Lava Jato precisará condenar Palocci para condenar Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Delcídio do Amaral depõe na tarde desta sexta (03), em Curitiba, ao juiz federal Sérgio Moro sobre o ex-ministro Antônio Palocci, o empresário Marcelo Odebrecht e outras 13 pessoas. O processo é peça importante para os investigadores e o magistrado do Paraná testarem o alcance da viabilidade de teoria que desemboca na condenação de Lula. 
 
Denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro, Delcídio irá narrar a suposta atuação do ex-ministro no esquema de corrupção da Operação Lava Jato. Em outubro do ano passado, Delcídio apontou Palocci como o centro e uma das principais figuras do esquema, com o objetivo final de levar à condenação principal: a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
A exemplo do que ocorreu nas acusações da equipe da Lava Jato contra Lula, a denúncia de Palocci é envolta em fragilidades, poucos materiais corroborativos e delações premiadas. Nesta última ferramente, Delcídio tem sido o maior aliado da força-tarefa.
 
De forma direta, a condenação de Lula depende da condenação de Palocci. Com o alto risco para o magistrado do Paraná aceitar acusações pouco sustentadas contra o ex-presidente, o ex-ministro é peça-chave: além de ser apontado como o intermediador do esquema que leva ao grand finale sob Lula, é o teste para o grupo de procuradores, sob coordenação de Deltan Dallagnol, de acompanhar até que ponto a denúncia contra Lula seria validada.
 
 
Em um dos pontos das acusações, Palocci atuava de forma ilícita para beneficiar a empreiteira Odebrecht na contratação de estaleiros e construção de plataformas e navios-sonda pela Petrobras, incluindo negócios dos campos do pré-sal, com acertos que envolveram mais de US$ 21 bilhões, sem contudo dados de quanto seriam de desvios, corrupções e de uso efetivo do montante.
 
Em outra sustentação, os investigadores já traçaram toda a rede de irregularidades contra a Sete Brasil, sociedade da Petrobras com os bancos BTG Pactual, Bradesco e Santander, além dos fundos de pensão Petros, Previ e Vale do Rio Doce. Como a Sete foi responsável pelos contratos de estaleiros de 28 plataformas e sondas para a estatal e Antônio Palocci participou da criação da Sete Brasil, seria automaticamente responsabilizado, na visão da Lava Jato.
 
A tese é de que a empresa foi criada com o objetivo exclusivo ou prioritário para o milionário esquema de corrupção e, pela teoria do domínio do fato, Palocci é um dos criadores do esquema. É trecho da denúncia: “o modelo de cobrança de propina, que já existia na Petrobrás, foi levado também à Sete Brasil. (…) Palocci participou de toda estruturação econômica da Sete Brasil”.
 
“Segundo demonstraram os diversos e-mails apreendidos com Marcelo Odebrecht e com outros executivos do grupo, a interlocução ilícita estabelecida com Antonio Palocci se deu, seguramente, desde o período em que Antonio Palocci exercia o cargo de Ministro da Fazenda do Governo Lula”, dizem os procuradores na conclusão da “ponte” de corrupção que Palocci supostamente exercia com o ex-presidente Lula.
 
Delcídio enreda a narrativa: “Antônio Palocci era como se fosse o software do Partido dos Trabalhadores (PT), enquanto João Vaccari Neto e José Di Filipi eram hardware, ou seja, executores daquilo que Palocci pensava e estruturava”, afirmou em delação.
 
Leia mais:
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. cachorro morto?

    Moro em MS desde 1964. Na primeira vez em que ouvi o nome de Delcídio ele era candidato a senador. Por quem foi ele plantado, qual cavalo de tróia, no seio do PT? Necessitamos reconhecer a genialidade estratégica de quem fez isto.

  2. Não sou jurista, nem conheço

    Não sou jurista, nem conheço a legislação a fundo, mas creio que a condenação de Palocci – que, em termos midiáticos, não é traumática, e nem gera comoção – abre caminho para a aplicação de domínio do fato – à brasileira, bem entendido – na subsequente condenação de Lula, em eventual recurso ao STF.

    Ou seja, Moro condena por “convicção”, e o Supremo, pelo domínio do fato – e viva a literatura!

    E a pergunta de Pilatos – “O que é a verdade?” – segue sem resposta, talvez por tê-la feito à pessoa errada.

    Fosse um magistrado brasileiro o encarregado de respondê-la, e tudo teria ficado esclarecido desde sempre.

  3. os beatos curitibanos cegos de ódio cristão endoidaram

    21 bilhões de reais? Cadé o dinheiro? Uns pedalinhos? Um apto na praia favela de SP que não é do Lula?

    Esta ponte para viabilizar a participação do Lula no esquema já pode ser comparada a ponte para o futuro do pmdb e sócios psdb preste a ruir.

    O dallagnol precisa convocar o inventor do power point, um mentiroso ressentido um pouco melhor do Delcídio e uma nova teoria do domínio do fato para condenar o Grande Presidente Lula depois de anos de suposições.

    Definitivamente a republica de Curitiba ensandeceu.

  4. Delcídio

    Como pode o Delcídio ser testemunha do Ministério Público Federal e do Moro?

    Só no Brasil, onde o José Dirceu foi condenado sem provas e continua como preso político!

  5. A Lava Jato é uma Operação do PSDB. Fato.

    A Lava Jato é uma Operação do PSDB, já conseguiram dar um golpe de Estado e querem mais: a interdição do Lula. Matar Dona Marisa, tal como fizeram com os dos donos da Escola Base,  não basta..,…já conseguiram dar um golpe de Estado e querem mais: a interdição política e, se possível física,  do Lula. Matar Dona Marisa, tal como fizeram com dos donos da Escola Base,  não basta. Bando de facistas assasinos sem vergonha. 

    Samuel Pinheiro, embaixador: a Lava Jato é uma Operação do PSDB

    https://www.brasildefato.com.br/2016/12/22/samuel-pinheiro-a-lava-jato-e-uma-operacao-do-psdb

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/a-morte-de-dona-marisa-lembra-a-tragedia-que-se-abateu-sobre-os-donos-da-escola-base).

     

    1. Partidos

      Delcídio, ao que parece,  agia  como um infiltrado do PSDB no PT. Em outras palavras, após os abominávveis governos de FHC, Delcídio e outros espertos pularam de para quedas no PT, para aproveitar a vitoriosa onda Lula. Mas o pensamento, a ideologia, as raizes não vieram com eles. Ficaram no partido de origem, a que servem com entusiamo nas delações. Sem provas, mas a gosto dos agentes do Estado que perseguem Lula.  

  6. Não,não , não Nassa.
    Palocci

    Não,não , não Nassa.

    Palocci já era pilantra  desde sua prefeitura em Ribeirão Preto.—e faz tempo, muitooooooo tempo.

  7. Para aqueles que fizeram

    Para aqueles que fizeram ações de terra arrasada das instituições, será mesmo que terão pudores de ir mais uma passo?

    Eu, só não tenho certeza, porque não sou vidente.

  8. Ontem conheci um Europeu progressista

    Ontem eu não ia me embriagar, pois anteontem dormi travado. Mas por causa da tristeza causada pela morte da Dona Marisa e pela revolta com que os vermes festejaram essa morte, resolvi que beberia uma cerveja, (tenho gastrite, não posso beber mais álcool destilado), e iria prá casa, não falaria tão próximo de Minha Companheira e seria poupado de uma briga. Quando estava tomando a cerveja, chega um Senhor muito educado e fala conosco e senta-se à nossa mesa. Em conversa, pergunto de onde ele é e se mora no Brasil, caso positivo, há quanto tempo, ou se está apenas a passeio. Ele diz que é de Portugal e que mora no Brasil há 12 anos.

    A gente conversa sobre socialismo, sobre o Brasil, sobre a perseguição da elie ao PT e outros assuntos. Nisso, eu já estou na 3ª cerveja. Então o Português diz que outro dia viu um cartum no qual havia uma lagoa com alguém montado num pedalinho, enquanto o lago era sobrevoado por um helicóptero suspeito. Na beira do lago, havia uma viatura e dois policiais federais. Um dos Policiais diz para o outro: “Aquele helicóptero sobrevoando o lago é suspeito.” O Outro responde: “Esquece o helicóptero, foquemos no pedalinho.”

    Quando dei por mim, já estava completamente bêbado. Completei a viagem com alucinógenos e rumei prá casa. Calculei descer numa praça próxima lá de casa, onde eu esperava que a criançada estivesse brincando de skate, patins, etc. Desci mas não tinha ninguém. Teria que encarar minha Companheira sozinho, altamente louco. Para criar coragem bebi a saideira. E rumei prá casa. Passo num bar mais próximo de casa onde os amigos estão bebendo. Me convidam. Digo que não posso, pois já estou sujo em casa. Um deles diz, já que tua mulher vai brigar contigo, fica aqui com a gente, já que tanto faz ela brigar agora ou mais tarde. Concordei e acabei de chapar-me. Finalmente fui prá casa.

    No caminho me lembro da foto sobre a geladeira da Dona Marisa. Na referida foto está escrito: “Deus abençoe este bagunça”. E peço a Deus que abençoe minha embriaguez. Chego em casa e minha mulher parte prá cima de mim, e eu me justifico dizendo que bebi de tristeza e revolta pela morte da Dona Marisa. Ela diz: como é que a gente bebe por causa de alguém que morre?

    E tudo acabou bem. Hoje não vou beber. Até porque não tenho cascai.

  9. Continua sendo uma denúncia vazia.

    Mas todos sabemos que a questão é midiática. Depois da destruição total da imagem de Dirceu,   foi fácil condená-lo  sem provas. ( Em nenhuma justiça do mundo aquela acusação teria o desfecho que teve.)  Palocci é a próxima vítima. Mesmo depois de julgado e absolvido, ele foi preso pelas mesmas acusações,  e impotentes, temos que  ver a figura de Delicidio se tornar documento de fé publica. Hoje na TV: depois da tal secretária da Oderbrecht, dizer que não conhecia Palocci, a Globo, afirmou que havia sido muito esclarecedor, pois a a policia tinha certteza que o Italiano  é o codinome de Palocci. ( De novo provas não foram apresentadas. Obviamente, se provas houvessem, elas já estariam divulgadas e seriam manchete. )

    Mas voces bem lembram como, Moro e equipe se esforçaram  para aquela engenheira, se contradizer,  e afirmar que ACHAVA QUE O TRIPLEX TINHA DESTINATÁRIO.— Mas  quem baseia acusações na compra de um pedalinho, não tem vergonha de nada. Isto é suficiente.

    A fábula vai sendo construída,  e no meio do sofrimento de Lula vão intensificar a carga na mídia, para esconder  a morte de Marisa.  

    E fazem isto depois de explorar  a morte de Teori a exaustão.  A morte de Marisa deve desaparecer rapidamente, ou acompanhando as manchetes, ou será sempre dada ao lado de notícias envolvendo por bem ou por mal alguém com a Lava a Jato.

    Enquanto isto o fabuloso Homem das Neves, continua desaparecido nas Alterosas. E o sortudo Fachin, estará a postos para sacramentar tudo isto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador