Denúncia de revista faz MP abrir investigação contra Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Denúncias publicadas pela revista Época contra o ex-presidente Lula motivaram a Procuradoria da República no Distrito Federal a abrir um procedimento investigatório criminal por suposto tráfico de influência internacional e no Brasil, entre os anos de 2011 e 2014, quando o petista já havia deixado o Palácio do Planalto.

Segundo informações da Folha, Lula é alvo de um inquérito e o Ministério Público Federal pode utilizar “todas as ferramentas investigativas” para apurar se o ex-presidente fez uso de seu protagonismo político para beneficiar a empreiteira Odebrecht em negócios no exterior. Envolvida na Lava Jato, a Odebrecht arcou com as viagens de Lula.

Segundo o Instituto Lula, não há consultoria por parte do petista, logo, Lula não fez “lobby” para qualquer empresa. As viagens fazem parte de pacotes de palestras, sustentaram em defesa prévia. O Instituto também respondeu à Folha, no início da tarde desta quinta-feira (16), que ficou “surpreso” com a decisão da procuradora da República Mirella Aguiar. Há algumas semanas, ela autorizou uma investigação inicial – mas sem o peso de um inquérito criminal – em função da iniciativa de outro procurador pautado por reportagens da revista Época.

A denúncia da revista aponta que Lula é suspeito de influenciar as ações do Bando Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, mesmo fora da condição de presidente da República.

“Para os procuradores, afirmou a Época, relações de Lula com a construtora, o banco e os chefes de Estado podem ser enquadradas, ‘a princípio’, em artigos do Código Penal. ‘Considerando que as obras são custeadas, em parte, direta ou indiretamente, por recursos do BNDES, caso se comprove que […] Lula também buscou interferir em atos práticos pelo presidente do mencionado banco (Luciano Coutinho), poder-se-á, em tese, configurar o tipo penal do artigo 332 do Código Penal (tráfico de influência)’, diz trecho da peça reproduzido.”

O Instituto ainda informou que apresentou à Procuradoria inúmeros documentos que comprovam a legalidade da tarefa de Lula, e que achou estranho que Mirella Aguiar tenha decidido pela abertura do inquérito em espaço curto de tempo, talvez insuficiente para análises.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

90 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Previsível. Espantoso seria

    Previsível. Espantoso seria investigar o instituto FHC. Ah, mas é que sobre este nunca houve “reportagem” de revista, jornal ou TV alguma…

  2. Precisa perguntar pra esses procuradores

    se eles conhecem um livro chamado ‘privataria tucana’. É impressionante a inclinação política do MP brasileiro.

    Outro monstro criado que não srve pra nada.

    1. Serve

      Serve, CarlosB, como serve… O pior é que recebem salários mais penduricalhos várias vezes maiores do que merecem, às nossas custas, para fazerem política partidária, o que, definitivamente, não é parte de suas atribuições..

  3. O motivo da investigação é pegadinha!

     

    Porque”  o ex-presidente fez uso de seu protagonismo político para beneficiar a empreiteira Odebrecht em negócios no exterior”.

    E isso não é crime!

    Porque beneficia EMPRESAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR onde concorrem com empresas NÃO brasileiras.

     

    As vezes acho que só tem idiota no MP!

    1. pegadinha?

      não mister Athos. se pergunte como eles podem investigar um ex-presidente se ele influenciou decisões de um presidente do BNDES(sabendo que em nenhum momento este toma decisões sózinho). o MP não tem de fato nenhum idiota mas com certeza eles acham que o restante do Brasil o é…

    2. Idiotas não é a palavra mais

      Idiotas não é a palavra mais apropriada…

      CANALHAS… Seria a palavra correta!

      Os canalhas se apoderaram do MP.

  4. O Brasil é o único lugar do

    O Brasil é o único lugar do mundo em que um ex presidente é investigado por trabalhar em favor do seu país. Nós estamos vivemos um momento muito surreal, não dá para acreditar que está acontecendo o que está acontecendo no Brasil.Que eles sempre queriam sacanear com o Lula, não restam dúvidas.
    A questão é ele ser processado por trabalhar em prol das empreiteiras brasileiras, ou seja, em prol do Brasil. Deve ter o dedo de gente de fora muito poderosa por trás disto, não há explicação plausível, pois até mesmo para os entreguistas tucanos, essa submissão contra os interesses nacionais seria demais, penso eu.

  5. Ex-presidentes dos EUA

    Ex-presidentes dos EUA costumam viajar pelo mundo promovendo os interesses das empresas do país. Se algum promotor público por lá resolvesse levantar suspeitas contra eles seria o mesmo imediatamente demitido e provavelmente preso acusado de abuso de autoridade. Mas aqui no “brazil” da infame Casa Grande não pode, né? Lamentável!

  6. Esfriada a história de

    Esfriada a história de impitim, é preciso de mais lenha na fogueira das leviandades. O de sempre…

  7. Que dia é hoje? Quinta? Ah, então está dentro do calendário.

    Bate na 5ª, reverbera na 6ª, acrescenta no JN no sábado e arremata na outra revista no domingo.

    Enquanto isso… “tudo vai bem, tudo legal”.

    1. Como amanhã é sexta-feira,

      Como amanhã é sexta-feira, será dia da “Vaza a Jato” prender mais alguém …. provavelmente, o Dirceu.

  8. Que lixo essa Globo e cia !

    Que absurdo! Esses incompentes querem incriminar o Lula a qualquer preço. Ah! Como gostaria que essa gente pagasse por todo o mal que está fazendo ao Brasil!

  9. O interesse aí é so gerar

    O interesse aí é so gerar manchetes para consumo dos coxinhas.

    Bater no Lula é uma fixação do consórcio jurídico-midiático do Brasil.. Seja qual for o motivo.

    Uma ótima oportunidade para o Bonner mais uma vez levantar suas sobrancelhas .

    Sem novidades.

  10. Estão doidos para mandar a PF

    Estão doidos para mandar a PF dar busca e apreensão nos computadores do Instituto Lula.

    Fazer o mesmo que fizeram com o Collor.

    Rodrigo Janot, Antonio Fernando Souza, Geraldo Brindeiro, Roberto Gurgel…. esse naipe de “procuradores” ainda vão acabar com o país se o povo não os enquadrar….

  11. TEM GENTE QUE AINDA ACHA QUE NÃO É GOLPE. NÃO TEM MAIS VOLTA.

    O Golpe já foi dado, só falta consumar, é o apogêu direitista, e o conluio da justiça, mídia e polícia é inrreversivel, não tem mais volta, não tem como Dilma governar, o GOLPE é para destruir o Brasil e o inventário é para se consumir com tudo, primeiro o pré-sal depois os ativos. Isso é o início do maior roubo que a nação sofrerá depois da malditas privatizações do FHC. É bom os blogs progs irem baixando a bola, não vai ficar nada e nem ninguem. A republica de MIAMI composta por apresentadores, ex. ministros e artistas bem pagos já estão até com o governo composto. ISSO É GOLPE, tempos cinzentos se aproximam, de agora em diante todo cuidado é pouco, protejam suas famílias marchas tipo aquelas antigas da TFP vão começar a trilhar o Brasil só que mais violenta e confiscante. ACABOU…não tem mais o que fazer a GLOBO tomou o BRASIL do brasileiros.

  12. Nassif;
    Isto é provocação

    Nassif;

    Isto é provocação !!

    Estão brincando com fogo.

    Mexeu com o Lula mexeu com o povo brasileiro.

    Tudo tem um limite.

    Genaro

  13. Descuido fatal!

    Este é o resultado da leniência  com que o Lula (e a Dilma) tratou das indicações para a PGR e para o Judiciário. O Lula enchia a boca para dizer que não queria saber quem era que ele estava indicando para ocupar cargos nesta duas Instituição. Sempre indicava o primeiro da lista, ou seja, abria mão da prerrogativa de Presidente da República, que poderia indicar, desde que cumprisse o que determina a Lei, quem ele quizesse. Todas as escolhas feitas pelo Lula e pela Dilma, foram verdadeiros desastres, pois todos os indicados viraram-se contra eles logo que tomavam posse. O golpe que está em andamento foi, em grande parte, planejado e, está sendo executado, pelo Judiciário e a PGR.

    1. Não tem ninguém confiável

      Não tem ninguém confiável nesse judiciário carcomido. O objetivo de quem está lá é: trabalhar o mínimo de dias possíveis, receber o máximo possível, entre salários e auxílios qualquer coisa, puxar  o saco dos superiores para alçar vôos maiores e, se chegar lá, manter-se na posição conquistada, e, para tal, não incomodar o PIG e seus queridinhos e, para um grau mais elevado de sucesso, seguir suas orientações, por mais absurdas que sejam.

    2. Sim, por inocencia ou etica o

      Sim, por inocencia ou etica o pt errou feio,. O fhc politizou a pf, o pgr, stf e  principalmente a midia. Fez uma merda de governo, mas tinha todos esses filtros na ordem ninguem investiga, ninguem denuncia, ninguem julga e nada se noticia. Eh a receita perfeita, 

    3. judiciário=tucanos

      Não existem petistas dentro do judiciário em situação de serem indicados em cargos importantes; portanto para Lula ou Dilma não havia muitas escolhas possíveis. Se até dentro do partido se encontram tucanos, quanto mais no judiciário.

    4. Alberto, se alguém tem que

      Alberto, se alguém tem que ser criticado é a presidenta, por manter uma anta, que faz o papel de ministro da justiça, sem talento nenhum. Essa figura seria, no máximo, um vereador de uma cidadezinha de menos de 10 mil habitantes.

      Por que continua lá? Mistérios da natureza. Vai saber.

  14. Uma parcela da classe

    Uma parcela da classe política e da classe empresarial do país está com muito medo do Lula concorrer e quem sabe conseguir se reeleger na próxima eleição para presidente da república, portanto já estão preventivamente queimando o cara com alguma antecedência. Vamos ver se funciona… Só que em vez de se preocuparem em queimar o cara, deveriam começar a olhar ao redor e ver se tem algum sujeito com carisma e cacife moral para fazer frente a ele na próxima eleição. Eu, particularmente, não votaria no Lula (ele e sua herdeira me decepcionaram), entretanto também NÃO votaria em nenhum dos pseudo-presidenciáveis que existem hoje. O Aécio que se acha o sucessor natural de Dilma, jamais teria meu voto. Então, eu – e muita gente – está sem candidato.

  15. A investigação contra Lula é

    A investigação contra Lula é kafkiana pois ninguém pode fazer tráfico de influência se não ocupa cargo público, só mesmo uma vontade incontrolável de aparecer pode justificar um procurador pago com dinheiro do contribuinte perder tempo com um procedimento sem pé nem cabeça.

  16. PT

    EU CONTEI 11 PETISTAS. SERÁ QUE VÃO APARECER MAIS?

    Lamentável estes comentários. A indignação teria lógica se fosse contra a situação em que se encontra o País , e não defender responsáveis pelo momento que passamos. Quem indicou a Dilma, quem foi o seu maior cabo eleitoral no segundo mandato?

    Reflitam, às vezes faz bem.

     

      1. E nota zero em redação, o que

        E nota zero em redação, o que tem consequências na proposta de reflexão… Só podia ser alguém que ousa falar em lógica pra trollar petistas.

    1. Mario Blaya de novo.  Notem

      Mario Blaya de novo.  Notem que ele mencionava Lula 10 vezes ou mais por dia, e agora passou pra Dilma.  Nao vai funcionar.  Orgulhoso de ser burro, talvez?

  17. Também,  por que o Lula foi

    Também,  por que o Lula foi se meter nisso sem pedir permissão pros irmãos Martralhas da goebbels? Tem que ir lá pedir a benção, beijar as mãos, puxar o saco e, claro, encher o saco deles de dinheiro. 

  18. Aliás deve ser um crime grave

    Aliás deve ser um crime grave gerar empregos no Brasil.  Todos estes que perseguem Lula devem seguir o mesmo conselho que o Boechat deu ao Malafaia.

  19. Piada

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Notícia de jornal partidário serve para abrir investigação. Esse país é uma piada. Enquanto Bill Clinton serve de embaixador itinerante de empresas estadunidenses, no Brasil esse tipo de atividade patriótica é criticada. Subdesenvolvimento não se improvisa: é obra de séculos.

  20. Seria para estar na seção de

    Seria para estar na seção de humor… Iniciar uma investigação por conta de uma revista sem credibilidade alguma. Estão desesperados mesmo para acabar com o Brasil. A Chevron deve estar querendo de volta o que adiantou ao serra desde 2006

  21. É nisso que dá trabalhar em

    É nisso que dá trabalhar em favor do Brasil, país em que as instituições como alguns partidos políticos poderosos, onde algumas correntes poderosas do judiciário e o PIG são os maiores opositores do Brasil.

     

     

  22. Enquanto isso, olhem o que coxinha escreveu,,,,

    Enquanto isso esse coxinha escreveu na Pholha  (é um tal de leonardo souza)

     

     

     

    BNDES: o Serra também fez

     16/07/2015  02h00Compartilhar157Ouvir o texto Mais opções

    RIO DE JANEIRO – Desde o primeiro mandato do presidente Lula, a administração petista, quando acuada por escândalos, adotou como tática dizer que a culpa era dos tucanos ou que eles haviam cometido deslizes semelhantes.

    Lula atribuía qualquer dado ruim na economia à “herança maldita” de FHC. Em 2008, o Congresso instaurou a CPI dos cartões corporativos. Para constranger a oposição, a Casa Civil da então ministra Dilma confeccionou um dossiê com gastos da gestão Fernando Henrique.

    Nas pedaladas fiscais, o governo Dilma quer fazer crer que a prática era adotada também pelo governo FHC. E o petrolão? Os bilhões desviados da estatal teriam sido preservados se FHC, anos antes, tivesse criado mecanismos contra a corrupção.

    Agora, o BNDES inova nessa estratégia. Em 2011, a jornalista brasiliense Carolina Oliveira foi contratada como assessora do presidente do banco, Luciano Coutinho. A sede do BNDES fica no centro do Rio. Mas Carolina dava expediente em Brasília, atendendo o então ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, a quem o BNDES está subordinado.

    Carolina e Pimentel rodaram juntos o mundo em missões oficiais do ministério. Casaram-se. Na Operação Acrônimo, a PF apontou a empresa criada por Carolina após deixar o governo, a Oli, como canal de recursos suspeitos para a campanha de Pimentel, eleito governador de Minas em 2014.

    Carolina foi contratada a pedido de Pimentel? A coluna enviou uma série de questionamentos ao BNDES. Quem indicou Carolina? Passou por processo de seleção? Como era de se esperar, nenhuma dessas perguntas foi respondida.

    O BNDES informou que, desde 1995, a assessoria de imprensa do Desenvolvimento é exercida por um assessor da presidência do banco, numa prática iniciada por José Serra.

    Quem diria, a culpa é do Serra. 

     

  23. Nunca antes na história deste país

    Que tal se algum jornalista digno desse nome resolver pesquisar quantas vezes algum brasileiro já foi investigado por “tráfico de influência internacional”?
    É bem provável que seja A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA.

    Estamos diante de uma verdadeira jabuticaba jurídica.

    Um enquadramento penal com destinatário único.

  24. FACTÓIDE BURRO

    Como se LULA já não tivesse sido amplamente investigado e nada encontrado.

    O que vai ficar demostrado é que LULA mesmo fora do governo age como ESTADISTA e sai em busca de abrir mercados para qualquer empresa do BRASIL ,desde que seja  pago por isso.

    Apesar de não cobrar barato suas palestras, todas as despesas são por conta do contratante.

    Está com a agenda cheia até 2017, quando irá cuidar de sua candidatura.

    Viu FHC???

    Ele não só fez isso com a ODEBRECHT, usa o seu prestígio pessoal  para alavancar toda e qualquer empresa BRASILEIRA no exterior.

    Faz isso porque é um dos raros com essa capacidade.

    Daí o desespero, a ciumeira e a inveja dos ALGOZES.

  25. MP – vai procurar o que fazer

    Ministério Público deixa o Lula em paz,  e vai continuar a perseguir os pobres, das reintegrações de posse, onde 12 mil famílias são desalojadas de suas casa e destruídas, e o nosso FAMIGERADO MP não faz nada – não faz cumprir a Constituição sobre a ‘FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA”.

    O MP pediu para desalojar uma comunidade inteira de uma ilha no Estado da Bahia com a desculpa que era terras da União. Essa famíias viviam nessa ilha desde que o Brasil foi descoberto, tve gente que morreu de desgosto. São uns bananas mesmo!

  26. Mais de trintão por mês pra

    Mais de trintão por mês pra seguir revista época, enquanto que as cachorradas correm soltas???

    Os grandes exploradores da nação e os corrompidos em cargos públicos estão aliados tentando acabar com qualquer ordem que ainda restou aqui na república. Os exploradores preferem o país na mão de gringo do que do próprio povo. Só não vê quem não quer.

    Já passou da hora do povão acertar as contas com esse simulacro de justiça. A mão do martelo, da foice e da chave de fenda vai pegar vcs, inimigos do povo brasileiro.

  27. Esse cara acima é o poderoso

    Esse cara acima é o poderoso chefão.

     Muiras cabeças irão rolar antes dele– ou até ele escape.

               INJUSTIÇA,

          Ele é o mentor de tudo, desde o mensalão, petrolão , eletroção, bnds treolão.

       Por que tantas cabeças rolam e o mentor fica impune ?

                Será que é preciso prender tantas pessoas, e o Don Corleone ficar solto ?

    1. Tenho que admitir que agora

      Tenho que admitir que agora seu racioncínio deu uma evoluída. Anteriormente, Lula era uma anta cachaceira. Agora é a mente criminosa mais brilhante que apareceu na face da terra. Pelo menos tá reconhecendo que o cara é brilhante. 

  28. circo sem lona

    Uma noticia da época/globo/vejão/folhão/estadão é informação suficiente para o circo do fim de semana.

    O livro, a pirataria tucana, com documentações das patranhas dos gordos emplumados galináceo  tucano não tem validade.

    Olha as novas jabuticabas jurídicas brasileiras.

  29. comentarios sobre investigação do LULA

    Ou a maioria dos comentários aqui postados são daqueles ROBÔS, (computares automáticos coM mensagens defendendo o indefensável) usados pelo PT na campanha eleitoral estelionatária, ou então esse pessoal passou por algum processo de lavagem cerebral pra depois de todo esse caos e roubalheira explicita ainda defender o Lula e o PT   

    1. Obrigada, mas não precisa se

      Obrigada, mas não precisa se preocupar com nossos cérebros. Se conseguir dar conta do seu, já tá no lucro.

  30. O pior de tudo é que Lula

    O pior de tudo é que Lula ajudou a empreiteira a financiar obras em países cujos regimes são ditatoriais. Por quê? Eram mais fáceis de negociar? Aceitavam subornos? Por que será que a escola Beija-Flor foi financiada pela Guiné Equatorial cujo povo passa as agruras de uma regime de exceção e o filho do ditador passou o carnaval em uma suíte do Copacabana Palace? Há alguns anos que venho falando que Lula precisava ser desconstruído, gomo por gomo, folha por folha e aonde se vangloriava o mito, que chegou a ser chamado de Deus pelo aloprada da Marta Suplicy, agora aparece o homem nu e cru, para mostrar ao povo brasileiro que não existe “pai dos pobres”, mas sim a “mãe dos ricos”, ou seja, Lula é apenas e tão somente um oportunista de ocasião, um sujeito periférico. Nada mais.

    1. Quando soubermos o que faz um
      Quando soubermos o que faz um vereador, um deputado, um senador, um prefeito um governador ou um Presidente da Republica então saberemos  o que é geopolitica. Saberemos que ditadores cujos paises são ricos em petroleo são aliados das principais potencias economicas do mundo.Por falar em suborno, quanto custa para os Estados Unidos manter um ditador aliado no poder?Quanto custa ao povo americano desestabilizar governos democraticos que são contrarios aos seus interesses?Vasmos desconstruir tudo isso também? Ou vamos ficar aplaudindo ex-Presidentes que ficam pelo mundo desconstruindo o país?Que tambem pagos por empresas brasileiras que reclamam que pagam muitos impostos mas enchem os cofres dos partidos politicos. Por que somos tão tolos?

  31. Além de falta do que fazer,

    Além de falta do que fazer, isso resulta do desespero pelos 15 minutos de fama de que esse pessoal padece. Uma vez eu li numa revista publicada pelo Judiciário sobre um procurador que foi nomeado desembargador pelo quinto constitucional; ele falou que estranhou o volume de processos ao chegar no tribunal. Quando estava na procuradoria, era coisa de sete processos por semana; ao chegar no tribunal, encontrou milhares à sua espera.

     

  32. Não Mirella e sim Valtan quer pegar Lula

    Nâo é Mirella que está querendo pegar Lula e sim o Valtan, um engavetador contumaz

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/07/16/janot-investiga-lula-golpe-e-isso-ai

    e sim o Valtan que, de repente, resolveu fazer o que nunca fez: trabalhar

    Esse Valtan sempre foi negligente, nunca trabalhou mas agora resolveu trabalhar, sofreu até sindicância por deixar mais  de 240 processos no gavetão http://www.jusbrasil.com.br/diarios/95221398/dou-secao-2-06-07-2015-pg-59

    1. E a punição será apenas uma

      E a punição será apenas uma advertência? Tem emprego melhor do que esse, que você não trabalha e fica tudo bem?

  33. E OS TUCANOS?
    EXPLICA MORO… # Porque Só o PT?QUANDO ESSES TUCANOS E DEMOS PRESTARÃO CONTAS SENDO JULGADOS E IR PRA CADEIA? TUCANAGEM COM ROUBO DE  22,7 MILHÕES -Um inquérito da Divisão Especializada em Investigação de Fraudes, da Polícia Civil, que investiga o roubo de R$ 22,7 milhões de agências do Banco do Brasil em Minas Gerais por meio da empresa de transporte de valores Embraforte, em 2013, aponta uso político da Polícia Civil mineira pelo então governo do PSDB daquele estado para blindar criminosos “amigos”.O delegado Cláudio Utsch, que assumiu e concluiu o inquérito, indiciou e pediu a prisão dos donos da Embraforte, Marcos André Paes de Vilhena e seus dois filhos – Pedro Henrique Gonçalves de Vilhena e Marcos Felipe Gonçalves de Vilhena. São respectivamente irmão e sobrinhos de Renata Vilhena, chefe da Secretaria de Planejamento e Gestão, entre 2006 e 2014. Trata-se da poderosa secretária estadual do “choque de gestão” dos governos tucanos de Aécio Neves e Antônio Anastasia. Ela também foi secretária adjunta de Logística e TI do Ministério do Planejamento do governo Fernando Henrique Cardoso. AGRIPINO MAIA( cumpadre do Caiado)  em mais uma enésima propina leva Um milhão e cem mil reais.O senador Agripino Maia (DEM-RN), coordenador da campanha do candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, foi acusado por um empresário do Rio Grande do Norte de receber propina de R$ 1 milhão. O valor teria sido cobrado para aprovação de uma lei que tornaria obrigatório a inspeção veicular no estado.A informação foi revelada em delação premiada do empresário George Olímpio, do Rio Grande do Norte (RN), ao Ministério Público e veiculada no programa Fantástico, da TV Globo. UM TUCANO que roubava 30 milhões por mês (ou 360 MILHÕES por ano)  o que segundo a Policia Federal, numa quadrilha chefiada pelo prefeito de Itaguaí-RJ, Luciano Mota – do PSDB – que desviava verbas dos royalties do Petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tirava dos cofres da cidade entre 30 milhões por mês.Prefeito de Itaguaí, Luciano Mota de falido a uma vida de luxo a bordo de Ferrari e helicópteros e desde que foi eleito prefeito em 2012, aos 30 anos, um feito para quem não tinha currículo político (nem na família), Luciano Mota (PSDB) passou a chamar atenção por seu estilo de vida. O Município tem 117 mil habitantes e uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão. Solteiro, ele era visto cercado por mulheres, em noitadas intermináveis em boates. Nos deslocamentos, usava uma Ferrari amarela, quando não um helicóptero. Nunca poupou dinheiro. Seu lema sempre foi esbanjar.http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-12-18/farra-de-prefeito-de-itaguai-provocava-rombo-de-r-30-milhoes-por-mes.html TUCANOS BETO RICHA E A ESPOSA -O Ministério Público do Paraná (MP-MP) investiga uma denúncia de que a mulher de Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa, exigiu dinheiro de auditores fiscais para que o governador os promovesse.O promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi, responsável pelo inquérito, confirmou nesta terça-feira (19) que a investigação está em curso. A denúncia foi feita em março, por meio da Promotoria de Justiça e Patrimônio Público de Curitiba.De acordo com a ação, Fernanda pediu R$ 2 milhões para que o marido elevasse os cargos dos auditores. O decreto de promoção deles, citado na denúncia, foi publicado no Diário Oficial em 5 de maio de 2014. TUCANO  Barros Munhoz afanou de R$ 3,1 MILHÕES dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP) em ainda foi solto por um desembargado cúmplice após engavetar o processo por 03 anos e o criminoso completar 70 anos . TUCANO Aécio Neves recebeu valores imensos _ apenas de Furnas – que pode ser de 7 a 25 milhões de Furnas e o Moro e os “apressadinhos aecistas” sequer investigam. Lógico que se investigar tudo que Aécio afanou daria “muito trabalho” diante da multidão de denuncias. O tucano Álvaro Dias que rachou os 10 milhões e levou mais 37 milhões da negociata do terreno tem processo em segredo de justiça que irá continuar em “segredo” até todo mundo ESQUECER. O tucano Paulo Preto que levou 5,5 milhões da campanha de Serra, ex-diretor da estatal Dersa na gestão tucana em São Paulo, que foi acusado por líderes do seu próprio partido de desaparecer com pelo menos R$ 4 milhões ( sem atualizar) em 2010, arrecadados de forma ilegal para a campanha eleitoral do PSDB. O tucano Antonio Inbassay ex prefeito de Salvador – onde houve desvios 400 MILHÕES DE REAIS em sua gestão de acordo o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) em (5 de maio 2015), numa entrevista à Rádio Metrópole, sobre o metrô de Salvador, um dos problemas mais sérios acompanhados pelo TCU. Segundo o ministro, foi detectado um superfaturamento de mais de R$ 160 milhões na obra, R$ 400 milhões em valores atualizados. O prefeito TUCANO Rêmolo Aloise, (PSDB) do município São Sebastião do Paraíso – MG, após fraudar o SUS em R$ 5 MILHÕES – De acordo com o Ministério Público Federal, foram encontradas 107.876 fichas de atendimento ambulatorial e 1.958 laudos de ultrassonografia e mamografia falsificados.  PREFEITA TUCANA DESVIOU 2,5 MILHÕES DE REAIS – prefeita do município de Jandira, na Grande São Paulo. Anabel Sabatine na época filiada ao PSDB e atualmente filiada ao Partido Ecológico Nacional (PEN), por crimes de peculato, fraudes a licitações para compra de merenda escolar. Nas investigações apontou que a dispensa de licitação era uma estratégia usada para a contratação direcionada de determinadas empresas e o superfaturamento de preços das merendas em alguns casos chegou a 200%.Em apenas quatro contratos – que somam R$ 5 milhões – há indícios do desvio de mais de R$ 2,5 milhões. Levar pra Papuda o vereador tucano EDUARDO TUMA, seu assessor e todos envolvidos em propinas que lhe permitiram adquirir 19 imóveis  (valor de MAIS DE 20 MILHÕES) e sabe-se lá quanto enviado a paraísos fiscais através da formação de quadrilha que assaltaram valores de ISS da prefeitura paulista- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1539441-servidor-e-assessor-de-vereador-sao-suspeitos-de-cobrar-propina-em-sp.shtml 20 MILHÕES QUE O TUCANO MONTENEGRO  – O dono do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Carlos Augusto Montenegro, apareceu em um depoimento de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, que acusa o empresário de financiar um esquema de corrupção envolvendo o Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). O valor da propina seria de R$ 20 milhões, paga em 20 parcelas por Montenegro. O pagamento da propina teria sido feito em espécie no prédio onde funcionava o escritório de Youssef em São Paulo. UM TUCANO TEFLON. Nunca o puseram naum  TUCANO cadeia. Procuradoria pede 22 anos de prisão ao ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) Azeredo por mensalão tucano. Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, afirma que Azeredo cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro Segundo as investigações, o mensalão mineiro desviou pelo menos R$ 3,5 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. As empresas de Marcos Valério, condenado no processo do mensalão do governo Lula, tomavam dinheiro emprestado do Banco Rural em operações fictícias e o repassavam à campanha de Azeredo. 

  34. Virou piada!

    O MP poderia ter se privado desse novo VEXAME!

    Venda de prestígio no Exterior?

    Se a moda pega o Clinton e o Obama estarão FERRADOS!

  35. Fica cada vez mais

    Fica cada vez mais explícitado, o conluio  da grande mídia com instiuições que deveriam ficar isentas de politicagem. A pergunta que não quer calar: Onde estão as autoridades de bem desse Brasil, que assistem a tudo, comendo pipocas em seus confortáveis camarotes????

  36. lula e o enriquecimento do operário

    Triste de tudo isto é que o Sr. Lula que um dia foi a esperança de que algo pudasse mudar neste Pais cheio de exploração de quem realmente trabalha, corrupção, pagamentos de impostos caros, pequenas e médias empresas tentando sobreviver, os arrebentados dos inválidos do INSS feitos de palhaços, desemprego, roubalheira, se for somado tudo que é roubado conclui-se que este é um país rico mas tudo vai para o bolso de poucos. Eduardo Cunha, Aécio, Renan , Levi, Dilma, Temer, senado, câmara, imprensa, e um tanto de gente defendendo este ou aquele sem pensar que a verdadeira vítima é o trabalhador, sofrido, explorado e roubado. Discutem ajuste fiscal como se fosse um benefício, mas onde está todo o dinheiro roubado ? Porque  mais uma vez os trabalhadores devem pagar a conta desta exploração cruel e preconceituosa que apenas faz manter a população decente e nobre que levanta nas madrugadas, enfrenta horas para chegar ao tarabalho e pagar suas contas em dia ? LULA, AÉCIO, CUNHA, LEVI, DILMA E TODOS OS DEMAIS DIRIGENTES DETE TRISTE E MÓRBIDO PAÍS NÃO SABEM O QUE É TRABALHAR E CUMPRIR COM SEUS COMPROMISSOS TENTANDO MANTER SEUS FILHOS LONGE DA BALA OU DO VÍCIO. nÃO VALEM NADA , NÃO SÃO DIGNOS DE NOSSO VOTO E DE NOSSA CRENÇA. iNFELIZES E IGNORANTES AQUELES QUE AINDA DEFENDEM AQUELE SENHOR QUE VEIO DA MESMA MISÉRIA DE TANTOS BRASILEIROS MAS QUE AO TORNAR-SE RICO E PODEROSO TROCOU DE  VIDA, DE PERSONALIDADE, DE CRENÇA DE FÉ, DE HONRA COM A MESMA FALICILDADE COM QUE TROCOU SEUS DENTES. NÃO METECE O RESPEITO QUE MILHÕES DE NÓS DEDICAMOS A ELE. ELE É O LULA, APENAS O LULA, CORRUPTO E  CRUEL , SÓ PENSA EM SI.

  37. Que absurdo! A Procuradoria

    Que absurdo! A Procuradoria cair na história de uma revista parcial, notoriamente contra o PT e escancaradamente decidida a fazer campanha contra o Lula. E nós pagando.

  38. cortina de fumaça

    No país em que juiz de primeira instancia tem mais poder que o ministro da justiça, não admira que revistas distribuam as cartas no MP. O tal “vacuo de poder” mostra contornos bem definidos. Vou ter que dar o braço a torcer para o Nassif. Para Dilma não basta apenas fazer cara de paisagem, precisa se associar ao Lula numa contra-ofensiva, é claro que o objetivo deste factóide não é o Lula ,e sim, a Dilma. XEQUE ao Rei.

    1. Tripartiçao
      Prezado, você já ouviu falar na teoria da repartição dos poderes, de Montesquieu, adotada explicitamente por nossa Constituição?
      O tal país ao qual vc se refere “No país em que juiz de primeira instancia tem mais poder que o ministro da justiça, não admira que revistas distribuam as cartas no MP.”, adota o mesmo sistema jurídico que qualquer outro país civilizado do mundo, como Inglaterra, França, Estados Unidos, Canadá etc. Somente em repúblicas de bananas, às quais vc parece querer que o Brasil ser iguale, um “Ministro da Justiça” tem mais poder que um “juiz de primeira instância”. Constrange, ou sua ignorância ou sua má-fé. Sugiro que você estude um pouco antes de falar tanta besteira. Abraço

      1. isonomia transjuridicional

        carissímo jurisconsulto, não consta que países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Canadá etc. tolerem juizes que contemplam acusações seletivamente, de acordo com seu gosto partidario. 

  39.  
     
    Lula pergunta: o que quer

     

     

    Lula pergunta: 
    o que quer esse Valtan?

    Por que ele tomou o procedimento da titular ?

    Publicado em 16/07/2015

    Por conspícuo e impávido jornalista jornalista Paulo Henrique Amorim

    A propósito do Procurador Valtan Timbó o Conversa Afiada reproduz documento enviado pelo amigo navegante Jose Carlos:

    Esse Valtan sempre foi negligente, nunca trabalhou mas agora resolveu trabalhar, sofreu até sindicância por deixar mais de 240 processos no gavetão:

    http://www.jusbrasil.com.br/diarios/95221398/dou-secao-2-06-07-2015-pg-59

    CORREGEDORIA NACIONAL DO MINISTÉRIO

    PÚBLICO

    PORTARIA Nº 62, DE 3 DE JULHO DE 2015

    O CORREGEDOR NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, com fundamento no artigo 130-A, parágrafo 2º, inciso III, e parágrafo 3º, inciso I, da Constituição da República e nos artigos 18, inciso VI, 77, inciso IV, e parágrafo 2º e 89, parágrafo 2º, todos da Resolução nº 92, de 13 de março de 2013 (Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público) e com base na Reclamação Disciplinar nº CNMP 0.00.000.001022/2014-09,resolve:

    1. Instaurar Processo Administrativo Disciplinar em face do Procurador da República no Distrito Federal, VALTAN TIMBÓ MARTINS MENDES FURTADO, em razão dos seguintes fatos:
    (…)

    ALESSANDRO TRAMUJAS ASSAD

    Ministério Público da União

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/07/16/janot-investiga-lula-golpe-e-isso-ai/#comment-2027841

    1.  
      LÁ VEM O MATUTO TIRADO A

       

      LÁ VEM O MATUTO TIRADO A GAIATO!

      … O Tal Valtan talvez queira ‘Voltar’ o “meia Valtan Volver”!…

      Ô!…

       

      “No país do ‘Zé’
      qualquer capachozinho golpista
      se arvora 
      a meter a colher!”

  40.  
    [‘Vamo’ ouvir atentamente

     

    [‘Vamo’ ouvir atentamente (sic) a opinião do ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da “Justiça” acerca da “belezura de republicanismo/nacionalismo” que segue abaixo!

    Ou “no país do ‘Zé’
    qualquer capachozinho golpista
    se arvora
    a meter a colher!”]

    ####################

    O GRANDE CRIME DE LULA É TER DEFENDIDO O BRASIL

    Só um país à beira da irracionalidade completa pode encarar com naturalidade que um ex-presidente possa ser criminalizado por hastear a bandeira dos interesses nacionais fora do País; Luiz Inácio Lula da Silva, que preferiu defender empresas e empregos brasileiros após deixar o poder, está sendo acusado por um procurador federal de praticar “tráfico de influência internacional”; ou seja: na lógica arbitrária do MP, Lula cometeu o gravíssimo delito de defender que empresas brasileiras vencessem concorrências internacionais em países como Cuba, onde a Odebrecht fez o Porto de Mariel, e República Dominicana; ação contra Lula ganha páginas de jornais como o Financial Times, pouco tempo depois de a Foreign Affairs, bíblia da geopolítica internacional, ter exaltado o avanço do Brasil no mundo na era Lula; este legado, no entanto, pode ser destruído pelo ódio político, pelo arbítrio e por interesses internacionais que movimentam a desestabilização do País

    16 DE JULHO DE 2015 ÀS 22:49

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/189218/O-grande-crime-de-Lula-%C3%A9-ter-defendido-o-Brasil.htm

  41.  
    … O MERDAL Pereira das

     

    … O MERDAL Pereira das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária afirmou:
    “Numa semana em que dois ex presidentes [Collor e Lula] são denunciados por irregularidades, temos uma semana de um simbolismo relevante, portanto, uma semana muito significativa! E fica evidenciado que, apesar de toda a crise, no Brasil de hoje ninguém está blindado em relação aos rigores da Lei!”

    O PIOR é que até o MERDAL “dos Marín(hos)” deve ter vergonha das patranhas que vomita a $oldo!…

  42.  
    … Prezado e conspícuo

     

    … Prezado e conspícuo jornalista *Fernando Brito,
    creio que [além de doloroso] ‘o primarismo da ação do MP é doloso’!
    Um desrespeito colossal à instituição Presidência da República!
    Um acinte canalha, covarde e criminoso à história do maior presidente da história do Brasil, o presidente Lula!
    Um escárnio aos princípios mais elementares de civilidade e nacionalidade!

    *em
    ‘Lula é acusado de quê? O primarismo da ação do MP é doloroso, mas útil à confusão’

    Autor: Fernando Brito

    16 de julho de 2015 | 18:28

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=28300&cpage=1#comment-208098

    DE VOLTA O MATUTO!

    Mais uma prova da delinquência do ‘miniSTÉRIO’ Público “do atual procurador” ‘Rodrigo Fernando Brindeiro Moro Gurgel’!:

    “Se Janot não denunciar o Aécio nem abrir investigação, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade” [afirma Marco Aurélio Carone, jornalista preso na “Guantánamo do Paraná do DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’”! Adendo nosso!

    publicado em 25 de março de 2015 às 21:18

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/carone-se-o-pgr-nao-oferecer-denuncia-contra-aecio-nem-abrir-investigacao-vou-encaminhar-denuncia-ao-senado-por-crime-de-responsabilidade.html

    A Direitona está incitando uma guerra civil no país!…
    Pintemo-nos para a guerra!…

  43.  
    errata:afirma Marco Aurélio

     

    errata:
    afirma Marco Aurélio Carone, jornalista preso na “Guantánamo de Minas Gerais do DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’”! Adendo nosso!
    ‘Guantánamo de Minas Gerais’ (em vez de ‘Guantánamo do Paraná’)

    Risos

  44. Fazer trafico de influência

    Fazer trafico de influência para uma empresa estrangeira (Chevron) como o Serra faz pode. Trabalhar em prol de uma empresa nacional, ou seja, em prol do país no exterior, não. Explica…

  45. Quando FHC, ainda PRESIDENTE,

    Quando FHC, ainda PRESIDENTE, pediu dinheiro para o iFHC praticou TRAFICO DE INFLUÊNCIA?

    Ou a promotora CANALHA só investiga se dono de mídia mandar?

  46.  
    O que une e reúne Gilmar e

     

    O que une e reúne Gilmar e Cunha [&$ o Paulinho da Força do ‘Aécio Furnas Forever’ &$ das [mega]pedaladas do TCÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ…! Adendo do matuto!]

    https://www.youtube.com/watch?v=sh8dIIUyu6E

    “O Triunvirado” do Impítim

    Ministro do Supremo é que nem tucano: inimputável

    Publicado em 16/07/2015

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/07/16/o-que-une-e-reune-gilmar-e-cunha/

  47. Abriram as portas do inferno

    Abriram as portas do inferno dos trolls aqui no blogue: é só falar no Lula… Aliás, nem é preciso falar. Os comentários sobre qualquer notícia nos portais da mídia corporativa só falam (mal) de Lula, Dilma e PT. É que há uma conspiração em curso, contra a democracia, sendo Merval Pereira uma de suas vozes. A turma morre de medo de Lula, daí os ataques.

  48. Engraçado é…

    Engraçado é…

    Aécio desvia 14 bilhões, constrói aeroporto em fazenda privada… e nada sai… 

    Realmente, são os intocáveis… 

    O PT é igual pobre… incriminado facilmente, porque não se une a elite… que tem dinheiro e força para corromper quem quer que seja… 

     

     

  49. Denúncia- MP-Lula

    O de sempre, olha as apalavras-chave:

    “_Poderiam; _ Considerando; _ Caso se; _Indiretamente;”… Tudo põe a fábrica de manchetes pra trabalhar.

     Daí os midiotas perguntam porquê termina tudo em pizza. Só que não temrina, o que se quer é destruir reputações, não se  prova nada, mas o estrago tá feito.Sempre igual.

    Colocando-me sempre à disposição, desde já, agradeço;

    João Teodoro.

  50.  
    O Lula é o maior símbolo da

     

    O Lula é o maior símbolo da hipocrisia! As denúncias de corrupção vindas de uma mesma pessoa valem para todos os denunciados, exceto para o Lula. Sempre. Por que será? Talvez ele tenha uma maneira melhor de fazer calar. Seu enriquecimento e o enriquecimento de seu filho, que ficou milionário da noite para o dia, são inexplicáveis. Que trabalhador é esse que trabalhou por 4 anos durante uma vida? Que enriqueceu às custas do povo e vem falar de “elite”? Elite é o que ele e seu filho se tornaram às custas do povo. Elite da pior espécie, daquela que sobe com dinheiro alheio, sem esforço. Que pessoas são essas que sinceramente acreditam que o Lula nunca sabe de nada, que seus amigos mais íntimos estão presos e ele ainda assim não sabe de nada? Alguns meios de comunicação realmente são questionáveis, mas todos não. Contra fatos não há argumentos. E mais cego aquele que não quer enxergar. Ou que enxerga, apoia, mas não sabe de nada (como um bom aprendiz). 

    1. Esse sr. q. não tem nome.

      Caro Sr. sem nome. O Sr. deve ser relacionado com o Sr. FHC. que antes era supostamente pobre, mas enriqueceu e agora odeia os pobres.Que ódio é esse destinado ao Lula e ao filho? Só por que as revistas – esses esgotos a céu aberto- vivem incriminando o Ex Presidente, o Sr. tem que pedir-lhes provas,antes de apresentar tantas injúrias e calúnias, sem qualquer evidência.Quem calunia com esse grau de virulência deve provar, caso contrário, será alvo de processo judicial, aliás é o que o Sr. merece. Será por isso que não se identificou,assim é facil.

      M.Helena Almança 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador