Ivan Marx: “Contra o chefe da organização criminosa (Lula), não esperem provas”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Para procurador que ratificou a denúncia de Janot contra Lula, “Delcídio do Amaral não exercia a chefia do esquema criminoso. E, pelo menos nessa atividade de obstruir as investigações, Delcídio aponta Lula como sendo o chefe. (…) A narrativa de Delcídio se demonstrou clara, plausível”

Jornal GGN – Ao ratificar e aditar a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Lula e mais seis na Lava Jato, o procurador Ivan Marx escreveu que a delação de Delcídio do Amaral é “confiável”, e que contra o ex-presidente petista não há de se esperar prova material de que tenha ordenado a compra do silêncio do delator Nestor Cerveró, porque um “chefe de organização criminosa” sempre está na “penumbra”.

No despacho enviado à Justiça de Brasília – que decidiu, na última semana, tornar Lula réu por suposta tentativa de obstrução da Lava Jato – Marx citou as informações colhidas pela equipe do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como comprovantes de viagens, extratos de banco e a agenda do ex-senador Delcídio. Tudo para atestar que teria sido Lula quem mandou Delcídio entregar dinheiro à família de Cerveró, para evitar que o ex-diretor da Petrobras citasse o pecuarista José Carlos Bumlai em seus depoimentos à Lava Jato.

Leia mais: “Contra Lula não há nada além da delação de Delcídio”, diz Zanin

Marx salientou que Bumlai teria confirmado à força-tarefa da operação que tomou um empréstimo com o banco Schahin para saldar uma dívida do PT. Parte do empréstimo teria sido compensado com um contrato da Petrobras. Depois da implicação de Bumlai nas investigações, Lula teria desistido de silenciar delatores e investido contra a operação no Judiciário.

“Toda essa situação vem reforçar a confiabilidade da narrativa de Delcídio do Amaral. E não se pode desconsiderar que, em uma organização criminosa, o chefe sempre restará na penumbra, protegido, de modo que não há de se esperar, contra este, uma prova tal como uma ordem objetiva gravada ou mesmo uma filmagem de entrega pessoal de valores”, disse Marx, para quem Lula poderia ser o mandante da tentativa de obstrução à Lava Jato:

 

A delação de Delcídio

Ex-líder do governo no Senado, Delcídio caiu num grampo da Lava Jato, arquitetado pelo filho de Nestor Cerveró que tentava ver o pai transferido da carceragem da Polícia Federal de Curitiba para a prisão domiciliar tão logo sua delação fosse homologada.

Na gravação, Delcídio apareceu oferecendo dinheiro, influência junto a ministros do Supremo Tribunal Federal e uma rota de fuga para Cerveró, assim que ele tivesse autorização para deixar a prisão. O áudio validou um pedido de prisão em flagrante contra o senador, que acabou sendo cassado.

Delcídio disse à Lava Jato que, com ajuda de assessor e advogado, transferiu R$ 250 mil para a famíla de Cerveró, que enfrentava dificuldade para pagar os honorários de sua defesa. Segundo Delcídio, o dinheiro foi obtido junto a Maurício Bumlai, que tentava evitar que o pai fosse delatado por Cerveró. Ao descobrir que era tarde demais – Cerveró já havia citado o esquema do banco Schahin –  Maurício suspendeu os aportes. Quebrado por dívida de campanha, Delcídio procurou o banqueiro André Esteves para continuar com os pagamentos, mas este não teria colaborado.

Para fechar a delação e deixar a prisão, Delcídio disse que fez o que fez a pedido de Lula. Ele teria usado a agenda de senador para comprovar que esteve com o ex-presidente em encontros que antecederam os repasses a Cerveró. Aliás, o ex-diretor da Petrobras e Delcídio são próximos desde a década de 1990, segundo a delação.

Nesse ponto, cabe ressaltar a obviedade de um fato: Delcídio do Amaral, como representante do governo no Senado, não exercia a chefia do esquema criminoso. E, pelo menos nessa atividade de obstruir as investigações contra a organização criminosa, Delcídio aponta Lula como sendo o chefe da empreitada”, assinalou o procurador Ivan Marx.

“Aqui, a narrativa de Delcídio se demonstrou clara, plausível e, ainda, corroborada pela existência das reuniões prévias que realizou com Lula antes de Bumlai passar a custear os valores destinados a comprar o silêncio de Cerveró. Ressalte-se que a existência das reuniões foi confirmada por Lula em seu Termo de Declarações prestado à Procuradoria-Geral da República.” Só na nota de rodapé, Marx lembrou que Lula confirmou o encontro, mas negou que o teor da conversa com Delcídio tenha sido para obstruir a Lava Jato.

“Ademais, a compra desse silêncio, conforme explicado, buscava também preservar Bumlai por crimes cometidos no interesse do PT, ocorridos enquanto Lula exercia, pelo PT, o mandato de Presidente da República.”

“Dessa forma, com o avanço das investigações ministeriais sobre o esquema criminoso, a primeira tentativa de barrar as investigações passou pela tentativa de compra do silêncio de possíveis delatores. Após o insucesso desse intento – ao menos ao que se sabe – restou apenas a alternativa de se tentar buscar a anulação de investigações. E, nesse aspecto, os diálogos constantes de fls. 2480-2483 [da denúncia de Janot], apontam que, no início do ano de 2016, Lula atuou diretamente com o objetivo de interferir no trabalho do Poder Judiciário”, escreveu Marx, sem detalhes. 

O procurador levantou o sigilo dos autos, com exceção de dados fiscais, bancários, telefônicos e as delações de Cerveró e Fernando Soares. “Por fim, requer ainda o MPF que seja oficiado à Procuradoria-Geral para que informe se já foi homologado o termo de colaboração premiada de Diogo Ferreira (assessor de Delcídio) e se os termos de colaboração premiada de Nestor Cerveró e o termo de colaboração premiada nº 5 de Fernando Soares ainda permanecem sigilosos.”

Lula, Delcídio, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, Maurício e José Carlos Bumlai e André Esteves foram transformados em réus na Lava Jato no mesmo dia em que a defesa do ex-presidente anunciou que recorreu à ONU para frear os abusos da operação. Quem acolheu a denúncia foi o juiz federal Ricardo Leite.

A defesa de Lula

Ao GGN, na última segunda (1º), o advogado de Lula Cristiano Martins Zanin disse que a denúncia contra o ex-presidente é frágil justamente por se firmar sob uma delação premiada de um “réu confesso”. Para ele, contudo, seria “absurda” a ideia de que Lula possa ser condenado com base na teoria do domínio do fato.

Leia mais aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. E como vai!
      No julgamento da

      E como vai!

      No julgamento da AP 470(mensalão) Lula só foi poupado porque: 1) Atravessava uma fase de ascendência na sua popularidade e não havia nem um fiapo de evidência sequer que o ligasse ao esquema. 2) Havia o anteparo de José Dirceu, uma personalidade não tão grandiosa e representatividade como Lula, mas também um símbolo dos novos tempos da Era PT que se inicia em 2003. Nesse sentido, José Dirceu foi sacrificado no altar da Teoria do Domínio do Fato para compensar a falta do “Chefe”. 

      Hoje a coisa é diferente. Nada a ver com justiça. O que se busca  é evitar sua candidatura em 2018. O resto são chorumelas. 

  1. a falsidade da Lava Jato

     O audio deveria conter Delcidio falando ao Cervero que estava a mando do Lula, mas não consta, isso porque estava falando por ele  mesmo, os dois roubam juntos ha muito tempo, estava salvando a propria pele, mas toda delação pra ser premiada tem que ter o nome do Lula senao nao é homologada, a Farsa Jato é assim….

  2. hahahahaa

    Pior que a esquera encheu a bola desse procurador, porque foi ele quem esvaziou o aspecto juridico do impeachment ao dizer que Dilma não cometeu crime. Eis que ele solta essa. Pior é que ele não vê nada errado com o que diz. Ele acaba de admitir a ilicitude do julgamento contra o Lula.

  3. As vezes, diante de tamanha

    As vezes, diante de tamanha campanha midiática anti-Lula e poder amealhado pelo MP, esquecemos que o MP é parte no processo. Sendo parte, é parcial, pode montar teses das mais sérias as mais estapafúrdias para levar a frente seu desiderato persecutório. Não há nada de especial, surpreendente ou chocante na denúncia do Procurador.

    O que verdadeiramente causa espanto é o Juiz, este sim,  institucionalmente imparcial, tomando a frente da persecução penal e ajudando a criar e consolidar as teses mais estapafúrdias. Ora, se o magistrado tem sanhas de promotor ou policial, que preste os concursos correspondentes.

    O Judiciário por seus órgãos de controle e revisão não poderia, jamais, estar permitindo isso. O prejuízo para o cidadão será enorme e a nossa já frágil democracia estará para sempre relegada a cndição de simulacro.

    Não há mais esperanças para esse país!

     

  4. O chefe dessa organização

    O chefe dessa organização criminosa esta na cara do juiz cego de ódio, preconceito, habita o palacio do Jaburu, nome, Michel Temer, interino, golpista. Junto a essa organização, tem Padilha, Mendonça Filho, Sarney Filho, Jucá, Renan. ABAIXO O GOLPE.! TEMER GOLPISTA, FACISTA, LADRÃO!

  5. Retórica

    Se a denúncia é política, uma boa retórica é ingrediente fundamental.

    Quanto às provas, bem, as provas podem ser substituídas por um parco conjunto de indícios, onde a supervaloração subjetiva dos mesmos pelo julgador é que faz toda a diferença.

    Se se condena facilmente por estupro baseado somente na versão da vítima, condenar baseado exclusivamente na delação de um político escorada apenas por um cronograma fixado numa agenda qualquer, que prova o encontro mas não o seu conteúdo, não seria surpreendente.

     

  6. Essa cultura condenatória,
    Essa cultura condenatória, que começa nas polícias e atinge em cheio o Ministro Público e o poder judiciário, contamina e termina por aniquilar qualquer sociedade minimamente democrática.

    A cultura do medo, implementada à partir do modelo conceitual do eixo do mal, fortaleceu os institutos de controle ao ponto de extrapolarem o poder delegado, organicamente limitado pelas leis.

    Ao superdimensionar suas atribuições de controle, passam a serem institutos meramente de repressão, no modelo fascista, sem controle social, ou pelas limitadores legais.

    Arbitrários, ilegais, aéticos, injustos.

  7. Mais uma prova da existência das ORCRIMs institucionais.

    Prezados leitores,

     

    Mais ilegal e abusiva do que a prisão de um senador em exercício do mandato (como era o caso de Delcídio), pego numa ratoeira pra lá de ilegal, montada por Bernardo Cerveró, em conluio criminosos com o PGR e MPF, é o STF ter se rendido à trama golpista, com ela colaborando diretamente. 

    Notemos, leitores, que Lula é investigado há 40 anos e contra ele NUNCA se obteve QUALQUER prova de ilicitude ou prática criminosa. Desde 2005, quando se deu a primeira investida pra aniquilar a Esquerda e o PT, e derrubar Lula, tanto o MP, a PF e o próprio STF trabalham dia e noite, com o propósito de aniquilar esse espectro político, proscrever o PT, Lula e outros líderes. Lembrem-se que José Genoíno e José Dirceu foram condenados naquele farsesco e midiático julgamento da AP-470, mas NUNCA FOI APRESENTADA QUALQUER PROVA DE QUE TENHAM COMETIDO OS CRIMES DE QUE FORAM ACUSADOS. Neste ano, o mesmo sérgio moro – juiz auxiliar de rosa weber na AP-470 e que redigiu o voto por ela naquele farsesco julgamento – condenou José Dirceu em maio deste ano (na verdade já o havia condenado um mês antes, como mostra o vazamento criminoso da sentença para o jornal OESP, antes mesmo que a defesa do réu pudesse apresentar as considerações finais).

    A Lava a Jato, conforme tenho comentado, é uma ORCRIM, uma quadrilha institucional composta por policiais federais, procuradores dos MPs e juízes; a cada dia aparecem novas e cabais provas disso. Essa peça de denúncia contra Lula, contra quem a ORCRIM institucional busca provas de crime há mais 4 décadas, prova, isto sim, que as instituições burocráticas brasileiras encarregadas de investigar, denunciar e julgar atos criminosos (polícias, MPs e PJ) estão eivadas de ORCRIMs. Esse procurador, Ivan Marx, é o mesmo que há poucos dias pediu arquivamento de denúncia contra apresidenta Dilma, sobre as chamadas ‘pedaladas fiscais’, por entender e constatar que não existem provas de que houve prática de crime por parte da presidenta. Se na peça contra Dilma Ivan Marx decidiu pelo arquivamento exatamente por não haver provas da prática delituosa, ele entra em contradição e curto-circuito absoluto ao propor denúncia contra o ex-presidente Lula. O fato  é que Ivan Marx adota a mesma teoria usada por joaquim barbosa, para condenar , SEM PROVAS, José Genoíno e José Dirceu. Como não podemos confiar nos procuradores do MPF, é possível que Ivan Marx tenha usado uma tática, para enganar os cidãos brasileiros que viam nele alguma esperança de respeito à Lei, à CF e aos direitos dos cidadãos. Em nossa CF, pelo menos tèoricamente, vale a máxima do direito romano: in dubio pro reo.  Art. 5º estabelece a presunção de inocência, segundo o qual, todo cidadão é inocente, até que se prove o contário. MAs com Lula, José Dirceu, José Genoíno e outros líderese integrantes do PT nem o princípio do direito romano nem o Art. 54º da CF valem, ao contrário. Ivan Marx considera Lula culpado e chefe de organização criminosa exatamente porque ele e a instituição a que pertence, o MP,  (com auxílo luxuoso da PF) se mostraram incapazes de obter UMA MÍSERA PROVA contra o ex-presidente.

    O  mais surreal e inverossímil das instituições persecutórias e repressoras do Esatdo Brasileiro é que elas subvertem completamente a Lei, com a finalidade de condenar aqueles que são inimigos políticos das oligarquias plutocráticas, como é o caso de Lula e outros líderes petistas, a presidenta Dilma e a Esquerda Brasileira em geral.

    Depois as corporações judiciárias soltam notinha de repúdio contra Lula, pelo fato dele ter recorrido à ONU, denunciando o Judiciário brasileiro por violações a artigos do Comitê de Direitos Humanos Civis e Políticos, não possuindo assim a isenção e imparcialidade que se exigem dos julgadores.

    Perante o mundo criminosas são as intituições burocráticas do Estado Brasileiro (PF, MP e PJ); criminosos são os integrantes da Farsa a Jato, com destaque para policiais federais, procuradores do MP e juízes como sérgio moro.

    1. Delcídio “ofendeu” as

      Delcídio “ofendeu” as excelências do stf ao dizer que, nesse tribunal, ele tinha esperança de influenciar alguns membros. Daí a prisão em “flagrante”, de monstruosa ilegalidade, tolerada por um senado covarde que não perdoa quem se deixa pegar.

  8. Será que nesses concursos públicos para promotor e juiz eles ace

    Será que nesses concursos públicos para promotor e juiz eles aceitam essas asneiras como respostas nas provas dos candidatos?

    É uma sucessão de escárnios ao direito e à constituição as justificativas dos delegados, promotores e juízes para explicar os seus desmandos.

    1. Pois é, Wilton

      Também me faço a mesma pergunta. O concurseiro tem uma visão do Direito para conquistar a aprovação apenas de olho no contracheque e nas vantagens do cargo. Com a capacidade de memorização afiada, escreve bonito na prova discursiva e fala com habilidade para engabelar os examinadores na prova oral.

      Aprovado e no exercício da função, o sujeito se revela, certo de que conseguiu um passaporte vitalício para a terra prometida da estabilidade, auxílios moradia/paletó/alimentação, bolsa escola para os filhos, plano de saúde 5 estrelas, 3 meses de féiras, licença capacitação… Melhor do que isso, só a mega sena da virada.

      Desafio qualquer candidato ao ingresso na magistratura, MP ou bacharel no exame da OAB tenha a coragem de defender, por exemplo, a combinação prisão preventiva-delação premiada ou admissão de prova ilícita.

       

       

  9. Condenar sem provas para o

    Condenar sem provas para o pessoal da Lava-Jato é modus operandi.

    Esse paspalho não está dizendo nada de novo. A incompetência desses procuradores, desses policiais e delegados federais já se tornou fato público e notório.

    Por essa razão há a repetição enfadonha de que vão continuar a querer condenar sem provas – eles não têm competência para conseguir provar e não têm isenção nem vergonha na cara pra admitir que não houve crime. Já foram longe demais e tudo é um caminho sem volta: ou se condena sem provas, ou se perde tudo o que fez, porque NÃO há provas.

    No máximo, existe caguetagem feita por pressão sobre quem quer ganhar vantagem em sua prisão, ou seja, extorsão barganhada entre bandidos.

    E o que é isso – “prova” – pra uma justiça de bosta como essa?! Vai ter que ficar o dito pelo não dito.  

  10. Nenhum magistrado do mundo

    Nenhum magistrado do mundo civilizado acataria denúncias cujos arrazoados incluíssem termos como “por/é óbvio”, “supostamente” e correlatas. Da mesma maneira, rejeitaria in limine “argumentações” lastreados em narrativas que venham desacompanhadas de provas incontestes que as façam críveis, a exemplo de reuniões nas quais não se tem como provar o que foi debatido nelas. 

    O Sol todas as manhãs surge no horizonte, atravessa o céu e desaparece do outro lado, logo, “por óbvio”, este gira ao redor da Terra. Se a mulher é feia, tem rugas no nariz e voz grossa, “só pode” ser bruxa. Queimem-nas! Se o indivíduo clama por justiça social logicamente é um comunista sem deus no coração. Prendam-os! Toda organização criminosa tem que ter um chefe. Então, decerto é o Lula. Provas? Isso são detalhes. 

    O certo mesmo é que o Ministério Público ao apelar para tais expedientes deixa claro, implicitamente, que não tem provas substanciais, materiais, portanto robustas e inquestionáveis. Na fase de investigação, que antecede a da denúncia, partir de pressupostos, apelar para deduções e ilações,  formulações, enfim, de hipóteses, não é só admissível como estritamente necessário. Esse é o papel da policia judiciária, mas jamais de quem será o responsável pela acusação, no caso o próprio Estado corporificado no Ministério Público. Nesse estágio é o Leviatã, com todo o seu poder político-institucional-material, contra um simples cidadão e cidadã. 

    Sim, alegariam alguns, mas há o Judiciário para repor as coisas nos seus devidos lugares, apreciar as peças de acusação e defesa para depois julgar, ou seja, discernir quem efetivamente apresentou provas e contraprovas que efetivamente possam balizar uma decisão contra ou a favor. Será que é assim mesmo? Apresentam-se em perfeitas condições de igualdade perante ao Juízo a acusação – o Leviatã, e o singular cidadão, mesmo este, a priori, ter a seu favor princípios universais, a exemplo da presunção da inocência e um advogado que patrocine a sua causa?

    Um Judiciário, é triste constatar,  com magistrados que não arbitram, não se interpõem entre a acusação e a defesa para de cada uma extrair as verdades e falsidades e daí formular um juízo, mas que se posicionam, descaradamente, a favor de uma delas ao talante de seus pendores ideológicos ou o que seja. 

    Essa caça implacável e covarde ao ex-presidente representa uma das páginas mais indecorosas da história do Judiciário brasileiro. 

    1. Seguem o modus operandi bandido da AP 470.

      Na apresentação da fraudulenta denúncia que daria origem a AP 470 o, então, Procurador (?) Geral da República, Roberto Gurgel, manipulador de processos e “prevaricador”, segundo pronunciamento na tribuna do Senador Fernando Collor de Melo, consignado nos registros do Senado Federal, desenvolveu sua narrativa nas mesmas bases desse Ivan Marx, destacando que não se poderia esperar provas robustas da atuação de supostos chefes de organizações supostamente criminosas (naquele caso, conforme ficou comprovado, afinal, não havia nem as organizações e nem os crimes denunciacos) porque, segundo a mesma narrativa, tais supostos “chefes de organizações criminosas” agiriam nas sombras, sem deixar rastros e provas. O patético apresentador alertava que fundamentava a denúncia em apreço em “… provas tênues…” que, na verdade, eram ilações e suposições, posteriormente desmascaradas, em 2013, após a prolatação das sentenças condenatórias encomendadas, em 2012, em tempo de impactar severamente a opinião dos eleitores nas eleições municipais daquele ano. 

      http://www.jusbrasil.com.br/noticias/busca?q=Prova+tenue

      O, então, Procurador Geral da República (SIC), compulsivo e contumaz operador de manipulação seletiva de processos de denúncia contra investigados com prerrogativa de foro privilegiado, e “prevaricador”, conforme denúncia proclamada na Tribuna do Senado Federal e nunca conhecida pelo CNMP, porque não saiu no JN da GLOBO/Mossack-Fonseca, foi em frente em sua apresentação valendo-se de recursos retóricos e até lançando mão de citação não autorizada de versos de Chico Buarque de Holanda, para emprestar verossimilhança a sua inconsistente narrativa, declamando:

      “Dormia, a nossa pátria mãe,

      tão distraida.

      Sem perceber que era subtraída

      Em vergonhosas transações”

      O psicopata juiz relator, que era também juíz de instrução das investigações, aberração jurídica condenada segundo firme jurisprudencias das Cortes Internacionais, enfurecido por não encontrar provas e obstinado em cumprir a missão de Capitão do Mato que abraçara, não só recebeu a denúncia fraudulenta, como também reforçou as acusações e manipulou as penas, no uso de suas atribuições conflitantes de Inquisitor, Relator e Julgador do processo, conforme reconheceu em ato falho, pressionado por questionamentos do Ministro Luis Roberto Barroso, em debate filmado durante Sessão do STF.

      “A confissão de Joaquim Barbosa

      https://www.youtube.com/watch?v=9KU1TS9KqYA

      Ao ser questionado sobre a aparente motivação para manipulação de majoração de penas, consistente no interesse de aumenta-las em parametros acima de qualquer referencia legal, com a evidente finalidade de evitar a prescrição e garantir a transformação do regime de cumprimento de pena de José Dirceu de aberto para fechado, o psicopata, hoje refugiado em Miami, em aparentes convulsões, apoplético, confirmou:

      “Foi feito para isso mesmo!!… Cof! Cof! Cof!!

      Ou seja! Dessa caterva dominante no judiciário não se pode esperar nada que venha a ter alguma relação com a função de um juiz penalista que é, em relação a operação do Direito Penal, segundo o eminente jurista argentino Raul Zaffaroni, moderar o poder punitivo do Estado.

      “O papel do Direito Penal é limitar o poder punitivo do Estado!”

      http://www.conjur.com.br/2009-jul-05/entrevista-eugenio-raul-zaffaroni-ministro-argentino

      No Brasil, quando se trata de fustigar e combater o inimigo político, porque o judiciário tornou-se um poder partidário de política rasteira, onde o adversário é, na verdade, um inimigo a ser eliminado, o juiz e o procurador formaram um time, centrado na finalidade de eliminar a pluralidade no discurso político. Como fazem Moro e Dallagnol, ambos, e tantos outros juizes e promotores passaram a antecipar juizos na imprensa.

      http://oglobo.globo.com/brasil/moro-dallagnol-desmontam-tese-usada-por-cunha-no-conselho-de-etica-19475820

       

       

       

  11. O Groucho só aplicou a frase, no local errado:

    Não resta dúvida de que na organização criminosa do golpe, contra a Constituição e a Democracia do Brasil:  “o chefe sempre restará na penumbra, protegido, …” e protegido por um disfarce nunca antes usado.

    Caso contrário, como conseguiria ter acesso a tantos por tanto tempo e conseguir anular qualquer reação contra o golpe descarado e corrupto? ( o fulano tem grande acesso no judiciário e na comunicação de massas, não necessariamente midiática a princípio).

    O “pai” da facção está debaixo do nariz de todos e é encarado como uma “ovelhinha boazinha”. Os intermediários, publicitários do golpe, são a melhor pista para se chegar ao contraventor ladrão.

     

     

  12. Qual dos dois fala a verdade?

    Cerveró disse que Delcídio recebeu propina da Alstom.

    Delcídio disse que não.

    As duas delações foram homologadas mas 1 dos 2 está mentindo.

    Quem será?

  13. Penumbra

     estou com medo de ser chefe de organização criminosa pois ate agora não tem provas contra mim , estou na penumbra,qualquer dia tem agentes da PF na minha casa, ai me prendem em Curitiba durante 2 anos em preventiva , então faço uma delação premiada e falo que o culpado é o Lula, aí vou pra casa gastar o dinheiro suado.

  14. Mais uma pra o tribunal da ONU analisar …

    Bem fez Lula em recorrer a organismos internacionais. Nem o Santo Oficio da Inquisição chegou tão longe a ponto de confundir o desejo dos acusadores, com a verdade. Nem o Santo Oficio …. 

  15. Não espere Lei para atuação da justiça

    Hoje em dia não espere que a justiça brasileira vá atuar de acordo com a Lei. A atuação política partidária definirá uma determinação e tudo será forjado para comprova-la. A lei é relativa e vale diferentemente para uns ou outros.  

  16. Não há “provas” contra Lula

    Não há “provas” contra Lula por uma razão simples: Lula cometeu crimes apenas na imaginação fértil dos seus inimigos e de personalidades rasas como Fernando Henrique Cardoso.

    1. Lei 12.850-13

      O que diz a lei da delação premiada e passa longe dos olhos atucanados da justiça e do ministério público (tudo minúsculo, sim):

      Art. 4º, § 16.  Nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador.

      Ainda, Art. 19.  Imputar falsamente, sob pretexto de colaboração com a Justiça, a prática de infração penal a pessoa que sabe ser inocente, ou revelar informações sobre a estrutura de organização criminosa que sabe inverídicas:

      Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

  17. Ave Maria! É o fim.
    O próprio procurador admite que não tem provas contra Lula. E vamos prender porque é “normal “não achar provas contra o chefe. Cacetada é isso que ensinam nos cursos de direito ou nos cursinhos para concurso? E tem gente que acha esse povo sabido, assim é fácil prender. Qualquer um vai preso hoje é só inventar uma delação.

  18. “Contra o chefe da

    “Contra o chefe da organização criminosa (Lula), não esperem provas”

    Com um “argumento” desses sendo levado a sério não restaria um só chefe de quadrilha fora da cadeia…

    Pra quê provas?  Basta dizer que “ele” é o chefe e pronto.

  19. O dominó do golpe já está

    O dominó do golpe já está posto. O foco não é Eduardo Cunha, com provas mais que robustas, nõa é Jucá, não é Eliseu. Caem petistas, preparam a suspensão de partidos, perseguidos serão políticos fiéis ao PT e  a Lula. O resto, podem esquecer. E o resto é , na realidade, o grosso da roubalheira (PMDB, PSDB, PP e afins golpistas). Ontem, num pequeno espaço de tempo que vi (tive a coragem!) a entrevista  vergonhosa de  Dallagnol a Jô Soares, o apresentador pergunta se há risco da lava jato ser interrompida. O rapaz excitado sorrindo , todo simpático, diz que sim, é possível. E lá vem de novo o exemplo da operação italiana.  Pensei aqui, Moro vai ser candidato a presidente. Bem que a Globo poderia repetir a campanha do Collor (o L duplicado em verde e amarelo) e duplicar em verde e amarelo o R do Moro. A globo está mestra em destruir o Brasil.

  20. E um certo procurador

    E um certo procurador medíocre  sai da penumbra da conspiração, do maucaratismo e da improbidade para assacar supostos  deslizes de um Presidente sem , confessadamente, possuir provas.

  21. Está na hora

    O Povo (e dele em especial, os segmentos de trabalhadores e o Povão) está sendo traído por uma corja de ladrões safados desavergonhados que se instalaram no Congresso, na Presidência da República (transitoriamente por ora)  e no Judiciário. Ao Povo, impõem o dever de pagar sem reclamar o luxo dos ladrões que infelicitam a Nação. O Povo traído, para que se restaure a moralidade no governo, não tem a quem ou a que recorrer, senão a si próprio.

    O momento é gravíssimo, e, como ensina Thomas Jefferson na Declaração da Independência dos EUA,

    “… a fim de assegurar esses direitos [a vida, a liberdade e a procura da felicidade], governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, SEMPRE QUE QUALQUER FORMA DE GOVERNO SE TORNE DESTRUTIVA DE TAIS FINS, CABE AO POVO O O DIREITO DE ALTERÁ-LA OU ABOLI-LA E INSTITUIR NOVO GOVERNO, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.”

    A HORA É AGORA.

  22. Ideia Absurda

    Me assusta o advogado do Lula dizer que é ideia absurda a prisão de Lula com base na Teoria, do direito alemão, do Domínio do Fato. Ora pois, a prisão do Zé Dirceu foi com base em que? Por acaso não era também absurda a prisão do Zé Dirceu com base nessa teoria do direito da Alemanha? Vendo isso fico com muita preocupação, pois, o que esses políticos de toga estão querendo é exatamente isso, eles queriam, tão somente, uma brecha para tentarem pegar o Lula nessa tal teoria que nem no direito brasileiro tem. Abram os olhos! Abrolhos!

  23. Como são sem noção (rimou),
    Como são sem noção (rimou), que ridículos! Agora que é a hora de Lula
    ir pra cima deles e não baixar a cabeça senão vão pisar em cima dele é
    necessário aproveitar os “OLHOS DO MUNDO” no caso do Lula na ONU!!
    Obs: Enquanto isso os podres de FHC, NÃO VEM AO CASO(insisto mesmo pq
    não é possível q uns possam tudo e outros nada possam neste País!)

  24. Estado de Direito

    É condição  sine que non ao estado de  direito no país a existência de punição severa (severa mesmo, tipo demissão, processo e prisão se houver condenação) para juizes e procuradores que agirem de má fé. Só assim o uso de ilações para “justificar” acusações e condenações sem prova será ao menos mais cuidadoso. Se não evitado de todo, como é desejável em todo país onde haja justiça. Com jota maiúsculo.

    1. já coloquei uma vez…

      estão gastando e ganhando, e muito bem, para não trabalhar

      cada vez mais claro que não estão investigando nada nem, consequentemente, colhendo provas

      condenar ficou tão fácil, é só querer

      1. revoltante, não!?…

        a gente se esforça para descobrir como combinam na falta de provas

        e eles mesmos revelam, documentam coisas que lá fora seriam trituradas de imediato, por precaução,

        e em nome ou para o bem da própria instituição ou para que a sociedade não deixe de confiar

        realmente estão invertendo e destruindo tudo o que nos leva a acreditar na Justiça

  25. desejo mais profundo


    Vocês não entenderam o mais profundo anseio do “prucuradô”. Ele anseia pelo dia em que a prova seja aquilo que está dentro de sua própria cabeça , de sua vontade e não o que está nos autos. Daí sim ele seria um Luiz XIV do Direito.

  26. KKKKKKkkkk!!! A falta de

    KKKKKKkkkk!!! A falta de provas agora É A PROVA de que o Lulla era o chefão!! Assim como a falta de provas do sítio e do triplex.

     

  27. Como o presidente Lula,

    Como o presidente Lula, eleito em 2002, poderia ser o “chefe da organização criminosa” do Cerveró/Delcídio/Paulo Roberto Costa/Alberto Youssef, conforme o argumento confuso e truncado dos procuradores tucanos, se todos estes réus premiados já agiam desde a década de 1990 na Petrobrás, durante o governo de FHC (PSDB)? Consta nas gravações da Vaza a Jato até que houve um caso de superfaturamento na compra de turbinas da Alstom (empresa também citada no trensalão tucano de SP) no fim da década de 90, num caso envolvendo a dupla Cerveró e Delcídio, então no PSDB! Eo doleiro Youssef já esteve envolvido no escândalo tucano do Banestado (governo FHC) e no caso de corrupção de um ex-prefeito de Maringá-PR, também do PSDB!

    Como a Vaza a Jato já demonstrou – mesmo a contragosto, já que pretendeu desprezar revelações de tudo que fosse anterior a 2003 – a “organização criminosa” já agia no governo FHC, do PSDB. Se agia é porque já existia e se existia, certamente tinha quem a chefiava. Então, como é que os procuradores tucanos vêm com essa acusação estapafúrdia contra Lula?

    As acusações dos procuradores tucanos contra o presidente Lula lembra muito a fábula “O Lobo e o Cordeiro”, de La Fontaine:

    “Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte. Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água.

    – Como é que você tem a coragem de sujar a água que eu bebo – disse o lobo, que estava alguns dias sem comer e procurava algum animal apetitoso para matar a fome.

    – Senhor – respondeu o cordeiro – não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada. Bebo aqui, uns vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando.

    – Você agita a água – continuou o lobo ameaçador – e sei que você andou falando mal de mim no ano passado.

    – Não pode – respondeu o cordeiro – no ano passado eu ainda não tinha nascido.O lobo pensou um pouco e disse:

    – Se não foi você foi seu irmão, o que dá no mesmo.

    – Eu não tenho irmão – disse o cordeiro – sou filho único.

    – Alguém que você conhece, algum outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do rebanho, e é preciso que eu me vingue. Então ali, dentro do riacho, no fundo da floresta, o lobo saltou sobre o cordeiro, agarrou-o com os dentes e o levou para comer num lugar mais sossegado.

    MORAL: A razão do mais forte é sempre a melhor”

    http://pensador.uol.com.br/frase/ODEwMzk1/

  28. Desde a AP 470, conduzida no

    Desde a AP 470, conduzida no STF pelo lustroso Joaquim Barbosa coadjuvado por aquela senhora da “literatura jurídica me permite”, o trabalho policial e promotorial foi extremamente simplificado. Provas, para quê?

  29. Eu acho que Delcidio foi mais
    Eu acho que Delcidio foi mais sincero quando das gravacoes do filho de cervero!
    Naquelas gravacoes tem realmente muita verdade! perguntem aos citados do STF….que o prenderam sem base legal
    por que?…

    O Nassif deveria sempre colocar o transcrito daquelas gravacoes quando falar do Delcidio……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador