23 de junho de 2026

Inquérito que investiga Anastasia na Lava Jato pode ser contra Aécio

Uma nova denúncia em email diz que a casa destino do montante de R$ 1 milhão não é de Anastasia, mas, na verdade, da prima do senador Aécio Neves
 
Jornal GGN – O motivo que sustentaria arquivar a investigação contra o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, seria a falta de provas de que o policial federal Jayme Oliveira Filho, conhecido como Careca, teria levado a quantia de R$ 1 milhão ao parlamentar. Em depoimento, Careca descreveu uma casa onde teria levado a quantia, a pedido do doleiro Alberto Youssef. Agora, está em investigação um e-mail denunciando que a casa descrita é a de Tânia Guimarães Campos, prima de Aécio Neves.
 
A informação foi divulgada, inicialmente, em reportagem da Folha de S. Paulo. Contudo, o jornal não menciona a prima do senador e candidato derrotado à presidência da República. Há apenas dados de que o e-mail poderia desfazer o pedido do procurador-geral, Rodrigo Janot, de arquivar a investigação contra Anastasia.
 
Nesta terça (01), a Polícia Federal enviou ofício ao ministro do STF, Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato, afirmando que recebeu novas informações que antes não eram de conhecimento de Janot. Apesar de o email não ser conclusivo sobre o envolvimento de Anastasia, a PF ressaltou que as dúvidas precisavam ser esgotadas. 
 
No arquivo, a autora que se identificou como “moradora de Minas Gerais” contou sobre a residência descrita na investigação contra Anastasia. 
 
“O e-mail aponta qual seria a casa de Belo Horizonte em que o policial federal Jayme Oliveira Filho, o Careca, homem ligado ao doleiro Alberto Youssef, teria entregue R$ 1 milhão, em 2010”, restringiu-se a publicar a Folha. “Inicialmente, Careca não soube dizer para qual político entregou o dinheiro. (…) Youssef não confirmou a informação e, em depoimentos posteriores, Careca permaneceu em silêncio”, completou o jornal.
 
Foi o colunista Lauro Jardim, da Veja, que divulgou que a denunciante afirmou que a casa é da prima de Aécio Neves.
 
“Os tucanos estão estranhando o pedido da PF para que avance a investigação contra Antonio Anastasia, conforme mostrou hoje a Folha de S. Paulo. A estranheza é causada por um fato objetivo: a nova casa em que o policial Careca teria levado dinheiro é de uma prima de Aécio Neves, Tânia Guimarães Campos”, publica.
 
Agora, a Polícia Federal aguarda a decisão do ministro Teori Zavascki, se continua ou não com as investigações sobre o inquérito que envolvia Anastasia, mas que em um segundo momento, pode envolver Aécio Neves.
 
Entenda:
 

 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

24 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. BRAGA-BH

    3 de setembro de 2015 7:35 pm

    Estranho este Post. Se li

    Estranho este Post. Se li corretamente quem levantou os podres foi a PF de Curitiba e quem jogou a merda no ventilador foram a Veja e Folha? Será que fiquei catatônico por alguns dias e não tô sabendo?

    1. Diogo Costa

      3 de setembro de 2015 7:46 pm

      .

      Já ouviu falar em José Serra e Geraldo Alckmin?

      1. Alan Souza

        3 de setembro de 2015 8:01 pm

        .

      2. Ivan de Union

        3 de setembro de 2015 8:10 pm

        PQP,

        PQP, DIOGO!!!!!!!!!!!!!!!

        Exatamente o que eu pensei.  SO Aecio nao sabia que ia ser trairado de novo pela paulistada -nao que nao o mereca, eh outro assunto.

        O resto do mundo ja sabia disso anos atraz.  Especialmente porque Aecio nao teve, ate agora, dinheiro o suficiente pra soltar pro PIG de SP.  E mesmo se tivesse…

      3. Marly

        3 de setembro de 2015 8:14 pm

        Como sempre…

        Perfeito, Diogo !!!!

  2. JoaoMineirim

    3 de setembro de 2015 7:40 pm

    Estamos precisando iniciar

    Estamos precisando iniciar uma campanha na web: Cadê o careca ?

     

    1. Fernanda D Scherer

      3 de setembro de 2015 8:09 pm

       Eu , já prefiro uma campanha

       Eu , já prefiro uma campanha : Investiguem Aécio Neves e a Lista de Furnas !

  3. Ivan de Union

    3 de setembro de 2015 7:46 pm

    Nossinhora…  parece ate que

    Nossinhora…  parece ate que eu nao falei que Careca “denunciou” Anastasia pra nao denunciar Aecio a pouquissimos dias, nao parece?

    E que o judiciario soltou careca porque gosta de foder o Brasil?  Eu disse isso?

    Teje dito.  O judiciario protegeu Aecio e vai continuar fazendo o porque gosta de foder o Brasil.

  4. C.Paoliello

    3 de setembro de 2015 8:12 pm

    Gráfica “fantasma” de gilmar prestou serviços ao psdb

    GRÁFICA  “FANTASMA”  É  LEGAL  E  PRESTOU  SERVIÇOS  AO  PSDB  TAMBÉM:

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/09/grafica-que-gilmar-mendes-quer-investigar-ja-prestava-servicos-ao-psdb-8020.html

  5. MarFig

    3 de setembro de 2015 8:25 pm

    Kkkk Os leitores da vesga vão

    Kkkk Os leitores da vesga vão entrar em parafuso.

  6. paulo toledo

    3 de setembro de 2015 8:28 pm

    Anastasia não

    Anastasia não mentiu.

     

     

     

    Logo que saiu o nome do Anastasia eu disse que ele era inocente.

     

  7. Sergio SS

    3 de setembro de 2015 8:39 pm

    Mesma novela de sempre…

    Assim como as aberrações jurídicas que aconteceram na AP 470 (especificamente o bloqueio do inquerito 2474), no mensalão tucano, no escândalo Cachoeira, entre outros, quando algo surge que desmonta a áurea santa dos tucanos e expõe seus tentáculos na roubalheira, coisas incríveis acontecem: Careca é solto, Careca some, Careca aparece, Careca desmente, esquece ou cala, advogado desmente, delator ofical desmente, Juíz diz que não é o caso, PGR abafa, mídia dissimula e nós, idiotas on line de plantão, que não temos poder de influenciar porra nenhuma, ficamos aqui indignados, gritando com as paredes… Que saco !!

  8. Cunha

    3 de setembro de 2015 8:54 pm

    Estamos mais carecas que o

    Estamos mais carecas que o Careca de saber que não vai dar em nada.

  9. MarFig

    3 de setembro de 2015 9:01 pm

    Ahésim já esclareceu tudo.

    Ahésim já esclareceu tudo. Disse que o dinheiro era Pra Prima mas o Carecão entendeu Propina, por isso a confusão.

    1. João de Paiva

      4 de setembro de 2015 1:31 pm

      Genial! Ri muito.

      Genial! Ri muito.

  10. C.Paoliello

    3 de setembro de 2015 9:09 pm

    São INIMPUTÁVEIS

    O aécim de Furnas pode continuar tranquilão na praia do Leblon pois ele sabe mais do que qualquer outro tucano que ele é INIMPUTÁVEL. Não há ninguém, mas ninguém mesmo, com coragem suficiente na pf, na pgr ou no judiciário pra fazer alguma coisa contra ele.

    Com uma única exceção: se for a pedido de outro tucano, desde que esse seja de SP.

    Lembram-se do “Pó parar governador” do Estadão?

  11. Gilson AS

    3 de setembro de 2015 9:28 pm

    Ufá, agora vai !!!
    Vai dá em

    Ufá, agora vai !!!

    Vai dá em nada !!!

  12. veranis

    3 de setembro de 2015 10:11 pm

    Precisam fazer o

    Precisam fazer o reconhecimento rápido dessa tal casa antes que aconteça com ela o mesmo que ocorreu na prefeitura de Cláudio queimando todas as provas dos terrenos devolutos da família do senador.

  13. vendetta

    4 de setembro de 2015 2:04 am

    Diria o comentarista da TV

    Diria o comentarista da TV CULTURA e historiador Marco Antonio Villa, um alucinado defensor dos integrantes do PSDB: não acredito! E’ tudo mentira! Não acreditem!! O JUDICIARIO partilha da defesa, acredita e faz valer a presunção de INOCENCIA mas que não vale para a gentalha petista….

  14. Gilson Raslan

    4 de setembro de 2015 2:35 am

    Em e-mail enviado ao gabinete

    Em e-mail enviado ao gabinete de Dilma e repassado à PF, uma senhora que já foi servidora do governo Aécio apontou a casa de uma prima do senador como sendo o destino do dinheiro entregue pelo policial Careca ao Anastasia.Apavorado, o PSDB afirmou que a casa onde o dinheiro foi entregue é outra. Ante esta afirmação o PSDB confirma que houve entrega do dinheiro, mas em outra casa.É claro que o dinheiro não foi destinado ao CRIANÇA ESPERANÇA. Com a nota do PSDB, basta à PF obrigar o seu subscritor a mostrar a tal casa. Assim fica tudo esclarecido. 

  15. Eneida Ferraz

    4 de setembro de 2015 3:07 am

    A tal casa da prima

    Eu ainda não entendi direito essa denuncia, essa senhora mineira apontou a casa da propina baseado em que? Como ela tomou conhecimento do que  acontecia nessa casa pra afirmar que era a tal casa citada pelo Careca? Ela deve ter enbasado a denuncia em outros fatos pra apontar com precisão a casa da Propina, num é não? Não faz sentido a denuncia apontar a propinagem sem conhecimento dos fatos.Tem caroço embaixo desse angú.

    1. Maria José dos Santos Rego

      4 de setembro de 2015 6:51 pm

      E se ela fosse ex assessora

      E se ela fosse ex assessora do Anastasia?

  16. João Maria Fernandes de Sousa

    4 de setembro de 2015 10:35 am

    As Irmandades de sempre

    , defensoras da Moral e Dos Bons Costumes, vão blindar Aécio ou qualquer um dos tucanos

    citados; em resumo, e sendo Moro membro de uma ou de mais uma dessas Irmandades… “Não vem ao caso!”…

    e fim de papo!!!

  17. João de Paiva

    4 de setembro de 2015 1:28 pm

    Tanto na notícia da FSP como

    Tanto na notícia da FSP como na nota do colunista do esgotífero semanário o que se percebe é uma clara tentativa de blindar os senadores tucanos. Uma nota curta aqui, outra notícia incompleta ali…Tudo isso para que o PGR e o ministro Teori Zavascki não encontrem elementos suficientes para que se autorize prosseguir nas investigações contra os senadores Aécio Cunha e Antônio Anastasia. “Mídia amiga” é para essas coisas. A proteção e blindagem feita em relação aos tucanos deveria fazer corar de vergonha policiais federais e procuradores com prerrogativa de investigar e denunciar figuras públicas como os dois senadores por MG. Mas eles não coram…

Recomendados para você

Recomendados