Interrogatório ou tortura?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Interrogatório ou tortura?

por Fábio de Oliveira Ribeiro

O interrogatório de Lula começou às 14 horas e ainda não havia terminado quando comecei a escrever este texto. Algumas pessoas estimaram que Sérgio Moro iria interrogar o ex-presidente por três horas.

Fracamente… não me parece que seja necessário tanto tempo para obter o essencial de Lula.

De fato, em 13 minutos um juiz conciso e experiente perguntaria tudo que precisa saber do réu sobre a acusação que lhe foi sacada:

1 – O Triplex é seu?

2 – Alguém lhe prometeu o Triplex?

3 – Você o pediu em troca de favores?

No processo penal brasileiro o depoimento do réu não faz prova da acusação. Mesmo que o réu confesse o crime a condenação não pode se apoiar exclusivamente no depoimento dele. Portanto, o juiz não precisa torturar o acusado com um longo interrogatório.

A solução do processo penal depende exclusivamente das provas documentais, periciais e testemunhais produzidas nos autos. É sobre estas (e não sobre o depoimento do réu) que a acusação e a defesa terão que se debruçar para sustentar suas teses.

O juiz só deve se demorar ao analisar as provas testemunhais, documentais e periciais após ler com calma as teses da acusação e defesa.

Sérgio Moro, contudo, parece fazer o inverso. Ele tortura o réu durante horas e profere longas sentenças em alguns minutos https://jornalggn.com.br/noticia/sentenca-de-moro-com-160-paginas-saiu-dois-minutos-apos-defesa-final-de-bumlai.

A desnecessária inquirição de Lula durante várias horas só encontra justificação no fato da Lava Jato não ser apenas um processo judicial. Sobre este assunto vide https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/reflexoes-sobre-o-espetaculo-da-lava-jato-por-fabio-de-oliveira-ribeiro. O show midiático da Lava Jato não pode parar.

Que horror. Durante o depoimento de quase 6 horas, Sérgio Moro fez a Lula perguntas até sobre o Mensalão do PT, sobre fatos que não tem qualquer relação com a acusação que será objeto de julgamento. O abuso evidente apenas confirma a pertinência da comparação que eu fiz entre Moro e o cabo Bruno https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/vidas-paralelas-sergio-moro-e-cabo-bruno.

Ao inquirir o réu o juiz deve se ater apenas aos fatos da denúncia que foi elaborada contra ele. Não compete ao juiz julgar fatos sobre os quais o próprio MPF inocentou Lula no passado. A conduta de Sérgio Moro não foi nada profissional. O grotesco processo segue sendo conduzido com requintes de sadismo por um juiz que politiza e partidariza sua atuação para fornecer à imprensa condições de requentar velhas acusações contra um candidato à presidência.

 
Fábio de Oliveira Ribeiro

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lula simplesmente destroçou

    lula simplesmente destroçou esse juiz   celebridade….foi incrivel…….sem provas o que eles vão fazer para condenar o lula….ac redito que vão assassinar a justiça…com certeza…inviabilizar lula de qualquier jeito em 2018 ou a globo acaba com o moro

  2. Do limão uma limonada

    O Anéscio Never vai entrar com um pedido de prisão junto ao TSE contra o Luís Ignácio por propaganda eleitoral intempestiva e comício antecipado para 50 mil pessoas ontem em Curitiba. “Brigado” Moro.

  3. Lula firme e coerente

    Concordo com o comentário e tinha a mesma opinião. A demasiada demora do interrogatório absolve Lula. Essa demora mostrou a dificuldade que a promotoria e o juiz tiveram para levantar provas contra o ex-presidente e isso acabou resultando e perguntas que nada tinham a ver com o processo. Mais não é só isso. A segurança com que o réu no caso Lula respondeu as perguntas demonstraram claramente que ele é inocente. Um criminoso num interrogatório de mais 5 horas certamente caria em muitas contradições. Lula foi firme e coerente.

  4. As perguntas feitas pelo

    As perguntas feitas pelo camisa preta dde Curitiba ao presidente Lula evidenciaram que não se tratava de buscar qualquer esclarecimento referente a compra ou recebimento de qualquer vantagem no caso do referido triplex até porque,sabe muito bem a figura,nada consta contra o presidente.

    O objetivo maior foi dar material aos controladores do golpe para que pudessem manipular e editar as notícias ao seu bel prazer e servir como material de campanha contra o presidente.

    Apesar de não ter conseguido êxito total,pode-se dizer que perguntas sobre mensalão,donos de empreiteiras etc e tal,alcança a sua finalidade perante a zumbizada no sentido de mantê-los fiéis aos propósitos dos controladores do golpe,ou seja,odiarem o presidente Lula e votarem,em uma próxima eleição em qualquer outro zumbi escolhido por eles.

    De qualquer forma,ressalte-se,o presidente Lula mais uma vez demonstrou porque é imbatível e não deu brechas para grande alarido da mídia golpista e seus apaniguados zumbis.

    1. Aquilo ali pareceu mais um

      Aquilo ali pareceu mais um Roda Tucana do que um depoimento. O juiz da globo foi uma mistura de Augusto Nunes, Tucanhede e Noblat. 

  5. Oliveira, o senhor precisa

    Oliveira, o senhor precisa considerar no seu questionamento que Sérgio Moro não é um juíz. Ele pode até ter o título mas ele não se comporta como um juiz, não é isento como um juiz, não é imparcial como um juiz e nem nos sonhos dele ele é justo como um juiz.

    É o caso do rato que diz ser um pato mas anda como rato, fala como rato e têm bigode e cauda de rato.

  6. Todas as mais de 5 horas

    Todas as mais de 5 horas irrelevantes, Fabio:

    Moro tentou construir uma “narrativa acusatoria” sem sequer uma prova no bolso.  Por mais de 5 horas ele tentou e falhou miseravel e vergonhosamente em TODOS os minutos.

    Sobrou o que ao final?  O que nao estava nos autos e que Lula nao tinha sequer obrigacao de responder, mas foi uma tentativa tao canhestra e amadora de embarassar Lula que nao da nem pra descrever.  Quem terminou embarassado, Moro ou Lula?

    Lembra do AECIO, VOCE PERDEU A ELEICAO?  Pois eh…

    MORO, VOCE ENVERGONHA O JUDICIARIO MUNDIAL.

  7. Moro deu sua palavra a Lula que não o trataria desrespeitosamete

    Na abertura da audiência o Excelentíssimo Juiz Carwash deixou claro que não iria tratar o Lula com desrespeito, garantindo também ao Petista, para tranquilizá-lo, que não iria prendê-lo ontem. O Lula deve ter respirado aliviado.

    “O senhor ex-presidente vai ser tratado com o máximo respeito como qualquer acusado e igualmente pela condição do cargo que o senhor ocupou no passado. O senhor ex-presidente pode ficar absolutamente tranquilo quanto a isso. São boatos (segundo os quais eu vou lhe prender hoje) que não têm qualquer fundamento. Para deixar o senhor absolutamente tranquilo, lhe asseguro de pronto e expressamente que isso não vai acontecer Mas vou lhe fazer perguntas difícies.” – $érgio Moro

    “Não tem pergunta difícil, doutor. Para quem quer falar a verdade não tem pergunta difícil”. – Lula

    Não vou lhe prender porque eu não quero, viu?

  8. A ter sido um depoimento, e

    A ter sido um depoimento, e não uma inquirição própria a um terrorista, ou a um Bruno matador cruel da mãe de seu filho, quando a tragetória dos incidentes que culminam em crimes hediondos contra a pessoa humana, ou a Humanidade, aquele encontro de Lula com Moro teria sido legal, pra valer, com uma duração de mais ou menos uma hora. 

    O Juiz, ao contrário do reza a lei, agiu como o que faz questão de mostrar ser todos os dias: igual a um torturador. A diferença daqueles anos de chumbo, é que o torturador Moro deve ter estudado, ou estar se aprofundando em matérias relativas à tortura psicológica, pela qual ele, em si, precisa se apresentar quase como uma Madre Thereza – externando uma fala tranquila, mas super ferina – , seguindo alguns códigos de conduta estudada para enervar o depoente, e, quiçá, até ao ponto dele cair numa cilada, perdendo o senso, e por isso mesmo ter sua prisão decretada ali mesmo. Motivo? Bem, já que o triplex não é dele mesmo, vamos prendê-lo por desacato à autoridade, e para que o sujeito não venha a atrapalhar as investigações, e blá-blá-blá.

    Em alguns momentos Moro sequer sabia o que tava falando, como no caso de citar uma cifra mínima pela compra do apartamento, quando Lula o corrige colocando que tal valor foi para pagar uma cota da Cooperativa. 

    E a Moro seguiram-se os do MP. Um deles, ao tratar Lula por Sr., foi imediatamente criticado pelo advogado de defesa, no que Moro deferiu. Um fato pequeno, porém do tamanho que deseja uma pessoa quando quer diminuir alguém pelo tratamento. 

    Foram tantas as palavras de Lula em sua própria defesa, de arrepiar qualquer um que insite em defenestrá-lo, mas citaria aqui uma. Quando Lula se expressa, cheio de indignação, por ter estado ali para falar sobre as mesmas coisas de sempre, sem contudo ter visto uma prova qualquer para o condená-lo, se o que diz um delator, ou qualquer pessoa, sem provas concretas, não vale para a justiça. 

    Por fim, no discurso em palanque para tantos que foram prestigiá-lo em Curitiba, Lula relembra sua mãe ( coisa que adoro ver por tanto amor sentido): “Gente, mina mãe costumava dizer:’ Meu filho, se você falar om uma pessoa e quiser saber se ela está mentido, olhe nos olhos dela”. Quis Lula colocar a razão de haver pedido para que a audiência fosse pública, porque, segundo ele, todos iriam ver em seus olhos a nã-mentira, ou a sinceridade, e saberiam quem estaria mentindo. Aí, deixou uma brecha pra que também o povo visse os olhos de Moro e seus colegas.

    Moro, que não tem nada de bobo, não pôs a cara hora nenhuma. foram mais de cinco horas falando nas sombras. 

  9. A foto da tampa de duas caixas no meio de centena de …..

    A foto da tampa de duas caixas no meio de centena de caixas que estão sob a guarda do próprio Moro foi o ápice da BESTEIRA.

    Quando vi o Ministério Público mostrar uma foto de duas caixas arquivos que foram “achadas” pela polícia e estão sob a guarda do Moro e que no meio de milhares de outras caixas está escrito em uma “Praia” e noutra “Sítio” foi o ápice da idiotice, pois simplesmente não tiveram a capacidade de dizer o que teria de relevante dentro das caixas (que foram arrumadas por funcionários do planalto). Nem sabiam o que havia dentro das caixas, não fizeram perícia nenhuma nas caixas, só a prova era que estava escrita as palavras. Quer dizer que numa das caixas estivesse escrito ONU, seria uma prova que Lula era dono da ONU?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador