Categories: Justiça

Força-tarefa no STF

Por Alberto Porém Jr.

– O que chamou a atenção é a urgência da aprovação desta força-tarefa, antes da saída de Gilmar da presidência do STF.

– O STF pode ter esta força-tarefa da PF a sua disposição?

– Porque agora? Antes não tinha corrupção?

Vejam que uma atitude como esta vem de encontro ao que a oposição grita a plenos pulmões ” Roubalheira!”, ” prendam os corruptos!”.

E ai Gilmar faz sua parte…

Do Estadão

“Crimes de senador e deputado terão força-tarefa no STF”

Supremo quer ter equipe da Polícia Federal para agilizar diligências e julgar com rapidez processo contra políticos

Felipe Recondo e Mariangela Gallucci /BRASÍLIA, Fausto Macedo / SÃO PAULO – O Estado de S.Paulo

Uma força-tarefa contra os crimes cometidos por deputados, senadores e ministros está sendo montada no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma mudança no regimento, proposta pelos ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso, atual e próximo presidente do órgão, permitirá que uma unidade da Polícia Federal fique à disposição do tribunal para tornar mais ágeis as diligências necessárias para julgar os processos contra políticos.

A alteração do regimento pode ser aprovada antes que Gilmar Mendes deixe o Supremo, no dia 23. A próxima sessão administrativa do STF deverá ocorrer na semana que vem.

O objetivo da mudança regimental é regulamentar a tramitação dos inquéritos no STF para torná-los mais rápidos. Atualmente, não existe uma norma interna específica que trate desse assunto e, na opinião de ministros do Supremo, é necessário a aprovação para deixar claros prazos e procedimentos.

Aproximação. Essa modificação vai aproximar os ministros, que comandam os inquéritos, dos policiais federais, responsáveis por levar adiante os procedimentos necessários para a coleta de provas, de depoimentos e realização de perícias.

Isso deve evitar, por exemplo, que a diligência determinada por um ministro demore meses para ser cumprida ou que a polícia tenha de esperar semanas pela autorização de uma busca e apreensão considerada imprescindível para a solução do caso.

Da forma como tramitam hoje esses processos, o foro por prerrogativa de função – previsto na Constituição para garantir a isenção do julgamento, impedindo pressões políticos do próprio acusador e de adversários – virou sinônimo de privilégio.

Se a ideia era garantir a isenção do julgador e evitar o vai e vem de processos entre instâncias judiciais, na prática a regra acaba contribuindo para a prescrição dos crimes cometidos.

Um levantamento de casos julgados no Supremo mostra que, até hoje, nenhum parlamentar foi condenado por corrupção. Somente um deputado, Chico Pinto, recebeu condenação durante a ditadura militar, mas o caso não foi de corrupção.

O deputado foi condenado por ter feito um discurso, considerado ofensivo, em que denunciava supostos abusos cometidos pelo então presidente do Chile, Augusto Pinochet, que visitava o País naquele dia.

Hoje, o tribunal demonstra não conseguir julgar com rapidez os casos que envolvem políticos suspeitos de corrupção e acaba apontado como principal responsável pela impunidade.

Há casos, conforme os ministros, em que o acusado nega-se, por exemplo, a ser intimado. Em outros, dá endereço errado das testemunhas a serem ouvidas. Em outro processo, a Polícia Federal teve quatro meses de prazo para cumprir determinada diligência, o que não foi feito. Foi dado novo prazo para que a mesma diligência fosse realizada.

“É um processo que anda circularmente a caminho valoroso da prescrição. Não há sequência”, diz Gilmar Mendes. “Por isso queremos que esse processo tenha um curso normal.”

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

17 minutos ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

20 minutos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

42 minutos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

2 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

2 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

3 horas ago