Gilmar arquiva inquérito contra Aécio no caso Furnas


Foto: Omar Freire/Imprensa MG/Arquivo

Da Revista Fórum

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou arquivar o inquérito que investigava o envolvimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em supostas irregularidades em Furnas, subsidiária da Eletrobras em Minas Gerais. De acordo com informações de Mariana Oliveira, do G1, a Procuradoria Geral da República havia pedido o envio do caso para a primeira instância, porém, o ministro decidiu pelo arquivamento do caso.

A investigação em relação ao tucano era um desdobramento da Operação Lava Jato. Aécio foi considerado suspeito de ter recebido propinas, por meio do ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, a partir de dinheiro desviado em contratos com empresas terceirizadas. O senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), em delação premiada, relatou ao Ministério Público que Aécio foi beneficiário de um “grande esquema de corrupção” na estatal Furnas. Esse esquema era operacionalizado por Dimas Toledo, ex-diretor de Engenharia da empresa que teria “vínculo muito forte” com Aécio.

Na decisão, o ministro Gilmar Mendes informou que a Polícia Federal pediu arquivamento do caso “em vista da falta de prova da existência dos delitos”. Segundo ele, a Procuradoria ficou por dois meses com o caso para análise, e devolveu “sem manifestação conclusiva”. Provocada a dizer o que deveria ser feito com o inquérito, diz o ministro, a PGR pediu prorrogação do inquérito.

10 comentários

  1. Sétima República

    Eu não uso mais o facebook.. mas se pesquisar meus posts antigos, encontrarei um comentário que dizia mais ou menos o seguinte:

    a república acabou.. quanto mais tempo demorarmos para perceber isso e começarmos uma Sétima República, mais vamos sofrer..

    Repeti essa frase umas 5 mil vezes.. ninguém deu a menor pelota..

    .. passei por doido..

    Infelizmente vamos acabar descobrindo da forma mais dura possível que eu estava certo.

  2. e por falar em mãe Dinah..

    .. à propósito dos vaticínios, vai que alguém com poder de mobilização leia esses comentários, a próxima etapa é guerra civil..

    .. e isso interessa a washington..

    .. dá prá vender armas, consultoria de guerra..

    .. acho até que já está acertado globalmente..

    .. tipo, deixam em paz o leste europeu, a península coreana, o oriente médio, e ficam mais focados na América Latina que só tem índio e preto mesmo..

    .. Brasil virou moeda de troca..

    .. ninguém vai movimentar um palito à nosso favor..

    .. não somos confiáveis..

  3. Os ratos e ratazanas do

    Os ratos e ratazanas do Judiciário torturam um inocente como Lula, isso como dizer que estão trabalhando e lutando contra a corrupção, como apregoa ministros do bloco da Globo, como Baroso e, do outro lado, dão colher de chá para os verdadeiramente corruptos…..e nem um pio da Veja: o problema são os petistas né…

     

    Caso Furnas revela a balança da Justiça

     

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/gilmar-mendes-manda-arquivar-inquerito-que-apurava-suposto-envolvimento-de-aecio-no-caso-furnas/

     

  4. Onde estão os trouxas da esquerda que defenderam Aécio??

    Os blogs de esquerda devem mudar a abordagem sobre a corrupção Tucana. Jé deveriam noticiar e manchetear qualquer tipo de “pseudo-investigação” como estratégia conjunta da mídia/PF/STF. 

    Chega de matérias ingênuas: “PF investiga metrô de SP”… “aberto inquérito contra Aécio”… “Paulo Preto vai ser preso”… ISSO É TUDO JOGO DE CENA… PELO AMOR DE DEUS… QUEM AINDA NÃO NOTOU ISSO??? ATÉ OS MANIFESTOCHES JÁ PERCEBERAM!!!

    No meio do caos que tomou conta do Brasil pós-impeachment houve um curto período de tempo em que QUASE… EU DISSE QUASE.. Aécio foi obrigado a pagar pelos seus crimes…

    Aí no meio da esquerda surgiram os defensores da “legalidade”… cômicos e patéticos… como se Aécio estivesse sofrendo um “justiçamento”… defenderam Aécio como se ele estivesse no time dos “julgados sem provas”… esqueceram das gravações que passavam por assassinato e tráfico. Era como se o STF, a Globo, a Veja, Moro já não fizesse um ótimo trabalho de defesa do “mineirinho”… como se 3 contas em paraísos fiscais não fossem suficiente para comprar absolvição… não… precisava da ajuda de pamonhas da esquerda.

    O RESULTADO NÃO PODERIA SER MAIS ÓBVIO:

    -UM A UM, TODOS OS PROCESSOS CONTRA AÉCIO VÃO SENDO VARRIDOS PARA DEBAIXO DO TAPETE NA CARA DURA!!! PROVAS ABUNDAM E SALTAM AOS OLHOS DE TODOS… MESMO ASSIM OS “XEROQUE ROMES” DA PF VÃO EMPURRANDO COM A BARRIGA.

    -UM A UM TODOS OS PROCESSOS CONTRA LULA VÃO RESULTANDO EM PENAS ACUMULATIVAS ONDE FALTAM PROVAS E SOBRAM MANCHETES DE JORNAIS.

    A esquerda parece não perceber que só existe possibilidade de punição e enfraquecimento de um Tucano via “calor do momento” e decisões enquanto as gravações da PF ainda estão na memória dos “comedores de alfafa Global”. Adoram criticar o “republicanismo do PT” mas seguem o mesmo caminho suicida.

    IMEDIATAMENTE APÓS QUALQUER ACUSAÇÃO CONTRA O PSDB OS MINISTROS DO STF, JUÍZES, PF E MÍDIA SE UNEM EM UMA ESTRATÉGIA ÚNICA E COORDENADA PARA EXTINGUIR O PROCESSO CAUSANDO O MÍNIMO DE DANOS.

    MAIS UM RESULTADO ÓBVIO PARA O FUTURO:

    -O RETORNO(sem nunca ter saído) DE AÉCIO PARA A VIDA PÚBLICA E DA MÁFIA DOS NEVES… A VOLTA POR CIMA NA CAPA DA VEJA.

    AINDA OUVIREMOS DESSE CANALHA:

    -“FUI INOCENTADO POR TODAS AS INSTITUIÇÕES, ERA TUDO ARMAÇÃO DO PT”

     

    PARABÉNS AOS PASPALHOS QUE ACHARAM QUE AO DEFENDER AÉCIO ESTARIAM “AJUDANDO OS INJUSTIÇADOS DO PT”… VOCÊS FORAM MASSA DE MANOBRA E INOCENTES ÚTEIS DO MESMO ESQUEMÃO DOS MANIFESTOCHES. 

    PAULO PRETO, SERRA E ALCKMIN… ESSES ENTÃO… SERÃO SANTIFICADOS… não esqueçam de defendê-los também.

    • Sabe o que é……
       
      Lojistas

      Sabe o que é……

       

      Lojistas dominam os lavajateiros, mas também tem lojistas em todo lugar……..inclusive jornalistas, blogueiros e que tais, logo……silêncio……….

  5. Tudo na sexta, prenderam um,

    Tudo na sexta, prenderam um, livraram outro……

     

    e foram bater bumbo e rodopiar até o sol raiar, quando a criatura homenageada recolhe-se as trevas………………

  6. Gilmar tentar manter vivos

    Gilmar tentar manter vivos seus protegidos, na esperança de que os gringos deixem o psdb administrar a nova colônia.

  7. Novamente, sou leigo.
    Se a PF está solicitando arquivamento, que é o órgão responsável pelas investigações, acho que a ira está mal dirigida.

  8. O que nos ensina o

    O que nos ensina o judiciário?

    Existem crimes legais, existem criminosos que são pessoas de bem!

    Basta que sigamos este estereótipo e voilá – você estará livre para fazer o que quiser, desde que tenha os amigos certos…

    Quando olhamos para as celas nos presídios em presos degolam outros presos, vamos a barbárie!

    Mas este crime autorizado pela justiça está levando milhares de bilhões de reais que uma hora ou outra vão fazer falta no orçamento e isso vai certamente deixar a parcela mais pobre à merce da violência que no fundo atingirá a todos nós!

    Ah! No jogo da politica tudo vale!

    Nos temos que parar com isso, rejeitar o vale tudo na politica!

    Se eles estão fazendo isso a céu aberto com ações registradas em vídeo, imagina o que não farão sozinhos, entre si mesmos com essa caneta do poder?

    Aumentará a violência!

    Isso que nos ensinam é crime!

    isso incentiva o crime!

    Estamos ferrados!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome