Lava Jato antecipa nova condenação de Dirceu, por Marcelo Auler

No blog do Estadão o vazamento da Força Tarefa de Curitiba: Dirceu será condenado no próximo mês.
 

Do site de Marcelo Auler

Além de afrontar o STF, Lava Jato antecipa nova condenação de Dirceu
 
Marcelo Auler

 

Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Teori Zavascki, ter avocado todos os inquéritos contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Força Tarefa (FT) da Lava Jato voltou a vazar informações da investigação, mostrando que ainda detém documentos, ou cópias deles, que deveriam estar no e sob o controle do STF.

Novamente o vazamento ocorreu por um dos canais quase que oficial da FT, o jornal o Estado de S. Paulo. Desta vez, porém, vazaram não só a investigação já realizada como, o que é estranho, uma sentença que ainda não foi dada mas, segundo a informação do jornal, já está definida: José Dirceu voltará a ser condenado no próximo mês.

No blog do jornal, no sábado (23/04), a condenação de Dirceu é noticiada como certeza: “que será condenado no próximo mês pelo juiz Sérgio Moro” (veja a foto). Na edição imprensa doEstadão de domingo, o tempo do verbo foi modificado, certamente para não parecer estranho, passando para o condicional: “- que deve ser condenado no próximo mês pelo juiz Sérgio Moro -“.

Na edição impressa de domingo, 24/04, o Estadão colocou a condenação no condicional, depois de tê-la anunciada como certa no blog, no dia anterior.

Na edição impressa de domingo, 24/04, o Estadão colocou a condenação no condicional, depois de tê-la anunciada como certa no blog, no dia anterior.

Moro não se manifesta – Por e-mail, no sábado (23/04) à noite, questionamos o juiz Sérgio Moro sobre este vazamento de uma sentença ainda a ser proferida. Decorridas 36 horas da mensagem enviada, não houve qualquer manifestação da parte do magistrado. Dirceu é acusado de ter recebido propina das empreiteiras, cujo dinheiro também seria proveniente das obras conquistadas pelas mesmas junto à Petrobras.

O curioso é que na ação penal a que José Dirceu e outros 16 réus respondem na 13ª Vara Federal de Curitiba – Processo nº 5045241-84.2015.4.04.7000 -, o próprio juiz Morto, no último dia 20 de abril (quarta-feira) dilatou o prazo para as defesas apresentarem suas alegações finais.

Leia mais
Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inocência

    Depois de dois anos ninguem deve ter mais provas de que Lula, J Dirceu e Vacari são inocentes do que a turma do lava jato.

    Dois anos de pesquisas intensas e sem limites e delações e nada de provas. então devem ser condenados poque os ilustrissimos senhores delatores disseram o que os ouvintes queriam ouvir, sem nenhuma prova.

    E o cunha, … quem?????

  2. o juiz sérgio moro age de

    o juiz sérgio moro age de vontade própria e ilegalmente

    para condenar membros do governo popular, especialmente com essa sentença anrtecipada, notoriamente ilegal.

    cita guantanamo como ilegal,mas acaba utilizando as mesmas ilegalidades

    do regime de exceção contra o terror note-americanos para condenar e prender sem provas…

    ele é a prova cabal de que vivemos mesmo num estado de exceção e,

    enquanto isso, o resto do judiciario,com exceções históricas,

    deixa acoisa rolar sem combater essa infamia…

    onde o stf?

  3. Lava jato pós Dilma
    É PT e Lula. Por isso importante voltar ao Dirceu para formar a tese da quadrilha e assim poder cassar o registro do partido.
    E ou inviabilizar Lula de alguma maneira, caso não seja possível prendê lo.

  4. Orquestra Grotesca
    Orquestra da crise toca plim-plim

    http://www.m.vermelho.org.br/noticia/279652-1

    A imprensa brasileira é grotesca, para não dizer coisa pior. Cabe a ela ter ética, imparcialidade e senso de realidade dos fatos, sempre fiel à verdade. Como disse, ela é grotesca, não cumpre com a decência e a honradez de sua missão: informar, isenta de interesses mesquinhos que gerem ganhos a uma parcela privilegiada.

    Por Francisco Julio Xavier*

    O papel que a Globo desempenha nesse pacto é o de regência nebulosa do poder da informação.

    O papel que a Globo desempenha nesse pacto é o de regência nebulosa do poder da informação.
    A mídia televisiva e radiofônica por sua vez se apodera do que é público para defender o privado. A concessão de radiodifusão, que era para ser usada em benefício de todos, levando informação e prestação de serviços – bem como forma de levar cultura a todas as partes do país por meio de uma programação afinada com as necessidades da população – se transforma desde muito cedo, logo na forma em que a lei foi outorgada, ao passo que ofertou com total facilidade espaço no espectro eletromagnético o usufruto para interesses individuais. Repito, um bem público que deveria ser voltado para os interesses de toda a sociedade. De que grande imprensa estou falando? Você vai ver por aqui!

    É medíocre falar que ao se defender um meio de comunicação está se resguardando o direito de liberdade de imprensa. Isso não é uma realidade. O direito de imprensa deve ser amparado em toda a democracia no planeta, porém se faz necessário que a mesma imprensa saia da postura ordinária e mentirosa, além de tendenciosa e manipuladora, em que se encontra, destinada exclusivamente para os interesses capitalistas e arbitrários de políticos e empresários, que dela fazem prostituta e corrupta, além de receptadora do furto praticado.

    Não se deve defender apenas o direito de liberdade da imprensa, mas também o direito de opinião de todo cidadão, inclusive quando essa mesma imprensa implanta informações maliciosas ou usa de sensacionalismo para abordar determinado assunto. O fato sendo exposto de forma tendenciosa ou arbitrária deve, sim, ser repugnado e combatido pela população.

    Informação é poder

    Falar em direitos de liberdade passa primeiramente pelo crivo dos deveres que se têm com o coletivo. A Rede Globo de Televisão se coloca em todas as ocasiões como vítima quando os seus direitos de cobrir fatos são repudiados pela população, afirmando estar em perfeita consonância com a verdade e imparcialidade. Isso é uma utopia, afirmação descarada e repugnante.

    Mas o que todo mundo sabe, ou pelo menos identifica, é que a sua forma de fazer jornalismo passa pelo descaramento de se colocar em posição consolidada em dado lado da história. A estratégia passa longe de ser tão demasiadamente notada, mas não precisa ser tão aparente para ser óbvia em tantas reportagens e matérias, além de ser clara a posição pela forma como seus âncoras as expõem nas bancadas dos telejornais.

    Esses têm em sua escala a ideia da desconstrução de outras ideias, sendo o alvo a mente frágil da população desinformada dos reais propósitos, na qual é desmiuçada a todo momento por analistas e comentaristas adestrados para falar o não e omitir o sim e vice-versa.

    O “espera aí não é comigo” é sempre válido e recorrente quando a carapuça é descartada e não se faz dela companheira pelos os políticos que são pegos em corrupção. A resposta é sempre um “não”.

    Isso também acontece com os meios de comunicação. A corrupção também está presente nessas empresas. Como foi lembrado, elas fazem uso de sua licença pública para não somente gerar capital particular, como também meio de auxílio para que esses políticos se beneficiem de forma ilícita do capital público.

    Uma coisa leva a outra. Informação é poder, por sua vez isso se consolida por meio do capital. Isso pode ser exemplificado pelo fato que de norte a sul do país os meios de comunicação são de propriedade de políticos.

    Vazamento seletivo de informações

    Costumo dizer que uma campanha política passa por vertentes bem aparentes e corriqueiras: as malas de dinheiro e pelas propagandas. Tais são arranjadas no Brasil de forma cultural e medonha: por meio ilícito e desigual e por farsas plantadas em emissoras de rádios, televisão e jornais. Essa propaganda tem dupla função, ser a favor de uns políticos, como também contra outros. É o famoso tiroteio nos noticiários.

    Partidos tradicionais como PMDB, DEM (antigo PFL) e PSDB são os que mais têm em seus quadros de afiliados, os chamados coronéis da mídia, nos quais todos têm em seus currais eleitorais emissoras trabalhando disfarçadamente em benefício.

    Elas a todo instante tentam desfazer, por meio de notas e reportagens – ou mais comumente, abafando o caso – as ações ilícitas de seus proprietários. Não é de se estranhar que políticos desses partidos não estejam sendo abordados nas mídias por seus deslizes corriqueiros com o dinheiro público envolvido. O motivo já é de ser deduzido pelos caros leitores.

    Desse emaranhado de interesses de manipulação das massas podemos fazer uma associação crucial. O papel que a Globo desempenha nesse pacto é o de regência nebulosa do poder da informação. Tudo passa em comum acordo com seus associados – os políticos donos de emissoras.

    Uma rede nacional com várias de suas afiliadas dominadas pelos políticos. Todos juntos em uma grande tarefa: colocar panos quentes em informações que tragam à tona o que está por trás do jogo de interesses. Dessas artimanhas nasce a farsa mais conhecida atualmente: o vazamento seletivo de informações – dada a demanda da vez, a Operação Lava Jato.

    Nova postura ética e moral

    Vários políticos do congresso envolvidos em roubo de dinheiro público e apenas alguns são denunciados. Em específicos casos são feitas grandes coberturas. Já em outros, pouco casos se faz dos fatos, mesmo sendo mais contundentes, como é o caso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha e do campeão em citação em delação premiada, o senador Aécio Neves.

    A oposição vira manchete nas principais páginas como os salvadores da pátria, embora todos estejam diretamente ou indiretamente ligados em desvios de dinheiro público, como é o caso do senador Aécio Neves – segunda vez citado neste texto. Definitivamente a grande imprensa brasileira, bem como a política, tem várias coisas em comum. O descaramento e a hipocrisia reinam em comum acordo em livre acesso a ambos os meios.

    Digo mais, a grande imprensa brasileira não somente coaduna com a política escabrosa que se faz no país, bem como é parte importante nesse jogo. A tal liberdade de imprensa é tão defendida, e de fato é necessário que a seja, mas também entendo que é ainda mais importante, que está mesma imprensa – que quer valer seu direito, se faça honrada em seu papel de levar informação com imparcialidade verdadeiramente digna.

    Os direitos são atrelados aos deveres. Em relação a imprensa brasileira – falo agora de todas, imprensa, TV e rádio – faz-se necessário deixar a prostituição e a corrupção desenhada junto à politicagem e criar uma nova postura ética e moral, afinada com os interesses da população.

    *É jornalista

  5. Parece coisa de quadrilha

    Parece coisa de quadrilha essa parceria entre a imprensa e o aparato repressivo.

    Consonância igual é difícil de achar na história do país. Tanto é que sempre uso interligados por hífen os termos  política, midiática e aparato repressivo(PF, MP e Judiciário) para indicar uma “frente”: política-midiática-repressiva. Uma trindade singularizadas pela essência, mas una no que tange aos propósitos por todos sabidos. 

    Não duvidaria que realmente essa premonição do jornal acerca da condenação do Zé Dirceu seja de fato informação já dada em off. Aliás, não duvido mais nada no que se refere a essa frente.

    Queria saber onde fica a consciência dos ditos cidadãos de bem com relação a esses absurdos. Será que imaginam ser vantajoso abdicar de princípios básicos de uma democracia por conta do combate à corrupção? Evoquei “de bem” porque os movidos pelo ódio é uma causa perdida.

    1. É coisa de quadrilha e vem

      É coisa de quadrilha e vem desde 2005, MPF , STF e Globo. Cunha é bucha.. o Alvo é a legenda desde sempre.

      1. Prezada Cristiana Castro,

        Lendo sobre a menção da próxima condenação do JD lembrei que o “novo” ministro da justiça disse que não iria mais permitir vazamentos.

        Onde será que ele anda?

         

        1. Pois é, Maria. Acho que o

          Pois é, Maria. Acho que o impacto é tão violento que não dá dando pra absorver para poder reagir de forma adequada.A verdade é que não tá dando pra acreditar que estamos vivendo isso. Como disse  Mino Carta, estamos regredindo para muito antes de 64. É inacreditável. Esse golpe significa que não nos consolidamos como democracia. O golpe foi dado pelo próprio Judiciário, logo, não há recurso. Só luta e, mesmo assim, há que se considerar que o STF com esse golpe entregou o comando das Forças armada a bandidagem, ou seja, imagine o massacre que será imposto aos que resistirem. é a lei do tráfico regulando uma nação. O consolo é que os ministros tb estarão submetidos. É questão de tempo.

  6. Ihhh começou a loucura…. de

    Ihhh começou a loucura…. de uns tempos pra cá o Judiciário  qdo não consegue emplacar uma farsa começa a pirar e aí surgem essas pérolas, fulano de tal que estará sendo condenado na semana que vem… 

    Outro dia li no FB que o Janot teria dito que o mensalão e o petrolão são uma coisa só….  Não duvido que tenha dito mesmo e a gente vai ter com que se divertir até 2018 pq, se o mensalão já era bisonho com 40 pessoas, imagine com 850! vai juntar essa gente toda, sair o BB, entrar a Petrobras, saem as agências de publicidade, entram as empreiteiras, saem os mensaleiros que recebiam pra votar c/ o governo e entram os que recebem pra votar contra e o enredo passa a ser o gigantesco esquema de desvio de $$$ público feito pelo PT para derrubar o governo do PT. Cunha foi contratado pelo JD que continua sendo o chefe da quadrilha. o Judiciciário está conseguindo ser mais ridículo que o legislativo

    Já vão atrás de Lula, de novo. JD é preso de 15 em 15 minutos e Cunha…… de boa na lagoa.

    A revolta deles é que até hoje não conseguiram arrumar NADA contra Lula, Dilma e Dirceu. Nem pagando dedo-duro, arrumaram alguma coisa.

  7. O moro vai condenar o josé

    O moro vai condenar o josé dirceu? Cadê a novidade? No grampo do cervéro, delcídio amaral citou preciado (primo/sócio do serra), detalhou o esquema do aécio neves em furnas, mas a turma não descansa na perseguição ao Lula.

    A lava jato segue manipulando a narrativa para atingir alvos pré-determinados, recorrendo à delações obtidas pela prisão perpétua preventiva. Os vazamentos fazem a alegria da oposição.

    O Odebrecht está na cadeia porque não entrou na barganha. A reportagem entrega uma informação estarrecedora: a investigação está desesperada para arrancar qualquer declaração incriminando o Lula. 

    E qual a postura dos tribunais superiores diante deste descalabro? Um juiz grampeia a presidente da república, escritório de advogados, dá-lhe condução coercitiva e nada acontece.O Brasil virou uma várzea.

    Será muito interessante observar o funcionamento do MPF e da PF no governo temer. Todo mundo sabe que o presidente da república, de fato, será eduardo cunha. Valeeeeu, Moro!!! A sra. Cunha manda lembranças.

     

  8. Cadê as provas?

    Parece que o juiz forma convicção, a partir da teoria…

    Assim como o LULA…

    O sitio NÃO ESTÁ REGISTRADO EM SEU NOME, mas ele é o dono!

    Nunca vi nem a cara da imprensa atras do dono que tem oregistro do imóvel…

    Pelos áudio a relação entre os familiares de LULA e o dono do sítio TRANSCENDE a idéia do moro de amigos…

    Por que sem provas, são as idéias do julgador é que ganham força…

    Continua usando a tese de “posso condenar por que a literatura me permite…”

  9. Eu opino pela transmissão aos
    Eu opino pela transmissão aos domingos à tarde de todas essas audiência e sessões da julgamento, o efeito esclarecedor que teve a sessão da câmara foi muito positivo para o país, embora tenha sido amargo para a imagem do mesmo.
    Imaginem o mundo assistindo a seção do nosso stf domingo à tarde em vez de assistir a um mero jogo de futebol. Imaginem gilmar, celso, totó, fux, carmem, a avó da barbie e os demais se apresentando ao mundo sem a intermediação da nossa imprensa.
    E a “vara” do moro ao vivo não fica de pé.
    A globo nunca foi tão importante para o Brasil como naquele domingo à tarde. Ela nos salvou do seu jornalismo deletério. Nessa semana pudemos assistir a todo jornalismo mundial comentando o nosso e deu pra confirmar como o nosso é ruim. Tão ruim como a câmara dos deputados, o judiciário, a “vara” do moro e o mpu.

  10. O Moro condena quem ele quer

    O Moro condena quem ele quer condenar, do jeito que bem entender, tendo ou não tendo provas. As provas, ou ele inventa com as tais delações forjadas, extraídas pelos delegados parciais ou faz manobras com enrolação jurídica deturpando e moldando o Direito aos seus objetivos sujos e autoritários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador