Enviado por romério rômulo
Do Conjur
MPF escondeu delação que afasta envolvimento de Odebrecht na “lava jato”
Ao transcrever a delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, na operação “lava jato”, o Ministério Público Federal deixou de fora trecho no qual ele diz que Marcelo Odebrecht nunca esteve relacionado à corrupção investigada na Petrobras. “Nunca tratamos de nenhum assunto desses diretamente com ele” e “ele não participava disso”, diz Costa, quando questionado sobre Odebrecht (veja no vídeo abaixo).
O depoimento está no termo 35 e foi colhido pela força-tarefa da “lava jato” em 3 de setembro de 2014, bem antes da prisão preventiva de Marcelo Odebrecht, que aconteceu em junho de 2015. O juiz Sergio Fernando Moro, responsável pela operação na 13ª Vara de Curitiba, avaliou na ocasião que, “de toda a análise probatória”, seria possível concluir pelo envolvimento de Marcelo e outros dirigentes da Odebrecht.
O advogado do ex-presidente daholding Odebrecht, Nabor Bulhões, acusa o Ministério Público de manipular provas. Em entrevista à revista eletrônica Consultor Jurídico, afirma que Moro poderia ter tomado decisão diferente se tivesse sido informado de forma correta.
“Se a declaração completa estivesse nos autos, obviamente teria inibido o juiz a determinar a realização de buscas e apreensões e a prisão de uma pessoa que foi inocentada por aquele que é apontado como coordenador das condutas criminosas no âmbito da Petrobras.”
Bulhões protocolou nesta segunda-feira (18/1) pedido para ter acesso a todos os vídeos das delações premiadas — que não foram anexados aos autos nem entregues às defesas dos réus. “Ao ver este vídeo, passamos a temer que tenha havido manipulação de outros depoimentos”, afirma. O advogado pede também que a defesa tenha tempo para comparar tudo o que é dito nos depoimentos às transcrições entregues (o que ele calcula que pode ser feito em torno de 15 dias).
A petição cita entendimento de José Carlos Barbosa Moreira, segundo o qual é preciso assegurar à pessoa investigada “o acesso a toda informação já produzida e formalmente incorporada aos autos da persecução penal em causa, mesmo porque o conhecimento do acervo probatório pode revestir-se de particular relevância para a sua própria defesa”.
E acrescenta entendimento da ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça: “À luz do Estado de Direito, o conjunto de informações submetidas ao contraditório, no processo penal, deve ser completo, não cabendo à autoridade policial proceder à seleção do material colhido na interceptação telefônica”. Se é assim com as interceptações, deve ser também com os depoimentos colhidos, entende Bulhões.
O advogado aponta que, com o relato de que Marcelo Odebrecht nunca tratou dos assuntos investigados, não sobra justificativa para a sua prisão preventiva. Isso porque outro motivo apontado inicialmente era ele ter sido copiado nos chamados “e-mails sonda”, que tratavam de sobrepreço em contrato de operação de sondas para a Petrobras.
Trata-se, segundo Bulhões, de um mal-entendido, pois depoimentos de técnicos afirmaram que sobrepreço é o termo técnico usado para determinar o valor recebido pela empresa depois de quitados todos os custos da operação, em inglês chamado de “cost plus fee”. Ou seja, sobrepreço não diz respeito a superfaturamento, mas ao lucro esperado para aquele contrato.
Clique aqui para ler a petição.
Veja o vídeo do depoimento:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Isso não vem ao caso!
Isso não vem ao caso!
Foi o que o Janot disse
Janot disse a mesma coisa sobres as citações ao Aécio na Lava-Jato. E FHC disse o mesmo sobre a corrupção de 1 bilhão na Petrobrás no seu governo…
Amigos
Este
Amigos
Este Marcelo Odebrecht esta virando um heroi da resistencia. Impressionante, este rapaz vem enfrentando com coragem as manipilações deste monstrengo do MPF que virou esta lava-jato. Imdependente das impricações deste rapaz nos financiamentos criminosos das campanhas e dos políticos no geral, ele esta se tornando um personagem forte da lava-jato.
Só o povo organizado mesmo!
Somente o povo organizado, com abaixo assinado por milhões ou, ainda, com fragoroso apoio a candidatos progressistas nestas eleições para poder apear estes sujeitos do poder que eles mesmos se concederam. Nada mais adianta.
QUE isso; QUE aquilo; QUE aquiloutro
Rapaz, e a gente achando que quando lê um termo de declaração sabe o que o cabra declarou…
Fascistas do Paraná
O grupo fascista do Paraná está cometendo inúmeros crimes contra o Estado Democrático de Direito. Impunemente.
Os Ministros dos tribunais superiores e o Ministro da Justiça nada fazem. Portanto, são cúmplices.
Porque não há processo contra a metodologia empregada ?
Por que a OAB não diz nada ?
Quem , melhor que esses advogados experientes, seria capaz de acionar o próprio Poder Judiciário, no sentido de colocar a metodologia empregada na “Operação Vaza a Jato” sob julgamento ?
Se essas pessoas estão sendo submetidas a tratamentos incompatíveis com a CF 1988, se o rito processual penal e /ou outras práticas jurídicas estão sendo transgredidas, por que não se juntam as provas, para que o devido processo judicial surja, já no âmbito do STF ?
Ocultação de trecho de delação ( com filme, inclusive ) não é prova material ?
Sergio Govea. ( [email protected] )
————————————————————————
Preciso de aumentar o número de participantes em ação popular contra os vazamentos da “Operação Vaza a Jato”. Participe.
Isso é gravíssimo! E
Isso é gravíssimo! E criminoso.
Tem que ser denunciado em todos os blogs e divulgado nas redes sociais.
Não, isso tem que ser
Não, isso tem que ser denunciado ao CNJ e ao STF, que são as instâncias competentes para apurar e corrigir esses abusos. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: por que ninguém o faz então? Por que mostram tanta revolta e valentia na internet, mas são incapazes de cumprir seu direito assegurado pela Constituição e dever de cidadão cônscio da importância da defesa das instituições democráticas? Silêncio…
qual é!
O dr. Nabor está esquecendo o principal: o teor do depoimento do Costa ao MPF, em sua totalidade, é – e sempre foi – do conhecimento do (des)moro(nado). São cúmplices.
O lado da quadrilha?
Para mim está perto e fora das grades.
tire o nome dele daí – disse
tire o nome dele daí – disse o dedurador.
e o cara pelo jeito não tirou.
ou o juiz teve um delírio de justiçamento e acusou assim mesmo…
essa é uma prova de que os críticos da opeação lava-jato,
mesmo intuitivmente, não estão equivocados ao denunciar
essa sensação de que há um direito do inimigo, para atingir a quem o juiz deseja:
e um direito garantista, esquecido pelo juiz, não se sabe com que interesse.
embora muitos aqui já tenham denunciado esses interesses do
conluio tucano-grande mídia et caterva
Fala isso para os funcionários da empresa?
Meu amigo aqui nas ruas não se fala em outra coisa; todos exaltam as figuras da justiça por prender pilantras, nem precisam ouvir suas defesas, o povo quer ver é sangue, nem os desempregados da empresa acreditam mais nessas coisas de ocultação de provas; os tucanos sabem muito mais lidar com a opinião publica, essa não se corrigirar nunca, não adianta honestidade, não adianta a verdade, a história será apagada como outras nessa porra de país invadido e sem noção.
Pior é ver o STF e PGR dando apoio a esta palhaçada do Moro
[video:https://www.youtube.com/watch?v=SF5Ip7hrXug%5D
É uma verdadeira
É uma verdadeira inquisição…Kafka está se revirando no tumulo…nem ele acreditaria no que está acontecendo hoje…
Depois da frase da ministra do stf sobre a condenação de zd, nada mais me surpreende..
Quando esses processo
Quando esses processo chegarem as instâncias superiores o lava jato vai desmoronar……
Lembranças
Acho que todos lembram do julgamento histórico da AP 470. É certo que mudou em parte a composição da suprema corte, mas dá para termos certeza de que doravante prevalecerá a lei? Garantir-se-ão os direitos constitucionais aos acusados?
Esvaiu-se totalmente o que
Esvaiu-se totalmente o que restava de confiança nessa Operação e no subsequente processo dela gerado. São tantas as denúncias de manipulações, abusos, direcionamentos e exageros que para nós, pobres leigos, fica difícil crer que ele(processo) busque realmente só fazer justiça e repor parte dos recursos públicos desviados.
Acredito que tenha havido crimes e criminosos. Afinal, alguns dos indiciados e condenados são réus confessos. O problema é que – isso cada vez transparece ser mais claro – colocaram em primeiro plano a máxima “os fins justificam os meios”. Ou seja, existe em termos filosóficos uma evidente teleologia que é desbancar, através da criminalização à ferro e fogo, do esquema de Poder que toma assento a partir de 2003 no país.
Os indícios são chocantes: a verdadeira farra de delações premiadas, as declarações altissonantes pelas mídias, os dois pesos e duas medidas, os constrangimentos e ilegalidades(por que Vaccari ainda está preso?), a manipulações de provas e depoimentos, e por aí segue.
Afinal, que democracia é essa que, silente, admite tais absurdos? São ricos e poderosos os envolvidos? Sim, e daí? Desde quando posição social ou situação econômica justificam a elisão de direitos básicos? Ademais, essa crítica além de afrontosa e ao que prescreve os ditames do Estado de Direito, é cínica. Seus propositores em sua grande maioria são elitistas que apenas querem ver de costas um projeto político de mudanças na área social.
com quantos ‘não vem ao caso’ se faz uma lava jato?
me diz aí?
Alguém já protocolou a
Alguém já protocolou a denúncia no CNJ? O STF já foi acionado pelos advogados? Qual a resposta deles? Alguém sabe? Alguém se importa??
A ideia da operação Lava jato
A ideia da operação Lava jato é excelente.
Se fosse conduzida por juiz e uma força tarefa sem cor partidária, indiciando, julgando e condenando todos, independente de partidos, realmente passaríamos o Brasil a limpo.
Mas como está, já fracassou. Não sou advogado, mas acredito que parte dessa operação será impugnada, por manipulação. É só uma questão de tempo.
A quem recorrer???
A pergunta continua, a quem recorrer? Tanta são as violações , tantas são as denúncias mas nada acontece. Os vazamentos começam a gerar contra vazamentos. Afinal de contas este vídeo é mais um dos contra vazamentos. As relações promíscuas, entre quem investiga e quem julga, chegaram ao máximo, pois agora estão centrados numa única pessoa. Em vídeo recente contra vazado, se vê o juiz Moro negando tempo suficiente para a defesa, e a seu lado um Membro do Ministério Publico pressiona os advogados e tem que ser lembrado sobre o seu papel. Vê-se um juiz Moro tomar partido das reivindicações sindicais da Polícia Federal, declarando midiaticamente que iria ceder uma verba para manter a operação. Isto tudo já foi devidamente exposto por vários posts aqui . Isto já está na Internet e na mídia , embora não esteja jamais na grande imprensa nem nos jornais televisivos. Já foi também denunciado, a promiscuidade entre o orgão investigador e o julgador e como isto contamina todo o processo. Um juiz como representante da justiça deveria julgar quando um investigador errou, e se o fez de forma consciente ou não. Um juiz em nome da justiça tem que defender o réu de abusos. Caso se transforme em investigador, deveria remeter o julgamento a outras instâncias. Como não pensar , depois das declarações de Moro, que Dirceu já está condenado a priori. O juiz vai condená-lo mesmo sem provas porque a literatura assim o permite. Mas o pior é que de forma sádica prolonga o sofrimento de Dirceu violando o seu direito de prisão domiciliar e postergando a condenação para fazê-lo provavelmente às vésperas de alguma eleição. Pode ser para prefeito em 2016 ou como querem os membros da Lava Jato em 2018. De fato com tantos vazamentos, não conseguimos nenhum que apresente de fato provas documentais contra vários prisioneiros da Lava Jato, em geral temos apenas ilações. O vídeo também é sintomático, pois o inquisidor pergunta diretamente e tenta o tempo todo dirigir a delação. Mas o mais estarrecedor é que os mecanismos da justiça parecem não funcionar. A quem se pode recorrer?
O próximo episódio será provavelmente aceitar o pedido de Cunha para ser julgado apenas ao final do mandato. Afinal de contas Cunha é o líder da oposição intocável. Cunha, já foi denunciado por usar todo tipo de meio, legal e ilegal para coagir testemunhas, mas continua solto. Enquanto isto Vaccari foi preso, porque na condição poderosa de Ex-tesoureiro do PT, ele poderia obstruir a justiça. Mas Cunha ainda ganha espaço de página inteira e manchete para apresentar seus pedidos de anulação do processo. Enquanto isto membros desta força tarefa se prestam a após uma delação comprometendo FHC, requentar a delação de Cerveró, vazando uma versão editada, para criar mais ilações sobre Lula e deixar que a grande imprensa jogasse então a bomba de fumaça que esconde FHC e Aécio. Enquanto isto melodramaticamente Janot vem a publico falar de uma organização criminosa…..
Improvável. Moro Chefia a Gestapo Paranaense
Bom dia. — “… Nabor Bulhões, acusa o Ministério Público de manipular provas… afirma que Moro poderia ter tomado decisão diferente se tivesse sido informado de forma correta…”.
As omissões, os cortes, as edições são parte do trabalho de acobertamento e de manipulação da Gestapo do Paraná e Moro é o cabeça. JustiSSa 4P. Retrocesso institucional amplo, geral e restritivo.
Mas o senhor sabe realmente o
Mas o senhor sabe realmente o que é a GESTAPO? Deveria lavar a boca antes de mencionar isto.
Cume qui eh?
Lavar a boca,
Cume qui eh?
Lavar a boca, antes de falar da Gestapo?
Ele deveria lavar sim, nao antes, mas depois de falar esse nome sujo e expurio.
E a proposito, Moro eh proto-ditador. Esta dando a policia Paranaense os moldes da Gestapo sim, perseguindo desafetos e protegendo correligionarios.
Cume qui eh? Lavar a boca, Caro…
Boa noite. Caros DeBarros e Avelino de Oliveira. Não se preocupem. A grita do sr. aí acima é justamente porque o meu raciocínio parece, para ele também, factível. É o velho enxame (aqui no Ceará, é uma espécie de troll, arruaceiro digital). Eu não vou discutir com trolls. Vamos nos ater ao debate.
Erro meu. É depois de falar
Erro meu. É depois de falar GESTAPO. A mesma é tão nojente que nao deveria ser mencionada.
Caro Armandolo
Abriu
Caro Armandolo
Abriu curiosidade. O que foi a GESTAPO?!
Tem algum link, site sobre essa visão que você querendo está expor?!
Saudações
E o STF?
O Gilmar Mendes sozinho conseguiu HC duas vezes para o Daniel Dantas, apesar das provas contra ele e da condenação do juiz De Sanctis à 10 anos de prisão para o dito cujo.
Mas o STF do Lewandowsky não parece ser muito solícito em fiscalizar todas essa prisões “preventivas” (onde já se viu prisão preventiva de um ano? e sem provas, só indícios!) e nada faz contra o réu Cunha que continua fazendo o belo e mau tempo no Congresso.
Lembro que Mani Pulite acabou quando das demissões do juiz Di Pietro apos o Primeiro Ministro da época, Silvio Berlusconi, ameaçar o envio dos fiscais para verificar se o “pool” de Mani Pulite estava agindo em plena legalidade. E de fato não estava ao 100%, pela admissão do mesmo Di Pietro.
Sem contar a seletividade das investigações; a operação Zelotes agora se tornou uma caça às bruxas das industrias automotivas (será por que o Lula e a Dilma estariam envolvidos?) e esquecem da enorme sonegação fiscal (contas não declaradas no exterior) que está por trás da operação.
Então: até quando vamos continuar afundando a legalidade e a economia deste país por parte de gente que deveria defender a legalidade e não deveria interferir na economia?
Que Besteirol
Ora,como a própria lei diz, a colaboração premiada é a uma colaboração de um investigado, denunciado ou condenado para se chegar a outros criminosos da organização.
Evidente que, se o colaborador diz que fulano, pelo que ele sabe, não fazia parte da organização, o MPF não irá fazer uso disso. Delação não serve para inocentar ninguém. O delator não é testemunha de defesa.
Tratou com fulano ?
Não !
Ok, fulano está fora,por enquanto.
Por isso mesmo que Marcelinho Odebê não foi preso na operação Juízo Final, em novembro de 2014.
Acontece que, aqueles que foram delatados por Paulo Roberto Costa delataram Marcelinho Odebê, que só veio a ser preso em junho de 2015.
Mas é esse mesmo o objetivo das colaborações, de degrau em degrau chegar-se ao topo da organização.
Alguém acha que Marcelinho Odebê, o líder, iria tratar diretamente com um diretorzinho corrupto de estatal ?
Que iria se expôr dessa maneira ?
Lógico que não.
Marcelinho tratava com MF e RA, conforme está descrito na decisão de sua prisão e comprovado nas interceptações telemáticas.
MF e RA foram nominalmente citados pelo colaborador.
O que eu estou achando estranho mesmo, nos comentários, é que um pessoal que até a pouco dizia que se deveria punir os controladores e aliviar para as empresas, agora tá saindo na defesa dos controladores.
Que coisa. Que pessoal mais indeciso. heheheheh
seu comentário com esse alto
seu comentário com esse alto nível de informação
demonstra que está bem próximo da operação lava-jato….
nenhuma pessoa leiga no assunrto reria esse tipo de informação assimn tão categórica….
ou então estaria bem próximo do grande empresario;
para chama-lo de marcelinho, devem ser muito próximos.
ninguém chama de marcelinho uma pessoa que sequer conhece….
só se fosse assessor de uma das pártes….
com tanto conhecimento, o senhor bem que poderia
desvendar os segreds de uma ou de ambas as partes,,,
seria um momento histórico para o país….
judiciário,….
… o poder mais corrupto da República !
É só ver o salário que os
É só ver o salário que os juizes determinam pra si mesmos para constatarmos o quão corruptos são os integrantes desse bordel.
O que esperar?
O que podemos esperar de Moro, PF, MPF e os promotores cabos eleitorais? Mostram-se, em nome de uma constituição violentada, como fiéis serviçais do golpismo patrocinado pela máfia golpista da elite anti Brasil, da grande mídia vendida e de uma oposição incompetente, corrupta e bandida. O que esperar de sistema judiciário que, faz tempo, assiste passivamente a todos esses desmandos que denigrem velozmente a imagem e a credibilidade desta instituição? O que esta instituição espera que lhe aconteça, quando permite que um grupo de aloprados coligados assuma o controle total desta instituição em todo o país? O que esperar de servidores federais, vinculados ao Ministério da Justiça, que usam e abusam do desvio de conduta, que usam e abusam no exercício da lei, que se comportam como macacos de auditório da grande mídia e que, cada vez mais, deixam bem transparente e flagrante a intenção de obstruir o desenvolvimento do país para entregar de bandeja ao capital estrangeiro as nossas reservas, as nossas grandes empresas e a nossa soberania nacional.
Irregularidades que vão se somando na Lava Jato
O que o Joaquim Barbosa fez com aquele processo paralelo 2474, no julgamento do “mensalão”, omitindo e escondendo dos demais juízes do STF informações que poderiam alterar o julgamento, e tudo o mais de absurdos que houve naquele caso, abriram as portas para todas as barbaridades que ocorrem hoje nessa operação lava jato. Vazamentos criminosos e seletivos, prisões seletivas e baseadas unicamente em delações de bandidos premiadíssimos, delatores reincidentes em crimes e em delações, delações que se contradizem, delatores que contradizem outros delatores, grampos ilegais em cela de prisioneiro, ativismo político-eleitoral de membros da operação, possíveis repasses irregulares de dinheiro de operações policiais à PF com alegações falsas de que seriam para não parar a operação lava jato, mesmo não havendo pedido ou necessidade para esse fim e, conforme a denúncia do advogado Nabor Bulhões, manipulação de provas por parte do MP.
Existe um segundo julgador
Existe um segundo julgador que não faz parte do judiciario e muito menos consta dos autos que é o grupo Globo de comunicações, aliado do juiz Moro na operação lava jato. Uma parte do judiciario e políticos temem ações desse grupo midiático com medo de serem expostos na mídia por suspeição e até mesmo por simples ilações.
Lembram-se caso do confronto Globo x Abi-Ackel? Segue o link http://www.viomundo.com.br/denuncias/rodrigo-lopes-biografia-de-ex-ministro-traz-bomba-sobre-globo.html
O MPF da república dos
O MPF da república dos camisas negras do estado dos colonos já fez muito, mas muito pior que isso.
Há uns meses, um procurador covarde denunciou os policiais federais Dalmey e Fanton, que trouxeram à verdade à população, de que a investigação contra o governo e o partido da presidente da república, é eivada de vícios e crimes (sabe se lá quantos mais ainda não revelados).
Pela mão de um juiz de verdade, homem, não canalha sedento de exposição na mídia (Exmo. Sr. Juiz Federal Danilo Pereira Jr.), a denúncia no foi recebida, e os verdadeiros policiais se livraram desse processo.
Pq o MPF fez isso?
Ora, seriam cúmplices nos crimes, na execução, na omissão, prevaricação. Que outro motivo teriam?
A história não será contada por eles, a verdade aparecer.
Se informem, pesquisem, divulguem, a verdade tem que aparecer. O direito merece, a lei merece, nosso país, as pessoas, merecem e precisam da verdade.
A conta vai chegar.
Que se relaxem os esfíncteres!!!
o juiz acusa, uma infamia.
o
o juiz acusa, uma infamia.
o mpf se omite, uma insania..
que confusao de blasdfemias….
Um país vivendo um momento
Um país vivendo um momento tenebroso, de insanidades brutais…. Um dos maiores empresários, tendo depoimentos contra e a favor, e antes de ser julgado, das provas serem averiguadas em profundidade, fica preso meses a fio, porque assim decide UM juiz de primeira instância…. Como a mídia apoia a operação, claro, Moro já deixou claro que o alvo é Lula, e a cassação de Dilma, os tribunais superiores se curvam covardemente à ações típicas de tribunais de exceção….. Os toscos vibram, sequer lhes passa pela cabeça rasa, que quando uma nação se habitua à perda dos direitos e garantias individuais, é a cidadania que está em risco, todos passamos a ser vulneráveis, sem a PROTEÇÃO do Supremo Tribunal Federal, encolhido e amedrontado por conta das pressões sociais e midiáticas. As prisões da lava jato tornaram-se mero instrumento de terror sobre os presos e suas famílias, e são várias as narrativas de chantagem explícita:”fala tudo, ou amanhã pegaremos sua mulher, seus filhos….” e coisas assim. Só na ditadura militar houve tanto poder concentrado em tão poucas mãos. A República do Paraná, a República da lava jato, mantém o país em um suspense de terror absoluto…. Qualquer um pode ser preso a qualquer momento, basta que um procurador peça e Moro atenda, não há UMA força contrária sequer, um contraponto justo, democrático. É a barbárie dos tempos de inquisição disfarçados em teatro perverso graças à covardia de ministros catatônicos e covardes, que nada fazem. É desesperador!