Francischini pede à PGR prisão preventiva de presidente da CUT e ação contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado federal Fernando Francischini anunciou, nesta sexta-feira (14), que entrou com pedido de prisão preventiva na Procuradoria Geral da República contra Vagner Freitas, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), por suposta ameaça à segurança dos manifestantes anti-governo que pretendem ocupar as ruas das principais capitais, no próximo domingo (16), para cobrar a saída de Dilma Rousseff (PT) da Presidência.

Segundo Francischini, Dilma e o ex-presidente Lula também foram citados na representação. “Ambos estão sendo coniventes participando desses eventos”, disse. Ele requer investigação e punição porque, em tese, ao não intervir na fala de Freitas, Dilma teria atentado contra o direito de manifestação da sociedade, previsto na Constituição.

A ação do deputado ocorreu um dia após Freitas dizer, na presença da presidente, que se necessário a CUT pegaria em “armas” para defender o governo do golpe daqueles que apoiam o impeachment.

Nesta sexta, o senador e candidato derrota à Presidência, Aécio Neves (PSDB), também disparou críticas à conduta do dirigente da CUT. “Fiquei estarrecido de ouvir na sede no governo brasileiro, num evento que custou recursos dos cofres públicos, o chamamento de um importante líder sindical sem que a presidente interrompesse para dizer que isso não se aceita mais nas ruas do nosso Brasil”, disse Aécio. As informações são da Folha.

Após a repercussão negativa da fala, Freitas tentou explicar, via Twitter, que se referia às “armas da classe trabalhadora”, que seriam “mobilização, ocupação das ruas e greve geral”. “Pegar nas armas é uma figura de linguagem que usamos em assembleias”, comentou.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não foi esse sujeito

    Não foi esse sujeito desclassificado, que mandou massacrar os professores no Paraná?

    Quem deveria estar preso há tempos é esse vagabundo nazista!

     

  2. comédia

    Virou circo! Os palhaços estão cada vez mais atevidos.

    Estou em trauma. Tive que ouvir agora mesmo que fegacê (vice de ÇERRA45 na eleição de 2038) foi o melhor presidente que o Brasil já teve! Lavagem cerebral coletiva no circo Brasil. Está todo mundo louco.

    Brasileiros, filmem e fotografem (se houverem) manifestação fora “Diuma” na sua cidade e compartilhem os filmes. Vai ser engraçadíssimo. 

     

  3. Ao mestre.

    “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri certeza absoluta”. Albert Einstein

  4. Que tal o “nobre” deputado

    Que tal o “nobre” deputado procurar alguma coisa digna pra fazer: trabalhar por exemplo. Dia 16 veremos o “efeito manada”  com os nobres e endinheirados insatisfeitos nas ruas fazendo papel de “boi de piranha” pra tentar repor no poder uma casta de políticos “honestos” e “acima de qualquer suspeita”. Será uma manifestação livre e “espontânea”. O desespero da oposição é que a Lava Jato já já começa a alcançar eles. Assumindo o poder no golpe…eles abafam as operações do MPF e PF em menos de 24 horas…

  5. Também quero ser processado


    Alguém aí tem o email do maluco Francischini?

    Quero ser incluído na ação, eu também tenho pensado às vezes em pegar em armas para colocar juízo na cabeça de alguns doidos.

    Esse cara colocou o Beto Richa no caminho da cadeia, assim eu faço companhia a ele.

  6. Mas o que esse presidente da

    Mas o que esse presidente da CUT disse, de pegar em armas, já foi escrito aqui, em centenas de comentários daqui desse blog por inúmeros comentaristas, e olhe que ninguém se retratou como ele.

    Se ele quer prender o presidente da CUT, vai ter de prender meio mundo daqui deste blog.

     

  7. Quem?

    Só faltava essa. Esse não era o secretário de segurança do Richa, na ocasião do espancamento de professores com direito a  mordidas de Pit bull?

  8. … cumas?
    Ou esse

    … cumas?

    Ou esse “ilustríssimo” deputado é ignorante sobre a existência de figuras de linguagem, ou está simplesmente tentando tumultuar o processo de maneira ridicularmente grosseira. Qualquer das hipóteses põe em dúvida sua capacitação para ser um efetivo representante do povo.

  9. Aécio e Cia precisam ser

    Aécio e Cia precisam ser internados, ou em clícas psiquiatricas em em clinicas de repouso, essae que curam estressados e afins.

  10. Golpe de Estado (paraguaio, ou não) não será tolerado

    Concordo plenamente com o presidente da CUT. Golpe de Estado (paraguaio, ou não) tem de ser combatido de armas na mão. Não será aceita a destruição da democracia.

    Lamente-se a inação do governo e a prevaricação da PF (e do ministro da justiça) e do MPF frente aos crimes de apologia à morte da presidenta da república cometidos nas ruas e na primeira página do jornal o Globo.

    Dilma e Lula têm mesmo de ir aonde estão os movimentos sociais e ouvi-los.

    Os que vêm tentando incendiar o país estão conseguindo, mas vão pegar fogo junto

  11. Ô Aécio, por que a Dilma não

    Ô Aécio, por que a Dilma não pode receber trabalhadores em eventos? São brasileiros, eventos para receber para receber a elite pode, né?

  12. KKKKK… A extrema direita do

    KKKKK… A extrema direita do Brasil, isso inclui boa parte do MPF, da PF e do Judiciário, além da “grande” mídia, é claro, são tão, mas tão sínicos, que o cara que comandou aquele massacre aos professores do Paraná, tem a coragem de pedir a prisão de quem quer lutar pela democracia – o pior de tudo é que os  lunáticos de domingo devem apoior esse sujeito.  

  13. Jogar uma bomba no Instituto Lula pode né ?

    Alguém avise a este palhaço que o golpe morreu, acabou, antes de nascer inclusive. Manda ele ir pra rua no domingo com os coxinhas fazer papel de palhaço, em vez de gastar dinheiro público com demanda estúpida à justiça.

  14. Em vez de condenar a fala, a

    Em vez de condenar a fala, a esquerda apoia este tipo de atitude não vêem que isso só piora a situação.

    Ele esta incitando a violência, imagina se um maluco militonto pró governo, vai lá no dia 16 e  faz uma besteira, o culpado vai ser quem não condenou a fala do maluco.

     

     

     

     

  15. Também

    fico estarrecido, Sr Aécio golpista Neves, de ver faixas e mais faixas, cartazes e mais cartazes das milícias fascistas nas micaretas que vocês promovem, querendo apear Dilma do Planalto e mandar prender o Lula, pedindo um golpe militar, a meu ver uma gritante agressão aos princípios democráticos, emissários esses da ruptura institucional violenta que o senhor e outros menos cotados tanto incentivam.

    O presidente da CUT mostrou a cara e de certa forma deu um recadinho pra vocês, dai esse arroubo de “civilidade” de agora querendo um processo contra ele por “incitação da violência”; deveremos também daqui pra frente entrar com uma ação desse tipo contra os que carregam esses cartazes… ou não?

  16. Canalha@outrocanalha!

    Deve ser um tremendo cagao!

    Com informações de Diego Ribeiro:

    O comandante-geral da Polícia Militar, Cesar Kogut, junto com quinze outros coronéis da PM, assinou um manifesto de repúdio às declarações do secretário de Segurança, Fernando Francischini, relativas ao confronto da polícia com professores e manifestantes no Centro Cívico na quarta-feira passada.

    Na carta, os coronéis dizem que Francischini não pode simplesmente jogar a culpa na tropa, sem assumir parte da responsabilidade. Dizem que ele participou do planejamento, foi informado da possibilidade de haver feridos e aprovou o plano de contenção. Mais do que isso, foi informado durante os fatos sobre tudo o que estava acontecendo na Praça Nossa Sra. da Salete.

    A carta é assinada por 16 dos 19 coronéis da ativa. Tudo isso significa que, embora Francischini tenha sido mantido no cargo pelo governador Beto Richa (PSDB), ele tem um grande problema nas mãos: acalmar uma tropa que não aceita o modo como ele coordenou as ações que resultaram no maior confronto público da PM na história do estado.

    No final da tarde, o secretário Francischini respondeu com uma nota:

    “Pela representatividade das manifestações de apoio que recebi das principais entidades que representam os profissionais de segurança pública do nosso estado e do país, vejo que estamos no caminho certo no combate à criminalidade. Contudo, espero que os Coronéis compreendam que fui mal interpretado em alguns pontos de uma entrevista. Por isso, reafirmo meu total apoio a todas as operações da Polícia Militar, compartilhando todas as responsabilidades inerentes à Secretaria”.

    A permanência de Francischini foi decidida numa reunião na manhã desta quarta com o governador Beto Richa. Veja mais sobre o tema clicando

  17. Um exagero tão ridiculo

    Um exagero tão ridiculo quanto a fala daquele pelego bocal, a diferença é que o deputado documentou formalizou a patacoada dele.

    Prender aquele idiota pela fala dele não tem cabimento, somente se houvesse no Brasil um estado totalitario como a Venezuela que paradoxalmente esse idiota deve achar linda…rs

  18. JÁ FORAM MUITOS ATOS VIOLENTOS

    contra os que votaram na Dilma. Morte de um militante durante a campanha de Gleisy  no Paraná; duas bombas em sedes do PT; uma bomba no Instituto Lula. Espancamento de pessoas porque vestiam camisetea vermelha; espancamento até em aleijados. Mesmo uns bom tempo depois das eleições eu tomava cerveja em bar que frequento, em dado momento, falaram de política e retardados passaaram a urrar: tem que dividir o país, matar todos os nordestinos. Eu e outros saímos, mas depois retornamos, digamos, preparados.

        Freitas não devia ter afinado, não. Devia ter mostrado o ódio que está em toda a internet e violência sendo praticada constantemente na sociedade contra os que votaram em Dilma.

  19. O grito dos covardes:”tirem de circulaçao” os desafetos

    Muito grave esse movimento no Brasil do “prende, depois a gente vê o que faz”. O país está em processo de degeneraçao.

    É a prisao sendo usada como 1° alternativa para aquele que se sente contrariado ou faz uso dela como demonstraçao de força e poder. Nao dá prá nao relacionar – Moro, com suas bandalheiras na lava jato, tem muito a ver com esse “movimento de banalizaçao da prisao”, como se  a privaçao da liberdade fosse uma regra aonde o poder do mais forte sobre o mais fraco vira antídoto custe o custar, ainda que seja o exercício de um mero capricho. Às favas com os escrúpulos e os direitos civis. Estao rasgando a constituiçao na cara dos brasileiros e prejuízo será irreversível. 

    Entao è assim que vai ser daqui prá frente? Quer dizer, se eu nao gosto de voce, das suas idéias, da sua ideologia ou se voce contraria os meus planos ou os meus interesses, entao voce tem que ser preso e tirado de circulaçao. Viva o Brasil! Estamos caminhando em direçao a um estado policial aonde o poder e a influencia é que vao determinar quem pode exercer o direito de ir e vir daquele à quem esse direito será negado. 

    Se dependermos do exemplo que tem sido dado pelas ditas “autoridades públicas” que estao aí, vamos trilhar um caminho sem volta aonde rasgar a constituiçao e a clt é só um pequeno exemplo do que ainda vem pela frente – o vigilantismo e o controle social.

    À quem interessa um país desse tipo? Por que o Brasil, coincidentemente, está abraçando uma lei anti-terrorismo, sugerida ao mundo pelos yankees, que criminaliza e tipifica como “terrorista” um manisfestante, na verdade um cidadao comum, que nao concorda com determinado posicionamento e decide pacificamente demonstrar a sua nao concordancia?? Esta lei contem “armadilhas” plantadas para criminalizar “manifestaloes populares” classificando o manifestante como “terrorista” impondo-lhe a pena de prisao, da mesma forma que Lei de segurança nacional que um dia  o Brasil conheceu e em nome dela cometeu injustiças de toda ordem. Sobre as armadilhas -http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/deputados-aprovam-lei-antiterrorista-que-pode-criminalizar-manifestantes-4848.html

    Nao falta muito e o Brasil vai querer imitar os Eua e aprovar a lei marcial também. É o fim da picada.

     

     

     

  20. Alguém viu o vídeo?

    Não sei o que a mídia anda dizendo/escrevendo sobre a fala de Vagner (não tenho mais estômago para acompanhar o noticiário, além de não querer me desinformar). Mas vi o vídeo e ouvi o que ele falou. Ele disse que se ameaçassem a democracia, os movimentos sociais lutariam para defendê-la de armas na mão. (Quem dera fosse verdade!) Portanto, aqueles que não ameaçam a democracia não teriam com que se preocupar, certo?

    Foi uma bravata, eu sei. Mas acho que é necessário demonstrar pelo menos alguma disposição de reação, tendo em vista as violências esboçadas e perpetradas pela direita golpista (página no Facebook clamando pela morte de Lula, bomba no Instituto Lula, gente lamentando na Internet pelo fato da bomba não ter atingido o ex-presidente etc., etc., etc.)

    Pra completar, o deputadinho é aquele do Paraná? “Pó pará”, tá?

    Em tempo: é o cúmulo da distorção dar a entender que ele clamou por ataques à(s) passeata(s) do próximo domingo. Claramente NÃO FOI ISSO! 

    E vamos parar com essa besteira de dizer que ele extrapolou, que ele não deveria ter falado. NADA É PIOR DO QUE CONTINUAR APANHANDO CALADO. CHEGA!!! 

  21. Vindo de um bocudo como Francischini, nenhuma surpresa..

    Mas é assim que será este pais caso o Reino da Delação triunfe sobre o Reino da Verdade dos Fatos…vindo de um bocudo delator que vaza tudas as mentiras para destruir o outro mas nenhuma verdade sobre si mesmo, qual mesmo a novidade diante dessa noticia…nenhuma né…vindo de um covarde tão medroso como o delator  depreciador Franchiscini, nada de novo…

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=MNvCC5R17vA%5D

     

  22. Francischini foi um dos

    Francischini foi um dos citados por Delcídio Amaral como na sua delação vazada como achacador de empresários, cobrando propina para se recusar a convocá=los na CPI da Petrobras. E ainda tem gente na esquerda que não acredita na delação de Delcídio. No mais, embora a prisão preventiva seja absurda, o presidente da CUT deveria no mínimo ser ouvido por alguém do MPF por essa declaração imbecil, assim como a turma que prega intervenção armada no país. Se cada indivdíduo que ocupa papel relevante na sociedade como é o caso fosse responsabilizado pelas tolices que afirma em público, o clima político do país estaria muito menos tenso. Discursos infelizes como esse não ajudam em nada o governo Dilma e menos ainda o ex-presidente Lula, a não ser que a intenção do autor seja radicalizar as posições e aumentar o risco de uma agressão física contra eles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador