Lula pede à Justiça para ir ao enterro do irmão

Defesa irá invocar o artigo 120 da LEP, o mesmo usado por juiz para impedir ex-presidente de ir ao enterro de amigo
 
Foto: Reprodução/Twitter
 
Jornal GGN – Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão pedir à Justiça para que ele possa comparecer ao velório do irmão.
 
Genival Inácio da Silva, de 79 anos, estava com câncer no pulmão. Na semana passada seu estado de saúde piorou e ele foi internado em um hospital em São Paulo, mas não resistiu falecendo na tarde desta terça-feira (29).
 
Em dezembro, o ex-presidente pediu para ir ao enterro do jurista Sigmaringa Seixas, alegando ser amigo próximo, mas o juiz negou sua saída fazendo menção ao artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP). 
 
A regra determina que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”. 
 
Homenagens
 
Representantes do PT prestaram condolências à família de Lula, entre eles a presidenta do partido, Gleisi Hoffmanne os deputados federais Alexandre Padilha, Maria do Rosário, Erika Kokai e Humberto Costa. 
 
A ex-presidenta Dilma Rousseff declarou: “Ele, que também foi metalúrgico em São Bernardo do Campo, estava com 79 anos e lutava contra um tipo raro de câncer que afeta os vasos sanguíneos. Lideranças de todo o país lamentam o ocorrido e se solidarizam com a família da Silva”.
 
O deputado Paulo Teixeira, escreveu em sua conta no Twitter que Vavá “era um homem simples, contador de histórias que amava a vida e a família. Espero que a Justiça Federal conceda a Lula o direito dele poder enterrar o irmão”, arrematou.
 
Morando na mesma casa por mais de 40 anos, Vavá enfrentou várias cirurgias nos últimos anos, culminando com uma amputação da perna esquerda. Em 2005 ele foi acusado pela Polícia Federal de montar um escritório do Lobby para empresários. 
 
“Na época, a PF invadiu sua casa, juntou documentos e não encontrou nada que provasse a denúncia (…) Assim como Dona Marisa, ele também sofreu com a perseguição política à família de Lula”, escreveu em nota sobre o falecimento o Partido dos Trabalhadores. 
 
 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um erro acreditar que a

    É um erro acreditar que a Justiça Federal pode tratar Lula como um cidadão qualquer. Ele foi sequestrado pelo sistema de poder ilegal que emergiu do golpe “com o STF com tudo”. Desde 2016 o Poder Judiciário é pouco mais do que uma imensa organização criminosa.

     

  2. Esquece

    Não vão achar quem assine

    enterram o Vavá e acham. Ele assina, mas o Vavá já foi enterrado.

    Revogam a soltura pois o Vavá já foi enterrado

     

    O juiz Miojo, vai dizer que o Vavá morreu em um momento muito inadeguado para poder soltar o LULA

  3. Lei do Cão

    Nassif: sejamos franco. O MelianteOperárioNordestino só verá o irmão na outra vida. É que Savonarola deSaia mandará a petição para manifestação do MP. Fez isso no caso do HC do Levandowisk. E caso (pouco provável) de aceitar, os Gogoboys apelarção para a CorteSuplicaçãoPampas, que só pautara a decisão para o 2ºSemestre do ano. Ou seja, nem na MissaSétimoDia NoveDedos poderá comparecer. Os VerdeSaúvas já disseram que a SegurançaNacional não pode ser modificada por morte de quem quer que seja. Especialmente se petista.

  4. cabos eleitorais do Nobel

    Com a crueldade, covardia e burrice mostradas pela juíza de Curitiba e seus pares, darão mais um exemplo da ilegalidade da prisão de Lula, fortalecendo sua campanha para o Nobel da Paz. 

  5. A incrível organização
    A incrível organização lojista brasileira….

    Pra decidir contra Lula, essa senhora não pensa duas vezes pra dar um canetaço……pra decidir a favor de Lula pede permissão para os seus algozes……. vergonhoso………………….,…….

    Mais uma para o histórico horrendo de perseguição a Lula, o único brasileiro oficialmente seguestrado………..

  6. Carolina

    Com seus olhos grandes, carolina pode até dar uma volta na chave da cela,mas a corrente dos pés ela não negocia.

    De todo modo, Lula não chegaria a  tempo. O enterro é amanhã cedo.

    E como ele não vai chegar a tempo, a “medida não se justifica”.

    « Ici on meurt en prison » | Le Petit Juriste

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador