4 de junho de 2026

Esquema da Caixa desemboca em integrantes de governo Temer

 
Jornal GGN – Durante a investigação de um esquema milionário de corrupção na Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013, mais indícios são levantados contra aliados de Michel Temer e caciques do PMDB. O esquema investigado aponta para o período em que o ex-ministro do atual governo e um dos braços direitos de Temer, Geddel Vieira Lima comandava a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa. 
 
Mensagens capturadas pela Polícia Federal mostram que Geddel e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, buscavam a liberação de R$ 50 milhões para empresas do Grupo Constanino (da viação Gol Linhas Aéreas), a Oeste Sul Empreendimentos Imobiliários e a Comporte Participações.
 
Nessas mensagens, mais uma figura de Temer aparece: o atual vice-presidente de Governo da Caixa, Roberto Derziê de Sant’Anna, aliado do presidente Michel Temer. O executivo teria sido o responsável por intermediar o esquema que, de acordo com os investigadores, rendeu propinas ao grupo e aos políticos.
 
Em 2012, Derziê era diretor-executivo de Pessoa Jurídica da Caixa. “Depreende-se que Eduardo Cunha estaria informando Geddel que o empresário Henrique Constantino não estaria conseguindo comunicação com Roberto Derziê de Sant’Anna, diretor-executivo de Pessoa Jurídica da CEF”. Os investigadores registram ainda: “Logo em seguida, Geddel reporta a Eduardo Cunha que Derziê já ligou para ‘HC’ (Henrique Constantino) e verifica se o assunto se trata de R$ 50 milhões”, conclui relatório da PF.
 
 
O então diretor da Caixa foi nomeado por Temer, em 2015, secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, para fazer a articulação política com o Congresso. Em seguida, ocupou a vice-presidência de Riscos do banco, sendo exonerado em abril de 2016 por Dilma Rousseff.
 
Cunha e Geddel também teria atuado para a liberação de crédito para a J&F. Em uma mensagem apreendida, datada de 29 de agosto de 2012, Cunha pergunta a Geddel sobre o caso da empresa, e “Geddel confirma ainda que já estaria na pauta do Conselho Deliberativo (‘CD’), e brinca sobre sua eficiência em relação aos ministros que Eduardo Cunha teria indicado”, diz a PF.
 
O então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel responde ao parlamentar que já “resolveu” o tema da liberação para a J&F e, sobre a sua “eficiência”, brinca com Cunha: “Vc tá pensando que eu sou esses ministros q vc indicou? Abs” [sic], envia. E obtem a resposta do deputado: “Ok rasrsrs” [sic].
 
Tratava-se de medidas para operações de crédito corporativo da vice-presidência da PJ do banco. A Operação é um dos desdobramentos da Catilinárias, que investiga a captação de recursos suspeita de empresas ligadas ao grupo JBS, Eldorado e J&F.
 
Mais um dos movimentos no esquema de corrupção envolve outro aliado de Temer, a então diretora executiva de Fundos de Governo e Loterias, Deusdina dos Reis Pereira, subordinada ao vice-presidente Fábio Cleto. Em maio de 2012, Deusdina liberava um empréstimo a BR Vias, também do Grupo Constantino. 
 
Com o empréstimo liberado, a Polícia Federal identificou o pagamento de propina por meio de uma empresa de Lúcio Bolonha Funaro.
 
Desde que a ex-presidente Dilma Rousseff demitiu Fábio Cleto, Deusdina automaticamente ocupou o lugar do executivo. Michel Temer manteve a agora apontada por corrupção na vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias. 
 
Leia os documentos da Operação “Cui Bono?”:
 
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

10 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ivan de Union

    16 de janeiro de 2017 3:49 pm

    “O então diretor da Caixa foi

    “O então diretor da Caixa foi nomeado por Temer, em 2015”:

    ANTES ou DEPOIS da carta do “vice presidente decorativo” a Dilma?

    Alguem sabe?????

  2. Alan Souza

    16 de janeiro de 2017 3:54 pm

    Como não ouço panelas nem vejo protestos

    Como não ouço panelas nem vejo protestos, concluo (novamente) que as pessoas que foram às ruas, bateram panelas e transformaram as redes sociais em campo de guerra só se incomodam com a corrupção do PT. O resto pode roubar à vontade que geral tá nem aí.

    1. Lucinei

      16 de janeiro de 2017 8:13 pm

      Pois é, Alan, é

      Pois é, Alan, é impressionante (embora, infelizmente, não seja nada surpreendente): acusam o PT, PT, PT de ter se associado aos picaretas do Congresso e, então, derrubam o PT, PT, PT pra…. ficarem com os picaretas do Congresso, rsrsrs.

      Têm que bater é com a panela na cabeça, esses trouxinhas, rsrsrs.

  3. Ivan de Union

    16 de janeiro de 2017 4:23 pm

    A carta eh de 7 de dezembro

    A carta eh de 7 de dezembro de 2015.

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/12/leia-integra-da-carta-enviada-pelo-vice-michel-temer-dilma.html

    Se foi em dezembro, o cara ainda durou mais 4 meses antes de se exonerado por Dilma!

  4. Ivan de Union

    16 de janeiro de 2017 4:31 pm

    Alguem POR FAVOR pergunte pra

    Alguem POR FAVOR pergunte pra Dilma se ela tem documentacao a respeito das ultimas 5 indicacoes de Temer que ela recusou ANTES da “carta”.

    Tem tudo pra ser relevante.

  5. Ivan de Union

    16 de janeiro de 2017 4:57 pm

    (repetindo, nao deu pra saber

    (repetindo, nao deu pra saber se entrou)

    Alguem POR FAVOR pergunte pra Dilma se ela tem documentacao a respeito das ultimas 5 indicacoes de Temer que ela recusou ANTES da “carta”.

    Tem tudo pra ser relevante.

  6. peregrino

    16 de janeiro de 2017 5:39 pm

    nova caixa…

    poupe centavos, seja exponencialmente paciente com empresários bandidos golpistas e garanta a liberação de milhões para propinas até perder tudo

    1. peregrino

      16 de janeiro de 2017 5:55 pm

      justifico o até perder tudo…

      pela leitura e medição da propina centralizada em um governo caixa

      quem não retirar seus resíduos financeiros de lá vai perder tudo

  7. peregrino

    16 de janeiro de 2017 6:23 pm

    4 governos trabalhistas…

    3 sob imposições de bandidos de todos os partidos, principalmente os de apoio

    e 1 tentando se livrar, demitindo corruptos safados, ou tentando evitar uma crise provocada a pedido ou para atender investidores paulistas de araque, de fachada, de especuladores e de sonegadores da pior espécie, incluindo nestes a mídia bandida

    datas das demissões são as cortinas para a verdade, só abrir e confirmar

Recomendados para você

Recomendados