Lula recorre ao TRF4 para obrigar Moro a ouvir Tacla Duran

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A defesa de Lula recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região para obrigar Sergio Moro a permitir que Rodrigo Tacla Duran seja ouvido como testemunha em ação penal envolvendo documentos da Odebrecht sob suspeita de terem sido fraudados.

Aos advogados de Lula, Moro rejeitou ouvir Duran 3 vezes, alegando que não tinha o endereço dele, que ouvir testemunhas no exterior é dispendioso e que ele é um foragido e criminoso que não merece “crédito”, além de não ter como colaborar com o processo do ex-presidente.

No último dia 12, a defesa de Lula fez uma videoconferência com Duran para esclarecer como ele poderia colaborar com a ação penal. A conversa foi registrada em cartório e anexada no pedido ao TRF4, protocolado nesta sexta (15). 

Veja a nota completa abaixo:

Na data de hoje a defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4) para rever o posicionamento do juízo da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba que negou, por três vezes, ouvir o advogado Rodrigo Tacla Duran como testemunha.

Os dois últimos pedidos para ouvir Duran foram apresentados em incidente de falsidade proposto pela defesa de Lula (Processo nº 5043015-38.2017.4.04.7000/PR) para questionar a idoneidade de documentos juntados nos autos da ação penal pela Odebrecht e pelo Ministério Público Federal, supostamente relacionados ao Meinl Bank Antígua e ao sistema Drousys. O Código de Processo Penal determina, em seu artigo 202, que “toda pessoa poderá ser testemunha”.

Ao pedido dirigido ao TRF4 foi anexado uma ata notarial emitida por escrivão que acompanhou vídeo-conferência realizada entre os advogados de Lula e Duran no ultimo dia 12/12. No documento o advogado confirma que tem elementos para colaborar com a verdade dos fatos e que se considera apto para prestar depoimento por meio de carta rogatória ou de vídeo-conferência. Esclareceu que seu depoimento vem sendo aceito como idôneo pelo Poder Judiciário de diversos Países, como Estados Unidos e Equador, que estão remetendo cargas rogatórias para a Espanha com o objetivo de ouvi-lo.

Duran também afirmou que seu endereço na Espanha é conhecido pelo Juízo da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba, o qual inclusive autorizou a sua oitiva naquele País quando foi requerida pelo Ministério Público Federal. No entanto, os procuradores deixaram de comparecer à audiência marcada para o último dia 04/12 na Espanha para o cumprimento dessa determinação. Em razão disso, a carta rogatória foi devolvida ao Brasil sem o depoimento do advogado.

CRISTIANO ZANIN MARTINS

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. REQUIAO CONVOCA A RESISTENCIA!

    DEMOCRACIA FORTEMENTE AMEAÇADA, A CONDENAÇÃO ANUNCIADA É O NOVO AI5 E A VOLTA VIOLENTA DE UMA DITADURA QUE AO INVEZ DE TANQUES USA O JUDICIARIO PARA PROTEGER CORRUPTOS NO PODER,  SAQUEAR O ESTADO  E PROMOVER COMPLETA ENTREGA DA SOBERANIA NACIONAL

    HORA DE INVOCAR A LEI DE SEGURANÇA NACIONAL DESTITUIR OS TRAIDORES DA PATRIA E REVERTER O GOLPE DE ESTADO DE 2016.

    REQUIAO ESTA CORRETO EM CHAMAR APOIO INTERNACIONAL INCLUSIVE DEVERIA SOLICITAR BLOQUEIO ECONOMICO DOS ALIADOS  DO BRICS AO PAIS PARA EMPURRAR NA GARGANTA DOS FINANCISTAS UMA BRUTAL DERROTA AS PRETENSOES DESSE ESTADO FACISTA  QUE ESTAO IMPLANTANDO A TOQUE DE CAIXA COM A TOTAL IRRESPONSABILIDADE DA GRANDE MIDIA

    ONDE ESTA O PT E A ESQUERDA  PARA ENVIAR EMISSARIOS A TODAS AS EMBAIXADAS EXIGINDO QUE SE MANIFESTEM EM FAVOR DA DEMOCRACIA E DO POVO BRASILEIRO?

    [video:https://www.conversaafiada.com.br/politica/requiao-democratas-do-mundo-uni-vos-em-porto-alegre%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador