreiteiros corruptos.

    Pergunte se Ricardo Semler está “aterrorizado”?

    Quem fez esse texto? Algum tucano????

    Quem tem medo de investigação é tucano!

    A Petrobras, o PT, Dilma e o Brasil só ganha com essa Operação!

    A Lava Jato entra pra história da Republica!

    1. Itália?

      Qual foi o resultado da Operação Mãos Limpas na Itália e do desmonte dos partidos políticos tradicionais (Democrata Cristão e Socialista) ?

      Décadas de Silvio Berlusconi, tão ou mais corrupto do que havia antes. Até agora a Itália continua totalmente disfuncional.

      Não digo que devemos fazer vista grossa e passar a mão na cabeça dos responsáveis, mas a Itália talvez não seja o melhor exemplo de sucesso das ações anti-corrupção.

    2. Que PESSIMO exemplo, a Italia

      Que PESSIMO exemplo, a Italia ACABOU depois das Mãos Limpas, liquidaram com o sistema politico italiano que funcionava bem depois da Segunda Guerra, tendo a Democracia Cristã como eixo, TODOS os partidos foram

      postos fora da Lei, ai se fundaram partidos secessionistas que queriam retalhar a Italia, como a Lega Lombarda, por pouco a Italia não é fatiada, tudo por causa das Mãos Limpas, jogaram fora a agua do banho com o bebê junto, é o que estão fazendo com a Lava Jato. Antes das Mãos Limpas tinha ladrões? Tinha e muitos HOJE tem ladrões muito piores,

      Berlusconi é simbolo deles.

       

    1. No interior onde passava

      No interior onde passava férias, brincavam com um conhecido malandro da seguinte forma: “Fulaninho é gente boa…quem não presta é a polícia”.

      Pronto! Acebei de ver essa piada de novo, só que agora não pretende ser uma piada.

    2. Ninguem aqui está julgando

      Ninguem aqui está julgando CULPA, estamos debatendo RELAÇÃO CUSTO BENEFICIO para o Pais. Prendo um sujeito sem prazo para soltar, LIQUIDO COM ELE, não sendo bandido a prisão de um homem de 60 anos quebra a espinha dorsal de sua alma, mas ele emprega 2.000 pessoas, a maioria engenheiros, vai acontecer o que? A empresa dificilmente sobrevive. É bom para o Pais, só para ter a gloria de colocar esse empresario numa cela? É esse o tema.

      1. Vou coloca ruma questão.

        Sou professor de cursos de Engenharia. Está sendo considerado mais que normal toda e qualquer atitude que oos alunos tenham no sentido de obter nota sem estudar (fui claro?). A bem da verdade há os que conseguem e até obtêm o canudo. Como professor me esforço por coibir, justamente para que eles não cheguem aos sessenta anos se sentido poderosos por terem nas mãos 2000 pessoas e rindo do babaca aqui que não conseguiu impedir que os malandros de plantão- ainda quando tinham vinte e não sessenta-assumissem os controles das empresas. 

        Sinto muito, você está fazendo apologia dos espertos. Ou você acredita que honestos não têm vez?

        1. Eu nã estou tratando de moral

          Eu nã estou tratando de moral e ética, tambem sei tratar, mas aqui estou falndo de relação CUSTO X BENEFICIO.

          Há muito pouco campo para moral na politica, a não ser para santelmos e cínicos, o mundo da politica tem regras proprias, aqui ou na China. Querer tratar questões politicas com regras das Carmelitas Descalças é cinismo.

          Se a Lava Jato é séria porque prenderam executivos e não donos? E porque nenhum politico foi preso? É show de midia, prenderam os mais fracos, não mexeram com o Renan, querem dar lição de moral em cima de quem?

          1. Tenho certeza que você sabe
            Tenho certeza que você sabe quem faz quem faz as leis e quem julga. Infelizmente em ambos os casos há moral e ética envolvidos (ou deveria). Particularmente acredito que um bom número dos que deveriam zelar para que nossas leis também se voltasse contra aqueles que as fazem se esqueceram disso. Então ve-los presos é quase sonho de uma noite de verão.
            E pelo que diz, caímos em um impasse: como utilizar leis que envolvem moral e ética (minha visão) em procedimentos amorais e árticos por definição (tua visão)?

        2. O que o Andre esta falando é

          O que o Andre esta falando é que paguem, mas mantendo as empresas, pois não adianta trocar empresas e manter a forma(10%).

          Todo engenheiro de obra sabe dos 10% das obras publicas ou de serviços, isso vale para municipal, estadual e federal, sendo este o problema, quebrar empresas resolve? 

          Como ex-aluno de engenharia, pergunto quantos professores agem da sua forma?Conheci poucos, na verdade conheci poucos que ensinavam ou se importavam com seus alunos.

          Para ser claro sou a favor da mudança de todos os processos, as relações publico e privado. 

      2. Caro senhor Araujo,discordo,a

        Caro senhor Araujo,discordo,a alma de uma empreiteira  não são os dirigentes que corrompem ou são corrompidos ou achacados.A ALMA   de uma empreiteira são os engenheiros que projetam  e detalham uma grande obra,são os engenheiros que “tocam ” a obra ,são os operários especializados .Falo isso não só por ser engenheiro ,com muitos anos de “estrada’  mas por achar que temos uma chance ímpar de ter um pais melhor.E creia,sem nenhuma intenção politica

        ,mesmo porque me parece que a corrupção é generalizada a começar por muitos e muitos municipios,Estados,e por aí vai .

  24. É

      Caro Motta,

      Cá entre nós, que ninguem nos ouça ou leia.

      Por via das duvidas, em um exercicio de linguagem, será que iremos trocar Queiroz Galvão, Camargo Correa, OAS e outras, por AECOM, Bechtel ?

      ou, vc. lembra de algum momento em nossa história recente, em que pessoas de reconhecida competencia, recusam ( na verdade fogem como o Diabo da cruz ) de nomeações para cargos relevantes, tanto em Ministérios quanto em estatais ) Eu, pelo menos não lembro. 

       Compliance Insurance: De acordo com a Marsh ( Tudor – Marsh  Insurance Brookers – Londres ), nossas taxas estão a nivel “africano” ( tipo Nigéria ), para empreendimentos estatais diretos ou mistos, nem securitização de papéis gerados de tais operações estão sendo comercializados – nem como garantia, não são “lixo”, longe disto, só estão em “stand-by”.

        Medinho: A Halliburton está tentando um processo de fusão com outra “petroleira” ( insumos, engenharia, etc..), portanto, regras da SEC e NYSE, irá “abrir a caixinha”, pode dela sair algo “interessante”, tipo SBM.

        Meu filho, tá todo mundo de “bunda na parede” e bem encostadinha, creio que “nunca na história deste país”, as consultorias juridicas ( os ex- STF e STJ ), faturaram tanto.

    1. A Bechtel veio e voltou do

      A Bechtel veio e voltou do Brasil varias vezes, ganhava todas as concorrencias quando tinha financiamento do Banco Mundial, que EXIGE licitação internacional, como a COSIPA. A minha querida AECOM de Los Angeles, para quem já trabalhei, gente finissima, é a maior empresa de engenharia do mundo, com 55.000 funcionarios, só projetos, não faz construção, era a gerenciadora geral das mega obras de construção da Libia de Kadafi, tinham lá 500 engenheiros,

      é a empresa de engenharia que mais tem projetos de AGUA, fizeram o projeto do aqueduto da Liba, de 2.700 quilometros através do deserto.

      O meu receio é que quebrem QUATRO das NOVE empresas presas em Curitiba., todos com imenso currriculo de obras.

  25. Os envolvidos nessa corrupção

    Os envolvidos nessa corrupção toda que paguem pelo que fizeram. Não a Petrobras e de quebra, os brasileiros. Mas com a imprensa e o judiciario que temos…

    1. Não se pode perder noção de

      Não se pode perder noção de CUSTO x BENEFICIO em qualquer questão juridica.

      Não se pode jogar fora a agua do banho com a criança junto.

      Faze-los pagar acima de certo ponto pode QUEBRAR a empresa, das 9 na cadeia  4 podem desaparecer.

      Pune-se o pecador e mata-se a fonte de empregos, obras e arrecadação, belo lucro.

  26. O autor em resumo entende que

    O autor em resumo entende que tudo deveria ser feito na surdina para preservar os bons nomes das empresas de engenharia? Que não se deve tocar em diretores por conta de imagem corporativa? Obviamente estava tentando escrever uma comédia e não uma análise séria.

    Políticos,  salvo se pegos em flagrante delito não vão para a cadeia e refiro me aos que possuem mandato pista a questão do fórum privilegiado. Mas todas as notícias dão conta que serão apresentados processos ao STF no minando e apontando os crimes. Queria o que? Que empresários só fossem presos após destruírem provas?

    O que atrai investidores não são processos investigativo escondidos, mas que haja solidez nas propostas e lucros. A Petrobras perdeu dinheiro com essa quadrilha e perdeu dinheiro porque era uma estatal loteada entre partidos da base porque sem loteamento o apoio vai embora. O uso político da estatal que é  uma s.a e como tal deve satisfação aos seus investidores é o que os afasta e  lembro ao autor que entre eles existem fundos de pensão e milhões de brasileiros que usaram seu fgts para investir na petrobras.

    Tirar os diretores e condição site que non para mostrar que a empresa é  seria e o governo de plantão também, porque caso o autor já tenha se esquecido, a atual presidente foi indagada na CPI se havia processos no exterior, ela negou conhecimento, coisa que a malvada veja havia veiculado e agora recentemente disse ter sido informada na época. Oras, se ela mentiu na CPI,  qual confiança pó um investidor ter de que ela não esteja escondendo mais nada?

    Quer salvar a petrobras? Que o governo esqueça a política,  destituindo o primeiro escalão e pessoal mais próximo,  e colocando no lugar profissionais do setor e preferencialmente de carreira sem vínculos partidários. Que a empresa processe funcionários e empresas envolvidas tentando recuperar o que foi roubado. 

    1. Acho que Andre quer o modelo

      Acho que Andre quer o modelo Americano e Europeu, onde as empresa pagam pelos erros como o bancos.

      Outro ponto, não vi queda de ações(como no caso da Petrobras). Então para com essa conversa de investidor, o que todos querem é o lucro.

        

  27. Prejuízo inevitável

    Andre,

    No caso da Lava Jato está mais do que evidente,

    A intenção do juiz Moro – que só vaza o que lhe interessa, ou seja, nada que tenha um tucano envolvido;  

    A intenção da PF- com pessoal reconhecidamente avesso ao governo que os paga $$ , e que leva em consideração esta discordância na hora de investigar;

    A intenção dos grupos de oposição – que está se lixando para a empresa, pois os objetivos são dois : 1) destruir e/ou atrapalhar o governo reeleito custe o que custar, 2) entregar a empresa aos interesses internacionais;

    A intenção da grande imprensa- afrontar permanentemente o governo, denunciar diariamente a petroleira, com notícias verdadeiras e/ ou inventadas e/ou requentadas, são as tais bombas semióticas, cujo funcionamento o Wilson Ferreira tem detalhado aqui no blog.

    Publica-se,como se fosse verdade absoluta, uma lista com nomes de pessoas que teriam recebido $$$ indevido, mas as provas, onde estão as provas ? Ontem um empresário comprovadamente suspeito de trabalhar contra o atual governo, um diretor da Toyo Setal, foi objeto de um acerto $$$ com o tal  juiz, no qual vai prá casa e só comprova as denúncias lá na frente, como pode ocorrer uma asneira deste tipo e ninguém reclamar ? 

    Manter as empreiteiras imobilizadas é atitude de uma burrice ímpar, só pode concordar com isto quem não é capaz de compreender o tamanho do buraco mais à frente. Qual foi o prejuízo da empresa tal, tantos $$$ ? Que pague o valor reconhecido e pronto, tal como ocorre nos USA a todo momento – nos tres últimos anos, “os grandes demais prá quebrar já pagaram U$ bilhões” em multa , por manipulação de mercados e outros motivos e vida que segue, logo voltam, a amnipular novamente. Os que manipularam a Libor pagaram U$ bilhões e pronto, não ficaram 10 minutos parados.

    O prejuízo que a Petrobras sofrerá mais adiante é inevitável, pois todos os partícipes da Lava Jato assim o desejam. Nem prá corrigir o rito que compreende o intervalo Licitação e Exexcução do Objeto licitado, este processo inteiramente viciado servirá.

     

    1. Meu caro Machado, na historia

      Meu caro Machado, na historia politica contemporanea não tem nada mais perigoso para um regime do que Policia com agenda propria a serviço de ideias salvacionistas, é muito mais perigoso do que golpe militar.

    2.     Concordo com vc, mas e a

          Concordo com vc, mas e a bancada das empreiteiras? E a midia vai contra as empreiteiras?

         Para mim abriram a caixa de pandora e niguém vai fechar, teremos dois caminhos possiveis:

      1) Se a lava-jato for levada corretamente teremos uma correção com a diminuição dos 10%( toda empreiteira trabalha com este valor): O pais evolui teremos leis e as empresas serão cobradas como nos EUA e Europa “pós sabane “.

      2) Vão apenas pegar o PT(Dilma ou Lula): O pais vai regridir, pois os “favoritos da midia” voltam para “limpar” e o pior com carta branca para vender/privatizar o que faltou. Teremos logos anos de desorganização.

       O proximo ano será decisivo para saber até onde vai a locura de alguns…

      Lembrando que até aqui o 2) caminho foi escolhido pela PF e judiciario, com divulgação seletiva e pegando apenas os mortos da oposição, algo impossivel de ser verdadeiro. 

      1. Bancada das empreiteiras

        ELS,

         Caso o atual rito de Licitações venha a sofrer as modificações que se fazem necessárias, por exemplo, a utilização do RDC em todas as licitações públicas, a bancada das empreiteiras ficará fragilizada, o que não é sinônimo de empreitera quebrada ou cerrando as portas. A Delta encerrou as atividades, e aí, qual foi o lucro que se obteve com isto, além de ser menos uma empreiteira de porte no patropi ?

        Caso as licitações fiquem desertas, uma possibilidade a ser utilizada pelo lobby, que se atraiam empresas internacionais com os incentivos tributários que serão necessários, o que não pode é o governo ficar refém, como já ocorreu já uns meses. Seria o “Mais Construtores”. E se a mídia reclamar, o mais provável, que reclame.

        Quanto à Lava Jato, se bem conduzida, o que não está ocorrendo, pode marcar o início da moralização dos serviços de construção civil e outros nas tres esferas de Poder.

        Se vão conseguir pegar o grupo de situação, o tempo dirá. É triste saber que um país gigantesco como o nosso possa ter tantos sabotadores espalhados por todos os lados, existe um grupo expressivo de brazucas que têm pacto de sangue com o fracasso.

        Um abraço

        1. Concordo, infelizmente como

          Concordo, infelizmente como venho argumentado no blog a algum tempo, o PT apenas aumentou o salario dos servidores, não fortaleceu as instituições.

          Vemos caso na Receita, Banco Cental, PF etc. e ainda falam em aparelhamento do estado.

  28. Meu Deus, sujeito !
    Estamos

    Meu Deus, sujeito !

    Estamos falando de cartéis agindo a luz do dia. 

    Um americanófilo como você defendendo o modelo empresarial americano anterior ao Sherman Act ?

    Que coisa mais doida,

      1. Como delicamente induizu 

        Como delicamente induizu  Dilma,  o foco é a destruição do patrimônio do povo brasileiro, pois corrupção é parte da cultiura nacional, deveia ser até apurada, mas sempre como lovação, jmais para punir ninguém, que não fosse os que se recusem ser

      2. Como se os cartéis servissem

        Como se os cartéis servissem para outra coisa, que não a corrupção…

        Tirando os funcionários da Petrobrás, todos os acusados na Lava Jato são acusados de formação de cartel.

  29. Duvidas…

    1) Quando um banco está para quebrar, intervem-se. Quando uma concessão não cumpre sua função/contrato, intervem-se. Quando uma empresa de engenharia em área estratégica do país se torna inidônea, intervem-se?

    2) Executivos são pagos régiamente para serem descartáveis. Certo?

    3) Grande demais para quebrar: Mariel, submarino nuclear, etc….

     

     

    1. Nada a ver. Voce intervem em

      Nada a ver. Voce intervem em CONCESSÕES, banco é uma concessão, empretiteira é empresa de mercado, não é concessão, nem existe mecanismo legal para se intervir numa empreiteira.

        1. Rito saudável

          ohallot,

          Com as quatro citadas e mais algumas, não se faz, nunca se fez  nada por lá.

          O governo de USA pode ser tudo, menos burro, jamais crucificará aqueles que sempre estiveram ao seu lado. Cabe ressaltar que o exemplo não é bom, pois as empreteiras daqui nunca estiveram permanentemente ao lado do governo tupiniquim.

          Quanto à criação de mecanismos, basta querer fazer, depois enfrentar a ira da oposição e finalmente ter-se um rito saudável. Sem o atual rito sendo corretamente reformulado, todo este fuzuê terá sido perda de tempo.

          1. 100%

            Caro Alfredo, 100% de acordo.

             

            E digo: uma empresa americana é… antes de tudo e de mais nada… americana, ponto.

             

            Isso faz toda a diferença.

  30. Legal, a alternativa então é

    Legal, a alternativa então é não fazer nada, deixar os caras roubando na cara dura?

    Lembremos que meros estafetas se comprometeram a devolver centenas de milhões, o que dá uma pálida ideia do tamanho do roubo. 

    Com relação a nenhum político ter sido preso, a culpa é do PGR Janot (elogiado pelo dono do Blog, como sempre), que recebeu a parte da investigação dos detentores de prerrogativa de foro em ABRIL DE 2014 e não fez ABSOLUTAMENTE NADA até agora, 

    1. Negativo. A alternativa é ter

      Negativo. A alternativa é ter REGRAS DURISSIMAS DAQUI PARA FRENTE. Os erros do passado foram cometidos DENTRO

      DO SISTEMA DO PASSADO. Mudaram as regras de hoje para frente, otimo. Por na fogueira que operava dentro do

      mundo antigo não resolve nada, só liquida as empresas.

      1. “Os erros do passado foram

        “Os erros do passado foram cometidos DENTRO DO SISTEMA DO PASSADO”

        Desculpe André, mas dentro de qualquer sistema, do passado, do presente ou do futuro, o que aconteceu na Petrobras foi CRIME, tipificado no Código Penal e outras leis. Peculato, quadrilha, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, o rol é amplo.

      2. Não senhor. Os crimes (não

        Não senhor. Os crimes (não simplesmente “erros” do passado foram cometidos dentro do sistema do presente. E são crimes dentro do sistema do presente.

        Não adianta criar regras duríssimas daqui para a frente, se não temos a coragem de aplicar hoje as regras de hoje, sejam elas duras ou moles. Vai apenas sinalizar que as “regras duríssimas” do futuro serão para inglês ver, por que, quando forem infringidas, vamos outra vez ter pena dos pobrezinhos dos ricaços, dos acima da lei.

        Cadeia pra todo mundo.

        Quer salvar as empresas, proponha a estatização delas.

  31. Parabens ao motta

    Parabens ao motta araujo.

    Artigo lucido e esclarecedor. A mensagem é para quem tem uma visão estrategista e pragmatico, não para sonhaticos.

     

  32. O que é isso, companheiro?

    Quer dizer que sem propinas e falcatruas o país não se desenvolve? Então, é o fim da raça! Está na hora de parar tudo e refundar o Brasil.

  33. Concordo com o autor do texto. Em um só dia

    Concordo com o autor do texto. Em um só dia da semana passada a Petrobrás perdeu 100 bilhões de reais na Bolsa, se bem que isso ocorreu em parte por causa da queda do preço do petróelo. A análise do Motta são acertadas, assim como ocorreu também com seus textos criticando o julgamento da AP 470.  No caso da Lava Jato, o nosso país é que pode estar sendo varrido do mapa e não exatamente o PT, como pensam os delegados da PF, a advogada especialista em delação combinada(http://www.josecarloslima80.blogspot.com.br/2014/12/nassif-para-entender-operacao.html), o MPF, o juiz Sérgio Moro, a midia, esse conluio que já é conhecido como República Tucana do Paraná, o Tucanistão, uma gente engomada e “honesta” até dizer chega…rss

  34. [  Nos EUA na época da

    [  Nos EUA na época da construção das ferrovias, a maioria dos empresários eram escroques e malandros, mas sem eles os Estados Unidos não existiriam, todas as arrancadas para o crescimento tem um ambiente de aventureirismo, golpes, jogadas, nenhum País cresceu a base de santarrões e santelmos, é preciso se arriscar muito e para assumir riscos não se acham moços limpinhos e de vida reta, por toda a História quem se aventura não é santo.[   

     

    De fato, a corrupção, se for investigado sem preconceito, talvez tenha contribuído mais para o progresso humando do que a hionestidade. Não é por acaso que o Brasil tem avançado mais depois que o petismo chegou ao poder

  35. [     “É preciso uma nova

    [     “É preciso uma nova consciência, uma nova cultura, fundada em valores éticos profundos. Ela tem de nascer dentro da cada lar, dentro de cada escola, dentro da alma de cada cidadão e ir ganhando de forma absoluta as instituições” (Dilma  Rousseff  ) ]  

     

    O faro é enquanto houver umn só brasileiro que aida cole em prova, ninguém deve ser cotra corrupção, muito pelo  contrário::  já deveia ser a  lei no Brasil  invertida e, portanto, o condenável seria se recusar ser corrupto. O que Dilma pode fazer por decreto e ajustar a leia ao povo que temos, já que um +Povo para trazer cubano que presta, ná parece aind muito viável, mas… lembro que a ex-russa levou russo para melhorar a cultiura de todas as repúblicas

  36. [  O Brasil pela herança

    [  O Brasil pela herança portuguesa tem grande predileção por fogueiras inquisitoriais, os AUTOS-DA-FÉ que queima pecadores. É uma danação de nossa cultura, o povo que assistia com prazer as fogueiras queimarem os impuros era a versão primeira da mídia moralista de hoje esquecendo que os impuros têm pecados, mas também tem sua longa lista de realizações que beneficiaram o País, cada empresa punida tem no mínimo 500 obras no acervo, já os salvacionistas de terno, gravata e cabelo curto terão com dificuldade construído uma churrasqueira no quintal.]

     

    De fato, entre o honesto que nada faz além do que já estava certo faze,  que não seja o trivial, sempre devemos valorizar  o que rouba  e faz mais, mesmo que o a mais serja errado, pois é o errado que faz a humanidade crescer e não o contrário.

     

  37. Meu Deus

    A Alston e a Siemens sendo condenadas pelo mundo afora

    Enquanto o mundo aprofunda suas leis contra a corrupção, AA pede que nós a afrouxemos

    O Reino Unido o criou o UK Bribery Act, que coíbe a prática de corrupção entre empresas privadas e governos, tanto locais como estrangeiros. Assim, uma companhia britânica pode ser punida por pagar propina, mesmo que a maracutaia ocorra em outro país.

    Nos Estados Unidos, o Foreign Corrupt Practices Act (FCPA)

    Jeffrey Skilling, presidente da Enron (na época a sétima maior empresa americana)  foi condenado a 24 anos de prisão por maracutaias da empresa.

    1. Séculos

      Assis,

      Tudo em paz ?

      Não tem que abrandar as leis contra corrupção, pelo contrário, aprimorá-las. Caso fique como está, a Lava Jato só terá servido para os diversos interesados no arraso da Petrobras terem um palanque permanente, o que acontece neste momento

      Assim que se identifique a dimensão do rombo $$$, cobrança imediata e pronto, sem direito à chicana jurídica, isto é, o condenado deposita o valor $$$ para, então, poder recorrer. Este caminho tem que ser adotado para todos, sem exceção.

      USA pegou a Enron, mas nem pensou em pegar o Morgan e diversos outros grandes, foram multas pesadas, de U$ bilhões mediante acordo e mais nada, nenhum deles deixou de abrir a porta no dia seguinte.

      Levar uma grande empresa à bancarrota não ajuda a ninguém, só causa inegurança às outras que estão de fora. Hoje, nenhuma empresa com gerência equilibrada participará de nenhuma licitação para obras ou qualquer outro objeto de natureza pública.

      Os diversos excessos da Lava Jato e a total falta de objetividade em relação ao tempo futuro, ambos são itens que assustam a qualquer um que tenha proximidade com o assunto. A continuar neste espírito, repito, esta algazarra não terá tido qualquer utilidade para moralizar as futuras licitações.

      No patropi, as pessoas adoram ver o fulano preso, bastam as grades, pois ninguém está preocupado por reaver o $$$ roubado, basta lembrar do recém inocentado Paulo Maluf. É uma herança cultural que atravessa os séculos.

      Um abraço 

    2. E quem da ALSTOM foi preso

      E quem da ALSTOM foi preso sem prazo para delatar, na Europa? Não estou propugnando tolerar a corrupção e sim

      chamando a atenção para o risco de um circo armado nessa ação prejudicar o Pais.

      1. AA, você desinforma:

        Preso na Suíça ex-dirigente da Alstom francesa – Extra Online

        extra.globo.com/…/preso-na-suica-ex-dirigente-da-alstom-francesa-5733…

        10 de set de 2008 – SÃO PAULO – A Justiça suíça decretou a prisão de um ex-vice-presidente da Alstom francesa por lavagem de dinheiro, gestão desleal e …

        “A Justiça suíça decretou a prisão de um ex-vice-presidente da Alstom francesa por lavagem de dinheiro, gestão desleal e corrupção. Bruno Kälin, que ocupou cargos de comando no grupo de 2000 a 2006, seria um dos responsáveis pela distribuição de propinas”

  38. Xi: Precisamos combinar com os Russos (digo, os Chineses)

    Pela lógica do post, a China, agora, quebra de vez…

    A Vida continua, sempre…

    E, isso é maravilhoso.

    É do Ser Humano (e, especialmente, do Brasil).

    Enquanto alguns “Concursados” vigiam, outros, também “Concursados” recebem um “Por Fora” (afinal, a Apple lança um “Objeto de Desejo” a cada 6 meses).

    O importante é continuar o Combate à Corrupção, ou pelo menos mostrar disposição Política para isso.

    A China já percebeu que a fase do Pioneirismo já passou.

    Baixos Salários, Jornadas Longas, os “Por Fora” pagos às Autoridades das Provincias, são coisas do Início do Empreendimento China SA., onde, analogamente ao Brasil, se vendia “Sem Nota”.

    Se quiser saltar para uma Nova Fase de Desenvolvimento, terá que fazer o Jogo, Humano e Hipócrita (e, interminável), do Combate à Corrupção.

    A Petrobras precisa, sim, mostrar a disposição em Combater sua Corrupção.

    E, não será simplesmente “Contratando um Diretor de Governança do Mercado” (tão a gosto do Nassif).

    Precisa criar um Fato Político e Comunicar isso aos Brasileiros (e ao Mundo).

    Este Diretor deve saber que rastrear as Grandes Empreiteiras e Cartéis é, relativamente, fácil.

    O duro é arejar a Petrobras cujo Núcleo de Decisão é extremamente concentrado em uns poucos Gerentes Gerais, do tipo Venina (e, nem menciono Diretores, pois são Cargos Políticos).

    É fácil comprovar isso.

    Tente Vender qualquer Produto ou Serviço à Petrobras.

    Ou você possui algo muito Exclusivo, ou terá que contratar um Lobista (sem este papo de Corrupção, trata-se de simplesmente conseguir um espaço na Agenda e ser recebido pelo Decisor) para se chegar no Gerentão e “vender o seu peixe”.

    Nos anos 2.000, depois de uma peregrinação de anos junto ao competentíssimo Corpo Técnico da Petrobras, ouvi de um Gerentão que eu “tinha desperdiçado energia, pois na Empresa apenas 6 “pessoas realmente mandam”.

    O Diretor de Governança que deixar de ser um Contador/Auditor e perceber esta Oportunidade de Arejamento, sem que a Petrobras perca sua Velocidade de Decisão, fará um Excelente trabalho, com direito às Capas de Exame e Valor (acho que ,na época, só existirá a Mirian Leitão na TV Fechada)…

    Quanto às “Grandes Empresas de Engenharia” , eu já vi algumas “pequeninas” morrerem, como Hidroservice, Promon, etc.

    Claro que sinto falta e o Brasil também…

    As Empresas de Engenharia Chinesas e Espanholas, já estão na fila, daí a importância do combatido Conteúdo Nacional e Parceiras Obrigatórias com Empresas e Universidades Brasileiras/Pronatecs. São Políticas que Petistas desenham bem…

    Veja o estrago que a Dilma (Ooops, digo Xi) está fazendo na China, não para assustar mas estimular os Investimentos:

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/campanha-anticorrupcao-ameaca-servidores-em-meio-alta-de-suicidios-na-china.html

    Desde que chegou ao poder há dois anos, Xi Jinping embarcou numa missão pessoal para reconstruir o Partido Comunista e ajustá-lo ao século 21. A província de Shanxi tem sido tratada como a linha de frente da campanha anticorrupção da China. A região enriqueceu baseada no setor de mineração e construção civil, assim como seus dirigentes partidários. Os negócio na região operam à base de propina.

    Mas agora Shanxi vive uma sequência impressionante de prisões – que atingem desde o secretário do partido na província ao chefe de polícia e seus subordinados. Todos temem ser o próximo.

    “Ele entrou em pânico.” Essa é a avaliação de Gao Qinrong, o jornalista investigativo que revelou a história do suicídio de Dong Xuegang.

    Gao cumpriu oito anos de prisão depois de expor a corrupção de um chefe local do partido e ainda recebe ameaças de morte de inimigos poderosos.

    Mas ele diz que a campanha anticorrupção do presidente está funcionando e o suicídio de Dong Xuegang é mais uma prova disso.

    “Você pode achar que a morte seria a perspectiva mais assustadora, mas esses funcionários estão com medo de perder sua fortuna e sua reputação e também temem serem forçados a dar informações sobre outros.”

     

     

  39. lava jato

    Caro Mota Araujo, não é a Lava Jato que está pondo a Petrobrás a perder, são as pessoas envolvidas nas falcatruas por interesses pessoais e partidários… Não é a Lava jato que esta por trás de uma possível bancarrota da Petrobras, e sim diretores que administraram péssimamente esta empresa… Não é a Lava Jato que elegeu diretores foram a mando de partidos formados em sindicatos, que em grande parte, nunca frequentaram os bancos de uma universidade de administração ou economia… Não foi a Lava Jato que criou uma cultura do Rouba mas Faz, desenvolvida por um empresário visado pela Interpol… Pode até aparentemente o povo ter eleito um partido para “representá-lo” no governo, mas fica dificil acreditar que uma “empresa” (smartmatic) que operacionalizou esta última eleição não tenha protagonizado a qualquer custo para tal vencedora deste pleito fosse eleita… Portanto, não estou aqui fazendo a caveira de empresários, mas os bilhões que foram roubados é que fizeram a inviabilidade de uma empresa ou a má reputação de uma nação, e não a Lava Jato…

    Você é Hilário, querer culpar o revolver e a bala pela morte da vítima, bem como a própria vítima…

    Imagino os valores que vc deva passar a seus filhos, se é que os tem…

    Enquanto que a Política trabalha com a verdade do Poder (político e economico) a Educação trabalha com o poder da verdade…

    Em parte tens razão quanto à construção e desenvolvimento de um país, dos riscos que se corre para o crescimento, mas a apologia às falcatruas e corrupções é nojenta. Tu tb tem o rabo preso? E estás com medo da Lava Jato…?

    Depois dos empresarios envolvidos, agora ela vem com a lista dos políticos…

     

  40. Façam um raio X dos setores de compras de todos

    Façam um raio X dos setores de compras de todos os governos em todos os níveis, ou seja, federal, estaduais e municipais, não se esqueçam dos poderes legislativos nos níveis federal, estadual e municipal, tem lá aquele problema do TJ-BA com desvios de uns 10 milhões de reais no caso de cursos dados pelo IDP de Gilmar Mendes. Façam o mesmo com os setores de compras de todas as estatais em todos os seus níveis, federal, estadual e municipal. E comecem a construir estádios para manter presos os envolvidos. Enfim, é muita hipocrisia prá meu gosto esse processo da Lava Jato e, o pior, com base em ilações que chamam de “delação premiada”. O que querem mesmo senão destruir esse país, sua economia, sua infraestrutura, como colocou muito bem o Motta que, a par de discordar dele em muitos assuntos, nesse ai assino embaixo. É puro terrorismo mesmo, não querem resolver o problema da corrupção, aliás, um ministro do STF levou o processo do julgamento que acabaria com o financiamento de campanhas por pessoas jurídicas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador