Deputado diz que empresas da Lava Jato atuaram com Aécio em Minas

Enviado por Webster Franklin

Empresas da Lava Jato atuaram no governo Aécio em MG, afirma deputado

Por Ivan Longo

Da Revista Fórum

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Durval Angelo, se reúne nesta sexta-feira (6) com o Diretório Nacional da sigla para discutir os rumos do partido e comemorar os 35 anos de sua fundação; o parlamentar comentou as denúncias de corrupção na Petrobras e aproveitou para falar sobre a auditoria que está sendo feita no estado em relação às gestões tucanas: “elas são estarrecedoras”

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora, nesta sexta-feira (6), 35 anos de sua fundação. Um grande ato, que deve acontecer no Minascentro a partir das 18h, em Belo Horizonte, foi preparado para a militância. Mas, antes, líderes partidários do Diretório Nacional, incluindo o ex-presidente Lula, vão se reunir com o intuito de discutir as comemorações e, principalmente, os rumos do partido diante da crise aberta com as denúncias de corrupção na Petrobras.

Com previsão para começar no início desta tarde, a reunião, realizada no Hotel Ouro Minas, contará com a presença de lideranças de todos os estados. Durval Angelo, deputado estadual da sigla e líder do governo Pimentel na Assembleia de Minas Gerais, já está no local. O parlamentar, feliz por comemorar os 35 anos do PT, afirmou que denúncias de corrupção mancham a imagem do partido e que a única solução, diante dessa situação, é colocar em prática o princípio de verdade e transparência que, segundo ele, rege a sigla.

“Eu acho que só tem um jeito de melhorar a imagem do partido: a verdade, as coisas têm que ser transparentes. Na ultima reunião do Diretório Nacional, nós definimos e publicamos um documento aprovado por unanimidade que qualquer membro do partido comprovadamente envolvido em corrupção tem que ser desfiliado. Ao mesmo tempo, o PT é o único partido que tem um código de ética, aprovado no último congresso nacional do partido”, afirmou, ponderando, contudo, que é a favor de todo e qualquer tipo de apuração e punição para os responsáveis, inclusive em casos de corrupção na estatal que, de acordo com os delatores, já aconteciam antes das gestões petistas.

“Todos os depoimentos dos diretores mostram que a corrupção serviu aos governos FHC ou até anteriores, mostrando que esse esquema é uma tônica permanente na Petrobras, o que é lamentável que tenham continuado no período do PT. Eu acho que a Comissão Parlamentar de Inquérito tem que acontecer. Eu assinaria, entraria na comissão e pediria a apuração, inclusive do período anterior. E a atual presidente já disse: doa a quem doer”, ressaltou.

Tucanos na Lava Jato 

O deputado petista, ainda que defenda a punição de eventuais membros do seu partido envolvidos em casos de corrupção, aproveitou para ressaltar que o PSDB compactuou com o mesmo tipo de escândalo e que não deve passar impune.

“Alguém vai achar que essas empreiteiras só fazem corrupção na Petrobras? Foram as mesmas que construíram aqui a Cidade Administrativa, que fizeram as grandes obras em Minas Gerais… Ou será que só pagavam propina a governos vinculados ao PT ou parlamentares do PT?”, analisou.

Durval Angelo foi além e adiantou que o governo de Fernando Pimentel está realizando uma série de auditorias em contas das gestões anteriores em Minas Gerais, afirmando que tem “certeza absoluta” que empresas investigadas na operação Lava Jato atuaram em esquemas de corrupção compactuados com o governo do senador Aécio Neves (PSDB).

“Se vocês olharem as auditorias que estão sendo feitas em Minas Gerais, eu tenho certeza que não vão ter o mesmo destaque por ser o Aécio Neves e o PSDB. Eu, como líder do governo, não estou autorizado a divulgar as auditorias, mas elas são estarrecedoras. Como também em outros estados, e a gente vai ver que são as mesmas empreiteiras que estão envolvidas na Lava Jato. Agora, o PT não é um partido que agrada as grandes elites nesse país, inclusive as elites que controlam os meios de comunicação”, afirmou.

Leviano

Marcos Pestana, deputado federal e líder do PSDB em Minas Gerais, rebateu as acusações do parlamentar petista. Seguindo os mesmos traquejos do correligionário Aécio Neves, Pestana afirmou que Durval Angelo, em suas declarações, é “leviano”. “O deputado não pode medir todos por sua regra e seu compasso ético. Não tente transformar todos em iguais, somos diferentes. É preciso ser responsável na divulgação de informações. Não é possível jogar ao vento acusações graves como essas”, disse.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como sempre digo: Tucano=hipócrita

     “O deputado não pode medir todos por sua regra e seu compasso ético. Não tente transformar todos em iguais, somos diferentes. É preciso ser responsável na divulgação de informações. Não é possível jogar ao vento acusações graves como essas”

     

    Quer dizer: acusação sem provas só pra petista, némesmo?. E não houve acusações (ainda).

    Espero que o governo de Minas não recue! De melindres já chega o governo federal!

  2. É muita hipocrisia para um

    É muita hipocrisia para um partido só. Quer dizer que contra o PT pode sim apontar, condenar, sem provas. Quando se trata do PSDB, é preciso ter cuidado e não colocar todos no mesmo balaio. Hipocrisia tem limite sr. Marcos Pestana

  3. Esse PSDB além de ser

    Esse PSDB além de ser formados por ladrões, são os mais cínicos  que existem, igualzinho àqueles que eles adoram seguir, os Norte Americanos.

  4. Investigar e fundamentar as

    Investigar e fundamentar as acusações,  até aí tudo certo. O problema está nos gavetões que o MP tem reservado para toda e qq denúncia de políticos que não sejam do PT e de aliados, com espaço bem protegido para o PSDB.

  5. Honra à la burguesia

    Quando vejo estas defesas de honra e improbidade de políticos com tanta verve me vêm em mente uma cena de uma minisérie passada na década de 80 chamada “Anos Dourados”, a qual pronunciada por um carioca bem que faria jus ao título.

    Uma mãe burguesa, interpretada pela grande Yara Amaral, descobre que sua imaculada filha, aluna do tradicional, à época, Instituto de Educação do Rio de Janeiro, fora “comida” por um viralata qualquer e agora estava desonrada. 

    Pronto, o sonho do belo casamento com o burguês dos sonhos da preconceituosa, porém, prática mamãe e do inerme e fraco papai poderia ir por água abaixo. A valiosa moeda de troca caíra num bueiro qualquer, irrecuperável.

    A mãe, numa atitude patética, lembra-se de um médico da cidade muito bom na prática de “hymen restitutionen” e apela para seus santos de fé abraçada ao perplexo pai pela restituição da “honra” perdida de sua filha. Ele cobra muito caro, mas o trabalho fica perfeito!

    Hoje, de modo mambembe, temos os blogs sujos da rede, nossa última trincheira de resistência ao falso moralismo da casagrande. Aos impolutos, os de auto-proclamada honra, de ontem e de sempre, restará, sempre, o prestimoso auxílio, não o do médico remendador de cabaços, mas o da cafetina de sempre: – a mídia, que à perfeição sabe como remendar ou acobertar as falcatruas que melhor lhe aprouver. O trabalho fica sempre perfeito…….

  6. Uma atenção especial deveria

    Uma atenção especial deveria ser dada ao contrato do governo com a tal Minas Arena que explora o Mineirão. Sem licitação o Mineirão foi entregue a amigos de Aécio em um contrato totalmente nocivo ao estado. Pra se ter uma idéia, o contrato garante à Minas Arena um faturamento mínimo de 3,7 milhões, ou seja, se ela não tiver nenhuma entrada em caixa em um determinado mês, o governo deve embolsá-la com esse valor. Esse valor é da época do contrato, mas certamente deve ter sido corrigido e hoje deve ser maior.

    Choque de gestão é isso, cada contrato assinado pela dupla Aécio/ANastasia, se divulgado  detalhes, deixaria todo mundo chocado.

  7. Já que NENHUMA AUTORIDADE

    Já que NENHUMA AUTORIDADE CONSTITUÍDA, em Minas, se interessa por investigar o que tem a dizer, sugiro aos chamados “Blogueiros Sujos” que entrevistem os Srs. Nilton Monteiro (Lista de Furnas) Marco Aurélio Carone (Novo Jornal) e o policial Lucas Arcanjo. Garanto que as entrevistas vão “bombar”. Bombar, aqui, vai empregado no sentido mais abrangente da palavra.

  8. Mas quando envolve o PSDB aí
    Mas quando envolve o PSDB aí na vaza, do nada os vazamentos param e a ninguém fica sabendo, porque se o PT esperar a mídia divulgar a corrupçao tucana, pode esquecer porque os crimes jamais seram conhecidos e punidos.
    PT da um jeito de vazar essa auditória aí, porque esperar algum delegado aecista vazar pro PIG,pode esquecer.

  9. é, a verdade é mesmo a única

    é, a verdade é mesmo a única ssaída para o pt.

    mas de versão em versão, de mentira em mentira, de domínio do fato em domínio dos fatos.

    um certo conluio de interesses contrário ao pt está destruindo o partido.

    tudo na base da versão. 

    a

    versão.

    aversão.

    ódio….

     

  10. Pimentel

    O Pimentel não pode perdoar. Auditoria sobre a gestão tucana em Minas e denúncia acompanhada de processo contra a dupla Aecínico e Anestesiado.

  11. [   “Todos os depoimentos dos

    [   “Todos os depoimentos dos diretores mostram que a corrupção serviu aos governos FHC ou até anteriores, mostrando que esse esquema é uma tônica permanente na Petrobras, o que é lamentável que tenham continuado no período do PT  ]    Também não precisa ser tão purista. Daqui  a pouco vão querer que petista docente   não vá a determinado  hospital por ser sido feito por governo da oposição.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador