De primo para primo: para Celso de Mello

Celso de Mello: decisão nas mãos e um país inteiro acompanhando
Do blog DoLaDoDeLá
 
De Mello para Mello
 
12/09/2013
 
Caro primo,
 
Sei que tem nas mãos a decisão mais importante de sua vida. Já és um decano do Supremo Tribunal Federal e sabes bem como e quem manda nesse nosso Brasil colonial, ainda tão desigual e injusto. Sei que sabes também das forças que agem sobre a Corte Suprema e quais são seus interesses, confessos e ocultos.
 
Sua decisão será tomada às vésperas de mais um aniversário, sessenta e oito anos! Todos sabemos que és um liberal de ideias progressistas. E por liberal, depreendemos que seja tolerante e que veja a sociedade como um corpo vivo a clamar por justiça e liberdade, mas com moderação.
 
Das arcadas do Largo de São Francisco de Assis, patrono dos desassistidos, até à Praça dos Três poderes, passando pela infância ao lado de seu José e dona Maria, tudo corre hoje como um filme, em ritmo acelerado. Os anos no Barão de Suruí, a conquista da América, pela Flórida, e os duros anos da Ditadura Militar.
 
O seu convivo com Saulo Ramos, o pai da Advocacia-geral da União, de quem se tornou amigo, há de lhe fazer lembrar do passado da nossa pobre República, quando José Serra e FHC montaram “ao arrepio da lei” uma rede clandestina de grampos, para a criação de dossiês e financiaram um exército de arapongas, sob o comando do então tesoureiro da campanha de Serra, Márcio Fortes.
 
Sem pudor, eles atingiram até aliados, com Paulo Renato Souza e Tasso Jereissati, tudo com a anuência do então Ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira. Não são palavras minhas, mas de seu ilustre companheiro de jornada.
 
Por isso, primo, clamo pela boa doutrina, pela jurisprudência e, principalmente, pela legalidade. Os direitos fundamentais da pessoa humana devem ser preservados, seja qual for o custo. Vivemos num Estado Democrático de Direito, que tem como pilares a presunção de inocência e a ampla defesa. Cercear esses direitos, equivale a condenar sumariamente e isso, todos sabemos, é obra do rito sumário, típico dos tribunais de exceção.
 
Tenho certeza de que no almoço do próximo domingo, em respeito à Ana Laura e à Silvia, suas filhas, e mais, em consideração a tudo o que construiu com o auxílio generoso da professora Maria, sua esposa que, coincidentemente, tem no nome e ofício os mesmos de vossa mãe; em nome delas, de todas as outras mulheres de nosso país e de todos os brasileiros, seja honesto! Sua honestidade se traduzirá em Justiça e é isso o que a nação espera de você, primo!

 

Luis Nassif

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Decisão tomada

    O voto do ministro Celso de Mello já está pronto e não deve ser diferente do seu entendimento em 02 de agosto de 2012.

    Ele foi duro no seu julgamento mas não passará por cima da lei.

  2. Muito bonito Marco Aurélio

    Muito bonito Marco Aurélio Mello, me emocionei,  por causa do nome, sempre pensei que vc fosse parente do ministro Marco Aurélio Mello, agora vejo que o seu parentesco é com o outro Mello, que ele te ouça

  3. Brasil
    A minha esperança está

    Brasil

    A minha esperança está naquele pequeno detalhe, que foi a autorização de Celso de Mello, segundo Lewandowski, de dar força ao seu voto, o ponto de vista positivo, dele, sobre embargos infringentes, no ano passado.

  4. Celso de Mello:
    “Esses

    Celso de Mello:

    “Esses delinquentes ultrajaram a República. É o maior escândalo da história”.

    “Nunca presenciei caso em que o crime de quadrilha se apresentasse, em meu juízo, tão nitidamente caracterizado”.

    “Esta estabilidade se projeta para mais de dois anos, 30 meses. Eu nunca vi algo tão claro”.

    “Vítimas, senhor presidente, somos todos nós, ao lado do Estado. Vítimas de organizações criminosas que se reúnem em bandos”.

    “O que eu vejo nesse processo são homens que desconhecem a República” – o objetivo dos acusados era dominar o sistema político brasileiro, de forma “inconstitucional”.

    “Os fins não justificam a adoção de quaisquer meios, especialmente quando tais meios se apresentam em conflito extensivo com a Constituição e as leis da República”.

    “Estamos a condenar não atores políticos, mas protagonistas de sórdidas artimanhas criminosas”.

    Para que se exista quadrilha, afirma o decano, “basta que seja uma associação permanente, de trabalho comum, combinado”.

    Celso de Mello ainda comparou um partido político, o PT, que governa o país desde 2003, às organizações criminosas do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC).

    http://www.rodrigovianna.com.br/colunas/em-campo/o-decano-em-iv-atos.html

     

     

    1. Na democracia

      Uma coisa é o ministro entender que houve crimes…

      Outra coisa é o ministro conferir aos réus o que está previsto na Lei;

      O direito aos Embargos Infringentes.

  5. Filme Julgamento em Nuremberg, em que juízes são julgados

    Se fosse eu, seria coerente com minha manifestação anterior e honesto intelectualmente, mostrando que há juízes independentes da mídia em Brasília: admitiria os Embargos Infringentes, em respeito à ampla defesa, ao duplo grau de jurisdição, aos Tratados Internacionais de Direitos Humanos, à minha consciência, à integridade. Não acataria a tentação demoníaca dos 15 minutos de fama na “Veja” e depois uma vida inteira de remorsos. Valeria a pena assistir novamente ao filme “Julgamento em Nuremberg”, aquele em que os juízes alemães são julgados por terem sucumbido às pressões midiáticas do regime anterior, para ficarem “bem na fita”, ao custo de terríveis injustiças, justamente na violação de direitos fundamentais de cidadãos alemães.

  6. Como era esperado, a capa de

    Como era esperado, a capa de VEJA traz o Ministro Celso de Mello, a capa e o miolo visam a constrange-lo da maneira mais crua e grosseira possivel, a VEJA atuando como folhetim de 5ª categoria.

    Enquanto isso o indescritivel Merval continua a atuar como 12º Ministro, sugerindo razões, textos, teses, enquanto lamenta as garrafas de vinho que deve pagar ao Sardenberg, numa das apostas mas grotescas do jornalismo brasileiro, a proxima deles sera apostar na morte de alguem com cancer.

    Alguem ir para um presidio é algo muito ruim, não é coisa para apostar como trofeu, que coisa tenebrosa, homens com quatro décadas de jornalismo não decantaram as percepções?  Ou curtem homor negro da pior especie?

  7. novo julgamento

    O embargo de uma decisão judicial será motivo de júbilo para uma parcela da sociedade que hoje apóia o governo instalado no país.Mas a nação como um todo na sua maioria continua desinformda sobre os meandros políticos no qual estão envolvidos seus principais personagens e suas  variadas tendências ideológicas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

    1. Troque

      Troque

      júbilo para uma parcela da sociedade que hoje apóia o governo instalado no país

      por

      júbilo para uma parcela da sociedade que acredita na democracia do país

  8. Sei não, minha impressão é a

    Sei não, minha impressão é a de que votará contra. Em todo caso, gostaria que ele pensasse no que aconteceu com Gushiken, que foi envolvido na Ação por intermédio de uma trapaça de duas autoridades e, por pouco, não foi condenado, amargando durante anos essa possibilidade. A injustiça campeia pelo país todo, como atinar que também campeia justamente no lugar em que deveria ser dirimida?

    1. Cafezá, tenho a mesma

      Cafezá, tenho a mesma esperança. Como já disse em outro post, temos que esperar do ministro o mínimo de honradez. E que o espírito de Gushiken o ilumine na hora do seu voto. Precisamos acreditar em algo válido.

  9. Pagina do Ministro no Facebook

    Fui até a página do Ministro Celso de Mello no Facebook e li todos os uúltimos comentários.Todos de uma forma ou outra só pediam para que ele fosse contra.  Foram muitos comentários com a mesma tecla. Nenhum pedia para ele que fossem logo julgados os outros grandes casos de corrupção que são muito maiores e com provas do que o falado “mensalão”. O que mais me impressionou foi de um pai dizendo que o filho lhe perguntara se valia a pena ser ladão. E ele respondeu ao filho que depois do voto do ministro lhe responderia. Não me contive e lhe respondi que não precisava esperar o voto do ministro.Bastava o exemplo dele como pai , não pagando propina para conseguir benesses, não estacionado em lugar proibido, enfim viver  com honestidade que o filho já teria a resposta.Assim como  nós agimos com nossos filhos. Meus filhos também não estão esperando voto de qualquer ministro para ensinar a meus netos que o que é certo é viver com honestidade.

    E este pai se serve desta besteira para tentar convencer o Ministro. A que ponto chegamos. Se ele não teve capacidade de ensinar a seu filho o que é ser honesto,não é um votinho do Ministro que vai ensinar.

    Fiquei revoltada e com pena deste filho e de tantos outros que pensam iguais.  Logo se  nota que na cabeça deste pai só é bandido porque é do PT. A Privataria, o caso dos metrôs, a compra de votos para a reeleição. e tantas outras falcatruas, se esconde e finge que não houve.  Os pais que assim agem podem ter certeza que terão filhos iguais a  estes. Igual a este pai que escreve isso para um Ministro.

    1. Ministro Celso de melo

      Sem palavras….

       

      O Ministro Gilmar Mendes soltou o Ladrão e Banqueiro Daniel Dantas em menos de 24 horas… e ninguém perguntou para o pai se valia a pena ser Banqueiro Ladrão…!!! Será que ele respondeu para o filho que valia? Pois o Ministro Gilmar Mendes sempre solta ladrões Ricos!!!

    2. Tá na cara que esta pergunta

      Tá na cara que esta pergunta foi forjada. São os militantes de Holerite do PSDB . Nenhum pai vai esperar por ninguém , principalmente se for honesto. Os desonestos já respondem de cara que sim e os que ficam em cima do muro são , por natureza, psdbistas, claro

    3. Tá na cara que esta pergunta

      Tá na cara que esta pergunta foi forjada. São os militantes de Holerite do PSDB . Nenhum pai vai esperar por ninguém , principalmente se for honesto. Os desonestos já respondem de cara que sim e os que ficam em cima do muro são , por natureza, psdbistas, claro

    4. Marise, que bonito.
      O lado

      Marise, que bonito.

      O lado bom é que esse linchamento escancarou o lado ruim da justiça ( que até parece que é todos os lados ). Devemos mais essa pro Gushiken, Dirceu, Genoíno,e outros. Caiu a máscara dos togados, logo ( se Deus quizer ) serão vítimas de esculacho, como os torturadores comuns.

  10. blog do Moreno

    Sem pacu

    Ontem à noite, na peixaria do Cacalo, em Cuiabá, o ministro Gilmar Mendes e o senador Pedro Taques não apostavam um lambari frito na “evolução” do Celso de Mello.
     

  11. Foi amigo de Saulo Ramos, mas

    Foi amigo de Saulo Ramos, mas depois Saulo Ramos, como escreveu na sua autobiografia, deixou de ser amigo dele. E eu não considero que ter sido amigo de Saulo Ramos seja um elogio.

    Vejam o assunto em:

    Saulo Ramos, no seu livro “Código da Vida”, para Celso de Mello: “Você é um juiz de merda !”

    http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/09/saulo-ramos-no-seu-livro-codigo-da-vida.html

  12. Do jeito que gosta de falar…!!!….

    Nassif

    Do jeito que ele adora falar, quarta feira ele vai demorar umas três ou quatro horas pra votar…e provavelmente voltará atras no que disse a um ano….com certeza o pig o pautará neste fim de semana….

  13. Do jeito que gosta de falar…!!!….

    Nassif

    Do jeito que ele adora falar, quarta feira ele vai demorar umas três ou quatro horas pra votar…e provavelmente voltará atras no que disse a um ano….com certeza o pig o pautará neste fim de semana….

    1. ASSIM COMO ELE TEVE QUE

      ASSIM COMO ELE TEVE QUE AGUENTAR AS LISONJAS E FALACIAS DOS OUTROS E …ELE ESPEROU…ATE AGORA….QUE OS OUTROS O OUCAM  QUANTO TEMPO TENHA ELE DISPONIVEL. PECO TAO SOMENTE A ELE QUE SEJA ELE MESMO, QUE O TSUNAMI NAO O ATINJA.

  14. O martírio continuará?

    Será que o martírio contra o PT vai continuar?

    A carta na manga para a oposição é o Ministro ser favorável os embargos infrigentes, manterá o julgamento do mensalão, que não deve acabar nunca.

  15. votos de insulto sempre respondem ao ódio

    pelo que vi do que aconteceu ao Gushiken, acredito que a morte respondeu à ira dos que o acusaram…………………..

     

    votos de insulto, em vida, como já vimos na 470, também respodem à ira

     

    a consciência do que lhe poderia acontecer tornou o sofrimento de Gushiken muito mais intenso………………..é como dar seguimento ao que se quer realmente, em vida

     

    e certos ministros dão muito valor a lembretes:

     

    é como alguém saber que pode ser punido se não obedecer……………..

     

    por quem exatamente, que não por alguém que controla quem não quer ser exposto

     

    vejam o que o PIG faz e sempre fez com os que não obedecem e caiam na real, na podridão atual do stf

     

    1. Carta

      Maravilhosa carta. Assim todos os Ministros do Supremo agissem como o Primo.

      Ele não pediu nada, E deu tudo ao Ministro, deu a estrutura o lastro para que ele seja ele mesmo 

      Parabens Celso-Primo.

      João Luiz

    2. Carta

      Maravilhosa carta. Assim todos os Ministros do Supremo agissem como o Primo.

      Ele não pediu nada, E deu tudo ao Ministro, deu a estrutura o lastro para que ele seja ele mesmo 

      Parabens Celso-Primo.

      João Luiz

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador