Gilmar Mendes defende que ministro escolhido por Temer assuma a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Gilmar Mendes teria dito à coluna de Lauro Jardim, em O Globo, que apoia a hipótese de o ministro a ser indicado por Michel Temer para a vaga de Teori Zavascki herde os processos relativos à operação Lava Jato. O magistrado teria explicado que a ideia de redistribuir imediatamente as ações por conta da morte de Teori só se aplicaria aos casos que pedem urgência em função de pessoas presas ou algo do gênero. E, na visão de Gilmar, a Lava Jato no Supremo não demanda esse tipo de pressa, logo, pode esperar por um novo ministro.

Segundo informações da jornalista Helena Chagas, as chances de Alexandre de Moraes (Ministério da Justiça) e Grace Mendonça (AGU) ascenderem ao Supremo são baixas, apesar da especulação da mídia. Em artigo no portal Os Divergentes, ela diz que os principais cotados no entorno de Michel Temer são Bruno Dantas, Ives Gandra Filho, Luiz Antônio Marrey e Antonio Mariz.

 

Por Guilherme Amado

No Blog de Lauro Jardim (O Globo)

O entendimento de Gilmar Mendes sobre o futuro da relatoria da Lava-Jato é que a distribuição para outro ministro da corte e não para o novo indicado pelo presidente da República deveria se restringir a processos de urgência, o que não é o caso da Lava-Jato.

Em 2009, quando morreu Carlos Alberto Menezes Direito e Gilmar Mendes era o presidente do STF, ele assim o fez, mas apenas com habeas corpus, prisão preventiva para extradição, recursos com repercussão geral, extradições com o extraditando preso e outros processos com presos ou sob risco de prescrição.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É evidente que não há pressa.

    É evidente que não há pressa. Não é o beiçola que está preso.Aliás,a demora pode ajudar muito de seus amigos e,quem sabe,o próprio.

  2. esse era o plano dos caras,…

    …  mas vamos torcer para que o STF reaja e não deixe que os réus escolham o juiz que irá julga-los …

  3. Urgente
    Urgente

    Depois da terrível tragédia com o Ministro Teori, chega outra triste notícia: o Ministro Gilmar Mendes, também do STF, foi encontrado vivo em seu apartamento, sentado em cima de mais um processo.

  4. Quantos ministros do STF

    Quantos ministros do STF foram indicados por Lula e Dilma? Toffoli, Fux, Weber, Zavaki, Fachin, J. Barbosa, pelos menos. E o que aconteceu com os governantes petistas a cada julgamento?

    Se por um lado seria normal que cada ministro, independente de indicação de A ou B, se ativessem aos autos dos processos, agindo de forma justa, não foi isso que vimos ao longo dessas décadas em que os dois presidentes eram petistas. O próprio Joaquim Barbosa, que mais indicado foi por Lula como um meio de pôr lá na Corte um negro, uma generosidade à raça – JB não tem um traço sequer de pessoa que se mostrou à altura da toga. 

    A estas alturas, nada garante que Ives Gandra ou qualquer outro, por mais íntimidade que tenha com Temer e seus comparsas, não venham a agir de forma idêntica, agindo, inclusive, com truculência, fora da lei, caso de Dirceu.

    Ficaria de alma lavada se tal acontecesse agora com os malandros que tem toda a aprovação de Gilmar Mendes. 

     

  5. Urgente
    Urgente

    Depois da terrível tragédia com o Ministro Teori, chega outra triste notícia: o Ministro Gilmar Mendes, também do STF, foi encontrado vivo em seu apartamento, sentado em cima de mais um processo.

  6. Alguém esperava outra coisa

    Alguém esperava outra coisa vindo de quem vem?  Nisso tudo, o que mais me causa espécie, são “as surpresas” constantes, das pessoas,  com os de sempre.  A mim, o que mais me espanta, é a passividade do brasileiro; isso sim me assusta.   De resto, é mais do mesmo. 

  7. Tem toda a razão, apesar de

    Tem toda a razão, apesar de doer concordar com ele. A urgência que o regimento define é para HC, condenação a ser revertida. Hipóteses em que a soltura vem como conseqüência esperada. Na delação premiada o réu sequer foi julgado, provavelmente vai continuar preso, e a via adequada para uma impugnação à prisão provisória é um HC, portanto não tem que haver a solução excepcional de escolher um relator fora do sorteio. Qualquer solução que derem fora do malfeito artigo 38 do regimento vai brasilianismo, jeitinho brasileiro.

  8. Até quando o Brasil vai conviver com esses marginais.

    Já tripudiaram demais da cara do povo brasileiro.

    Primeiro, dão um golpe escancarado de estado na nossa democracia.

    Depois assassinam um juiz que investiga todo esse conjunto de bandidos que

    tomaram o poder no Brasil.

    E agora, vão escolher os substituo do defunto, que eles próprio mataram.

    Até quando o Brasil vai aguentar esses bandidos que tomaram o poder?

  9. Até quando o Brasil vai conviver com esses marginais.

    Já tripudiaram demais da cara do povo brasileiro.

    Primeiro, dão um golpe escancarado de estado na nossa democracia.

    Depois assassinam um juiz que investiga todo esse conjunto de bandidos que

    tomaram o poder no Brasil.

    E agora, vão escolher os substituo do defunto, que eles próprio mataram.

    Até quando o Brasil vai aguentar esses bandidos que tomaram o poder?

  10. Gilmar + Globo + Temer

    Gilmar (1,) dando entrevista na Globo (2), apoiando indicado de Temer (3) para a Lava Jato (4). Nada mais previsível: 1+2+3+4 + = GOLPE.  

  11. Como assim? O que não falta é
    Como assim? O que não falta é gente presa preventivamente na lava jato, logo a urgência está bem caracterizada.

    Gilmar é tão previsível que nao tem graca escrever sobre suas declarações. Ele é muito óbvio. Nao duvido que, durante o passeio que fizeram à Portugal, ele e Temer ja tenham conversado sobre nomes ideais para uma eventual indicação ao STF caso uma cadeira vagasse inesperadamente

  12. A lava jato na primeira

    A lava jato na primeira instância já terminou o serviço contra o PT. Em plena sintonia com o calendário do impeachment, a operação rasgou a fantasia da imparcialidade ao executar prisões em pleno processo eleitoral. Jogaram lenha na fogueira do golpe e a inelegibilidade do Lula está a caminho.

    No STF, a investigação avançaria sobre os esquemas do atual governo e poderia implodir a coalizão PMDB/PSDB, não obstante a blindagem imposta pelo PGR às lideranças tucanas. Sob a relatoria do ministro Teori seria o desfecho inevitável.

    O clima de euforia no governo é indisfarçável. O inefável ministro da casa civil comemora  enquanto discute-se a indicação de alguém comprometido em enterrar a investigação.

     

  13. Previsível

    Em uma lógica de Maquiavel, espalham-se vários bodes muito fedorentos pela sala.

    À medida que cada um é espalhado, a capacidade olfativa de todos nós vai se deteriorando. Ao final, deixa-se apenas um único bode fedorento e todo o mundo fica contente por ter se livrado dos demais.

    Naturalmente, este, tal como Alexandre de Moraes, tal como Yves Gandra Filho, devem dar lugar ao verdadeiro e único bode fedorento, já escolhido, que todos nós agradeceremos por ter sido o eleito.

    A ver…

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=xctG5pDx2YY align:center]

    Não é bode, mas é gato.

     

  14. Bem a calhar

    Segundo as noticias a delação da Odebrecht atinge mais de 200 politicos e magistrados.

    Quem sabe, o publico ficaria sabendo quanto custou 2 HC’s para o DD

    quanto custou o HC para o estuprador

    e como foi que ele obteve 8 milhões para comprar a sociedade

    alem de outras coisas mais

  15. Traduciendo

    Quem vai determinar o prazo de tramitação da lavabosta são os principais acusados

    Se o gigi falou, fazer o que né, exceto dizer assim seja?

  16. A sociedade q aceita uma

    A sociedade q aceita uma figura como o Gilmar Mendes merece tomar no c…(na cabeça) mesmo !!!

    Sem falar no Aécio Furnas;

    MT 43 vezes mencionado;

    Moro e Lavajato “amiguinhos” dos EUA;

    No advogado do PCC no governo Temer;

    Parente e sua doação empresarial aos estrangeiros;

    Melhor para por aqui,pena q a Dilma é devagar,mas só está sobrando ela na parada !!!

  17. Em comentários anteriores

    Em comentários anteriores observei que Gilmar Mendes, tal qual relógio parado que acerta as horas duas vezes no dia, também aqui e ali diz coisas sensatas; algo que se possa aproveitar.

    No caso dessa declaração, por exemplo: ele está totalmente…….ERRADO!! Trata-se simplesmente do gilmar gilmarando mais uma vez. 

    Ou alguém acredita que por trás dessa aparente singeleza não há uma motivação menor, mesquinha, safada, qual seja. o indicado – caso aprovado pelo Senado, uma possibilidade grande – dar sequência  à relatoria do processo da Lava a Jato e de alguma maneira aliviar o pé e dar alguma esperança aos arrolados nas citações das empreiteiras, incluindo o próprio Temer e toda a camarilha que o cerca.

    Entretanto, o interesse maior do ministro Gilmar Mendes é livrar a cara dos seus correligionários do PSDB, a começar por Serra e Aécio Neves. Contrariamente, se fossem petistas na berlinda seu posicionamento seria outro bem diferente. 

     

  18. Lavagem a Jato para os Pigs jateiros

    O criminoso que delata, tem sua pena reduzida ou extinta o produto sujo do seu crime lavado a jato pelo Moro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador