Justiça proíbe atos da Havan por Bolsonaro e compara a voto de cabresto


Foto: Reprodução de vídeo
Jornal GGN – O dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, teve uma “conduta flagrantemente amedrontadora”, disse a Justiça do Trabalho de Santa Catarina, em liminar que proibe o empresário de realizar atos com seus funcionários em apoio ao candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL), ou qualquer outro candidato.
Para o juiz do Trabalho Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho, em Florianópolis, que assinou a liminar, houve “sem dúvidas, conduta que se enquadra como assédio moral”, ao se referir aos vídeos e atos organizados por Luciano Hang com os funcionários da Havan, em favor do candidato da extrema-direita.
Em um dos vídeos, que se tornou viral nos últimos dias, o empresário declara o voto a Bolsonaro e intimida os funcionários, ao afirmar que o futuro da rede Havan e de seus empregados estará em risco caso o candidato do PSL não ganhe as eleições.
O magistrado comparou, ainda, a medida tomada por Hang com as práticas do “voto de cabresto”, uma vez que há relação de subordinação dos funcionários e ao sugerir risco ao trabalho deles, fazendo, dessa forma, “ameaças veladas”.
“Não podemos fazer tudo o que temos vontade de fazer sem observar que impactos isso traz a outras pessoas, a uma coletividade ou à sociedade”, lembrou, ainda, ao destacar que a liminar não serve para “reprimir, tolher ou censurar” a opinião do empresário.
Mas que, segundo ele, “não cabe ao empregador, no ambiente de trabalho de seus empregados, promover atos políticos em favor ou desfavor de candidatos ou agremiações, fazendo-os de ‘claque’”, criticou Carlos Pereira.
A decisão foi em resposta a uma cautelar ingressada nesta terça-feira (02) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Todos os pedidos foram atendidos pela Justiça, exceto o espaço em rede nacional de televisão para direito de resposta do MPT.
Caso Luciano Hang volte a descumprir a decisão, a rede está sujeita a uma multa de R$ 500 mil. Em resposta, o empresário disse que vai recorrer e que é uma “tentativa do poder público” de o “calar”.
Abaixo, a íntegra da decisão:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • A Justiça calou a boca do

    A Justiça calou a boca do dono da Havan e o mito Jair Bolsonaro faz de conta que não é amigo dele. Se deixou um empresário na mão, o que o Bozo não fará com os idiotas que brigam nas ruas por causa dele?

  • O careca já tá surtando: na

    O careca já tá surtando: na rádio jovem pig tá falando um monte de asneira

    E não passa de um bandido: tem uma reportagem publicada no Diário do Centro do Mundo (www.diariodocentromundo/dinheiro-do-bndes-e-sonegacao-a-historia-real-das-lojas-havan-cujo-dono-intimida-funcionarios-para-votar-em-bolsonaro/) falando do "negócios" do careca

    Se detesta tanto o Brasil, pega aquela porcaria de estátua da liberdade que ele espeta em todas as lojas e dá linha para lá

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago