Em Pernambuco, pressão faz governador escolher segundo colocado para comandar MP

Jornal GGN – Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, decidiu escolher o promotor Francisco Dirceu Barros para comandar o Ministério Público estadual, segundo colocado na votação entre os membros do MP.

Tradicionalmente, desde o governo Miguel Arraes, o governador pernambucano escolhe o primeiro colocado da lista tríplice para o cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado. Neste pleito, o mais votado foi José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, com 17 anos de carreira no Ministério Público pernambucano e que atua na repressão aos crimes de sonegação fiscal.

De acordo com o blog de Noelia Brito, Paulo Câmara escolheu Barros para atender aos pedidos do deputado  Guilherme Uchoa (PDT), presidente da Assembleia Legislativa – reeleito para seu sexto mandato – e de Sandoval Cadengue (PSB), ex-prefeito de Brejão, ambos padrinhos políticos do promotor de Garanhuns.

Francisco Dirceu Barros se envolveu em uma polêmica ao ter um áudio vazado no qual defendia alternativas para compensar a possível perda do auxílio-moradia para os promotores. A fala foi criticada pelo presidente da OAB, Carlos Lamachia, que disse que era um “verdadeiro escárnio o áudio em que um integrante do Ministério Público se empenha em perpetuar privilégios”.

Em sua defesa, Dirceu disse que foi mal interpretado e que suas declarações foram distorcidas. “Não há nenhum supersalário no MPPE. Temos perdas históricas e estamos no 17° lugar no ranking de salários do Ministério Público”, disse.

Entidades de representação de classe do Ministério Público questionaram a escolha de Câmara, e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) enviou um ofício pedindo que fosse respeitada a escolha dos membros do MP.

Dirceu Barros atua em Garanhuns, no agreste pernambucano, tem 50 anos e é especialista em Direito Penal e Processo Penal. De acordo com a Folha de Pernambuco, em 2013, nas eleições para procurador-geral, ele chegou a defender que o então governador Eduardo Campos (PSB) escolhesse o mais votado para o cargo.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. É verdade….

       

      e é por isso que o FHC, junto com o Geraldo Brindeiro, além dos últimos presidentes americanos e seus Attorney General, estarão em Paris celebrando a prisão do Lula, feita pelo Rodrigo Janot e apoiada pelos Ministros do STF, estes ultimos indicados de forma Republicana pelos ditos “mais preparados” para governar o Brasil!

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador