Defesa de Dilma aponta erros em perícia e relatório da PF contra chapa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Na investigação da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer, para a cassação da candidatura em 2014, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a defesa da ex-presidente alertou para graves erros na perícia contábil e no relatório da Polícia Federal.
 
Assim como já havia feito em setembro do última ano, quando os advogados de Dilma apresentaram ao TSE oito mil documentos que comprovavam cada uma das transações e movimentações financeiras do caixa de campanha do PT para a Presidência da República, os advogados apontam falhas e inconsistências.
 
Entre eles, os investigadores não apresentaram sequer o valor correto pago pela campanha. Ao invés de usar como dados os exatos dos caixas do PT e PMDB na disputa eleitoral, a PF levantou valores que incluem também a movimentação financeira das gráficas investigadas para outros partidos, como até mesmo a oposição do pleito petista, o PSDB.
 
“No que se refere ao relatório feito pela Polícia Federal, a defesa de Dilma Rousseff levantou inúmeros exemplos de inconsistências sobre a matéria eleitoral, apontando que não foi considerado o valor exato pago pela campanha Dilma-Temer (e sim toda a movimentação financeira das gráficas – que envolve outros clientes, até o PSDB), além de desconsiderar a efetiva subcontratação de serviços por outras empresas”, informaram.
 
Diante dos erros, a defesa de Dilma solicitou que a PF esclareça as confusões e que realize novas diligências nas empresas subcontratadas pela campanha, como a Margraf, Ultraprint, Vitalia, Paperman e CRLS.
 
O pedido foi protocolado na última sexta (03) e nesta segunda-feira (06) no TSE, ao relator Herman Benjamin. Além disso, lembraram que os mais de oito mil documentos apresentados, que comprovavam o uso dos recursos, não foi levado em consideração pelos investigadores.
 
Á época, os documentos foram divididos em 37 volumes no TSE, e o ministro Herman Benjamin chegou a solicitar que a defesa de Dilma destacasse quais dos oito mil arquivos eram mais relevantes para elucidar a investigação. Os advogados afirmaram que todos eram fundamentais.
 
Ainda assim, o material foi anexo ao processo e Herman afirmou que qualquer um dos documentos poderá ser apontado pela defesa, durante o julgamento, para elucidar alguma questão.
 
Por fim, os advogados de Dilma Rousseff solicitaram que a Polícia Federal recolha depoimentos dos responsáveis pelas empresas subcontratadas na campanha: Rodrigo, Rogério e Edson Zanardo (da Red Seg), Beckembauer Rivelino (VTPB) e Carlos Cortegoso ( Focal).
 
“Sustentou a defesa de Dilma Rousseff ja estar demonstrado no processo, com inúmeros documentos, que as gráficas produziram e entregaram todo o material contratado para a campanha de Dilma e Michel Temer e que eventuais questões referentes a estrutura societária, relações comerciais e trabalhistas, ou de engenharia tributária-fiscal das gráficas periciadas devem ser objeto de ações autônomas, em instância própria, que não a Justiça Eleitoral”, informou ainda a defesa.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A parte amarela da PF

    Tudo é uma grande farsa. O fundamento constitucional não existe. Por isso é Golpe!

    Portanto, não surpreeende que um grupos de policiais federais, que constituem a PF = Polícia Fascista, crie falsas provas para contribuir com a condenação. As 8.000 provas apresentadas não são consideradas. Nunca serão, pois não se trata de Justiça, mas de Golpe.

    O golpe pelo menos tem uma coisa positiva: serve para evidenciar, aos inocentes bem-intencionados, que com os amarelos fascistas não pode haver conciliação.

  2. Dilma guerreira, ou será, de uma guerreira?

    Pelo menos como forma didática, para que fique para a História, para que todos no futuro saibam que ela não desistiu da luta pela democracia…

    Por que esperar coelho da cartola da justiça, é chance zero!

    Com esse congresso medíocre, pode-se dar como certa a aprovação do novo ministro do STF, segundo a globo, há 5 (cinco!) futuros colegas que aprovaram o nome dele…

    Cinco mais ele já é no mínimo empate e se o presidente Carmem não votar, já é maioria…

    No dia da fala do Moro no congresso, abismei-me com o Gilmar na defesa do que achei certo e o fez com força e clareza dos argumentos de fazer inveja a muitos políticos de esquerda…

    Mas, como lúcifer, gilmar preferiu o lado escuro da vida… 

  3. A pf e o PT.

    Parece que com o pt a pf não acerta uma.

    O tse assim cassa quem ele quizer; e nunca invomodará o psdb.

    Veja o escândalo: um processo falho, para não dizer fajuto, para cassar por bobagens quem teve 54 milhões  de votos. 

    Tse, por favor, voto é que vale. 54 milhões de votos, VOTOS, jogados no lixo pelo chamado tseleitoral.

    54 milhões de argumentos para condenar o que o tse agora faz.

  4. Acho que vou vomitar…

    Pra quê os advogadas da Presidenta teimarem em mostrar que há falhas na apuração, coleta de daos e depois, no julgamento desta ação? Todos sabemos que o golpe tem os seus tentáculos, suas ramificações. 

    De certa forma seria até bom se a chapa fosse cassada. Voltar ao poder tenho a convicção que esta camarilha não deixará! Neste caso, se julgada como abuso de poder economico , retiraríamos o Usurpador do poder e seriam convocadas novas eleições.

    Erro no raciocínio?

  5. Um precedente no DF?

    07/02: “TSE mantém Agnelo (PT) inelegível e absolve Filippelli (PMDB)”

    Entre as acusações, uma surreal: as cadeiras vermelhas do Estádio Mané Garrinha (até porque é raríssimo estádio com cadeira vermelha…).

  6. Acordem abestados

    A PF faz um festival de irresponsabilidade com o dinheiro público. A sua arrogância, prepotência e descaso em em lidar com o que não é seu, só faz aumentar vertiginosamente a sua incompetência e  sua estupidez. A soberba parece ser tamanha, que imaginam que qualquer coisa que digam, sobre uma auditoria displicente e inconsistente, será aceita sem contestação de quem quer que seja, simplesmente porque quem assina é a PF. Diante do que foi colocado na matéria, a PF tem que sofrer um processo para ressarcir o erário público da quantia levianamente jogada fora, visto que todo o processo terá que ser refeito, porém de maneira transparente, séria, transparente e com competência.

  7. Incompetência ou má fé

    “e o ministro Herman Benjamin chegou a solicitar que a defesa de Dilma destacasse quais dos oito mil arquivos eram mais relevantes para elucidar a investigação”. Alguém precisa avisar o eminente ministro que se trata de prestação de contas e que cada documento, muito provavelmente, refere-se a um gasto realizado pela Chapa. Agora, em relação aos erros grosseiros cometidos pela Gestapo Federal, vulgo PF, não dá pra acreditar em tamanha incompetência. Mais uma vez, o republicanismo de araque dessa polícia política vem à tona nessa tosca investigação para o TSE que pode ter tido o escopo de fornecer mais material para a mídia golpista. 

    1. mui competentes …

        Assisti um vídeo, em audiência do Morco, de um jornalista que foi acusado por um delator, a estória do delator era de que este jornalista havia feito um pagamento em 2004 indicado por um ex-prefeito de uma cidade de SP, o detalhe é que o ex-prefeito havia falecido em 2000, que o delator invente uma estória é aceitável, mas a polícia mais bem paga, composta por pessoas com diploma ” superior “, não entender que 2000 vem antes de 2004 e que mortos, difuntos, cadáveres e mula sem cabeça não sabem falar é no mínimo estranho …

       

       

      https://www.youtube.com/watch?v=9axIEGb9I_I

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador